Arquivo da categoria: O Mundo é uma Bola

Um”Botafogo” no Suriname!!

Pois é, nem sempre é obrigatório ter o nome do clube homônimo para usar suas cores e até símbolos. Isso ocorre no Suriname, país de colonização holandesa.

Um dos maiores ídolos do país, Clarence Seedorf, nasceu, mas não atuou como jogador (pois se naturalizou holandês) e assim como Seedorf, ídolo recente do alvinegro carioca.

No Suriname, há um clube que faz essa homenagem ao glorioso carioca, nao com o nome , mas sim com o símbolo e a camisa.

Trata-se do Happy Boys, clube da cidade de Meerzog, que fica de frente para a capital Paramaribo, só é separada por um ponte, atua.

O clube, inclusive, foi campeão do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, em 2019 e pela primeira vez, atuou na Primera Divisão em 2020.

Na ocasião, o Happy Boys, infelizmente, por problemas internos, nao conseguiu se manter na elite.

Então, mais uma história curiosa nesse mundo do futebol.

FONTE: https://www.facebook.com/happyboysmeerzorg

O dia em que me tornei tricolor…

O futebol entrou muito cedo em minha vida. Aos quatro anos de idade já pulava no cimento caroquento e no asfalto quente das ruas recém pavimentadas de Uberaba, imitando o legendário Sepp Maier, que preenchia a tela da TV na longínqua Copa de 74. Me ralei tanto que até me tornei um goleiro razoável, jogando futsal em times de bairro na minha cidade.

Daquela época, me lembro que o futebol carioca dominava as transmissões da TV, com suas coloridas torcidas. E eu, que ainda nem sabia me comunicar direito, já era influenciado pelas mágicas partidas desse inexplicável futebol brasileiro.

Me encantei pelo América, acho até que foi meu primeiro time, me encantei pelo Botafogo, do goleirão Ubirajara e me encantei também, pelo Flamengo. Ah, que pecado. Cheguei a torcer pelo sensacional Geraldo, derrotado por uma simples operação de amigdalas. Meus companheiros tricolores hão de me perdoar, mas a verdade é essa, eu já torci pelo Flamengo. Mas tudo isso aconteceu em uma remota infância, tempo das descobertas. Acho que já fui perdoado pelos deuses do futebol.

E foi com apenas sete anos que eu me tornei, para sempre, um saudável, mas doente, tricolor das laranjeiras.

Tempos atrás, navegando na internet, descobri um áudio do dia em que me tornei tricolor. É verdade, até então não era um assunto que me preocupasse. Achava que, como era muito criança nunca me lembraria com exatidão porque havia me convertido. Mas ao escutar a narração de Jorge Cury, tudo foi esclarecido. Foi, sim, naquele dia, com um gol de Doval, no final da partida, o título carioca conquistado e a festa de uma torcida insandecida, que tudo aconteceu.

“Vai bater Paulo César, atenção…um dos últimos cartuchos para a decisão. Bateu Paulo César, bola à boca da meta, entra agora Gil, tocou de cabeça, À boca do arco, entrou Doval, cabeceou, é GOOL. GOOOOOL mil duzentos e vinte. “Fluminense” Dooooval, camiiisa número nove. “Fluminense” uum…”Vasco” zero. Doval, gol mil duzentos e vinte. Mário Vi-an-na. Goool Le-gal”.

Ficha Técnica:

Fluminense 1×0 Vasco

Data: 03/10/1976

Local: Maracanã, Rio de Janeiro – RJ

Motivo: Decisão do Campeonato Carioca – Jogo Extra

Gol: Doval, aos 13′ do 2° tempo da prorrogação.

Apelidos de Clubes Argentinos- Parte 1

Pessoal buenas,

Traduzi e dei uma encrementada no significado dos apelidos dos clubes argentinos, colocarei aos poucos, achei bem interessante a materia de um site hermano.

BOCA JUNIORS
Xeneize, significa genovês em seu dialeto, os barcos que vinham de Gênova desciam no porto do bairro de La Boca os xeneizes(genoveses).Boca nasceu um pequeno clube oriundo de imigrantes italianos, a maior parte de origem genovesa.
O outro apelido de “bosteros”, surgiu de um cântico da torcida do River Plate, que provocavam os torcedores do Boca, porque naquela época tinham muitas inundações no Bairro La Boca e eles falavam que os “bosteros” iriam se afogar na m….., literalmente.


