Arquivo da categoria: Santa Catarina

Liga Joinvilense de Desportos – Joinville (SC), existiu entre 1942 a 1955.

A LJD – Liga Joinvilense de Desportos (atual “Liga Joinvilense de Futebol”) é a entidade máxima da cidade de Joinville, localizado na região norte do estado de Santa Catarina.

Com uma população de 604.708 habitantes, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021, Joinville está a 180 km da capital Florianópolis.   

Breve história

Após um torneio realizado no campo do Cruzeiro, o senhor Alfredo Gresser reuniu alguns presidentes de clubes em sua residência e propôs uma nova reunião na sede do América Futebol Clube para criação de uma liga de futebol na cidade.

Seleção de Joinville que enfrentou amistosamente o Sport Recife/PE, e acabou derrotado por 5 a 3, no dia 25 de janeiro de 1942

A reunião aconteceu na quinta-feira, do dia 8 de agosto de 1935, porém, nada ficou decidido. Foi então marcado um novo encontro entre os dirigentes, no mesmo local, para na terça-feira, do dia 20 de agosto de 1935. Nascia assim a Associação Catarinense de Desportes (ACD). Empossando assim, a primeira diretoria, constituída por:

Presidente – Alfredo Gresser;

Vice-presidente – Salvador Soares;

Secretário geral – Frederico Schwarts;

1º secretário – Avelino P. R. Da Silva;

Dito – Alcino Maia;

Tesoureiro – Wlaislau Wittitz;

Dito – Oscar Fischer.

Após a reunião, a nova Liga começou a organizar a sua 1ª competição: o Torneio Início. Ele foi disputado no domingo, do dia 1º de setembro de 1935, com 6 equipes: Caxias, América, Cruzeiro, G.E. Joinville, Glória e São Luiz. O Caxias foi o campeão desse torneio.

Sucedendo o Torneio Início, aconteceram as disputas do primeiro campeonato organizado pela ACD, com a taça transitória. Esse troféu levava o mesmo nome da outra disputa nos campeonatos estaduais de 1927 até 1930 pela FCD (Federação Catarinense de Desportos) e que ficou em poder do Avaí.

Com uma boa equipe, o Caxias foi campeão estadual, pela ACD, enquanto o Figuerense ficou com o titulo pela FCD. É importante informar que em 1935, a ACD, que estava filiada a Federação Brasileira de Sports tinha relevância estadual e não meramente municipal.

ACD foi uma entidade paralela a FCD entre 1935 e 1936 tendo inclusive representado Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de 1935. No fim de 1936, houve a pacificação e a ACD passou a ser subordinada a FCD.

A estreia do Caxias na competição, aconteceu contra o Glória, de quem ganhou por 2 a 1. Em jogo disputado no domingo, do dia 27 de outubro de 1935, o Caxias derrotou o São Luiz por 2 a 0 e confirmou o seu primeiro título pela ACD.

Entidade altera a nomenclatura duas vezes num espaço de uma década

Na quarta-feira, do dia 13 de maio de 1942, a Associação Catarinense de Desportes (ACD) muda o nome para LJD (Liga Joinvilense de Desportos). Treze anos depois, nova mudança: na quinta-feira, do dia 10 de novembro de 1955, passou a se chamar: LJF (Liga Joinvilense de Futebol), que permanece até os dias atuais. A sua Sede atual fica localizado na Rua Nove de Março, nº 337/Salas 301 e 302, no Centro de Joinville/SC.

Colaborou: Cicero Urbanski Alves

FOTO: Sport Illustrado (RJ)

FONTES: Rsssf Brasil – Liga Joinvilense de Futebol

Seleção Mineira, com jogadores juiz-foranos, eliminou Santa Carina, no Brasileiro de 1960

A foto dessa postagem contém uma curiosidade interessante. A Seleção Mineira de futebol em 1960, foi representada pelos jogadores da Seleção da Liga de Juiz de Fora para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Football. O Jornal dos Sports fez uma nota sobre tal fato:

O Selecionado Mineiro, constituído dos cracks da Liga de Juiz de Fora, estará amanhã (segunda-feira, do dia 11 de janeiro de 1960) realizado um bom ‘test’ de suas possibilidades para intervir no Campeonato Brasileiro, dando combate à representação do Social, na cidade mineira de Santos Dumont. Os socialistas possuem um bom quadro e poderão opor série resistência, aos comandados de Soares Pais. Este, por sua vez, deverá experimentar a formação ideal do Scratch, para ver como se porta, na contenda”.

Selecionado Mineiro, fora de casa, surpreendem Catarinenses

EM PÉ (esquerda para a direita): Soares Pais (técnico), Klebis (América, de Barbacena), Faninho (Tupi, de Juiz de Fora), Aderbal (Olimpic, de Barbacena), Hélio (Tupinambás, de Juiz de Fora), Djalma (Sport, de Juiz de Fora) e Professor Ítalo (Preparador Físico).
AGACHADOS (esquerda para a direita): Odir (Sport, de Juiz de Fora), França (Tupi, de Juiz de Fora), Celinho (América, de Barbacena), Mauro, Jorge Onça (Tupi, de Juiz de Fora) e Toledo (Tupi, de Juiz de Fora).

Pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, na tarde de domingo, do dia 17 de janeiro de 1960, a Seleção Mineira fez bonito, e venceu a Seleção de Santa Catarina pelo placar de 1 a 0, no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis/SC.

Com o estádio superlotado, a renda girou em torno de 600 mil cruzeiros. O árbitro foi o carioca Alberto da Gama Malcher, da Federação Metropolitana de Football (FMF), teve um bom desempenho.

O placar só não foi maior, em virtude de duas chances de “ouro” desperdiçadas pelos atacantes Mauro e Célio, principalmente o segundo, que já havia batido, inclusive, o goleiro Gianetti e chutou a bola pela linha de fundo.

