O Treze Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Juazeiro do Norte, localizado na Região Metropolitana do Cariri, que fica a 491 km da capital do estado do Ceará.
A localidade conta com uma população de 286.120 habitantes, segundo o Censo do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022.
O Alvirrubro juazeirense foi Fundado no domingo, do dia 15 de Novembro de 1936, com o nome de Treze Sport Clube, por Antônio Fernandes Coimbra, conhecido por Mascote.
Campeão Juazeirense de 1953 (Acervo de Wilson Bezerra) EM PÉ (esquerda para a direita): George, não identificado, Doca, Edmílson, Tonico e Darim; AGACHADOS (esquerda para a direita): não identificado, Beato, não identificado, Rodrigues e Vicente Machado.
Cinco anos depois foi reorganizado (1941) e criado o Departamento Social, no domingo, do dia 6 de Abril de 1947, transformar-se-á, por força destes Estatutos, em sociedade desportiva, recreativa e cultural, com personalidade jurídica distinta da dos seus membros associados, os quais não respondem subsidiariamente pelas obrigações por ela contraídas. A sua alcunha: O Mais Querido Clube de Juazeiro.
Acervo de Tereza Neuma Macedo Marques
Sede inaugurada em 1949
Um Primor, a inauguração das novas instalações do Treze Sport Clube, localizada, onde atualmente fica a Praça Governador Tasso Jereissati, na Rua Leandro Bezerra, no bairro do Socorro.
A sociedade juazeirense não chegou a assistir uma festa tão notável como na quinta-feira, do dia 23 de junho de 1949, na inauguração das novas instalações do Treze Sport Club, “O Mais Querido Clube de Juazeiro”.
Com os seus amplos salões abertos e ao som de foguetes e orquestra, aquele club ofereceu uma riquíssima e empolgante festa dançante, que prosseguiu até o amanhecer.
Escudo e Uniforme (fevereiro de 1958)
Artigo 53 – Fica a Diretoria autorizada a explorar a venda de bebidas e alimentos, podendo, se achar conveniente, fazer concessão de tais serviços a terceiros.
Artigo 54 – A Sociedade não participará, em nenhuma hipótese, de competições político-partidárias.
Artigo 55 – O Treze E.C. possuirá uma bandeira com as cores: vermelha e branca, contendo, o emblema representativo do Clube localizado no centro. Este será de cor branca, tendo em vermelho a figura de um galo e as iniciais TEC.
Década 1950 (Acervo de Wilson Bezerra)
EM PÉ (esquerda para a direita): Antônio Fernandes Coimbra (conhecido como Mascote, fundador e diretor), João Vermelho, Geraldo, Quincô, Ivan, Ivo, Sargento Amarildo, Darim e Zé Honório; AGACHADOS (esquerda para a direita): Mundinho, Tico de Sulino, Fosquinho, Valdir, Lino e Alexandre.
Artigo 56 – O uniforme esportivo do Clube constará de calção vermelho com camisa branca, ou calção branco e camisa vermelha e branca com listas verticais e o emblema do Clube.
O Treze venceu o poderoso Fortaleza
No futebol, o Treze Esporte Clube enfrentou o Fortalezatrês vezes: com uma vitória e duas derrotas; marcando dois gols, sofrendo sete e um saldo negativo de cinco tentos.
Na quinta-feira, do dia 09 de dezembro de 1943, aconteceu o 1º amistoso. Na ocasião, o Treze levou a melhor, vencendo o Fortaleza pelo placar de 1 a 0. O gol da vitória foi assinalado pelo atacante Beato.
A partida teve arbitragem do Sr. Edilson Cabral. O Treze jogou assim: Capotinho; Ananias e Vilmar; Benito, Barroso e Chico; Pequeno (Mascote), Mundinho, Araújo, Gisleno e Beato.
Na revanche, deu Fortaleza
O 2º encontro ocorreu cerca de nove anos, no domingo, do dia 12 de outubro de 1952, com goleada do Fortaleza por 6 a 1, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza/CE. Os gols foram assinalados por França, três vezes; Pedro Faúna, Moésio e Antoni para o Leão do Pici; enquanto Peixe fez o de honra para o Treze. O árbitro foi o Sr. Raimundo da Cunha Rola, o ‘Rolinha’.
Fortaleza: Hélio Oliveira; Sapenha e Carrim; Jarbas, Basileu e Pelado; Pedro Faúna, Aloisio I (E), Moésio (Zé Raimundo), França e Antoni. Técnico: Valdemar dos Santos, ‘Gavião’.
Treze: Capote; Joda e Doca; Tonico, Lirio (E) e Dória; Padre, Beato, Peixe (Iran), Rodrigues e Quixada (Zezito). Técnico: Antônio Fernandes Coimbra, o ‘Mascote’.
No jogo desempate, deu Fortaleza
O 3º jogo, no domingo, do dia 06 de setembro de 1964, no Estádio dos Bandeirantes, em Juazeiro do Norte/CE. O Fortaleza bateu o Treze pelo placar de 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Raimundinho. O clube da capital teve Paraíba expulso.
Década 1950 (Acervo de Wilson Bezerra) Uma das formações do Treze de Juazeiro do Norte em um dos seus ressurgimentos. Estádio da LDJ. EM PÉ (esquerda para a direita): Amauri, Tarcísio, não identificado, Francilino e Biloso; AGACHADOS (esquerda para a direita): Jaime, Joãozinho, Pirajá, Fernando Brasil e Maurício.
Treze fecha às portas nos anos 70
O Treze Esporte Clube de Juazeiro do Norte, teve sua grande fase nos anos 50, sob o comando de Antonio Fernandes Coimbra, “Mascote“. Depois, sofreu várias paralisações até encerrar suas atividades na década de 70.
Década 1970 (Acervo de Wilson Bezerra) Numa das últimas formações, já no “Romeirão” na década de 70. EM PÉ (esquerda para a direita): Pereira, Cicero, João bufinha, não identificado, não identificado e Antônio; AGACHADOS (esquerda para a direita): Jaime, Lino, Joãozinho, Tarcísio e Sérgio.
ARTE: desenho dos escudos e uniformes – Sérgio Mello
Colaborou: Fabiano Batista
FOTOS: Acervo de Wilson Bezerra – Acervo de Tereza Neuma Macedo Marques
FONTES: Almanaque do Fortaleza – Estatuto do clube – Correio de Juazeiro (CE)
O Rio Foot-Ball Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado da sexta-feira, do dia 18 de julho de 1902, por iniciativa dos jovens desportistas Armando Savio, Harold Cox, Gabriel e Jorge Nicklaus, Francisco Loup, Adolpho Nery, T. Mackintosh e Jorge Paes Leme. No primeiro mês, o Rio contava com 14 sócios, número esse que se elevou a 26, no segundo mês e assim foi aumentando gradativamente até chegar a 87. As cores escolhidas foram, o preto, branco e roxo.