RIVER PLATE
Com o passar do tempo o River Plate mudou para um bairro nobre de Buenos Aires e com a chegada do profissionalismo armou uma grande equipe e pagou na época, 1923, uma quantia elevada por Carlos Peucelle, cerca de 10 mil pesos ao Sportivo Buenos Aires.Assim nasceu o apelido “Los Millonarios”.
O apelido “Gallinas”, vem de um jogo contra o Banfield, quando o clube estava a 18 anos sem conquistar nada e perdeu uma final de Libertadores em 1966 para o Peñarol após estar vencendo por 2×0.Na prorrogação o clube uruguaio marcou mais dois gols e o jejum do River continuou.Neste jogo com o Banfield, logo após a final, os torcedores do clube local, jogaram uma galinha com uma faixa vermelha como o uniforme do River, para provocar os do River após essa derrota incrível.Desde esse ocorrido o apelido ficou, os “Gallinas”, e o Monumental de Nuñez se chama El Gallinero.
Outro apelido do River Plate, “La Máquina”, foi devido que nos anos 40 o clube formou sua maior equipe em todos os tempos, e toda vez que o clube aparece com uma boa equipe o apelido surge novamente.

RACING CLUB
Racing foi sucessor do Alumni.Devido a ser uma equipe que ganhou sete títulos consecutivos no amadorismo e que deu a identidade ao futebol argentino de hoje, começou a se chamar “La Academia”
Na década de 60, o Racing entrou na história como a “El equipo de José”, esse nome se deve ao técnico Juan Jose Pizzutti, que em 1965 pegou s equipe nos últimos lugares e levou a conquistar títulos importantes.


Fonte:https://futbolfierrosytango.wordpress.com/2016/10/05/los-apodos-de-los-clubes-argentinos-i/

Na Romênia, a paixão está prevalecendo!!!!

História interessante esta na Romênia.
Em 2012 o tradicional time da Politecnica Timisoara foi dissolvido, campeão duas vezes da Copa da Romênia em 1958 e 1980, vice nacional também duas vezes 2009 e 2011, clube com grande tradição no país e também uma grande torcida.Pois bem foi fundado em 2012 o ACS Poli Timișoara, que “teoricamente” é o sucessor deste tradicional clube, inclusive as cores são idênticas, oficialmente a prefeitura local repassou toda a história, títulos, estádio do clube antigo, somente o nome não pode ser utilizado por causa dos problemas financeiros que causaram sua falência.
O clube subiu da segunda para primeira esta temporada, até aí tudo bem.Mas…..
Quem disse que a torcida concordou?Não concordou!!!
Os fiéis e numerosos torcedores da Poli, simplesmente não abraçaram a nova instituição por conciderarem que a venda e modificação do clube tinha “outros” interesses e fundaram em 2012 a equipe do SS Politehnica Timişoara, este sim, considerado o “verdadeiro” sucessor do antigo clube, o clube começou disputando a 5º divisão em 2012 e nesta temporada subiu a 3º divisão e pelo ritmo de promoções em breve teremos dois times com o mesmo passado, sendo que um oficial e outro na paixão de seus torcedores, disputando o mesmo campeonato nacional, uma história incrível!!!!

Clube de uma aldeia sobe a 1ºdivisão polonesa!!!!