O único gol da partida, aconteceu aos 4 minutos da fase complementar, por intermédio de Jorge Guimarães, aproveitando passe magnifico de Mauro. As seleções formaram com os seguintes atletas:

Santa Catarina – Gainetti; Roberto (Marreco), Ivo e Antoninho; Zilton e Nelinho; Galego, Valério, Idésio, Teixeirinha e Almerindo.

Minas Gerais – Hélio; Klebis, Djalma e Aderbal; Francinha e Faninho; Odir, Mauro, Celinho, Jorge Guimarães e Toledinho. Técnico: Soares Pais.   

Após estar perdendo por dois gols, Mineiros reagem e a arrancam a classificação

O jogo de volta, aconteceu na tarde de domingo, do dia 24 de janeiro de 1960, quando após estar atrás do placar por dois a zero, o Scratch Mineiro empatou em 2 a 2 com a Seleção de Santa Catarina, realizado no Estádio José Procópio Teixeira (propriedade do Sport Club), em Juiz de Fora/MG.

Com o resultado, os mineiros representados pelos atletas juiz-foranos conquistaram a classificação para a fase seguinte do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1960.

O árbitro foi o carioca Alberto da Gama Malcher, da Federação Metropolitana de Football (FMF), que teve excelente atuação. A Renda foi boa, somando 780 mil cruzeiros.

Logo aos 7 minutos, Galego apanhou a bola pela direita e centrou, entrando o centroavante Idézio, para marcar gol de abertura de contagem para os catarinenses. E assim, terminou o primeiro tempo.

Na etapa final, aos 3 minutos, Galego lançou em profundidade para Almerindo, que passou por dois marcadores e soltou uma bomba, ampliando o marcador para os catarinenses.

Quando parecia perdido, os Mineiros diminuíram aos 19 minutos. Toledinho recebeu pela esquerda, fugiu para a linha de fundo e deu recuado para Ipojucan, que na corrida, marcou o gol.

Nove minutos depois, veio o empate. Uma hábil manobra do ataque mineiro, feira por Celinho, e Ipojucan, que recebeu no bico da área e fuzilou, sem chances para o arqueiro catarinense Gianetti.

Minas Gerais – Hélio; Klebis, Djalma e Aderbal; Francinha e Faninho; Odir, Mauro (Ipojucan), Celinho, Jorge Guimarães e Toledinho. Técnico: Soares Pais

Santa Catarina – Gainetti; Nelinho, Ivo e Antoninho; Valério e Zilton; Roberto, Galego, Teixeirinha, Idézio, e Almeirindo.


FOTO: Acervo de José Leôncio Carvalho

FONTE: Jornal dos Sports

Clube Náutico Riachuelo – Florianópolis (SC): ajudou a fundar o Avaí Futebol Clube, em 1923

O Clube Náutico Riachuelo (CNR) é uma agremiação da cidade de Florianópolis (SC). Sua Sede está localizada na Rua Antônio Pereira Oliveira Neto (Parque Náutico Walter Lange), s/n – Garagem 1 (próximo da Ponte Colombo Salles), no Centro de Florianópolis.

Fundado na sexta-feira, do dia 11 de junho de 1915, por militares da marinha, que desejavam ver a implantação no estado, o remo, onde se tornou o pioneiro. O seu nome foi uma homenagem a “Batalha Naval do Riachuelo, ocorrido em 11 de junho de 1865”, evento histórico da Guerra do Paraguai.

As cores escolhidas: azul celeste e branco. Em 1936, o timoneiro Décio Couto se torna o 1º catarinense a disputar os Jogos Olímpicos em Berlim, na Alemanha nazista.

Riachuelo ajudou a fundar Federação Catharinense de Remo

Na quinta-feira, do dia 23 de janeiro de 1919, foi Fundado, em Florianópolis, a Federação Catharinense de Remo (FCR), tendo como membros fundadores o Clube Náutico Riachuelo, Clube Náutico Francisco Martinelli, Clube de Regatas Florianópolis (Aldo Luz).

A sua 1ª diretoria foi composta por: João Pedro de Oliveira Carvalho (Presidente, então Prefeito de Florianópolis); Sr. Lauro Linhares (vice-presidente), Celso de Almeida Coelho (secretário) e Paschoal Simone (tesoureiro).

O Clube Náutico Riachuelo foi o 1º campeão Estadual de Remo, e, no total 23 títulos: 1918, 1923, 1930, 1934, 1936, 1938, 1939, 1947, 1965, 1966, 1967, 1968, 1972, 1973, 1974, 1976, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 2021 e 2022.

Alguns dirigentes fundam o Avaí Futebol Clube

No sábado, do dia 1º de setembro de 1923, alguns dirigentes do clube, também adeptos do futebol que iniciava como a principal modalidade oficial catarinense, resolveram criar uma equipe denominado Avahy Foot-Ball Club (atual: Avaí Futebol Clube), sendo o seu nome também dado em homenagem à memorável “Batalha do Avaí, ocorrido no Paraguai, em 11 de dezembro de 1868”. As cores seguiram as mesmas: Alviceleste.

A 1ª partida oficial realizada pelo Avaí teve atletas vestindo a camisa do Clube Náutico Riachuelo. Em 1964, o Riachuelo participou do Campeonato Amadores da Grande Florianópolis. A partir daí cada agremiação seguiu caminhos distintos! O Riachuelo seguiu no remo, enquanto o Avaí trilhou no futebol bretão até os dias atuais.  

Colaborou: Laércio Becker

FONTES: Wikipédia – site do Riachuelo – site do Avaí FC – Livro “Desde Jutaí e Juruá – Uma História Centenária”, da autora Denise Becker – Federação de Remo do Estado de Santa Catarina (Feresc) – O Estado de Florianópolis (SC)

Inédito!! Grêmio Esportivo 14 de Julho – Xanxerê (SC): Disputou o Estadual de 1964

O Grêmio Esportivo14 de Julho foi uma agremiação do município de Xanxerê (com uma população de 50.309 habitantes, segundo o censo do IBGE/2017) que fica a 508 km da capital de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Anteriormente, Xanxerê era um Distrito da cidade de Chapecó, até ser emancipado no sábado, do dia 27 de Fevereiro de 1954.  

