Arquivo da categoria: Estádios

Foto Histórica – Velódromo Paulista (São Paulo – SP) – 1902

Fonte: Gazeta Esportiva – SP

O Velódromo Paulista foi o primeiro estádio da capital paulista. Como o próprio nome diz, foi construído para a prática do ciclismo e posteriormente virou principal palco do futebol paulista. Ele foi desativado ao final do Campeonato Paulista de 1915. Ele localizava-se onde hoje se encontra a rua Nestor Pestana, no bairro da Consolação.

Foto Rara de 1919: Praça de Esportes do Sport Club Pelotas – Pelotas (RS)

FONTE: Illustração Pelotense (RS)

Onze Esporte Clube Recreativo – João Pessoa (PB): Uma edição na Segundona Estadual de 1969

O Onze Esporte Clube Recreativo é uma agremiação da cidade de João Pessoa (PB). O Alvirrubro foi Fundado no Sábado, do dia 06 de Julho de 1935. A sua Sede e o Estádio Agostinho Tomas de Oliveira, ficam localizados na Rua Dezenove de Março, nº 311, no Bairro do Roger, em João Pessoa.

Vista de cima do Estádio Agostinho Tomas de Oliveira

Na esfera profissional, o Onze Esporte Clube Recreativo teve uma participação no Campeonato Paraibano da Segunda Divisão de 1969, organizado pela Federação Paraibana de Futebol (PB). Após a experiência o clube retornou as disputas amadoras! Nos dias atuais, a sede e o campo ainda existe, porém sem relatos de que o clube ainda dispute competições municipais.

 

Onze ajudou a funda a Federação de Atletismo

A Federação Paraibana de Atletismo foi fundada no dia 30 de gosto de 1978, em reunião ocorrida na Federação Paraibana de Futebol, contando com a participação dos representantes dos clubes esportivos: Onze Esporte Clube Recreativo, Íbis Futebol Clube, Estrela do Mar Esporte Clube, Botafogo Futebol Clube, Esporte Clube Cabo Branco, Esporte Clube Cabo Branco, Guarani Esporte Clube Recreativo, Sociedade Esportiva Estudante, Associação Atlética Acadêmica e Campinense Clube.

FONTES: Google Maps – Empresas do Brasil – Rsss Brasil – Federação Paraibana de Atletismo 

Foto Histórica – Estádio do Maracanã – 1949

Interessante foto da construção do Estádio do Maracanã em 1949, vendo em primeiro plano o leito da Central do Brasil e em segundo plano as gigantescas obras do estádio.

Fonte: Gazeta Esportiva / SP