Arquivo da categoria: Seleções Municipais

Inédito!! ASEA (Associação Santista de Esportes Athleticos) – Santos (SP): Fundado em 1917

A ASEA (Associação Santista de Esportes Athleticos) foi uma entidade esportiva da cidade de Santos (SP). Coube ao modesto Club Athletico Santista a primazia da ideia de fundar a entidade máxima de Santos, surgiu no sábado, do dia 03 de Março de 1917, a fim de poder organizar o Campeonato Santista de Football, dos clubes filiados à Associação Paulista de Sports de Athleticos (APSA).

Cinco dias depois, o Club Athletico Santista oficializou à APSA concretizado a ideia  e pedindo o seu apoio oficial. Na sexta-feira, do dia 16 de Março de 1917, a APSA respondeu de forma positiva, e ofereceu a “Taça Braz Cubas” para ser disputada.

De posse do oficio da APSA o Club Athletico Santista obteve adesão da Associação Athletica Americano, Brasil Football Club e São Paulo Football Club, para colaborarem unidos na criação da entidade.

O projeto foi discutido por um grupo, longamente e aprovado com pequenas emendas; ficou ainda deliberado que se procedesse a inauguração. Essa reunião aconteceu na quinta-feira, do dia 12 de Abril de 1917, à Rua Braz Cubas, nº 164, no Centro de Santos, na secretaria do Athletico.

Estiveram presentes os seguintes dirigentes:

Alcides Cunha, Pedro Corrêa de Mello e A. Brandão Júnior (Club Athletico Santista); Joaquim Simão Fava, Aluisio Rocha e A. Grippio A. Botelho (Brasil Football Club); Olegário Lisboa, Alcino de Carvalho e Dermival da Cunha Brito (Associação Athletica Americano); Oscar Loyola, Manuel Honório Fortes e Raul Azevedo (São Paulo Football Club).

Assim, nos salões da Associação Athletica Americano, foi Fundado no sábado, do dia 21 de Abril de 1917, com o nome de Associação Santista de Sports Athleticos (ASSA).

Algumas personalidades estiveram presentes na fundação da ASSA: Benedicto Montenegro e Antonio Pedroso de Carvalho, presidente e secretário da Associação Paulista de Sports de Athleticos (APSA) e o Prefeito, em exercício, coronel Joaquim Montenegro, que em nome da Câmara Municipal de Santos, ofereceu a belíssima ‘Taça Câmara Municipal’.

A 1ª Diretoria foi constituída pelos seguintes membros:

Presidente – Alcides Cunha;

Secretário – Dermival da Cunha Brito;

Thesoureiro – Nelson Barreto Vinhas.

Os primeiros dois clubes filiados foram o São Paulo Railway Football Club (SPR FC) e o São Vicente Football Club que somados aos quatro fundadores participaram do Campeonato Santista de Football que teve início na quinta-feira, do dia 03 de Maio de 1917.

No final, coube o Club Athletico Santista o título citadino, o que lhe rendeu a Taça Câmara Municipal. Nos Segundos Quadros, após terminarem empatados com o mesmo número de pontos, o Brasil Football Club derrotou o SPR FC pelo placar de 1 a 0, e ficando com a Taça Braz Cubas. Nos Terceiros Quadros, quem levou a Taça Associação Santista foi Associação Athletica Americano, campeão invicto, só tendo empatado duas vezes.  

No início dos anos 20, a Sede da entidade máxima de Santos, ficava localizado na Praça Antonio Telles, nº 2, no Centro da cidade. A nova Sede instalada em 1931, na Rua João Pessôa, nº 176, no Centro de Santos.

A Taça Cidade de Santos, foi criada pela Lei nº 876, no sábado, do dia 16 de Outubro de 1926, pela municipalidade de Santos.

FONTES: Gazeta Popular (Santos/SP) – A Tribuna (SP)

Sub-Liga Mineira de Desportos Terrestres – Juiz de Fora (MG): escudo e cores diferentes em 1924

A Sub-Liga Mineira de Desportos Terrestres foi uma entidade esportiva da cidade de Juiz de Fora (MG). Fundado na terça-feira, do dia 20 de Fevereiro de 1917, filiada à LMDT (Liga Mineira de Desportos Terrestres – fundado em 05-03-1915).

Existiu até 1933, quando passou a chamar-se Associação Mineira de Esportes (AME). Em 11 de novembro de 1942, ganhou o nome de Liga de Desportos de Juiz de Fora. Em 19 de dezembro de 1977, tornou-se, finalmente, a Liga de Futebol de Juiz de Fora.

Observação: A Fundação da entidade juiz-forano contém um dilema! No a Annuario dos Desportos no Brasil (publicado em 1932) diz ser de 20/02/1917, enquanto a Liga de Futebol de Juiz de Fora afirma ser de 22/02/1918.

Link do 1º escudo redesenhado: https://historiadofutebol.com/blog/?p=117378

FONTES: Página no Facebook da ” Liga de Futebol de Juiz de Fora ” – – Site Toque de Bola – Museu Mariano Procópio – Livro “A Epopéia dos Vencedores” de Halber Alvim Pedrosa

Fotos Raras, de 1921: Liga Campista de Football (L.C.F.) – Campos dos Goytacazes (RJ)

Foi convocada pelo então presidente do Internacional F.C., o Sr. Tácito Eliot Tavares, uma reunião entre dirigentes, jornalistas e admiradores do futebol para criar a Liga Campista de Football, a data escolhida foi 13 de setembro de 1913 e se fizeram representar na assembléia, GoytacazAliançaRio BrancoInternacionalXV de NovembroLacerda SobrinhoLuso Brasileiro e Campos Atlético.