O “Áureo-anil Xanxerense” foi Fundado em 1959, com o nome de Grêmio Esportivo Renner pelo Sr. Olavo Meyer. O 1º Presidente foi o Sr. Nilo Munareti. Na gestão de Olavo Mayer mudou o nome para Grêmio Esportivo 14 de julho.

A equipe mandava os seus jogos no Estádio Olavo Meyer, localizado entre as ruas Itá e Carlos Antoniole, no bairro dos Esportes, em Xanxerê. Atualmente, o estádio foi demolido e no seu lugar foi erguido o Ginásio Ivo Sguissardi.

Presidido pelo Dr. Almiro de Miranda, a Liga Esportiva Chapecoense (LEC), de Chapecó, se filiou a Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Março de 1961. As equipes que faziam parte da LEC: Atlético Chapecó, Independente, Grêmio Comercial, Guaicará, Diadema (Xaxim) e 14 de Julho (Xanxerê).

Posteriormente se filiou à Liga Esportiva Oeste Catarinense (LEOC). A partir de 1966, o Grêmio Esportivo 14 de julho se filiou à Liga Esportiva Xanxerense (LEX).

Campeonato Catarinense, da Zona 4 de 1964

Em 1964, o 14 de Julho, de Xanxerê disputou a Zona 4, do Campeonato Catarinense, juntamente com mais 11 equipes: Associação Atlética Videirense (Videira), Associação Imaribo (Tangará), Atlético Chapecó (Chapecó), Cruzeiro Atlético Clube (Joaçaba), Esporte Clube Alvorada (Videira), Esporte Clube Hervalense (Herval d’Oeste), Esporte Clube Torino (Tangará), Grêmio Caçadorense (Caçador), Grêmio Esportivo Comercial (Joaçaba), Sociedade Esportiva e Recreativa Sadia (Concórdia) e Vasco da Gama Futebol Clube (Caçador).

A “estreia“, na tarde de domingo, do dia 15 de Março de 1964,no Estádio Municipal de Caçador, o 14 de Julho acabou não comparecendo e perdendo por W.O. para o Vasco da Gama.

Então, uma semana depois, jogando no seu Estádio (Olavo Meyer), o 14 de Julho venceu a Associação Imaribo (Tangará). Novamente nos seus domínios, na tarde de domingo, do dia 29 de Março de 1964, o 14 de Julho foi derrotado pelo Atlético Chapecó (Chapecó).  

Pela 4ª rodada, no domingo, do dia 05 de Abril de 1964, o 14 de Julho foi até Videira e venceu Esporte Clube Alvorada por 2 a 0, no Estádio Municipal Luiz Leoni. Na 5ª rodada, no domingo, do dia 12 de Abril de 1964, o 14 de Julho perdeu para o Grêmio Caçadorense, pelo placar de 2 a 0, no Estádio Municipal Caçador.

Válido pela 6ª rodada, na tarde de domingo, do dia 19 de Abril de 1964, o 14 de Julho voltar a jogar no Estádio Olavo Meyer, em Xanxerê. No entanto, a Associação Atlética Videirense (Videira), não tomou conhecimento e goleou pelo placar de 5 a 2.  

Na 7ª rodada, na tarde de domingo, do dia 03 de Maio de 1964, o 14 de Julho venceu o Esporte Clube Torino (Tangará), no Estádio Olavo Meyer, em Xanxerê. Não foi encontrado o resultado da 8ª rodada, na tarde de domingo, do dia 10 de Maio de 1964, entre o 14 de Julho e Cruzeiro Atlético Clube (Joaçaba), no Estádio Olavo Meyer, em Xanxerê.

Pela 9ª rodada, na tarde de domingo, do dia 24 de Maio de 1964, o 14 de Julho foi até Concórdia e foi batido pela Sociedade Esportiva e Recreativa Sadia por 1 a 0. Na 10ª rodada, na tarde de domingo, do dia 31 de Maio de 1964, no Estádio Olavo Meyer, em Xanxerê, o 14 de Julho perdeu para o Grêmio Esportivo Comercial (Joaçaba), por 3 a 1.

Na 11ª rodada, na tarde de domingo, do dia 07 de Junho de 1964, em Joaçaba, o 14 de Julho arrancou importante vitória sobre o Esporte Clube Hervalense (Herval d’Oeste), pelo placar de 1 a 0.

As rodadas 12ª (na tarde de domingo, do dia 14 de Junho de 1964, em Xanxerê, entre o 14 de Julho e Vasco da Gama Futebol Clube, de Caçador) e a 13ª (na tarde de domingo, do dia 21 de Junho de 1964, entre o 14 de Julho e Associação Imaribo, do Distrito de Monte Carlo, de Tangará) não encontramos os resultados.

A partida da 14ª rodada, na tarde de domingo, do dia 12 de Julho de 1964, em Xanxerê, o 14 de Julho e Atlético Chapecó, foi adiado. Pela 15ª rodada, na tarde de domingo, do dia 24 de Maio de 1964, o 14 de Julho e o Esporte Clube Hervalense (Herval d’Oeste), empataram em 1 a 1, em Xanxerê.  

Na 16ª rodada, na tarde de domingo, do dia 19 de Julho de 1964, o 14 de Julho bateuo Grêmio Caçadorense (Caçador), pelo placar de 3 a 0, no Estádio Olavo Meyer, em Xanxerê.

Pela 17ª rodada, na tarde de domingo, do dia 26 de Julho de 1964, o 14 de Julho voltoua ser goleado pela Associação Atlética Videirense, pelo placar de 5 a 1, no Estádio Luiz Leoni, em Videira.

