Arquivo da categoria: São Paulo

Foto rara de 1955: Seleção Paulista de futebol

EM PÉ (esquerda para a direita): Alfredo Ramos, De Sordi, Hélvio, o goleiro Laércio, Djalma Santos e Roberto Belangero;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Julinho Botelho, Luizinho, Humberto Tozzi, Jair Rosa Pinto e Tite.

Os jogadores da Seleção Paulista de futebol, antes da partida contra a Seleção Carioca, no Estádio do Pacaembu, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1955.

FOTO: Gazetapress

Foto Rara de 1975: São Paulo Futebol Clube – São Paulo (SP)

EM PÉ (esquerda para a direita): Arlindo Galvão, Gilberto Sorriso, Ademir, Paranhos, Waldir Peres e Osmar;

AGACHADOS (esquerda para a direita): Terto, Muricy Ramalho, Serginho Chulapa, El Verdugo” Pedro Rocha e Serginho.

FOTO: Masaomi Mochizuki 

FONTES: Alberto Lopes Leiloeiro Público – José Leôncio Carvalho

Foto Rara dos anos 70: Estádio do Morumbi – São Paulo (SP)

Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi, é um estádio construído para receber partidas de futebol, sendo a sede oficial do time brasileiro de futebol São Paulo Futebol Clube, já tendo recebido a Seleção Brasileira em várias ocasiões.

O estádio foi projetado para acomodar 150 mil espectadores, mas, devido a diversas reformas e à instalação de camarotes, sua capacidade foi reduzida para 72.039.

O Morumbi é o 3º maior estádio do Brasil, sendo também o maior estádio do estado de São Paulo e o maior estádio particular do País. Localiza-se na Praça Roberto Gomes Pedrosa, n.º 1, em São Paulo.

Projetado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, é considerado um patrimônio arquitetônico representativo da Escola Paulista, tendo sido tombado em 2018 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

FONTE: Alberto Lopes Leiloeiro Público

Fotos Raras dos anos 70: Estádio do Pacaembu e Parque do Ibirapuera – São Paulo (SP)

Foto de 1970

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu ou simplesmente Pacaembu, é um estádio desportivo localizado na praça Charles Miller, no final da avenida Pacaembu, no bairro do Pacaembu, na zona central da cidade de São Paulo (SP).

As obras começaram no dia 17 de setembro de 1938 e foi inaugurado no dia 27 de Abril de 1940, na goleada do Palestra Itália (atual Palmeiras) sobre o Coritiba/PR pelo placar de 6 a 2. Com capacidade para 70 mil espectadores e, na época, era considerado o mais moderno estádio da América do Sul.

Foto de 1982

FONTE: Alberto Lopes Leiloeiro Público

Inédito!! ASEA (Associação Santista de Esportes Athleticos) – Santos (SP): Fundado em 1917

A ASEA (Associação Santista de Esportes Athleticos) foi uma entidade esportiva da cidade de Santos (SP). Coube ao modesto Club Athletico Santista a primazia da ideia de fundar a entidade máxima de Santos, surgiu no sábado, do dia 03 de Março de 1917, a fim de poder organizar o Campeonato Santista de Football, dos clubes filiados à Associação Paulista de Sports de Athleticos (APSA).

Cinco dias depois, o Club Athletico Santista oficializou à APSA concretizado a ideia  e pedindo o seu apoio oficial. Na sexta-feira, do dia 16 de Março de 1917, a APSA respondeu de forma positiva, e ofereceu a “Taça Braz Cubas” para ser disputada.

De posse do oficio da APSA o Club Athletico Santista obteve adesão da Associação Athletica Americano, Brasil Football Club e São Paulo Football Club, para colaborarem unidos na criação da entidade.

O projeto foi discutido por um grupo, longamente e aprovado com pequenas emendas; ficou ainda deliberado que se procedesse a inauguração. Essa reunião aconteceu na quinta-feira, do dia 12 de Abril de 1917, à Rua Braz Cubas, nº 164, no Centro de Santos, na secretaria do Athletico.

Estiveram presentes os seguintes dirigentes:

Alcides Cunha, Pedro Corrêa de Mello e A. Brandão Júnior (Club Athletico Santista); Joaquim Simão Fava, Aluisio Rocha e A. Grippio A. Botelho (Brasil Football Club); Olegário Lisboa, Alcino de Carvalho e Dermival da Cunha Brito (Associação Athletica Americano); Oscar Loyola, Manuel Honório Fortes e Raul Azevedo (São Paulo Football Club).

Assim, nos salões da Associação Athletica Americano, foi Fundado no sábado, do dia 21 de Abril de 1917, com o nome de Associação Santista de Sports Athleticos (ASSA).

Algumas personalidades estiveram presentes na fundação da ASSA: Benedicto Montenegro e Antonio Pedroso de Carvalho, presidente e secretário da Associação Paulista de Sports de Athleticos (APSA) e o Prefeito, em exercício, coronel Joaquim Montenegro, que em nome da Câmara Municipal de Santos, ofereceu a belíssima ‘Taça Câmara Municipal’.

A 1ª Diretoria foi constituída pelos seguintes membros:

Presidente – Alcides Cunha;

Secretário – Dermival da Cunha Brito;

Thesoureiro – Nelson Barreto Vinhas.

