Arquivo da categoria: Ceará

Breve história: Estádio Morenão, em Iguatu (CE)

Foto tirada na década de 80

O Estádio Municipal João Elmo Moreno Cavalcante, depois alterou o nome para Antônio Moreno de Mello, o ‘Morenão’, fica situado no seguinte endereço: Rua Professora Maria Rosa Gouvêia, nº 200-352, no bairro Sete de Setembro, em Iguatu (CE).

Com grama natural (105 x 68 m) e Capacidade para 3.600 pessoas, às obras do Morenão tiveram início em 1979, sendo concluído dois anos depois. Para ser preciso, o estádio foi inauguradona terça-feira, do dia 19 de Maio de 1981 – no jogo entre Ceará e Fortaleza.

Foto tirada em 2022

Natural da cidade de Sobral, o engenheiro Ivo Viana foi quem projetou o Estádio Morenão. A Engecom Engenharia, Projeto, Construção Ltda. foi a responsável pelo início e conclusão das obras.

Em 2012, a prefeitura de Iguatu realizou obras de expansão no Estádio Morenão. As equipes Associação Desportiva Iguatu e Iguatu Futebol Clube são agremiações da cidade, que mandam os seus jogos no estádio municipal.

Bandeira oficial de Iguatu/CE

FOTOS: Página no Facebook “Estádio Municipal “O Morenão” – Iguatu/CE.” – Alberto Lopes Leiloeiro

FONTES: Wikipédia – YouTube Tony Alvarez Iguatu Ceará

Sport Club do Crato – Crato (CE): Fundado em 1939

O Sport Club do Crato é uma agremiação da cidade do Crato (CE). O “Rubro-negro Cratense” foi Fundado no domingo, do dia 1º de Janeiro de 1939, por um grupo de desportistas liderados pelo Dr. Antonio Bezerra da Costa Lins e Joaquim Citó Sobrinho.

A sua Sede fica localizado na Rua José Walter Dias, nº 149/299, no Bairro do Seminário, em Crato (CE). O clube se tornou o mais organizado e o de maior torcida. Provavelmente devido às cores das camisas rubro-negras, como as do clube carioca: Flamengo

FONTES: Revista Itaytera, número 38, ano 1994 – Blog do Crato

Crato Foot-Ball Club: 1º clube criado na cidade de Crato (CE), em 1919

A história do futebol cratense surgiu com o Crato Foot-Ball Club, Fundado no domingo, do dia 19 de Janeiro de 1919. O 1º clube do interior criado pelo sírio-libanês João Dúmmar, pioneiro do Rádio no Ceará e fundador da Ceará Rádio Clube, primeira Emissora de Rádio do Estado em 1934.

A estreia do Crato Foot-Ball Club ocorreu no mesmo dia que foi fundado. A peleja aconteceu na Praça da Sé, entre as equipes do 1º e 2º Quadros do Crato, terminando a partida empatada em 1 a 1.

O time adotou uniforme alvinegro, enquanto o juiz e bandeirinhas trajavam chapéu, camisa, paletó, gravata, calça comprida e sapatos, sob a animação da platéia e da Banda de Música Municipal do Crato.

Fotografia histórica (acima) do Crato Foot-Ball Club, feita na Praça da Sé, em 19 de novembro de 1919, mostra os atletas Francisco Teixeira (Pirrinto), Antônio Lima, Heli Norões, João Dummar, Waldemar Garcia, José Carvalho, Gerson Zábulon, Jorge Dummar, Zezé Esmeraldo e Duclerc Colares. Figuram, ainda, Mário Melo (instrutor do tiro de guerra e treinador-técnico), José Dummar (juiz) e Joaquim Alves de Matos (juiz de linha).

FONTES: Caririceara, por Huberto Cabral – Diário do Nordeste – Página no Facebook “Memória Histórica do Crato” 

Foto Rara de 1972: Olaria Atlético Clube/RJ, com Garrincha, em Juazeiro do Norte (CE)

EM PÉ (esquerda para a direita): Aluísio, Fernando Pirulito, Mario Tito, Pedro Paulo, Altivo e Mineiro;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Garrincha, Ézio, Roberto Pinto, Salvador e Carlos Antonio.
Destes, já faleceram: Mario Tito, Pedro Paulo, Garrincha, Roberto Pinto e Salvador.