A 18ª rodada, na tarde de domingo, do dia 02 de Agosto de 1964, em Xanxerê, a partida entre o 14 de Julho ea Sociedade Esportiva e Recreativa Sadia foi adiada. Pela 19ª rodada, na tarde de domingo, do dia 09 de Agosto de 1964, o 14 de Julho foi até Tangará e perdeu para o Esporte Clube Torino, por 4 a 3.

Na 20ª rodada, na tarde de domingo, do dia 23 de Agosto de 1964, em Xanxerê, o 14 de Julho venceu o Esporte Clube Alvorada (Videira), por 2 a 0. Pela 21ª rodada, na tarde de domingo, do dia 06 de Setembro de 1964, o Grêmio Esportivo Comercial derrotou o 14 de Julho por 2 a 0, no Estádio Municipal Oscar Rodrigues da Nova, em Joaçaba. Não foi encontrado o resultado da 22ª rodada, na tarde de domingo, do dia 20 de Setembro de 1964, entre Cruzeiro Atlético Clube e 14 de Julho, no Estádio Municipal Oscar Rodrigues da Nova, em Joaçaba.

Classificação final, da 4ª Zona do Campeonato Catarinense de 1964

CLUBESPONTOS GANHOS
Caçadorense33
Atlético Chapecó32
SER Sadia31
Comercial30
Cruzeiro29
Vasco da Gama28
Hervalense21
14 de Julho20
Videirense20
10ºTorino14
11ºAlvorada13
12ºImaribo11

* Avançaram para a fase seguinte, os cinco primeiros colocados

Foto rara de 1967 – Time juvenil do 14 de Julho de Xanxerê, no Estádio Olavo Mayer (no fundo aparece o Jockey Clube Xanxerense)

Em 1968, A. C Chapecó na Divisão Especial

A Federação Catarinense de Futebol, informou mudanças profundas no sistema de disputas do campeonato estadual de profissionais. Foi criada uma divisão especial, reunindo 22 clubes catarinenses, sendo 14 do litoral e centro e oito do oeste catarinense. Entre os representantes oestinos da divisão especial estão Chapecó, 14 de Julho de Xanxerê, Cruzeiro e Comercial de Joaçaba e outro de Caçador, Videira e Concórdia.

Clube se fundiu ao Sete de Setembro em 1985

O Grêmio Esportivo 14 de Julho existiu até 1985, quando se fundiu ao Clube Sete de Setembro, também de Xanxerê (fundado no dia 07 de setembro de 1958), dando origem o “Sede Campestre 14 de Julho do Clube Cultural Recreativo e Esportivo 7 de Setembro“.

Atualmente, o Clube hoje possui duas sedes, a social localizada na Rua Celistre de Campos, 68 , centro e a sede campestre localizada na rua Dirceu Giordani Bairro Jardim Tarumã, em Xanxerê.

Trabalho de pesquisa: Sérgio Mello, Cícero Urbanski e Adalberto Klüser

FOTO: Acervo de Jorge Migliorini

FONTES: Wikipédia – O Estado de Florianópolis (SC) – Jornal Folha d’Oeste Esportiva (SC) – A Nação (SC) – site do Clube 7 Xanxerê

Copa Santa Catarina de 2022: Clube Náutico Marcílio Dias se sagrou Bicampeão!

A Copa Santa Catarina de 2022 foi realizado entre os dias de 27 de agosto a 13 de novembro, e contou com a participação de seis equipes. Na primeira fase da competição as equipes jogaram entre si, em turno e returno, se classificando para a segunda fase as quatro melhores colocadas.

Na segunda fase (semifinais) as quatro equipes classificadas foram divididas em dois grupos de duas equipes cada, onde jogaram em jogos de ida e volta, se classificando para a terceira fase a vencedora de cada grupo. Na terceira fase (final) as duas equipes classificadas jogaram entre si em jogos de ida e volta, sendo considerada campeã do torneio catarinense.

As seis equipes que fizeram parte da Copa Santa Catarina de 2022:

Clube Atlético Carlos Renaux (Brusque);

Clube Náutico Marcílio Dias (Itajaí);

Figueirense Futebol Clube (Florianópolis);

Hercílio Luz Futebol Clube (Tubarão);

Joinville Esporte Clube (Joinville);

Nação Esportes Futebol Clube (Joinville).

1ª RODADA

27/08/2022Joinville0X0Marcílio DiasArena Joinville, em Joinville
28/08/2022Carlos Renaux0X0Hercílio LuzAugusto Bauer, em Brusque
30/08/2022Nação0X1FigueirenseGenésio Ayres Marchetti, em Ibirama

2ª RODADA

03/09/2022Hercílio Luz3X0NaçãoAníbal Torres Costa, em Tubarão
03/09/2022Marcílio Dias2X2Carlos RenauxDr. Hercílio Luz, em Itajaí
06/09/2022Figueirense1X4JoinvilleOrlando Scarpelli, em Florianópolis

3ª RODADA

07/09/2022Marcílio Dias3X2Hercílio LuzDr. Hercílio Luz, em Itajaí
14/09/2022Carlos Renaux0X1FigueirenseAugusto Bauer, em Brusque
14/09/2022Joinville1X1NaçãoArena Joinville, em Joinville

4ª RODADA

09/09/2022Nação0X2Carlos RenauxGenésio Ayres Marchetti, em Ibirama
10/09/2022Joinville2X1Hercílio LuzArena Joinville, em Joinville
21/09/2022Figueirense1X4Marcílio DiasOrlando Scarpelli, em Florianópolis

5ª RODADA

18/09/2022Carlos Renaux1X0JoinvilleAugusto Bauer, em Brusque
18/09/2022Marcílio Dias0X0NaçãoDr. Hercílio Luz, em Itajaí
28/09/2022Hercílio Luz3X2FigueirenseAníbal Torres Costa, em Tubarão

6ª RODADA

24/09/2022Joinville2X0Carlos RenauxArena Joinville, em Joinville
26/09/2022Nação0X5Marcílio DiasGenésio Ayres Marchetti, em Ibirama
06/10/2022Figueirense1X0Hercílio LuzOrlando Scarpelli, em Florianópolis