A polêmica escolha do nome
A história começou meses antes, quando Oscar Cox organizou uma excursão para São Paulo, aonde iria realizar dois jogos, com o nome de “Rio Team”. Ali nascia o embrião que depois surgiria o Tricolor das Laranjeiras.
Oscar Cox montou a lista dos jogadores que viajariam para a Terra da Garoa. Dentre os “cortados” estava o Mister T. Mackintosh, que não gostou nem um pouco dessa decisão.
Então, organizou um grupo de rapazes e fundou o Rio Foot-Ball Club. A curiosidade do nome é que Oscar Cox já tinha manifestado para os amigos que o nome escolhido para fundar a futura equipe seria Rio Foot-Ball Club.
Porém, Mister T. Mackintosh, talvez por picuinha, se antecipou e batizou o seu time com o nome que Oscar Cox escolhera. Com isso, tal imprevisto determinou a mudança de nome para Fluminense Football Club.
A sua 1ª Diretoria estava composta pelos seguintes senhores:
Presidente – Armando Savio;
Vice-Presidente –Jorge Paes Leme;
Secretario –Jorge Nicklaus;
Thesoureiro –Francisco Loup;
Captain –Harold Cox.
A 2ª Diretoria foi eleita cerca de dois meses depois, na terça-feira, do dia 30 de Setembro de 1902, com os seguintes dirigentes:
Presidente – Raul Brandão;
Secretario – Emílio da Rocha Lima;
Thesoureiro –Heitor Luz;
Commisiorario –Manoel da Guia Ferreira;
Commisão Diretora de Jogos – João Ferreira, Henrique Palm, T. Mackintosh, Affonso Castro e Arnaldo Cerqueira.
Primeira “Praça de Esportes”
No mês seguinte, a diretoria trabalhou muito em prol do clube, pois o Rio se via em dificuldades para realizar seus jogos devido à falta de campo. O clube já contava com um grande número de sócios e conseguiram comprar terrenos na Rua Dona Mariana, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio, com o intuito de construir a sua Praça de Esportes.
O Rio conseguiu o seu campo na Rua Guanabara, esquina da do Paysandú, graças aos esforços tanto da diretoria como dos sócios em geral. Apesar dessa afirmação da matéria, acredito que na realidade, o Rio F.B.C. fez alguma parceria com o Fluminense Football Club, pois esse endereço correspondia ao Tricolor das Laranjeiras.
Harold Cox era irmão de Oscar Cox
Um dos fundadores do Rio F.B.C., Haroldo Cox era filho de um cidadão inglês vice-cônsul da Inglaterra no Equador e irmão de Oscar Cox, que três dias depois (do surgimento do Rio F.B.C.) ajudou a fundar o Fluminense Football Club. Então, tempos depois, os dois irmãos resolveram fazer de forma oficial a estreia das duas agremiações e marcaram a data para a peleja: 19/10/1902.
Fluminense Football Club x Rio F.B.C. – 1º jogo da história do Tricolor!
No dia do jogo, uma matéria no Correio da Manhã, destacava o encontro: “Para assistir esta emocionante prova recebemos amável convite assignado pelos directores srs. Mario Rocha e dr. Domingos Moitinho.
Três meses e um dia depois da sua fundação, o Rio Foot-Ball Club entrou para a história do futebol carioca e brasileiro, pois foi o 1º time que enfrentou o Fluminense Football Club, no domingo, às 16 horas (de Brasília), dia 19 de outubro de 1902, na Praça de Esportes, da Rua Payssandu, em Laranjeiras.
Na ocasião, o Tricolor das Laranjeiras goleou o Rio F.B.C. pelo elástico placar de 8 a 0. Os gols da peleja foram assinalados por Horácio Costa Santos, três vezes; Heráclito Vasconcellos, em duas oportunidades; Félix Frias, Eurico de Moraes e Adolpho Simonsen um tento cada.
O curioso foi que oito dias antes da partida, uma pequena nota no Jornal do Brasil(sábado do dia 11 de outubro de 1902), descreveu que o Rio F.B.C. estava se preparando para a peleja: “Logo que o Rio Foot-Ball Club completar o seu team, consta-nos que desafiará o Fluminense Foot-Ball Club”.
O segundo jogo do Fluminense aconteceu no domingo seguinte (26/10/1902), diante do Paysandu Cricket Club, na Praça de Esportes, da Rua Payssandu, em Laranjeiras. O Tricolor, desperdiçou dois pênaltis – defendido pelo arqueiro Harrison, acabou derrotado por 3 a 0. Os gols foram de K. Robinson, duas vezes, e R. Brenton completou o placar.
FLUMINENSE F.B.C (RJ) 8 X 0 RIO F.B.C. (RJ)
LOCAL
Estádio da Rua Payssandu, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio (RJ)
CARATER
Amistoso Estadual
DATA
Domingo, do dia 19 de outubro de 1902
HORÁRIO
16 horas (de Brasília)
PÚBLICO
Entrada Franca
ÁRBITRO
Louis Nóbrega Junior
AUXILIARES
J. Rocha Lima e Dr. Domingos Moitinho
FLUMINENSE
Americo Couto (Goal-keeper); Victor Etchegaray (full-bocks) e Mario Frias (holf-bocks); Walter Schubak, Oscar Cox e Mario Rocha (holf-bocks); Félix Frias, Heráclito Vasconcellos, Horácio Costa Santos, Eurico Moraes e Adolpho Simonsen (forwards).
RIO F.B.C.
R. Belfort (Goal-keeper); T. Mackintosh e H. Palm (full-bocks); B. Lockhost, Alvarenga Senior e D. Croik (holf-bocks); T. Pereira, Alvarenga Junior, H. Brenton, J. Stewart e A. Cerqueira (forwards).
GOLS
Horácio Costa Santos aos 5 minutos (Flu); Adolpho Simonsen aos 12 minutos (Flu); Heráclito Vasconcellos aos 20 minutos (Flu); Félix Frias aos 32 minutos (Flu), no 1º Tempo. Eurico de Moraes aos 8 minutos (Flu); Horácio Costa Santos aos 16 e 23 minutos (Flu); Heráclito Vasconcellos aos 28 minutos (Flu), no 2º Tempo.