Os primeiros dois clubes filiados foram o São Paulo Railway Football Club (SPR FC) e o São Vicente Football Club que somados aos quatro fundadores participaram do Campeonato Santista de Football que teve início na quinta-feira, do dia 03 de Maio de 1917.

No final, coube o Club Athletico Santista o título citadino, o que lhe rendeu a Taça Câmara Municipal. Nos Segundos Quadros, após terminarem empatados com o mesmo número de pontos, o Brasil Football Club derrotou o SPR FC pelo placar de 1 a 0, e ficando com a Taça Braz Cubas. Nos Terceiros Quadros, quem levou a Taça Associação Santista foi Associação Athletica Americano, campeão invicto, só tendo empatado duas vezes.  

No início dos anos 20, a Sede da entidade máxima de Santos, ficava localizado na Praça Antonio Telles, nº 2, no Centro da cidade. A nova Sede instalada em 1931, na Rua João Pessôa, nº 176, no Centro de Santos.

A Taça Cidade de Santos, foi criada pela Lei nº 876, no sábado, do dia 16 de Outubro de 1926, pela municipalidade de Santos.

FONTES: Gazeta Popular (Santos/SP) – A Tribuna (SP)

Escudo Raro de 1966: Clube Atlético Bragantino – Bragança Paulista (SP)

O Clube Atlético Bragantino (atual Red Bull Bragantino) é uma agremiação da cidade de Bragança Paulista (população de 172.346 habitantes, segundo o censo do IBGE/2021), localizado no interior do estado de São Paulo a 88 km da capital.

O “Massa Bruta” foi Fundado no domingo, do dia 08 de Janeiro de 1928, nas cores preto e branco. A sua Sede e o Estádio Nabi Abi Chedid (Capacidade para 15.010 pessoas), estão localizados na Rua Emílio Colela, nº 225, no bairro Jardim Nova Bragança, em Bragança Paulista (SP).

EM PÉ (esquerda para a direita): Ronaldo, Luisão, Lever, Hamilton, Walter e Luisinho;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Osmar, Paraguaio, Aloísio, Toninho, Felício e Wilsinho.

O Bragantino teve um ápice no começo dos anos 1990, quando foi Campeão Paulista de 1990 e chegou à final do Campeonato Brasileiro de 1991, ficando com o vice.

Em março de 2019, associou-se à multinacional de bebidas energéticas Red Bull (sediada na Áustria Red Bull), mudando sua identidade para Red Bull Bragantino em 2020, onde inseriu a cor vermelha em seu tradicional uniforme alvinegro.

Estádio Nabi Abi Chedid — Foto: Divulgação/Red Bull Bragantino

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

FOTOS: Amauri Donizete Oliveira – Red Bull Bragantino

FONTES: Wikipédia – Site do clube

Campeonato Paulista da 2ª Divisão de Amadores de 1958: Jardim Futebol Clube (SP)

Jardim Futebol Clube Campeão do Torneio Início de 1958

A cidade de São José do Rio Preto, no Interior Paulista, sediou o Torneio Início do Campeonato Paulista da 2ª Divisão de Amadores de 1958. O evento teve patrocínio e organização da C.C.E. e da L.R.F.

O grande Campeão foi o Jardim Atlético Clube, enquanto o Ipiranga Futebol Clube ficou com o vice. A competição contou com 12 clubes:

A.C.R.E.;

Brasileiro Atlético Clube;

Circulista;

Comercial Futebol Clube;

Cristalux Futebol Clube;

Esporte Clube Brasil do Morro;

Ipiranga Futebol Clube;

Jabaquara Futebol Clube;

Jardim Atlético Clube;

Portuguesa;

Recreativa dos Alfaiates;

São Paulo Futebol Clube.

Importante!

Aos amigos internautas que conheçam algumas dessas equipes, nos informem, por exemplo, o nome completo, fundação, endereço, escudo ou cores. Vamos resgatar cada equipe!

FONTE E FOTO: A Gazeta Esportiva (1º de abril de 1958 – SP)

Campeonato Paulista da 2ª Divisão de Amadores de 1958: Ipiranga Futebol Clube (SP)

Ipiranga Futebol Clube vice-campeão do Torneio Início de 1958

A cidade de São José do Rio Preto, no Interior Paulista, sediou o Torneio Início do Campeonato Paulista da 2ª Divisão de Amadores de 1958. O evento teve patrocínio e organização da C.C.E. e da L.R.F.

O grande Campeão foi o Jardim Atlético Clube, enquanto o Ipiranga Futebol Clube ficou com o vice. A competição contou com 12 clubes:

A.C.R.E.;

Brasileiro Atlético Clube;

Circulista;

Comercial Futebol Clube;

Cristalux Futebol Clube;

Esporte Clube Brasil do Morro;

Ipiranga Futebol Clube;

Jabaquara Futebol Clube;

Jardim Atlético Clube;

Portuguesa;

Recreativa dos Alfaiates;

São Paulo Futebol Clube.

Importante!

Aos amigos internautas que conheçam algumas dessas equipes, nos informem, por exemplo, o nome completo, fundação, endereço, escudo ou cores. Vamos resgatar cada equipe!

FONTE E FOTO: A Gazeta Esportiva (1º de abril de 1958 – SP)