Na foto posada (acima), onde está Mané Garrincha, defendendo as cores do Olaria Atlético Clube, referente ao amistoso nacional contra o Combinado Icasa-Guarani. A partida transcorreu na sexta-feira, do dia 21 de abril de 1972, no Estádio Municipal Mauro Sampaio, o “Romeirão“, em Juazeiro do Norte (CE).

O clube da Rua Bariri recebeu a cota de Cr$ 25 mil pelo jogo. Após a partida, Mané Garrincha foi homenageado, onde recebeu o título de “Cidadão Juazeirense“, pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, proposto pelo vereador Francisco Rocha da Silva.      

No final da peleja, o Combinado Icasa-Guarani venceu pelo placar de 3 a 1. A presença de Garrincha levou ao Romeirão o maior público de sua história: com mais de 15 mil pagantes. Mané Garrincha conseguiu os seus dribles clássicos (saída para a direita) sobre o lateral Catolé, o “João” da vez.

Da esquerda para direita: Francisco Bezerra (gerente das extintas Casas Pernambucanas), Edmilson Bezerra (dirigente da Liga Desportiva Juazeirense), Garrincha, Francisco Gama e Ednaldo Dantas (ambos dirigentes do Guarani).

FOTO POSADA: Acervo de José Leôncio Carvalho

FOTO: Acervo de Wilton Bezerra

FONTES: Jornal dos Sports – Correio da Manhã (RJ) – Diário de Pernambuco

Centro Esportivo Açuense – Município de Assu (RN): Fundado na década 40

O Centro Esportivo Açuense foi uma agremiação do Município de Assu (RN). O rubro-negro assuense ou CEA foi Fundado na década 40, pelo prefeito da época de Assu, Sr. Arcelino Costa Leitão (que depois foi presidente do Fortaleza-CE).

Durante a sua existência há registros de jogos contra grandes do futebol nordestino: ABC de Natal (três jogos), América de Natal (dois jogos), Fortaleza-CE, Caicó Esporte Clube e Cruzeiro de Macaíba (um encontro).

Inauguração do 1º Estádio de Assu, e goleada em cima do Caicó E.C.

O Estádio Senador João Câmara, no município de Assu, foi inaugurado na tarde de sábado, às 16 horas, do dia 19 de Novembro de 1949. A partida entre Centro Esportivo Açuense e Caicó Esporte Clube, da cidade de Caicó, marcou a estreia do campo.

Com uma Renda de 10 mil cruzeiros, o Açuense goleou o Caicó pelo placar de 5 a 0. Uma curiosidade sobre a peleja, é que a partida foi transmitida para Assu, pela rede de auto-falantes da amplificadora “Voz do Município“.

Açuense enfrentou o ABC, em Natal

Na tarde de domingo, do dia 13 de Agosto de 1950, o ABC bateu o Açuense por 4 a 2, no Estádio Juvenal Lamartine, na Avenida Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, em Natal.

Os ingressos foram vendidos a 15 cruzeiros (arquibancada) e 10 cruzeiros (populares) e três cruzeiros (Geral). O atacante Jorginho abriu o placar para o ABC aos 14 minutos. Lino empatou para os assuenses aos 24 minutos. Porém, Paulo Isidro voltou a colocar o alvinegro em vantagem aos 42 minutos do 1º tempo.

Na etapa final, Paulo Isidro ampliou logo aos 2 minutos e Albano transformou em goleada aos 15 minutos. O atacante Valdir diminuiu aos 30 minutos, dando números finais ao jogo.

