Por Sérgio Mello
A Liga Curitybana de Esportes Athleticos (LCEA) foi uma entidade esportiva da cidade de Curitiba (PR). Fundado na terça-feira, do dia 26 de Julho de 1932, um grupo de esforçados esportistas os quais tiveram a ideia em organizar uma Liga, congregando os diversos clubes dos arredores e centro de nossa Capital; enfim, todos os que militavam por aquelas zonas.
E assim, sendo, Oswaldo Vardanega, Ildefonso Erthal, e o popular atleta Silas Pioli, após vários esforços viam os seus esforços coroados de êxito. Com a cooperação dos representantes de cinco clubes, realizava-se pois, a primeira assembleia, ficando deliberado que a nova entidade teria a seguinte denominação: “Liga Curitybana de Esportes Athleticos” cujas cores seriam: branco e azul, e o escudo em forma triangular, encimado por um retângulo com as iniciais, L.C.E.A.
Naquela assembleia, realizada na sexta-feira, do dia 5 de Agosto, também cogitaram sobre os estatutos, adotando os da Federação Paranaense de Desportos (F.P.D.), até que fossem elaborados os seus.
Na segunda-feira, do dia 8 de Agosto, o Conselho Director da Federação Paranaense de Desportos, aprovou a L.C.E.A. outorgando a entidade e o seu estatuto.
E uma semana após reunia-se a 2ª assembleia para tratarem da organização do Conselho Director entre os representantes dos 8 (oito) clubes filiados. Silas Pioli, o “condotiére” (chefe de bandoleiros) dos fundadores pertencentes ao quadro de amadores do Clube Athletico Paranaense, do qual é um esforçado representante, incumbiu ao seu irmão que “hoje ocupa a presidência da Liga” – de levar avante, o seu elogiável empreendimento.
Na sexta-feira, do dia 12 de Agosto, foi definida a 1ª Diretoria, para comandar a entidade no triênio de 1932-1934, com as seguintes constituições:
Presidente – João de Faria Pioli (Apollo Esporte Clube);
1º Vice-presidente – Maximino Zanon (Corinthias Esporte Clube);
2º Vice-presidente – Honorio Mello (Itália Sport Club);
Secretário Geral – José Holzmann, pelo (Tebé Football Club);
1º Secretário – Gastão Bellegard (Poty Sport Club);
2º Secretário – Antenor Boaventura da Silva (União Sport Club);
1º Thesoureiro – Oswaldo Vardanega (Savoia Football Club);
2º Thesoureiro – Leonardo Osiecki (Sport Club Esperança);
Conselho Fiscal – Fausto Thomaz, Lauro Dias do Rosario e Mario Lobo;
Conselho de Julgamento – Jonas Brasil, João Kopryk, Natalin Carraro, Eduardo Haserauer e Haroldo Gerber;
Commissão de Syndicancia – Theodorico do Nascimento, – Alfredo Bergamini e Elias Darviche;
Commissão de Futebol – Nelson Gonçalves, Henrique Sperandio, Ildefonso Erthal e Luiz José dos Santos.
As organizações acima mencionadas, são recentes (conforme observei nos estatutos), códigos de penalidades, e futebol da Liga aprovados em sessão de assembleia geral de 10 de Março de 1932, os quais acham-se registrados.
Importante acrescentar, que anteriormente os cargos de 1.º e 2.º vice-presidentes, foram ocupados pelos srs. Augusto Dudeque (União Sport Club) e Ildefonso Erthal (America Sport Club), respectivamente.
Aquele esportista logo nos primeiros meses demitiu-se, e o sr. Erthal passou a tomar parte na Commissão de Futebol. Era então Secretário Geral, o sr. Gercino Artigas, pelo Corinthias, e cuja demissão também verificou-se meses após.
São fundadores da entidade municipal, os oito clubes: Savoia Football Club, Apollo Esporte Clube, America Sport Club, Sport Club Esperança, Tebé Football Club, Poty Sport Club, Corinthias Esporte Clube e União Sport Club. Decorridos alguns dias, dois clubes solicitavam filiação, com as regalias de fundadores: o Itália Sport Club e Avante Esporte Clube.
Notáveis Empreendimentos Esportivos e Sociais
Na tarde de domingo, do dia 21 de Agosto de 1932, aconteceu o Torneio Início, ao qual concorreram os dez clubes filiados, deixando transparecer o ótimo preparo dos seus conjuntos, sob todos os motivos.
O Apollo foi o Campeão do 1º Torneio Início
Na praça de desportos do Britannia (depois passou a ser o campo oficial da F. P. D.) uma numerosa assistência, afluiu a fim de presenciar aquela competição. Os resultados foram os mais promissores. Coube ao Apollo Esporte Clube o então “Benjamín“, o título de campeão, em 2º lugar o Poty Sport Club, que receberam duas valiosas taças.