Pessoal nesta temporada de 2015/16 teremos uma novidade peculiar na primeira divisão polonesa, se trata do clube chamado LKS Nieciecza da cidade de mesmo nome.O clube foi fundado em 1922 e pela primeira vez em sua história alcança o patamar maior do futebol polonês.Até aí tudo bem se a cidade sede do clube não posssui-se 750 habitantes somente, isso mesmo.Seu estádio cabe a população toda, tem capacidade para 2200 pessoas.Boa sorte a este pequeno aventureiro.




fonte:internet/wiki

CENSO FUTEBOL MUNDIAL – ESPANHA – 2013/2014

Resolvi nessas férias fazer um levantamento de quantas equipes existem nos campeonatos europeus. Comecei pela Espanha, atual campeão mundial…

DIVISÕES NACIONAIS
NÍVEL NOME CLUBES
I 1ª DIVISÃO 20
II 2ª DIVISÃO 22
III 2ª DIVISÃO B 80
IV 3ª DIVISÃO 360
SUB-TOTAL 482
DIVISÕES REGIONAIS
REGIÃO CLUBES NÍVEIS
CATALUÑA 887 V – VIII
GALICIA 586 V – VIII
ANDALUCÍA 539 V – IX
COMUNIDAD VALENCIANA 444 V – VII
COMUNIDAD DE MADRID 439 V – VIII
PAÍS VASCO 281 V – IX
CASTILLA Y LEÓN 253 V – VII
ARAGÓN 236 V – IX
CANARIAS 194 V – VII
CASTILLA-LA MANCHA 187 V – VII
EXTREMADURA 108 V – VI
ISLAS BALEARES 99 V – VIII
PRINCIPADO DAS ASTURIAS 99 V – VII
NAVARRA 98 V – VI
REGIÓN DE MÚRCIA 56 V – VII
CANTABRIA 54 V – VII
LA RIOJA 15 V
CEUTA 14 V
MELILA 9 V
SUB-TOTAL 4.598

 

TOTAL: DIVISÕES NACIONAIS + DIVISÕES REGIONAIS = 5.080 CLUBES EM ATIVIDADE NA ESPANHA NA TEMPORADA 2013/2014.

FUTEBOL BRASILEIRO 2012

Nesta temporada 680 clubes entraram em campo pelo Brasil. Isso computando apenas os campeonatos Estaduais. “Si” contássemos os amadores daria muito mais…

Segue abaixo um resumão 2012:

OBS:

1 – BA – A Seletiva foi uma espécie de terceirona disputada em 2012. Dos 4 clubes que a disputou, 2 também jogaram a segundo ainda em 2012. Por isso na soma geral foram computados apenas dois clubes.

2 – PA – Dos 11 clubes que jogaram a Segundona, dois vieram da Primeira fase do Parazão. Na soma geral foram computados apenas 9 clubes.

3 – PI – O Torneio da Movimentação foi uma Taça disputada antes do Estadual propriamente dito. Das 9 equipes que a jogaram, 5 não disputaram o Estadual, por isso na soma geral foram computados 5 clubes.

ESTADO DIVISÃO CLUBES
ACRE Primeira 8
Segunda 3
ALAGOAS Primeira 10
Segunda 7
AMAPÁ Primeira 8
AMAZONAS Primeira 10
BAHIA Primeira 12
Segunda 10
Seletiva¹ 4
CEARÁ Primeira 12
Segunda 12
Terceira 12
DISTRITO FEDERAL Primeira 12
Segunda 9
ESPÍRITO SANTO Primeira 10
Segunda 7
GOIÁS Primeira 10
Segunda 9
Terceira 8
MARANHÃO Primeira 10
Segunda 5
MATO GROSSO Primeira 10
Segunda 7
MATO GROSSO DO SUL Primeira 14
Segunda 10
MINAS GERAIS Primeira 12
Segunda 12
Terceira 16
PARÁ Primeira 14
Segunda² 11
PARAÍBA Primeira 10
Segunda 7
PARANÁ Primeira 12
Segunda 10
Terceira 9
PERNAMBUCO Primeira 12
Segunda 15
PIAUÍ Primeira 8
Movimentação³ 9
RIO DE JANEIRO Primeira 16
Segunda 22
Terceira 21
RIO GRANDE DO NORTE Primeira 10
Segunda 4
RIO GRANDE DO SUL Primeira 16
Segunda 20
Terceira 11
RONDÔNIA Primeira 8
Segunda 2
RORAIMA Primeira 6
SANTA CATARINA Primeira 10
Segunda 10
Terceira 6
SÃO PAULO Primeira 20
Segunda 20
Terceira 20
Quarta 42
SERGIPE Primeira 10
Segunda 12
TOCANTINS Primeira 8
Segunda 8