ABC de Natal          4          x          2          AÇUENSE

LOCALEstádio Juvenal Lamartine, na Av. Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, em Natal
CARÁTERAmistoso estadual
DATADomingo, do dia 13 de Agosto de 1950
RENDA6.546 cruzeiros
ÁBITROJoão Bezerra Lira
AUXLIARESSilva e Argemiro Bertino
ABC Zome; Toré e Paulo; Romão, Gonzaga e Dico; Pageu (Caveirinha e depois Zé Domingos), Jorginho, Gonçalves, Albano e Paulo Isidro.
AÇUENSEManinho; Dedito e Regalado (Baiano); Carmelito, Edson e Melado; Lino (Mundoca), João de “Seu Né”, Cachorrinho (Neném), Mundoca (Cachorrinho) e Valdir.
GOLSJorginho aos 14 minutos (ABC); Lino aos 24 minutos (Açuense); Paulo Isidro aos 42 minutos (ABC); no 1º tempo. Paulo Isidro aos dois minutos (ABC); Albano aos 15 minutos (ABC); Valdir aos 30 minutos (Açuense), no 2º tempo.

Amistoso em Assu, diante do ABC de Natal

No domingo, do dia 14 de Janeiro de 1951, O Açuense foi derrotado pelo ABC de Natal por 2 a 0, no Estádio Senador João Câmara, em Assu. Os gols saíram no segundo tempo. Paraíba de pênalti, abriu o placar para os visitantes aos 32 minutos. Depois, novamente Paraíba aproveitando um cruzamento da direita marcou de cabeça, o último gol do jogo. Claudionor Pacheco, o Nono foi o árbitro.

Excursão à Natal para enfrentar América e ABC

Na noite de sábado, do dia 26 de Maio de 1951, o ABC recebeu e venceu o Açuense por 3 a 0, no Estádio Juvenal Lamartine, na Avenida Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, em Natal. Os gols foram de Jorginho aos 6 minutos no primeiro tempo; de novo, Jorginho aos 7 minutos e Tidão aos 27 minutos do segundo tempo.

ABC de Natal          3          x          0          AÇUENSE

LOCALEstádio Juvenal Lamartine, na Av. Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, em Natal
CARÁTERAmistoso estadual
DATASábado, do dia 26 de Maio de 1951
RENDANão divulgado
ÁBITROFrancisco Lamas
AUXLIARESEdval Cavalcanti e Geraldo Cabral
ABC Ribamar; Dico e Romão; Arlindo, Toré e Gonzaga; Albano (Cachorinho), Jorginho, Tidão (Gonçalves), Tico (Albano) e Paulo Isidro.
AÇUENSEJairo; Mimi e Saraiva; Zezinho, Edson (Piolho) e Zé de Zezinho (Edson); Mundoca (Lino), João de “Seu Né”, Juarez, Piolho (Zé de Zezinho) e Valdir.
GOLSJorginho aos seis minutos (ABC); no 1º tempo. Jorginho aos sete minutos (ABC); Tidão aos 27 minutos (ABC), no 2º tempo.

Na noite de segunda-feira, do dia 28 de Maio de 1951, o América venceu o Açuense por 3 a 1, no Estádio Juvenal Lamartine, na Avenida Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, em Natal.

No 1º tempo, Franklin, de cabeça, deixou o Mecão em vantagem aos 30 minutos. Na etapa final, Pernambuco ampliou aos 9 minutos. Dois minutos depois, Melado diminuiu para Açuense. Mas aos 15 minutos,  Franklin deu números finais a peleja.

América de Natal   3          x          1          AÇUENSE

LOCALEstádio Juvenal Lamartine, na Av. Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, em Natal
CARÁTERAmistoso estadual
DATASegunda-feira, do dia 28 de Maio de 1951
RENDANão divulgado
ÁBITROEugenio Silva
América Gerim; Artemio e Barbosa; Ozi, Pretinha e Ernani; Gilvan, Diebe, Franklin, Pernambuco (Tido) e Gilvandro.
AÇUENSEJairo; Mimi e Saraiva; Zé de Zezinho, Edson (Carlos) e Dedito; Bira (Mundoca e depois Lino), Melado (Seu Né), Juarez, Piolho e Valdir.
GOLSFranklin aos 30 minutos (América); no 1º tempo. Pernambuco aos 9 minutos (América); Melado aos 11 minutos (Açuense); Franklin aos 15 minutos (América), no 2º tempo.  

Após a excursão, o ABC de Natal acabou contratando o atacante Juarez, enquanto o Santa Cruz, também da capital potiguar contratou o goleiro Jairo, ambos do Açuense.