7ª RODADA

29/09/2022Carlos Renaux2X1NaçãoAugusto Bauer, em Brusque
1º/10/2022Hercílio Luz1X1JoinvilleTorres Costa, em Tubarão
03/10/2022Marcílio Dias3X2FigueirenseDr. Hercílio Luz, em Itajaí  

8ª RODADA

07/10/2022Nação2X1JoinvilleGenésio Ayres Marchetti, em Ibirama
09/10/2022Figueirense0X0Carlos RenauxOrlando Scarpelli, em Florianópolis
09/10/2022Hercílio Luz1X1Marcílio DiasAníbal Torres Costa, em Tubarão

9ª RODADA

12/10/2022Carlos Renaux1X1Marcílio DiasAugusto Bauer, em Brusque
12/10/2022Joinville1X2FigueirenseArena Joinville, em Joinville
12/10/2022Nação1X2Hercílio LuzGenésio Ayres Marchetti, em Ibirama  

10ª RODADA

16/10/2022Figueirense2X0NaçãoRenato Silveira, em Palhoça
16/10/2022Hercílio Luz1X0Carlos RenauxAníbal Torres Costa, em Tubarão
16/10/2022Marcílio Dias2X0JoinvilleDr. Hercílio Luz, em Itajaí

Classificação da 1ª Fase

CLUBESPGJVEDGPGCSG
Marcílio Dias2010550210912
Figueirense16105141315-2
Hercílio Luz151043314113
Carlos Renaux131034308080
Joinville121033412111
Nação05101270519-14
                        *Em negrito os classificados para as semifinais.

SEMIFINAIS

23/10/2022Carlos Renaux1X5Marcílio DiasAugusto Bauer, em Brusque
23/10/2022Hercílio Luz1X0FigueirenseAníbal Torres Costa, em Tubarão
28/10/2022Figueirense1X1Hercílio LuzOrlando Scarpelli, em Florianópolis
28/10/2022Marcílio Dias0X2Carlos RenauxDr. Hercílio Luz, em Itajaí
*Em negrito os classificados para as finais.

FINAIS

06/11/2022Hercílio Luz0X0Marcílio DiasAníbal Torres Costa, em Tubarão
13/11/2022Marcílio Dias2X1Hercílio LuzDr. Hercílio Luz/Itajaí

C.N. MARCÍLIO DIAS (SC)           2          X         1          HERCÍLIO LUZ F.C. (SC)

LOCALEstádio Dr. Hercílio Luz, “Gigantão das Avenidas“, situado na Rua Gil Stein Ferreira, nº 261, no Centro de Itajaí (SC)
CARÁTERúltimo jogo da final da Copa Santa Catarina de 2022
DATADomingo, do dia 13 de Novembro de 2022
HORÁRIO15 horas (de Brasília)
RENDAR$ 224.495,00 (Duzentos e vinte quatro mil e quatrocentos e noventa e cinco reais)
PÚBLICO5.739 pagantes
ÁRBITRORamon Abatti Abel (FCF)
AUXILIARESThiaggo Americano Labes (FCF) e Henrique Neu Ribeiro (FCF)
4º ÁRBITROEdson da Silva (FCF)
ÁRBITRO ASSISTENTEAndré Eduardo da Silveira (FCF)
DELEGADOJosé Carlos Goulart Júnior (FCF)
INSPETORCantucho João Setúbal (FCF)
CARTÕES AMARELOSRafael Lima, Oliveira, Cleiton, Luan e Emanuel (Hercílio Luz)
CARTÕES VERMELHOSDener e Nando (Marcílio Dias) e Rafael Lima; Wellington; o auxiliar-técnico, André Walter e o treinador de goleiros, Danilo de Souza Carvalho (Hercílio Luz)
MARCÍLIO DIASRenan; Victor Guilherme, Éverton, Léo Rigo e Matheus Müller (Cesinha); Dener (Cap.), Alisson, Juninho (Moisés) e Jean Dias (Allan Roden); André (Daniel Dias) e Nando (João Carlos). Técnico: Rogério Corrêa
HERCÍLIO LUZ Matheus; Cleiton, Rafael Lima (Cap.), Willian Rocha e Oliveira (Ítalo); Emanuel (Gusso), Raynan (Luan), Jonathan Cabeça e Giovani; Da Silva (Wellington) e De Paula. Técnico: Raul Cabral
GOLSNando aos 3 minutos (Marcílio Dias); João Carlos aos 15 minutos (Marcílio Dias); Rafael Lima aos 29 minutos (Hercílio Luz), no 2º Tempo.

O Clube Náutico Marcílio Dias pela segunda vez na sua história se sagrou Campeão da Copa Santa Catarina (2007 e 2022)!! A Campanha foi de 27 pontos em 14 jogos; com sete vitórias, seis empates e uma derrota; marcando 28 gols, sofrendo 13 tentos e um saldo positivo de 15 gols.

Estádio Dr. Hercílio Luz foi o palco do jogo final

Colaborou: Nilson Santos

FONTES E FOTOS: site da Federação Catarinense de Futebol (FCF) – Página do clube no Facebook

Associação Atlética Bancária – Rio do Sul (SC): Jogou o Campeonato Catarinense de 1960

A Associação Atlética Bancária foi uma agremiação do município de Rio do Sul (SC). Fato é, que há poucas informações sobre esse time. Não se sabe o endereço, a data de fundação, e, pouquíssimas pessoas de Rio do Sul sabem algo da Atlética Bancária.

O redesenho do escudo foi baseado nessa suposta foto do clube. Portanto, desde já peço a colaboração dos amigos internautas que ajudem a resgatar um pouco da história desta equipe. 

O grande feito que fez a Atlética Bancária entrar no “radar” do futebol do estado, aconteceu em 1960, quando conquistou uma vaga para disputar o Catarinense daquele ano.  