Amistosos
Em 1903, o club jogou somente um jogo contra o Internacional Sport Club, vencendo pelo placar de 3 a 1. Em 1904, o Rio disputou dois jogos contra o Internacional Football Club. Vencendo um e sendo derrotado no outro.
Em pouco tempo depois jogou com Carioca Foot-Ball Club, do bairro de Botafogo, perdendo por 4 a 1. Uma das causas dessa derrota foi que o time estav2a desfalcado de dos jogadores.
Uniforme inglês
O club encomendou na Inglaterra o seu uniforme completo, que consta de camisa branca com monograma bordado a cores preta e roxa, bonet e faixas da mesma cor. As referidas cores branca, preta e roxa de tom violáceo, são ainda usadas e pertencem bem ao seu altivo pavilhão.
Em 1905, o Rio Fot ball Club tornou-se uma time forte e adquiriu bons reforços como: M. Simonsen, R. Brancante, Alberto Borgerth, A. de Almeida, D. Amaral, H. Peixoto, F. Figueira, A, Antunes e outros. Contra o Carioca, também um adversário forte, empenhou-se nos jogos vencendo em dois e empatando dois.
Em março de 1905 foi definido a Diretoria para os dois próximos anos, formado pelos seguintes membros:
Um fato curioso é que nos próximos anos (1905-07) foram encontrados, algumas notas no qual o clube realizavam treinos, no campo do Fluminense Football Club, e jogos-treinos contra o Tricolor das Laranjeiras, demonstrando que a relação de ambos era da mais alta fidalguia.
Em 1906, no começo da temporada jogou contra o Humaytá, mas a partida nã não terminou, porque o adversário desistiu, depois do Rio ter marcado o primeiro gol. Em seguida, jogou contra o Brasil Foot-BallClub: derrotando-o por 5 a 1; contra o Gymnasio, do qual goleou por incríveis 10 a 0; contra o Carioca Football Club, derrotando-o por 5 a 2.
Grandes goleadas
Disputou depois contra o Ypiranga, infringindo uma inapelável goleada de 15 a 0; poucos dias após contra o Cattete levando-o de vencida por 3 a 0; e encerrou a sua brilhante temporada, no sábado dia 3 de novembro de 1906, goleando novamente o Cattete peplo placar de 10 a 1. O 2º Team também jogou na estação de 1906, com dois jogos e duas vitórias diante do Carioca (2 a 0) e contra o Guanabara (1 a 0).
Os jogadores que mais se destacaram na temporada foram: F. da Silveira, Mario Rezende, A. Antunes, A. Barreto, Brancente, Simonsen, Alair, Décio, Figueira, Arminio Motta, Alberto Borgerth, A. Almeida, W. Silva, Harold Cox, M. Campello, Η Peixoto, F. Loup, C. Smart, O. Ferreira, H. Rezende, J. Ayrosa, A. Bartholomeu, L. Bartholomeu, J. Paes Leme, Armando Dutra e Leoncio de Carvalho.
O 1º Team jogou, na temporada de 1906, 10 jogos, vencendo em todos; marcando 52 gols e sofrendo apenas cinco. Os artilheiros foram H. Peixoto, F. Loup e Armande de Almeida; cada um tendo assinalado mais de 10 gols.
Rio F.B.C. ajudou a fundar a União Sportiva Fluminense
No domingo, às 16 horas, do dia 5 de Maio de 1907, em amistoso, o Rio enfrentou o Cattete, no campo do Cattete, na Escola Militar. O 1º Team escalado foi: F. da Silveira; F. Lopes e Simonsen; A. Borgeth, A. Oliveira e C. Menezes; H. Peixoto, F. Loup, G. Carvalho, M. Campello e F. Mattos. Reservas:A. Valente, L. Bartholomeu, J. Paes Leme e Adolpho Nery.
Na preliminar, às 14 horas, as duas equipes também se enfrentam nos Segundos Team. O Rio estava assim escalado: M. Rezende (Cap.); D. Amaral e A. Gomes de Castro; H. Cox, W. Silva e G. Agese; M. Lopes, J. de Castro, A. Bartholomeu.
Por iniciativa do Rio Foot-Ball Club foi fundado na quarta-feira, do dia 08 de Maio de 1907, a União Sportiva Fluminense (USF), comSede ficava na Rua Paysandu, n° 40, no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio/RJ. O Cattete Football Club e Bahia Football Club também estiveram presentes e filiados.
A 1ª Diretoria da União Sportiva Fluminense (USF) foi composta pelos seguintes membros:
Presidente –Luiz Costa Carvalho;
Secretário – Emmanuel de Almeida Sodré;
Thesoureiro – Oswaldo Palhares.
Pela 3ª rodada do Campeonato da União Sportiva Fluminense (USF), no domingo, do dia 14 de Julho de 1907, O Rio Foot-Ball Club derrotou o Sport Club José Floriano, de Copacabana, pelo placar de 2 a 1, nos Primeiros Team e 4 a 0, nos Segundos Team.
O Rio liderava nos Primeiros Team ao lado Cattete com 4 pontos(três jogos, com duas vitórias e uma derrota; marcando seis gols e sofrendo quatro). E, nos Segundos Team, o Rio liderava isolado com seis pontos: três vitórias em três jogos; marcando oito gols sem sofrer nenhum.
No entanto, o Rio F.B.C. e o Carioca Football Club, do bairro de Botafogo (não confundir com o homônimo e tradicional do Jardim Botânico) abandonaram a competição.
Não se sabe oficialmente o motivo do abandono, mas talvez tenha relação com a partida entre as duas equipes quando aconteceu uma briga generalizada, que ganhou repercussão em parte da imprensa.
A briga aconteceu uma vez que o Rio era quase uma filial do Fluminense, enquanto o Carioca era uma filial do Botafogo F.C. Devido a rivalidade, na época, os jogadores acabaram indo às vias de fato.
Alberto Borgerth ajudou a montar o futebol no C.R. Flamengo
Apesar do começo trincado, a relação entre o Rio Foot-Bball Club e Fluminense Football Club ao longo do tempo estreita. Muitos sócios frequentavam as duas agremiações de forma harmoniosa.
No final, o Rio F.B.C. passou a ser um “Clube Satélite” do Tricolor, onde possuia uma equipe juvenil de sócios do Fluminense que passavam a jogar nessa equipe. Nessa leva de jovens atletas, um em especial: Alberto Borgerth.
Nascido no Rio de Janeiro/RJ, em 03 de dezembro de 1892, Borgerth começou no futebol do Rio F.B.C. em 1905, aos 13 anos. No ano seguinte (1906), acumulou o futebol com o Remo, no Flamengo.