Açuense bate o América de Natal

Na tarde de domingo, do dia 09 de Setembro de 1951, o Açuense recebeu o América de Natal, e devolveu o placar, vencendo por 3 a 1, no Estádio Senador João Câmara, no município de Assu.

Em jogo de seis gols, Açuense e Fortaleza (CE) empatam

Uma das partidas mais sensacionais aconteceu no domingo, 16 de novembro de 1952, quando o Açuense empatou em 3 a 3 com o Fortaleza, o famoso tricolor da capital cearense. O embate ocorreu no Estádio Senador João Câmara, assim denominado em homenagem ao político norte norte-rio-grandense morto quatro anos antes.

Certamente o jogo do CEA com o Leão do Pici teve o endosso do paraibano radicado em Assu, Arcelino Costa Leitão, que, na época, chegou a presidente do clube da capital do Ceará, e, nos anos 60, prefeito no município açuense.

O jogo foi noticiado, sem mais detalhes (exceto placar, data e local) no jornal diário vespertino católico A Ordem, na página 3, edição da segunda-feira. Em meio ao informe do ‘Domingo esportivo – Os jogos disputados no Brasil’.

Inauguração do Estádio Dr. José Jorge Maciel, em Macaíba

O Açuense fez parte dos festejos da inauguração do Estádio do Cruzeiro Futebol Clube, da cidade de Macaíba (RN). Após ter sido derrotado duas vezes pelo rubro-negro assuense, a diretoria do Cruzeiro escolheu o adversário para inaugurar no domingo, do dia 6 de dezembro de 1953, às 15h30min.,e tentar uma revanche. Infelizmente, o resultado não foi noticiado.

Curiosidades: Décadas depois, o Estádio Senador João Câmara foi demolido para assentar a antiga CIBRAZEN, atual CONAB. No local, além de casas residências, foram erguidas lojas comerciais. Outro aspecto interessante é que o Estádio Senador João Câmara foi o 1º campo de futebol em Assu.

Colaborou: Adeilton Alves

FONTES: Blog Tatutom Sports – A Ordem (RN) – Diário de Natal (RN) – Blog Assu na Ponta da Língua – Jornal da Grande Natal

Campeonato Cearense da 2ª Divisão (Série B) de 2019

Participantes
Campo Grande (Associação Esportiva Campo Grande Futebol Clube) – Juazeiro do Norte
Caucaia (Caucaia Esporte Clube) – Caucaia
Crato (Crato Esporte Clube) – Crato
Esporte (Esporte Clube Limoeiro) – Limoeiro do Norte
Icasa (Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa) – Juazeiro do Norte
Maracanã (Maracanã Esporte Clube) – Maracanaú
Maranguape (Maranguape Futebol Clube) – Maranguape
Pacajus (Pacajus Esporte Clube) – Pacajus
Tiradentes (Associação Esportiva Tiradentes) – Fortaleza
União (Centro Esportivo União) – Fortaleza

1ª Fase

07/04/2019 – 1ª Rodada
Tiradentes 0x4 União
Pacajus 2×0 Campo Grande
Esporte 0x2 Crato
10/04/2019 – 1ª Rodada
Maranguape 1×0 Caucaia

13/04/2019 – 2ª Rodada
Crato 0x0 Pacajus
Maracanã 0x1 Maranguape
Campo Grande 0x0 Icasa
14/04/2019 – 2ª Rodada
Caucaia 2×1 Tiradentes

17/04/2019 – 3ª Rodada
Caucaia 4×1 Maracanã
Icasa 1×2 Pacajus
União 1×1 Maranguape
Campo Grande 7×0 Esporte

20/04/2019 – 4ª Rodada
Icasa 0x1 Crato
Pacajus 1×1 Esporte
Maranguape 2×2 Tiradentes
Maracanã 0x0 União

27/04/2019 – 5ª Rodada
Crato 2×0 Campo Grande
Esporte 1×1 Icasa
União 0x3 Caucaia
28/04/2019 – 5ª Rodada
Tiradentes 3×0 Maracanã

01/05/2019 – 6ª Rodada
Caucaia 2×0 Maranguape
Crato 1×0 Esporte
União 1×2 Tiradentes
Campo Grande 0x1 Pacajus