Campeonato da LCEA de 1932
Uma semana após realizavam-se os embates do certame “lceano” de 1932, em um turno somente e tendo por locais as praças de desportos da F. P. D. e do Club Athletico Paranaense.
Mencionar a grandiosidade daquele campeonato seria tarefa demasiada quão desnecessária; pois o nosso público teve oportunidade de presenciá-lo, ou mesmo, por intermédio da imprensa esportiva, a qual vem muito acertadamente cooperando pelo progresso do “soccer tinguy” em suas diversas fases.
Entre mentes, a entidade municipal efetuou um festival no gramado do Athletico, em seu benefício e com o concurso dos clubes: Avante x Itália; Tebé x Esperança e Savoia x União.
Três prêmios foram instituídos aos vencedores, Tebé x Savoia; ficando empatado o 1.º encontro. Por ocasião das temporadas intermunicipais e interestaduais sob os auspícios da máxima entidade, a Liga não só transferiu os seus encontros oficiais, como também, emprestou o seu modesto, mas sincero apoio confirmado pois, a sua valiosa contribuição, como evidenciara, quando das eleições para a diretoria da “mater”.
Naquela reunião memorável, o conselho dos presidentes prestigiava a “una você”, a candidatura composta dos acatados esportistas que, no momento atual dirigem a F. P. D.
No futebol intermunicipal os clubes Savoia e Corinthias representaram brilhantemente as cores Iceanas ao evidenciarem a classe do futebol “tinguy“, em canchas paranaenses.
Ainda em pleno transcurso do campeonato de 1932, ο União S. C. com a sua praça de desportos veio ampliar o progresso do futebol “lceano“. Е na sua cancha se efetuaram os demais jogos da temporada.
Numa brilhante atuação os clubes Savoia e Tebé obtinham os honrosos títulos de campeão e vice-campeão nos Primeiros e Segundos Quadros respectivamente.
Em Abril de 1932, tinha lugar na cancha “unionense” o campeonato “Encerramento” que foi levantado pelo Savoia (1° lugar) e Poty S.C. na 2ª colocação, os quais obtiveram as taças “Caridade” e “Savoia“, respectivamente.
O time campeão formou assim: Rafael; Amílcar e Alfredo; Augusto, Olavo e Orestes; Reinaldo, Frederico, Oscar, Arnaldo e Herondino (Biale, Lima, Nelson, Moisés, Alberto e Scuissiato).
Para a atual temporada, novos clubes vieram cerrar fileiras na L. C. E. A. aumentando ainda mais o seu prestigio. Vemo-los com as suas cores variadíssimas, representado os aprazíveis arrabaldes e zonas do centro da Cidade Sorriso, numa expansão logicamente progressista.
As agremiações recém inscritas são as seguintes: Ypiranga Football Club, Bloco Esportivo Água Verde, Nacional Sport Club, Aquidaban Sport Club, Universal Sport Club e Sociedade de Educação Physica Junak.
Campeonato da LCEA de 1933
A fim de facilitar o campeonato de 1933, foram organizados duas séries com 8 clubes cada uma; a “Paraná“, e “Iguassu” constando a tabela de um turno. Com a extinção da secção futebolística do Corinthias Esporte Clube verificada ultimamente ficou a serie Paraná, com sete clubes.
Realizando-se o Torneio Início e devido o considerável número de concorrentes foram os jogos disputados em dois domingos no campo do Britannia ainda… E assim ficavam de posse de duas taças os clubes Itália Sport Club e Avante Esporte Clube, respectivamente o campeão e vice-campeão. Vários festivais esportivos foram efetuados pelos clubes: America, Avante Esporte Clube e Apollo.
Na fase social o conceito dos aguerridos clubes “Iceanos” foi concretizado com magnificas festividades inaugurais, e todos eles possuindo em amplos edifícios as suas sedes instaladas, e dotadas dos mais modernos requisitos, sendo que alguns pretendem dentro em breve oficializar os seus campos, após as necessárias remodelações a exemplo do União.
Como antigo amador em quantas entidades houveram, desde a Liga Infantil Paranaense, Liga Curitybana de Desportos (em suas diversas décadas) ou seja de 1923 ao dinâmico 1933, testemunhando essa evolução do nosso futebol municipal até a L.C.E.A. não é de minha intenção, desmerecer numa breve comparação, o que, os outros fizeram; pelo contrário, rendo-lhes minha obscura homenagem nesta crônica, porque eles, implantando o que hoje qualifico de futebol “tinguy” poderão constatar muita justiceiramente, que a L.C.E.A. cujo esforço unido e deveras elogiável é, e não há negar, uma entidade que honra o futebol paranaense!