Em 1910, aos 18 anos, começou a jogar no primeiro time do Fluminense, sagrando-se campeão carioca em 1911. No final de 1911, por causa de um desentendimento interno no clube, do qual foi pivô, passou para o Flamengo, que não tinha seção de desportos terrestres e fundou o Departamento de futebol.
Fez o seu 1º jogo, na sexta-feira, do dia 03 de maio de 1912, na sonora goleada imposta pelo Flamengo ao Mangueira pelo placar de 15 a 2, no Estádio da Campos Salles, no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio. Jogou no Flamengo até 1916, marcando um total de 27 gols.
Sedes sociais
Em 1902, a sua 1ª Sede (provisória, onde ficava a Federação Brasileira das Sociedades de Remo) ficava na Rua Evaristo da Veiga, nº 74, no Centro do Rio (RJ). Até o clube definir a sua Sede na Rua Dona Mariana, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, alguns imóveis serviram de “casa”. Em 1907, dois endereços: no 1º semestre estava na Rua São Clemente, nº 140,em Botafogo, na Zona Sul do Rio; e no 2º semestre na Rua Paysandu, nº 40, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Em 1908, na Avenida Central, 183/ Sobrado, no Centro.
Homônimos
Vários times, possuindo um senso de “originalidade extrema” resolveram fundar com o mesmo nome. Como por exemplo, o Rio Football Club, fundado no domingo, do dia 19 de maio de 1912, no bairro da Lapa, na região central do Rio. Em junho de 1912, agremiação denominada Curso Anexo Football Club, mudou o nome para o Rio Football Club.
Algumas formações:
Time base de 1902 (1º Team):R. Belfort; T. Mackintosh e H. Palm; B. Lockhost, Alvarenga Senior e D. Croik; T. Pereira, Alvarenga Junior, H. Brenton, J. Stewart e A. Cerqueira.
Time base de 1905 (1º Team):Mario Rezende; F. Ramos (Cap.) e A. Borgeth; O. Trompowsky, J. Paes Leme e Alberto Borgerth, Sabino Antunes, Godofredo Sylvio Rocha, Mario Campello e Alair Antunes.
Time base de 1905 (2º Team):Adolpho Nery; Renato Machado e Harold Cox; Jorge Dodsworth, Antônio de Araujo e Armando de Almeida; Francisco Loup, Jonas Cunha (Cap.), Brigard Biunt, Armando Savio e D. Dodsworth.
Time base de 1907 (2º Team):Mario Rezende (Cap.); D. Amaral e A. Gomes de Castro; H. Cox, W. Silva e G. Agese; M. Lopes, J. de Castro, A. Bartholomeu.
COLABOROU: Auriel de Almeida
Estatuto: Acervo de Gerson Rodrigues
FONTES: A Notícia (RJ) – Correio da Manhã (RJ) – Gazeta de Notícias (RJ) – Jornal do Brasil (RJ) – Revista da Semana (RJ) – Semana Sportiva (RJ)
RAIO-X de todas as partidas do Grêmio contra Seleções nacionais, ao longo de sua história (1911-2024)
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense ao longo da sua história já entrou em campo para enfrentar seleções nacionais em 54 oportunidades. E, os números são favoráveis ao Tricolor Gaúcho, com um aproveitamento de 42,6% de vitórias: foram 23 vitórias (42,6%), 19 empates (35,2%) e 12 derrotas (22,2%); marcando 82 gols (média de 1,5 gol por partidas), sofrendo 65 tentos (média de 1,2 gol por partidas) e um saldo positivo de 17 gols.
Nesse percurso, o Grêmio teve como melhor desempenho uma invencibilidade de 14 jogos (1982-1993); enquanto a pior performance foi um jejum sem vitórias de seis partidas (1969-1980)
ANOS
CLUBE
RE
SUL
TADOS
PAÍSES
1911
Grêmio
0
X
3
Uruguai
1916
Grêmio
2
X
1
Federação Atlética do Uruguai
1949
Grêmio
2
X
1
Guatemala
1949
Grêmio
2
X
0
Guatemala
1949
Grêmio
5
X
3
Guatemala
1949
Grêmio
4
X
0
Guatemala
1949
Grêmio
1
X
1
Guatemala
1949
Grêmio
4
X
1
El Salvador
1949
Grêmio
4
X
0
El Salvador
1949
Grêmio
2
X
1
Honduras
1949
Grêmio
5
X
0
Costa Rica
1953
Grêmio
3
X
3
México
1956
Grêmio
0
X
0
Argentina
1959
Grêmio
1
X
1
Uruguai
1959
Grêmio
0
X
2
Argentina
1961
Grêmio
1
X
0
Grécia
1961
Grêmio
1
X
2
Bulgária
1961
Grêmio
0
X
2
União Soviética (URSS)
1962
Grêmio
0
X
1
Bulgária
1962
Grêmio
0
X
4
Bulgária
1962
Grêmio
5
X
2
Romênia
1962
Grêmio
1
X
5
União Soviética (URSS)
1962
Grêmio
0
X
3
União Soviética (URSS)
1966
Grêmio
2
X
0
União Soviética (URSS)
1968
Grêmio
1
X
1
Romênia
1969
Grêmio
1
X
0
Hungria
1969
Grêmio
0
X
3
Peru
1969
Grêmio
1
X
1
Peru
1975
Grêmio
0
X
1
Uruguai
1976
Grêmio
2
X
2
Uruguai
1977
Grêmio
1
X
1
Uruguai
1980
Grêmio
1
X
1
Uruguai
1981
Grêmio
3
X
2
El Salvador
1981
Grêmio
2
X
0
Honduras
1982
Grêmio
0
X
0
Peru
1982
Grêmio
0
X
2
Honduras
1982
Grêmio
1
X
1
El Salvador
1982
Grêmio
2
X
1
El Salvador
1984
Grêmio
1
X
0
Argélia
1985
Grêmio
0
X
0
Peru
1985
Grêmio
2
X
2
Peru
1985
Grêmio
3
X
2
Bolívia
1985
Grêmio
1
X
1
Honduras
1985
Grêmio
4
X
1
Honduras
1988
Grêmio
2
X
0
Honduras
1988
Grêmio
2
X
0
Honduras
1988
Grêmio
2
X
2
Costa Rica
1992
Grêmio
1
X
1
Guatemala
1992
Grêmio
1
X
1
Honduras
1992
Grêmio
1
X
1
Honduras
1993
Grêmio
1
X
0
Irã
1993
Grêmio
0
X
2
Irã
1994
Grêmio
1
X
0
Tailândia
1994
Grêmio
0
X
0
Nigéria
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense também enfrentou Combinados Internacionais, com um excelente aproveitamento de 71,4% de vitórias. Foram sete jogos, com cinco vitórias (71,4%), um empate (14,3%) e uma derrota (14,3%); 22 gols pró (média de 3,1 gols por partidas), cinco tentos contra (média de 0,7 gol por partidas) e um saldo de 17 gols.