04/05/2019 – 7ª Rodada
Pacajus 1×0 Crato
05/05/2019 – 7ª Rodada
Tiradentes 0x2 Caucaia
Icasa 2×2 Campo Grande
Maranguape 0x0 Maracanã

10/05/2019 – 8ª Rodada
Pacajus 3×0 Icasa
11/05/2019 – 8ª Rodada
Maracanã 0x6 Caucaia
12/05/2019 – 8ª Rodada
Esporte 0x2 Campo Grande
Maranguape 1×2 União

15/05/2019 – 9ª Rodada
Esporte 1×1 Pacajus
Crato 0x1 Icasa
Tiradentes 0x3 Maranguape
União 0x1 Maracanã

19/05/2019 – 10ª Rodada
Maracanã 0x1 Tiradentes
Caucaia 5×3 União
Icasa 2×0 Esporte
Campo Grande 3×1 Crato


Grupo A
Equipe, PTS, J, V, E, D, GP, GC, SG
1, Caucaia, 21, 8, 7, 0, 1, 24, 6, 18,
2, Maranguape, 12, 8, 3, 3, 2, 9, 7, 2
3, Tiradentes, 10, 8, 3, 1, 4, 9, 14, -5
4, União, 8, 8, 2, 2, 4, 11, 13, -2
5, Maracanã, 5, 8, 1, 2, 5, 2, 15, -13


Grupo B
Equipe, PTS, J, V, E, D, GP, GC, SG
1, Pacajus, 18, 8, 5, 3, 0, 11, 3, 8
2, Crato, 13, 8, 4, 1, 3, 7, 5, 2
3, Campo Grande, 11, 8, 3, 2, 3, 14, 8, 6
4, Icasa, 9, 8, 2, 3, 3, 7, 9, -2
5, Esporte, 3, 8, 0, 3, 5, 3, 17, -14

2ª Fase

25/05/2019 – Ida
Campo Grande 4×3 Maranguape
União 0x1 Pacajus
26/05/2019 – Ida
Tiradentes 0x6 Crato
Icasa 1×1 Caucaia

01/06/2019 – Volta
Maranguape 2×1 Campo Grande
Crato 2×1 Tiradentes
02/06/2019 – Volta
Caucaia 4×2 Icasa
Pacajus 1×1 União


Grupo C
Equipe, PTS, J, V, E, D, GP, GC, SG
1, Caucaia, 4, 2, 1, 1, 0, 5, 3, 2
2, Icasa, 1, 2, 0, 1, 1, 3, 5, -2


Grupo D
Equipe, PTS, J, V, E, D, GP, GC, SG
1, Campo Grande, 3, 2, 1, 0, 1, 5, 5, 0
, Maranguape, 3, 2, 1, 0, 1, 5, 5, 0


Grupo E
Equipe, PTS, J, V, E, D, GP, GC, SG
1, Pacajus, 4, 2, 1, 1, 0, 2, 1, 1
2, União, 1, 2, 0, 1, 1, 1, 2, -1


Grupo F
Equipe, PTS, J, V, E, D, GP, GC, SG
1, Crato, 6, 2, 2, 0, 0, 8, 1, 7
2, Tiradentes, 0, 2, 0, 0, 2, 1, 8, -7

3ª Fase – Semifinal

08/06/2019 – Ida
Crato 2×0 Caucaia
Maranguape 0x0 Pacajus

16/06/2019 – Volta
Pacajus 1×1 Maranguape
Caucaia 2×0 Crato


Grupo G
Equipe, PTS, J, PE, V, E, D, GP, GC, SG
1, Caucaia, 3, 2, 0, 1, 0, 1, 2, 2, 0
2, Crato, 3, 2, 0, 1, 0, 1, 2, 2, 0


Grupo H
Equipe, PTS, J, PE, V, E, D, GP, GC, SG
1, Pacajus, 2, 2, 0, 0, 2, 0, 1, 1, 0
2, Maranguape, 2, 2, 0, 0, 2, 0, 1, 1, 0

4ª Fase – Final

20/06/2019 – Jogo Único
Caucaia 3×0 Pacajus

Artilheiro: Ciel (Caucaia) 12 gols
Campeão: Caucaia