No Campeonato Municipal de 1933, o Savoia conquistou o bicampeonato, enquanto o Junak ficou com o vice. O time campeão formou assim: Rafael; Biale e Mikare; Nito, Olavo e Orestes; Tedesco, Frederico, Moisés (Reinaldo), Albertinho e Carlito.
O Tebé Football Club e o Savóia Football Club ficaram com o título e o vice-campeão nos Segundos Quadros respectivamente.
O Corinthias Esporte Clube, inaugurou a sua Sede social –na noite de sábado do dia 4 de fevereiro de 1933. O endereço da equipe rubro-negra fica na Rua Visconde de Guarapuava, nº 609, no Alto da XV, em Curitiba/PR. O evento teve início às 21h30min., onde ocorreu um estupendo baile, comandada pela banda Royal Jazz Band.
Campeonato da LCEA de 1934
Pelo Torneio Início, entre os dias de 28 de janeiro e 4 de fevereiro, o Avante Esporte Clube derrotou na final o Aquidaban Sport Club, ficando com o título. Pelo Campeonato dos Segundos Quadros, o Savóia se sagrou campeão, enquanto o SEF Junak ficou com o vice.
No Primeiro Quadros, o Savóia Football Club conquistou o Tricampeonato, enquanto o Botafogo Football Club ficou com a segunda colocação. O time campeão formou: Rafael; Scuissiato e Luiz; Orestes, Tarquá e Bicudo; Turim, Armandinho, Reinaldo, Albertinho, Carlito (Biale), Nelson, Moisés e Érico.
Campeonato da LCEA de 1935
Pelo Campeonato dos Segundos Quadros, o Bloco Água Verde se sagrou campeão, enquanto o Esperança Football Club ficou com o vice. No Primeiro Quadros, o Ipiranga Football Club conquistou o inédito título, enquanto o Itália Sport Club ficou em 2º lugar. O time campeão formou: Neno; Ilio e Gilberto; Aldino, Miro e Lourival; Pedrinho, Afonso, Naldo, Marcha e Chefe.
Liga Curitybana venceu a Federação Paranaense de Desportos
Na manhã de domingo, do dia 27 de Outubro de 1935, a Seleção da LCEA surpreendeu o Selecionado da FPD, e venceu pela contagem de 4 a 2, no campo da Água Verde.
A partida transcorreu, contra expectativa geral, sem incidentes de vulto, sagrando-se vencedor o “potente” combinado da LCEA. Os gols da partida foram assinalados por José, duas vezes; Maximino e Jurandyr, um tento cada, para Liga Curitybana de Desportos; enquanto Pandú e Ary marcaram para a FPD. Conduziu-se com acerto na arbitragem, o sr. Ubirajara Pinheiro Lima.
LCEA: Vosgeram; Lucas e Tony; Leonel, Xingo e Maximino; Ribeiro, Jurandyr, Pedrinho, Elysio e Tedesco.
FPD: Pandú; Altino e Paraná; Marchand, Annibal e Sobocinski; Ary, Canhoto, Faria, Itaciano e Placido.
Campeonato da LCEA de 1936
No Torneio Início, no dia 15 de março, no Campo do Athletico, o Bloco Água Verde derrotou na final o Itália Sport Club, ficando com o título. No Primeiro Quadros, o Ipiranga Football Club conquistou o Bicampeonato, enquanto o Bloco Água Verde ficou com o vice-campeonato.
O time campeão formou: Neno; Ilio e Gilberto; Narciso, Naldo e Pauca (Odilon); Miro, Nelson, Júlio, Marcha e Lourival. Também jogaram: Afonso, Pedrinho, Atílio, Chefe, Massuci, Dando, Bebê, Russo e Emilio.
LCEA desapareceu em 1937
A Liga Curitybana de Esportes Athleticos (LCEA) existiu por seis temporadas, organizado os campeonatos da cidade de 1932 a 1937. A última notícia sobre a entidade aconteceu na quinta-feira, às 20 horas, do dia 15 de abril de 1937.
Na ocasião, o presidente da LCEA, Jurandyr Azevedo e Silva convocou os clubes filiados, na sede da FPD, a fim de tratar da organização do Campeonato Citadino de Curitiba de 1937. Fato é que esse campeonato não aconteceu, a Liga Curitybana de Esportes Athleticos foi extinta, sendo substituída meses depois pela Liga Curitybana de Futebol (LCF).
ARTE: desenho do escudo e uniforme – Sérgio Mello
Colaborou: Laércio Becker
FONTES: Correio do Paraná (PR) – Diário da Tarde (PR) – O Dia (PR) – Livro “Futebol do Paraná – 100 anos de história”, de Heriberto Ivan Machado e Levi Mulford Chrestenzen