ANOS
CLUBE
RE
SUL
TADOS
PAÍSES
1955
Grêmio
7
X
0
Sel. Payssandu
1961
Grêmio
0
X
2
Silésia
1961
Grêmio
1
X
1
Cracóvia
1962
Grêmio
2
X
1
Macedônia
1962
Grêmio
1
X
0
Macedônia
1981
Grêmio
4
X
0
Sel. Maldonado
1981
Grêmio
7
X
1
Sel. Tegucigalpa
Ao todo, somando essas duas listas (Seleções nacionais e combinados internacionais), o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense realizou 61 jogos, com 28 vitórias (45,9%), 20 empates (32,8%) e 13 derrotas (21,3%); marcando 104 gols (média de 1,7 gol por partidas), sofrendo 70 tentos (média de 1,2 gol por partidas) e um saldo positivo de 34 gols.
O “Clássico do Rio Negro“! Assim é conhecido no continente Sul-americano o jogo entre aSeleção Brasileira e o Uruguai, com 104 anos de grandes partidas, com diversos ingredientes como suor, sangue, lágrimas e emoções.
Uniforme pelo Brasil utilizado em 1916
Uniforme pelo Uruguai utilizado em 1916
Ao longo da história (contando com a vitória do Brasil por 2 a 0, nesta noite, em 17/11/2020, em Montevidéu), foram 77 jogos, com 37 vitórias para o Brasil, com 20 empates e 20 derrotas; 138 gols pró, 97 tentos contra; um saldo pomposo de 41 gols.
Sem nenhuma dúvida, é um dos maiores clássicos do futebol mundial. Tanto a Seleção Canarinhoquanto La Celeste Olímpica são campeãs mundiais, campeãs sul-americana e campeões olímpicas, formados por jogadores renomados e campeões por todo o mundo, como Pelé, Schiaffino, Garrincha, Francescoli, Jairzinho, Álvaro Recoba, Nílton Santos, Diego Forlán e Luis Suárez, entre tantos outros craques.
A Seleção Uruguaia dominou o mundo na década de 1920 tendo suplantado às grandes moldes por ter sido a primeira seleção com futebol técnico e categoria, em vez do futebol de cruzamentos e chutões que dominava a Europa.
Já a Seleção Brasileira foi o que melhor dominou a arte do Esporte Bretão, levando à mestria o futebol técnico, o chamado Futebol-Arte, que valendo-se da categoria, improvisação, gingas e dribles, priorizava o ofensivo e o ataque.
O futebol brasileiro reencontrou seu auge após a Copa do Mundo de 1994, voltando a ser o mais temido e reverenciado do planeta. O Futebol uruguaio entrou em decadência na Década de 1990, porém nós últimos anos tem voltado ao seu auge sobretudo devido a ótima campanha na Copa do Mundo de 2010 e o título conquistado na Copa América de 2011, continuando a ser grande e respeitado, prosseguindo uma história de muita rivalidade com o Brasil, cheia de decisões, brigas, craques e gols, muitos gols.
Abaixo a ficha-técnicado Primeiro jogo entre as duas seleções, que aconteceu no domingo, do dia 12 de Julho de 1916, válido pelo1º Campeonato Sul-Americano de futebol, realizado na Argentina. O Uruguaivenceu, de virada, por 2 a 1.
BRASIL 1 x 2 URUGUAI
DATA
Estádio do Club Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires (ARG)
CARÁTER
Campeonato Sul-Americano de 1916
DATA
Domingo, do dia 12 de julho de 1916
PÚBLICO
20 mil pagantes
ÁRBITRO
Carlos Fanta (Chile)
BRASIL
Casemiro, Orlando Pires e Nery; Lagreca, Sidney Pullen e Galo; Luiz Menezes, Alencar, Friedenreich, Mimi Sodré e Arnaldo. Ground Committeé: Joaquim de Souza Ribeiro, Benedicto Montenegro, Mário Sérgio Cardim e Sylvio Lagreca (capitão).
URUGUAI
Saporiti; Varela e Foglino; Germán Pacheco, Delgado e Vanzzino; Somma, Tognola, Pendibene, Gradín e Romano. Técnico: Jorge Germán Pacheco.
GOLS
Friedenreich, aos 16 minutos (Brasil), no 1º Tempo. Gradin, aos 16 minutos (Uruguai); Tognola, aos 30 minutos (Uruguai),no 2º Tempo.
Menos de uma semana depois, em amistoso, as duas seleções voltaram a se enfrentar. No sábado, do dia 18 de Julho de 1916, oUruguairecebeu aSeleção Brasileira, em Montevidéu (URU). Dessa vez, o selecionado Canarinho venceu pelo placar de 1 a 0, gol deMimi Sodré(então, jogador do Botafogo Football Club). Abaixo a ficha-técnicado Segundo jogoentre as duas seleções e a 1ª vitória do Brasil.
URUGUAI 0 x 1 BRASIL
LOCAL
Estádio Parque Central, em Montevidéu (URU)
CARÁTER
Amistoso em 1916
DATA
Sábado, do dia 18 de julho de 1916
PÚBLICO
8 mil pagantes
ÁRBITRO
Carlos Fanta (Chile)
BRASIL
Marcos de Mendonça, Osny e Carlito; Amílcar, Lagreca e Facchini; Luiz Menezes, Alencar, Friedenreich, Mimi Sodré e Arnaldo. Ground Committeé: Joaquim de Souza Ribeiro, Benedicto Montenegro, Mário Sérgio Cardim e Sylvio Lagreca (capitão).
URUGUAI
Castro; Urdinarán e Foglino; Olivieri, Harley e Pascuariello; Pérez, Dacal, Broncini, Scarone e Bracchi. Técnico: Juan Harley (capitão).
