Arquivo da categoria: 32. Douglas Marcelo Rambor

Fuss-Ball Club Porto Alegre

Olá amigos!

Encontrado papel timbrado do Fuss-Ball Club Porto Alegre, como já sabido com as cores verde e branca, porém existe a seguinte nota num jornal da época: “Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, o nome do clube foi mudado para Foot-Ball Club Porto Alegre. As cores também mudaram, trocando o alvi-negro original pelo alvi-verde. Em 1923, inaugurou o maior estádio de Porto Alegre na época: a Chácara das Camélias, que foi depois utilizado pelo Nacional (um clube de ferroviários).” Como podemos notar, este ofício é datado de 1913, ou seja, bem antes da referida nota o clube já era verde e branco. Se alguém tem alguma informação a mais esclarecendo sobre as possíveis cores preta e branca, por favor comentem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo do Memorial da Sogipa

Desenho: Telmo Paravisi Machado

Sport Club Bagé – 1ª agremiação da cidade de Bagé (RS)

Equipe do Sport Club Bagé, em 1906, fundado no dia 15 de novembro daquele ano. Este clube introduziu o futebol na cidade de Bagé e tinha como cores o amarelo e preto.

O então capitão do Rio Grande, Arthur Lawson, pediu a Gedeão Ratto que criasse um clube de futebol em Bagé. A ata foi lavrada no mesmo dia, surgindo o Sport Club Bagé, que viria a ter as cores amarela e preta.

FONTES: Moisés H. G. Cunha – Wikipédia

Foto Rara, de 1911: Esporte Clube Pelotas – Pelotas (RS): 1º Escudo

Fundado em 11 de outubro de 1908, o Esporte Clube Pelotas construiu uma história de pioneirismo no futebol brasileiro, ultrapassando um século de glórias sem jamais fechar suas portas. O Esporte Clube Pelotas começou a surgir na noite de 13 de setembro de 1908, quando, numa reunião na casa do Dr. Joaquim Luis Osório, na Rua 15 de Novembro, 471, foi acertada a fusão de dois clubes: Club Sportivo Internacional e Foot-ball Club.

Team do Sport Club Pelotas que jogou com o quadro Uruguayo na cidade de Pelotas, em 09 de Julho de 1911

Participaram da reunião os senhores: Joaquim Luis Osório, Leopoldo de Souza Soares, Francisco Rheingantz e João Frederico Nebel. Os dois primeiros eram presidentes do Internacional e do Foot-ball Club, respectivamente.

n/d

O objetivo era fundar, na época, uma associação desportiva que estivesse à altura do progresso que a cidade de Pelotas vinha experimentando. Caso a fusão fosse concretizada, o novo clube, em homenagem à cidade, levaria o seu nome e as suas cores seriam o azul e o amarelo.

As negociações foram crescendo e, no dia 11 de outubro de 1908, nos salões do Club Caixeral, os sócios dos dois clubes aceitaram a proposta e criaram o SPORT CLUB PELOTAS.

n/d

O primeiro grande triunfo futebolístico do E. C. Pelotas ocorreu no dia 24 de outubro de 1909 quando, jogando em seu estádio (A Boca do Lobo), derrotou o Sport Club Rio Grande (clube de futebol mais antigo do país), que desde a sua fundação nunca havia perdido uma partida.

Seguiram-se ainda outros feitos memoráveis dentro do futebol:

– organização do primeiro torneio intermunicipal de futebol do RS em 1910;

– jogo contra o “scratch” uruguaio em 1911 (primeira partida disputada pela seleção uruguaia no país);

– declarado Campeão Estadual por aclamação dos clubes gaúchos em 1911, após enfrentar vencer todos os campeões regionais;

– disputa de inúmeras partidas contra clubes e seleções argentinas, gaúchas, cariocas e paulistas;

– realização, em 1918, do Congresso Rio Grandense de Futebol, que resultou na criação da Federação Gaúcha de Futebol, por iniciativa do E. C. Pelotas; além de outras realizações.