Após disputar o Campeonato Citadino de Rio do Sul, organizado pela Liga Riosulense, no início de setembro de 1960, Atlética Bancária chegou no último jogo dependendo de um simples empate para ficar com título. Já o Clube Atlético Quinze de Novembro precisava vencer para levantar a taça.

Numa partida de sete gols, a Atlética Bancária acabou derrotada pelo placar de 4 a 3, ficando com o vice. Mesmo assim, assegurou o seu lugar no Campeonato Catarinense de 1960.

A classificação final de Rio do Sul, publicado pelo Jornal O Estado (Florianópolis, no domingo, do dia 04 de setembro de 1960), ficou assim:

Clube Atlético Quinze de Novembro (Campeão): 3 pontos perdidos;

Associação Atlética Bancária (Vice campeã): 4 pontos perdidos;

Rodoviário Futebol Clube (3º colocado): 5 pontos perdidos;

Canto do Rio  (4ª posição): 12 pontos perdidos;

Em seguida, a Associação Atlética Bancária entrou no Campeonato Catarinense, na Zona 3, mas não conseguiu avançar para a fase seguinte. Abaixo os participantes:

Zona Sul (Zona 1): Comerciário, Ferroviário, Hercílio Luz, Metropol, Atlético Mineiro, Minerasil

Campeão: Metropol; Vice: Hercilio Luz

Zona Litoral/Vale (Zona 2): Avaí, Figueirense, Carlos Renaux, Paysandu, Olímpico, Palmeiras, Marcílio Dias, Cimenport

Campeão: Palmeiras; Vice: Marcílio Dias

Zona Planalto/Serra/Alto Vale (Zona 3): Internacional, Guarani(L), Pery Ferroviário, Associação Atlética Bancária, XV de Rio do Sul, Botafogo de Canoinhas, Santa Cruz, Operário de Mafra

Campeão: Pery Ferroviário

Zona Oeste (Zona 4): Comercial, Botafogo(PU), Tamandaré(PU), Grêmio Caçadorense, Vasco de Caçador, Cruzeiro

Campeão: Comercial

Zona Norte (Zona 5): Acaraí, América, Atlético SF, Baependi, Fluminense, Ypiranga

Campeão: Ypiranga; Baependi (vice)

Importante!

Apesar da escassez, essa postagem é uma singela homenagem a tantos times pequenos que ajudaram a construir o futebol brasileiro! Por isso, peço aos amigos internautas que ajudem nesse resgate, pois você pode ter no seu “baú” documentos, fotos, flâmulas, bandeiras, etc., de equipes que fizeram parte dessa história, e vocês nem tenham conhecimento! Vamos entrar nessa correte e resgatar essas equipes!

FONTES: Futebol Nacional – O Estado (SC) – Página do Facebook “Antigamente em Rio do Sul”

Aquiles (ex-Marcílio Dias, Barroso e Internacional)

por Fernando Alécio
Diretor de Memória e Cultura do C. N. Marcílio Dias

Funcionário do banco Inco, Achilles Pagnoncelli chegou a Itajaí em 1959, aos 19 anos, transferido da agência de Concórdia, onde nasceu em 20 de setembro de 1940. Na cidade natal, jogava pelo time do Guaycurus e seu apurado faro de gol começou a despertar o interesse de clubes de outras regiões de Santa Catarina.

Jorginho e Aquiles no Guaycurus. Ambos jogariam depois no Marcílio Dias. Acervo Fernando Alécio.

A vinda para Itajaí foi uma operação articulada pelo diretor de recursos humanos do banco, Ary Garcia, que também era diretor do Marcílio Dias. “A transferência visava, no fundo, possibilitar que eu jogasse no Marcílio”, explicou o craque em depoimento ao livro Torneio Luiza Mello — Marcílio Dias Campeão Catarinense de 1963.

Ficha de Aquiles na Federação Catarinense de Futebol. Acervo Fernando Alécio.

Sua estreia se deu no dia 11 de outubro de 1959, na goleada de 5 a 0 aplicada pelo Rubro Anil sobre o Estiva, pelo Torneio Prefeito Carlos de Paula Seára, no estádio do Almirante Barroso, ao entrar no lugar de Antoninho Carvalho. Com o manto rubro anil, Aquiles (como seu nome era escrito nos jornais) não tardou para se tornar um dos ídolos da torcida. Artilheiro nato, formou com Idésio e Renê um trio que impunha terror aos goleiros. Juntos, os três atacantes somam mais de 300 gols pelo clube.

Renê, Idésio e Aquiles. Acervo Fernando Alécio

Em 1962, Aquiles foi um dos destaques do time no Campeonato Sul-Brasileiro. Marcou quatro gols na competição, o mais lembrado deles diante do Internacional de Porto Alegre, no 28 de fevereiro, uma quarta-feira à noite. Na época o Estádio Doutor Hercílio Luz não possuía iluminação noturna e o jogo foi realizado em Blumenau, no estádio da Alameda Rio Branco. Aos 32 minutos do segundo tempo, Sombra passou por três adversários e tocou para Idésio. Este serviu Aquiles, que chutou forte para as redes e decretou a vitória marcilista por 1 a 0.

Outro gol de Aquiles especialmente lembrado ocorreu em 17 de junho de 1964, contra o Coritiba do então jovem goleiro Raul Plassmann, no amistoso que marcou a inauguração do sistema de iluminação do Estádio Doutor Hercílio Luz. O Marcílio venceu por 1 a 0. Neste jogo, Aquiles foi observado pelo técnico do Internacional, Sérgio Moacir Torres, que indicou sua contratação ao clube gaúcho.

Gol de Aquiles no goleiro Raul Plassmann do Coritiba em 1964. Acervo Gustavo Melim.

Além de gols, Aquiles também colecionou títulos no Marcílio Dias, sagrando-se tetracampeão da Liga Itajaiense (1960, 1961, 1962 e 1963) e campeão catarinense de 1963. Participou de todos os 18 jogos da campanha do título estadual e marcou 11 gols, quatro deles no massacre de 8 a 1 sobre o Paysandu, em Brusque. Também deixou sua marca em outra goleada, novamente em Brusque, desta vez contra o Carlos Renaux, anotando um dos gols da vitória por 4 a 1 no jogo que garantiu o título com uma rodada de antecipação, no dia 23 de fevereiro de 1964.