Mixto x Luverdense se enfrentam desde 2004, ano em que a equipe de Lucas do Rio Verde foi fundada. Em toda a história foram 42 confrontos e o Luverdense leva vantagem. Abaixo a relação dos jogos:
Mixto Esporte Clube e Clube Esportivo Dom Bosco, são os dois times em atividade mais antigos de Cuiabá. As duas equipes se enfrentam há mais de 80 anos (desde 1936) e fazem o chamado Clássico Vovô do futebol de Mato Grosso. Confira abaixo a relação completa dos jogos entres eles:
Data
Validade
Local
01.11.1936
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
04.07.1937
Mixto
3
x
3
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
01.11.1937
Mixto
4
x
3
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
24.08.1941
Mixto
2
x
4
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
05.10.1941
Mixto
1
x
11
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
08.02.1942
Mixto
1
x
3
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
14.06.1942
Mixto
2
x
3
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
29.11.1942
Mixto
7
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
31.01.1943
Mixto
5
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
01.05.1943
Mixto
3
x
3
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
04.07.1943
Mixto
2
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
27.02.1944
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
20.08.1944
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
27.05.1945
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Taça São Cristóvão
Cuiabá
18.07.1945
Mixto
1
x
3
Dom Bosco
Taça São Cristóvão
Cuiabá
01.06.1947
Mixto
5
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
13.06.1947
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
27.07.1947
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
01.01.1948
Mixto
4
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano de 1947
Cuiabá
28.03.1948
Mixto
1
x
4
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
06.06.1948
Mixto
6
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
29.08.1948
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Taça Ângelo Maiolino
Cuiabá
19.12.1948
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
24.04.1949
Mixto
2
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
14.08.1949
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
02.07.1950
Mixto
6
x
3
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
08.10.1950
Mixto
3
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
20.05.1951
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
22.07.1951
Mixto
3
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
12.08.1951
Mixto
4
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
07.09.1952
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
09.11.1952
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
18.01.1953
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Torneio Relâmpago
Cuiabá
24.05.1953
Mixto
4
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
09.08.1953
Mixto
3
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
02.05.1954
Mixto
2
x
3
Dom Bosco
Torneio Relâmpago
Cuiabá
15.08.1954
Mixto
3
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
12.09.1954
Mixto
5
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
07.09.1956
Mixto
8
x
3
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
10.03.1957
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano 1956
Cuiabá
22.09.1957
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
22.12.1957
Mixto
3
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
09.03.1958
Mixto
1
x
5
Dom Bosco
Copa Eldorado
Cuiabá
13.04.1958
Mixto
3
x
2
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
15.06.1958
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
21.09.1958
Mixto
1
x
4
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
22.02.1959
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano 1958
Cuiabá
13.09.1959
Mixto
4
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
13.03.1960
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano 1959
Cuiabá
22.05.1960
Mixto
0
x
3
Dom Bosco
Copa Voz do Oeste
Cuiabá
28.08.1960
Mixto
3
x
3
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
23.10.1960
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
15.11.1960
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Taça Prof. Ramos de Freitas
Cuiabá
30.01.1961
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Torneio Quadrangular
Cuiabá
05.03.1961
Mixto
1
x
3
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano 1960
Cuiabá
16.04.1961
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano 1960
Cuiabá
26.07.1961
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Torneio Mestre Balbino do Espirito Santo
Cuiabá
26.11.1961
Mixto
2
x
4
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
??.03.1962
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano 1961
Cuiabá
01.07.1962
Mixto
3
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
25.11.1962
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
20.01.1963
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
12.05.1963
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano 1962
Cuiabá
10.07.1963
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Torneio Relâmpago
Cuiabá
24.11.1963
Mixto
0
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
26.01.1964
Mixto
1
x
3
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano 1963
Cuiabá
17.05.1964
Mixto
4
x
2
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
09.08.1964
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
20.09.1964
Mixto
3
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
12.12.1964
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
28.03.1965
Mixto
3
x
3
Dom Bosco
Torneio Fonte Luminosa
Cuiabá
18.07.1965
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
31.10.1965
Mixto
4
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
05.12.1965
Mixto
2
x
2
Dom Bosco
Torneio Piratininga
Cuiabá
17.07.1966
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
15.08.1966
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
04.12.1966
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
19.03.1967
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
29.10.1967
Mixto
3
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
10.03.1968
Mixto
3
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano 1967
Cuiabá
14.04.1968
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Quadrangular da APAE
Cuiabá
02.06.1968
Mixto
2
x
3
Dom Bosco
Quadrangular da APAE
Cuiabá
28.07.1968
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
24.11.1968
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
28.03.1969
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
20.04.1969
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Quadrangular Bento Lobo
Cuiabá
15.06.1969
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
24.08.1969
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
14.09.1969
Mixto
2
x
2
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
21.09.1969
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
25.09.1969
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
05.04.1970
Mixto
0
x
1
Dom Bosco
Copa Cuiabá
Cuiabá
12.04.1970
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Copa Cuiabá
Cuiabá
24.05.1970
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
04.10.1970
Mixto
4
x
4
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
25.10.1970
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
20.12.1970
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
28.03.1971
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
23.05.1971
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Copa Cuiabá
Cuiabá
29.07.1971
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Seletiva para o Brasileiro 2º Divisão
Cuiabá
07.09.1971
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
31.10.1971
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
06.02.1972
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
02.04.1972
Mixto
0
x
2
Dom Bosco
Copa Cuiabá
Cuiabá
23.06.1972
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
16.07.1972
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
03.09.1972
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Torneio Sesquicentenário
Cuiabá
01.10.1972
Mixto
0
x
5
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
12.11.1972
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
15.11.1972
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
19.11.1972
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
26.11.1972
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Cuiabano
Cuiabá
28.02.1973
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
04.04.1973
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
15.04.1973
Mixto
0
x
2
Dom Bosco
Torneio Integração
Cuiabá
09.09.1973
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Torneio Presidente Medici
Cuiabá
16.09.1973