Pelo seu pioneirismo e tradição em competições, o E. C. Pelotas sempre foi e sempre será considerado um dos principais clubes esportivos do país, dono de um patrimônio invejável e da maior e mais apaixonada torcida do interior gaúcho, colecionando ao longo de sua história inúmeros títulos, não só no futebol mas também em outros esportes, como futsal, tênis, basquete, hóquei, remo, natação e atletismo, entre outros.

 

FONTES: ColletorBazar – Valquiria Pelotas – Pelotas Antiga – Site do Clube

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense: Modelo de 1904

O modelo de escudo e uniforme do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, do ano de 1904. o Tricolor gaúcho foi Fundado no dia 15 de Setembro de 1903, por 31 rapazes se reuniram em um restaurante no centro da capital e escreveram a ata de fundação, que depois seria assinada por todos os presentes. Naquele momento, iniciou-se a trajetória de um clube vencedor. Carlos Luiz Bohrer foi eleito o 1º Presidente, sem imaginar a projeção que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense alcançaria.

Grêmio de 1904

As cores escolhidas foi preto,azul e havana. Contudo, a cor havana (espécie de marrom) era muito difícil de se encontrar em Porto Alegre. Desta forma, sem jogar nenhum jogo, o clube substitui a cor havana pelo cor preta, usando um uniforme metade azul metade preto,com meias e calções pretos. Este uniforme foi usado ate 1910.

CURIOSIDADE

Mesmo sem provas, a camisa de 1904, possivelmente, foi inspirada na camisa do Sport Club Germania 1887, da cidade de Hamburgo, na Alemanha. O clube alemão usou tal uniforme ate 1904 quando se fundiu a mais dois clubes alemães para formar o Hamburg SV.

Pelo menos quatro jogadores de época no Grêmio eram alemães, da cidade de Hamburgo sabe-se que Georg Black (Foto acima) jogou no Germania (Foto abaixo), Mohrdieck tambem.

SC Germania Hamburg

FONTES: Site do clube.

Guaíba Futebol Clube – Getúlio Vargas (RS): Escudo de 1959

O Guaíba Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Getúlio Vargas (RS). O ‘Papai’ foi Fundado no dia 1º de Maio de 1949. O seu início no Campeonato Citadino foi avassalador, conquistando seis títulos em oito anos. O Guaíba disputou alguns Campeonato Gaúcho de Amadores, na década de 50.

Em 1964, o clube Alviverde se fundiu com o Tabajara Futebol Clube, dando origem ao  Tabajara Guaíba Futebol Clube – TAGUÁ. Contudo, 35 anos depois, a fusão foi desfeita, em 1999.

FONTES: Blog Times do RS – Arquivo da F.G.F. (Federação Gaúcha de Futebol)

Olaria Futebol Clube – Novo Hamburgo (RS): Escudo de 1955

O Olaria Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Novo Hamburgo (RS). Fundado na segunda-feira, do dia 11 de Outubro de 1948, teve como 1ª Sede a Rua Onófre Pires, 112 – Bairro Ouro Branco. Atualmente, a sua Sede fica na Rua João Correa, 64 – Vila Kroeff, no Bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. O Olaria foi Bicampeão do 3º Categoria do Diretório da Cidade de 1955. O clube disputou o Campeonato Gaúcho da 3ª Divisão.

 

FONTES: Blog Times do RS – Arquivo da F.G.F. (Federação Gaúcha de Futebol)

 

Clube Esportivo Juventude – Garibaldi (RS): Fundado em 1944

O Clube Esportivo Juventude é uma agremiação da cidade de Garibaldi (RS). O clube tricolor (nas cores verde, branco e vermelho) foi Fundado na sexta-feira, do dia 24 de Fevereiro de 1944. A sua Sede própria na Avenida Presidente Vargas, 404, no Centro da cidade. O principal título aconteceu no ano de 1965, quando se sagrou campeão do Campeonato Gaúcho de Amadores, da Série Azul.


 FONTES:http://galeriadoscampeoes.xpg.uol.com.br/ – Times do RS – Sérgio Zarro – Arquivo da F.G.F. (Federação Gaúcha de Futebol)