Aquiles com a faixa de campeão do centenário (Liga Itajaiense de 1960). Acervo Fernando Alécio.

Duas semanas depois, em 8 de março de 1964, voltaria a fazer gols decisivos: balançou as redes duas vezes na final do torneio da Liga Itajaiense de 1963, na vitória por 3 a 2 sobre o Almirante Barroso, no Estádio Doutor Hercílio Luz. A vitória valeu ao Marcílio Dias a Taça Lauro Müller e a conquista do campeonato citadino pelo quarto ano consecutivo.

Internacional (1964)

O ímpeto goleador de Aquiles chamou a atenção de grandes clubes e ele foi contratado pelo Internacional em junho de 1964 por 10 milhões de cruzeiros, mas ficou pouco tempo em Porto Alegre. Fez seu primeiro jogo com a camisa colorada no empate sem gols contra o Grêmio Atlético Farroupilha, em Pelotas, no dia 9 de agosto de 1964, pelo Campeonato Gaúcho.

Carta de despedida da diretoria do Marcílio Dias a Aquiles, na qual destaca que foi um atleta exemplar. Acervo Gustavo Melim.

Onze dias depois, em 20 de agosto, o centroavante catarinense disputaria seu primeiro e único Grenal: vitória do Inter por 2 a 0, num amistoso realizado no Estádio Olímpico em homenagem ao Dia do Cronista. Naquela partida, Aquiles jogou improvisado no meio-campo, o que prejudicou seu rendimento no clássico. Aquiles atuou em apenas quatro jogos pelo Internacional, de acordo com o Almanaque Colorado, de Alessandro Moraes.

O Marcílio não viu a cor da grana da transferência e a cobrança virou uma anedota. Em 1966, o presidente Antônio Célio Moreira mandou o então diretor jurídico do clube, Delfim de Pádua Peixoto Filho (ex-presidente da Federação Catarinense de Futebol, falecido em 2016 na tragédia da Chapecoense) ir a Porto Alegre cobrar a dívida. O Inter alegou que não possuía dinheiro e ofereceu dois jogadores. Moreira não aceitou e ordenou que Delfim executasse a dívida judicialmente. “Foi a cobrança mais rápida na história da Justiça de Porto Alegre. O oficial era gremista e o juiz também”, contou Delfim, entre risos, em depoimento ao já mencionado livro sobre o título estadual de 1963.

Retorno ao Marinheiro

Em 1965, o atacante estava de volta ao Marcílio Dias. Permaneceu até fevereiro de 1967, quando rescindiu o contrato e recebeu passe livre. Em maio daquele ano, Aquiles “atravessou a avenida” e foi jogar no rival Almirante Barroso. Retornou pela terceira vez ao Marinheiro em 1969 e reencontrou Idésio, que também regressava ao clube naquela temporada. De acordo com dados apurados pelo pesquisador Gustavo Melim, Aquiles soma mais de 230 jogos e mais de 115 gols em suas três passagens pelo Marcílio Dias, estando entre os três maiores artilheiros da história do clube.

Aquiles: mais de 115 gols pelo Marinheiro.

Fonte: https://medium.com/marciliodias/aquiles-4fad8b7a0e1e

Caxias Futebol Clube – Joinville (SC): Mascote Pinguim

O Caxias Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Joinville (SC). A Sede e o Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o “Ernestão” (capacidade para 5 mil pessoas) estão localizados na Rua Coronel Francisco Gomes, nº 1.000, no Bairro Bucarein, em Joinville (SC). A sua mascote é o Pingüim.

O “Gualicho Alvinegro” foi Fundado na terça-feira, do dia 12 de Outubro de 1920, por vários simpatizantes de um esporte que então ainda dava seus primeiros passos na Manchester Catarinense. Vários clubes se iniciavam na nova arte, sendo o mais proeminente o América Futebol Clube, fundado seis anos antes.

Entre os pequenos de então se encontravam o Vampiro e o Teutônia. Seus adeptos resolveram juntar forças para fundar uma agremiação maior. Reunidos na propriedade dos Marquardt, na esquina das ruas São Pedro (atual Ministro Calógeras) e São Paulo, Antônio Vian, Armandos Paul, Edgar Schneider, Felipe Zattar, Genoviano Rodrigues, Jaser Vieira, Joaquim das Neves, João Lorenzi, Osvaldo Marquardt, Paulo Kock e Rigoletto Conti fizeram surgir o Caxias Futebol Clube, nome dado em homenagem ao Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro.

As cores escolhidas foram o branco do Teutônia e o preto do Vampiro. Surgia assim um adversário à altura do alvirrubro. Seu 1º presidente foi Osvaldo Marquardt. O primeiro prélio registrado entre aqueles que se tornariam os maiores rivais do futebol joinvilense se deu no campo do América, então situado na Rua do Mercado (atual Av. Procópio Gomes), esquina com a atual Rua Padre Kolb, onde hoje está o SENAI.

Foi disputado no domingo, do dia 6 de março de 1921, como parte das festas pelo 70º aniversário da cidade. E o alvinegro ganhou por 2 a 1. Marcaram Afonso Kruger e Waldemar Moreira para o Caxias, descontando Alfredinho Zattar para o América. O time do primeiro clássico foi: Paschoa, Camarão, Braga, Mané Gaspar, Paulo Koch, Joaquim da Neves, Carlos Butschardt, Afonso Kruger, Carlos Lopes, Candinho e Waldemar Moreira.