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Copa Cuiabá
Cuiabá
25.11.1973
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
06.12.1973
Mixto
0
x
2
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
09.12.1973
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
03.02.1974
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Torneio Agripino Bonilha Filho
Cuiabá
31.03.1974
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense 1973
Cuiabá
09.06.1974
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense 1973
Cuiabá
13.10.1974
Mixto
0
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
17.11.1974
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Torneio Proclamação da República
Cuiabá
19.01.1975
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
13.04.1975
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense 74
Cuiabá
01.06.1975
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
15.06.1975
Mixto
0
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
22.06.1975
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Torneio Maria Ligia Borges Garcia
Cuiabá
06.07.1975
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
27.07.1975
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
09.11.1975
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Torneio Incentivo
Cuiabá
30.11.1975
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Quadrangular da Amizade
Cuiabá
01.02.1976
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Copa Cuiabá
Cuiabá
08.04.1976
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Quadrangular Cidade de Cuiabá
Cuiabá
18.04.1976
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
02.05.1976
Mixto
0
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
10.06.1976
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
15.06.1976
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Seletiva Campeonato Brasileiro
Cuiabá
17.07.1976
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
14.08.1976
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
10.02.1977
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
13.02.1977
Mixto
3
x
2
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
21.04.1977
Mixto
0
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
04.06.1977
Mixto
0
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
09.07.1977
Mixto
2
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
10.08.1977
Mixto
0
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
03.09.1977
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Torneio da Independência
Cuiabá
21.09.1977
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Seletiva para o Brasileiro
Cuiabá
28.09.1977
Mixto
1
x
3
Dom Bosco
Seletiva para o Brasileiro
Cuiabá
19.03.1978
Mixto
0
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
16.04.1978
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Brasileiro
Cuiabá
14.10.1978
Mixto
0
x
3
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
02.12.1978
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
11.02.1979
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense 78
Cuiabá
07.03.1979
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense 78
Cuiabá
08.04.1979
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Taça 08 de abril
Cuiabá
10.05.1979
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Troféu Imprensa
Cuiabá
24.05.1979
Mixto
1
x
4
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
17.06.1979
Mixto
2
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
08.07.1979
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
05.08.1979
Mixto
2
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
26.08.1979
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
21.05.1980
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
04.07.1980
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
03.08.1980
Mixto
4
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
07.09.1980
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
28.09.1980
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
19.10.1980
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
21.02.1981
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
14.06.1981
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
28.06.1981
Mixto
4
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
02.08.1981
Mixto
3
x
4
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
30.08.1981
Mixto
5
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
02.09.1981
Mixto
3
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
27.09.1981
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
07.10.1981
Mixto
6
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
29.10.1981
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
07.11.1981
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
18.04.1982
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
20.05.1982
Mixto
4
x
4
Dom Bosco
Taça Giulite Coutinho
Cuiabá
05.09.1982
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
18.09.1982
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
22.09.1982
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
27.10.1982
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
03.11.1982
Mixto
7
x
2
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
26.05.1983
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Copa Governador
Cuiabá
26.06.1983
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
23.10.1983
Mixto
5
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
29.04.1984
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Torneio de Vilhena
Vilhena (RO)
28.06.1984
Mixto
0
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
19.07.1984
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
04.08.1984
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
08.09.1984
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
21.10.1984
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
22.06.1985
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
04.08.1985
Mixto
0
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
18.09.1985
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
27.10.1985
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
24.11.1985
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
18.03.1986
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Quadrangular Ranulfo Paes de Barros
Cuiabá
01.05.1986
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
11.05.1986
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
21.05.1986
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
19.06.1986
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
13.07.1986
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
24.07.1986
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
26.02.1987
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
15.03.1987
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
03.05.1987
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
24.06.1987
Mixto
2
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
04.07.1987
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
02.08.1987
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Copa Cáceres
Cáceres (MT)
01.05.1988
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
12.06.1988
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
15.03.1989
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
09.04.1989
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
14.05.1989
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
11.06.1989
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
09.07.1989
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
02.08.1989
Mixto
2
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
18.08.1989
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
16.09.1989
Mixto
0
x
2
Dom Bosco
Campeonato Brasileiro Série B
Cuiabá
13.10.1989
Mixto
3
x
0
Dom Bosco
Campeonato Brasileiro Série B
Cuiabá
26.11.1989
Mixto
2
x
3
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
01.04.1990
Mixto
2
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
22.04.1990
Mixto
0
x
3
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
12.05.1990
Mixto
1
x
4
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
27.05.1990
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
13.04.1991
Mixto
1
x
2
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
15.04.1992
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Amistoso
Cuiabá
14.06.1992
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
18.07.1992
Mixto
2
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
16.08.1992
Mixto
2
x
3
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
20.09.1992
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
13.06.1993
Mixto
4
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
01.07.1993
Mixto
3
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
15.05.1994
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
22.05.1994
Mixto
0
x
3
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