Abaixo um breve resumo da história do clube entre as década de 30 a 50:

No domingo, do dia 16 de Abril de 1933, o Caxias inaugurava seu Estádio. Depois de ocupar o antigo campo do Vampiro (que ficava na atual Rua Orestes Guimarães, onde hoje se encontra a Fiação Joinvilense) e um terreno emprestado, na Rua Imaruhy (atual Henrique Meyer, onde hoje está o Hotel Tannenhoff), o Caxias resolveu investir na aquisição de uma área própria.

O local escolhido foi o terreno onde até hoje está o seu estádio, na Rua Coronel Francisco Gomes. Pertencia a Ernesto Schlemm Sobrinho, que o vendeu em condições extremamente favoráveis. O pagamento foi concluído somente em 1947.

A partida inaugural, foi contra o Coritiba (clube que aniversaria no mesmo dia do Caxias), com vitória alvinegra por 3 a 1. O 1º gol dessa peleja foi assinalada pelo atacante caxiense, Bananeiro.

ANOS 30

A década de 30 foi uma época conturbada para o futebol catarinense. A Federação Catarinense de Desportos (FCD – nome da LSCDT a partir de 1927) sofria forte oposição por não estar conseguindo organizar as competições no estado. Em várias edições do torneio estadual não houve participação de equipes do interior e em outras ocorreram muitos protestos por favorecimento aos times de Florianópolis.

Assim outras associações de clubes foram formadas no Estado. A ACD, Associação Catarinense de Desportos, reunia os clubes do norte do Estado. Filiou-se à CBD (Confederação Brasileira de Desportos), credenciando-se a ser o representante catarinense no futebol brasileiro. O mesmo não ocorria com a FCD, que então não estava filiada à CBD. Comprovando a tese da representatividade da ACD, no Campeonato Brasileiro de Seleções o Estado de Santa Catarina foi representado por uma seleção formada apenas por jogadores de clubes filiados a essa Associação.

No Campeonato promovido pela ACD o Caxias foi o campeão, ficando o América com o segundo posto. A formação do alvinegro Campeão Estadual de 1935 era a seguinte: Otávio, Lauro, Reco, Onça, Emílio, Boca, Meyer, Marinheiro, Raul Schmidlin, Ata e Parucker.

Na década de 30 o Caxias dominou amplamente a cena no futebol de Joinville, conquistando todos os títulos da cidade de 1935 a 1939. No Estadual, foi Vice-campeão em 1937 (perdeu a final para o Figueirense por 2 a 1) e terceiro colocado em 1938 e 1939.

Foi marcada para o Caxias pelos Vice-campeonatos. Em 1941 perdeu a final para o Figueirense por 3 a 0. Em 1945 venceu o Avaí por 2 a 0 em Joinville. No jogo de volta a equipe azurra da capital venceu por 7 a 2 no tempo normal e por 2 a 0 na prorrogação.

ANOS 40 & 50

No campeonato citadino, levantou os títulos de 1940, 1941, 1944,1945 e 1946. Além de não ganhar o campeonato da cidade desde 1946, o Caxias assistiu o arqui-rival ganhar dois títulos estaduais na década anterior. Os anos 50 começaram mantendo o que se desenhara em 1947 e 1948: o América foi o Campeão Estadual de 1951 e 1952, depois de ter ganhado os títulos citadinos.

Era preciso fazer alguma coisa. E a diretoria do Alvinegro montou um time invejável para o campeonato de 1953. Trouxe, entre outros, o consagrado Teixeirinha. Considerado o melhor jogador catarinense da época, Nildo Teixeira de Melo, o Teixeirinha, havia jogado em grandes clubes do futebol brasileiro, onde consolidou sua fama de grande craque barriga-verde.

Vice-campeão estadual de 1952 no Carlos Renaux de Brusque, chegou ao Caxias como a grande esperança de quebrar a hegemonia do América. E não decepcionou, sendo o grande nome do Caxias na temporada. Porém no último jogo do campeonato da cidade o Caxias precisava ganhar do América para levantar o título.

Quase conseguiu. Com um gol de Renê em completo impedimento, validado pelo árbitro Arthur Lange, ex-jogador do Caxias, o América chegou ao tri-campeonato. O estadual foi ganho pelo Carlos Renaux, com o rubro de Joinville ficando em segundo.

Para 1954 o Caxias juntou um elenco que acabou se transformando naquele que muitos consideram o melhor time do futebol catarinense de todos os tempos. Foi campeão invicto da cidade, com uma campanha incrível: 13 jogos (12 vitórias e 1 empate), marcando 39 gols e sofrendo apenas 8.

Vencida a competição doméstica, era preciso encarar o desafio de ganhar o Estadual, depois de quase 20 anos. A campanha foi igualmente impressionante:

Quartas de finais

Baependy 2 x 4 Caxias

Caxias 10 x 0 Baependy 

Semifinais

Caxias 2 x 1 Carlos Renaux

Carlos Renaux 1 x 2 Caxias 

Finais

Caxias 6 x 3 Ferroviário

Ferroviário 2 x 2 Caxias

Caxias 7 x 0 Ferroviário 

O time base tinha: Puccini; Hélio e Ivo Meyer; Joel, Gungadin e Arno Hoppe; Euzébio, Didi, Juarez, Periquito e Vi.

O atacante Juarez foi o artilheiro do certame, com uma marca estupenda: 18 gols em 7 jogos. Juntamente com Vi (Leôncio Vieira, filho do legendário Cilo, campeão estadual em 1929) saiu do Caxias para jogar por muitos anos no Grêmio de Foolball Portoalegrense.

Ambos vestiram a camisa da Seleção Brasileira em torneios sul-americanos. Foram escolhidos pela torcida gremista para a o “Grêmio de todos os tempos”. Uma curiosidade: o Grêmio os queria imediatamente após o término do campeonato catarinense.

Estavam com as passagens marcadas para ir diretamente de Florianópolis para a capital gaúcha. Depois da goleada no jogo final, a torcida exigiu sua presença para a comemoração do título e ambos vieram a Joinville antes de embarcar para terras gaúchas.

FONTES: Wikipédia – Blog Caxienses Fanáticos – Mercado Livre