31.05.1994
Mixto
0
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
21.04.1996
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
19.05.1996
Mixto
0
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
18.05.1997
Mixto
0
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
05.07.1997
Mixto
5
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
11.03.2001
Mixto
3
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
06.05.2001
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
09.02.2003
Mixto
1
x
4
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
19.03.2003
Mixto
2
x
4
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
04.04.2004
Mixto
4
x
3
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
28.04.2004
Mixto
4
x
2
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
09.05.2004
Mixto
4
x
4
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
29.03.2007
Mixto
2
x
1
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
12.04.2007
Mixto
6
x
3
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
05.08.2007
Mixto
1
x
0
Dom Bosco
Copa Mato Grosso
Cuiabá
12.09.2007
Mixto
3
x
0
Dom Bosco
Copa Mato Grosso
Cuiabá
05.10.2015
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Copa FMF
Cuiabá
08.11.2015
Mixto
0
x
6
Dom Bosco
Copa FMF
Cuiabá
28.10.2016
Mixto
1
x
1
Dom Bosco
Copa FMF
Cuiabá
14.11.2016
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Copa FMF
Cuiabá
11.11.2017
Mixto
0
x
0
Dom Bosco
Copa FMF
Cuiabá
15.11.2017
Mixto
0
x
4
Dom Bosco
Copa FMF
Cuiabá
10.02.2018
Mixto
2
x
3
Dom Bosco
Campeonato Mato-grossense
Cuiabá
Fonte: Jornal O Estado de Mato Grosso/Diário de Cuiabá/A Gazeta/Reminiscências do Futebol Cuiabano/Arquivo Pessoal
União Esporte Clube e Sinop Futebol Clube fazem o clássico Norte-Sul de Mato Grosso. As duas equipes se enfrentam desde 1989, quando o Sinop participou pela primeira vez do Campeonato Mato-grossense e ao longo da história foram 41 jogos disputados, com uma ligeira vantagem para o União que venceu 15, enquanto o Sinop outras 13 e houve 13 empates. Confira abaixo a relação dos confrontos oficiais entres as duas equipes:
Data
Validade
Local
11.06.1989
Sinop
0
x
0
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
29.06.1989
União
1
x
0
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
24.07.1991
União
0
x
0
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
25.08.1991
Sinop
0
x
2
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
29.09.1991
União
2
x
1
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
03.11.1991
Sinop
2
x
1
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
23.08.1992
União
1
x
0
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
26.09.1992
Sinop
1
x
0
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
25.10.1992
União
0
x
0
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
07.11.1992
Sinop
1
x
2
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
19.03.1995
União
3
x
2
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
13.05.1995
Sinop
4
x
1
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
08.07.1995
União
1
x
0
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
19.07.1995
Sinop
2
x
0
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
03.05.1997
União
1
x
2
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
01.06.1997
Sinop
1
x
3
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
28.03.1998
Sinop
1
x
1
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
12.04.1998
União
0
x
0
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
03.05.1998
União
0
x
0
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
10.05.1998
Sinop
2
x
1
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
06.06.1999
Sinop
1
x
0
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
20.06.1999
União
1
x
1
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
09.04.2000
Sinop
2
x
1
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
03.06.2000
União
1
x
1
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
21.06.2000
União
1
x
1
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
05.07.2000
Sinop
3
x
0
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
17.03.2001
Sinop
1
x
0
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
10.06.2001
União
0
x
2
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
04.05.2004
União
2
x
1
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
10.04.2007
Sinop
1
x
1
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
15.04.2007
União
0
x
0
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
23.09.2012
Sinop
3
x
1
União
Copa Mato Grosso
Sinop
21.10.2012
União
1
x
1
Sinop
Copa Mato Grosso
Rondonópolis
27.01.2013
União
4
x
0
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
10.03.2013
Sinop
0
x
1
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
15.11.2015
Sinop
2
x
2
União
Copa FMF
Sinop
22.11.2015
União
3
x
1
Sinop
Copa FMF
Rondonópolis
30.03.2016
Sinop
1
x
0
União
Campeonato Mato-grossense
Sinop
17.04.2016
União
1
x
0
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
01.10.2017
União
1
x
0
Sinop
Copa FMF
Rondonópolis
10.02.2018
União
2
x
1
Sinop
Campeonato Mato-grossense
Rondonópolis
Fonte: Jornal O Estado de Mato Grosso/Diário de Cuiabá/Jornal a Gazeta
Mixto e Operário de Campo Grande, na época em que Mato Grosso não era dividido, faziam um clássico envolvendo Cuiabá e Campo Grande. O primeiro confronto registrado ocorreu no dia 19 de abril de 1969, pelo Quadrangular Bento Lobo e o resultado foi um empate em 2 a 2. Depois foram mais 45 jogos entre as equipes. Confira abaixo:
DATA
VALIDADE
LOCAL
18.04.1969
Mixto
2
x
2
Operário (CG)
Quadrangular Bento Lobo
Cuiabá
22.04.1973
Mixto
2
x
1
Operário (CG)
Torneio Integração
Cuiabá
11.08.1973
Mixto
0
x
0
Operário (CG)
Amistoso
Cuiabá
30.09.1973
Mixto
1
x
1
Operário (CG)
Torneio Benedito Severo Gonçalves
Cuiabá
28.10.1973
Mixto
3
x
0
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Campo Grande
06.08.1974
Mixto
0
x
0
Operário (CG)
Amistoso
Cuiabá
24.08.1974
Mixto
0
x
0
Operário (CG)
Torneio Cidade Morena
Campo Grande
04.12.1974
Mixto
0
x
0
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Cuiabá
23.03.1975
Mixto
0
x
4
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense 74
Campo Grande
07.05.1975
Mixto
2
x
0
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Campo Grande
13.08.1975
Mixto
0
x
0
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Cuiabá
19.10.1975
Mixto
x
Operário (CG)
Amistoso
Campo Grande
03.07.1976
Mixto
1
x
1
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Cuiabá
25.07.1976
Mixto
0
x
2
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Campo Grande
18.08.1976
Mixto
1
x
1
Operário (CG)
Amistoso
Cuiabá
01.09.1976
Mixto
1
x
1
Operário (CG)
Campeonato Brasileiro
Cuiabá
21.11.1976
Mixto
1
x
2
Operário (CG)
Torneio Centro Oeste
Campo Grande
11.12.1976
Mixto
1
x
0
Operário (CG)
Torneio Centro Oeste
Cuiabá
14.12.1976
Mixto
1
x
0
Operário (CG)
Torneio Centro Oeste
Campo Grande
27.03.1977
Mixto
3
x
1
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Cuiabá
29.05.1977
Mixto
0
x
1
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Campo Grande
22.06.1977
Mixto
0
x
3
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Cuiabá
20.07.1977
Mixto
1
x
2
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Campo Grande
04.05.1978
Mixto
0
x
0
Operário (CG)
Campeonato Brasileiro
Cuiabá
22.10.1978
Mixto
1
x
2
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Cuiabá
12.11.1978
Mixto
0
x
4
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense
Campo Grande
04.02.1979
Mixto
0
x
3
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense 78
Campo Grande
11.03.1979
Mixto
2
x
2
Operário (CG)
Campeonato Matogrossense 78
Cuiabá
24.05.1981
Mixto
1
x
1
Operário (CG)
Quadrangular Frederico Campos
Cuiabá
20.01.1982
Mixto
1
x
2
Operário (CG)
Campeonato Brasileiro
Cuiabá
17.02.1982
Mixto
0
x
2
Operário (CG)
Campeonato Brasileiro
Campo Grande
27.06.1985
Mixto
2
x
0
Operário (CG)
Amistoso
Cuiabá
17.10.1987
Mixto
2
x
1
Operário (CG)
Brasileiro Módulo Branco
Cuiabá
12.11.1987
Mixto
1
x
0
Operário (CG)
Brasileiro Módulo Branco
Campo Grande
26.11.1987
Mixto
0
x
2
Operário (CG)
Brasileiro Módulo Branco
Campo Grande
29.11.1987
Mixto
2
x
2
Operário (CG)
Brasileiro Módulo Branco
Cuiabá
13.03.1988
Mixto
1
x
1
Operário (CG)
Amistoso
Cuiabá
07.08.1988
Mixto
1
x
1
Operário (CG)
Amistoso
Campo Grande
19.06.1990
Mixto
0
x
2
Operário (CG)
Copa do Brasil
Campo Grande
27.06.1990
Mixto
1
x
0
Operário (CG)
Copa do Brasil
Cuiabá
07.09.1996
Mixto
1
x
3
Operário (CG)
Campeonato Brasileiro Série C
Campo Grande
29.09.1996
Mixto
1
x
1
Operário (CG)
Campeonato Brasileiro Série C
Cuiabá
15.11.2007
Mixto
2
x
0
Operário (CG)
Amistoso
Campo Grande
08.12.2007
Mixto
6
x
1
Operário (CG)
Amistoso
Cuiabá
06.07.2008
Mixto
0
x
0
Operário (CG)
Campeonato Brasileiro Série C
Campo Grande
27.07.2008
Mixto
1
x
1
Operário (CG)
Campeonato Brasileiro Série C
Cuiabá
Obs: Não foi encontrado o resultado de 01 partida.
Fonte: Arquivo Pessoal e Julio Diogo