Após as discussões dos assuntos em pauta, foram escolhidos os Srs. Múcio da Paixão, Aldo Muylaert e Alcides Caneca para a comissão que estudaria o estatuto da entidade que estava sendo fundada. Foi escolhido Múcio da Paixão como o primeiro presidente, mas este renunciou ao seu mandato quase no fim do ano de 1914, devido principalmente ao desgaste que teve com alguns jogadores de prestígio na cidade e que depois desse episódio originaria um dos grandes clubes de Campos e do Estado, o Americano Futebol Clube.

Na Liga assumiria o então vice-presidente e jornalista Júlio Nogueira, que também ficaria marcado na história como o primeiro profissional da imprensa a dirigir uma equipe de futebol. No decorrer dos anos houve muitas brigas, mudanças e diversas cisões, o que fez com que aparecessem entidades paralelas nas organizações dos eventos esportivos na cidade, como a Associação Campista de Esportes Terrestres (ACET)Associação Campista de Esportes Atléticos (ACEA), que contava com GoytacazAtlético, Fla-Flu e Itatiaia), que depois se uniriam novamente a LCF (composta por Americano, Campos, Luso Brasileiro e Leopoldina) e formaria a Liga Campista de Desportos (LCD), que durante anos promoveu o campeonato campista de futebol profissional e se fez representar com a seleção campista em outras competições.

O maior orgulho da Liga é que além de possuir sede própria, é junto com a de Niterói as únicas do Estado a ter campeonatos de profissionais. Atualmente somente a LCD mantém suas atividades, promovendo inúmeros campeonatos e torneios de futebol amador. A LCD também promoveu a Taça Cidade de Campos, realizada a partir de 1969 para suprir um intervalo de datas após o fim de cada temporada do campeonato principal e era disputada pelos primeiros colocados do campeonato campista do ano anterior, não tendo um número fixo de times na disputa, variando de ano a ano e teve como primeiro campeão o Americano, seguido de Goytacaz em 1970, novamente o Americano nos dois anos seguintes, Rio Branco em 73, Cambaíba em 74, Sapucaia em 75 e Goytacaz em 76 e Rio Branco em 77, último ano em que os principais clubes campistas disputaram esta competição, já que se envolveriam em competições promovidas pela federação do recém-criado Estado do Rio de Janeiro, mas continuaria sendo disputada por times amadores.

O campeonato campista começou a ser disputado em 1914 e teve o Goytacaz como o primeiro campeão e teve a sua última edição em 1977, quando, por falta de datas, Americano e Goytacaz dividiram o título, foi no ano seguinte que deixaria de ser disputado, devido à fusão dos estados do Rio e da Guanabara.

Foram presidentes da Liga os senhores: Múcio da Paixão, Julio Nogueira, João Muylaert, Antônio Faria, Domingos Guimarães, Edmundo Chagas (1922/23), Ari Leôncio da Silva, Constantino Escocard (1925/26), Nelson Martins, Antônio Pereira Amares, Mário Veloso de Carvalho, Ilídio Rocha, Evandro Monteiro, José Alves Dias, Mário Pinheiro Mota, Osvaldo Cunha, João Pires Damasceno, Raul Abot Escocard (1954), Sílvio Araújo, Bento Faria da Paz, Edmundo Vaz de Araújo , Dr. Gentil Gomes, Jaime M. Faria, Amílcar Monteiro, Salim Nagem, Roberto D’Afonseca, Amílcar Monteiro, Danilo Knifis , Josélio Rocha, Geraldo Silva, Rubens da Mota Vilar e Edson Anomal Pereira, sendo presidente por vários mandatos, inclusive o atual.

FONTES: Blog Futebol Campista – Careta (RJ)

Inédito!! Associação Petropolitana de Sports (APS) – Petrópolis (RJ)

A Associação Petropolitana de Sports (APS) foi uma entidade desportiva da cidade de Petrópolis, localizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Fundado na terça-feira, do dia 30 de Julho de 1918. Ao contrário das cores aurianil, a primeira combinação escolha foram o vermelho e branco. A sua Sede ficava na Avenida Independência, nº 80 (Sobrado) – Centro, de Petrópolis.

 

FONTES: Almanak Laemmert : Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ)

Associação Serrana de Esportes Athleticos (ASEA) – Nova Friburgo (RJ): Existiu entre 1925 a 1942

A Associação Serrana de Esportes Athleticos (ASEA) foi uma entidade da cidade de Nova Friburgo, situado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Fundado na segunda-feira, do dia 10 de Agosto de 1925, a entidade foi a precursora do futebol friburguense. As suas cores era o preto e branco.

História

A criação da liga de esportes na cidade de Nova Friburgo, foi uma grande realização numa noite fria da segunda-feira, do dia 10 de agosto de 1925. A reunião aconteceu no antigo prédio da Caixa Rural (atual edifício do Fórum), onde estiveram presentes os seguintes representantes:

Friburgo Football Club;

Esperança Football Club;

Fluminense Athletico Club;

Sport Club Sírio-Libanês ( Clube Sírio-Libanês, patrocinado pela colônia de libaneses).

A 1ª Sede ficava num imóvel ao lado do solar do Barão de Nova Friburgo. A ASEA existiu por 22 anos, quando em 1942, a entidade alterou o nome, passando a se chamar: Liga Friburguense de Desportos (LFD), que existiu por 68 anos. Em 2015, quando a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), desfilou a LFD.

Com isso, a surgiu uma nova entidade: a Liga Nova Friburgo de Desportos (LNFD), Fundada na sexta-feira, do dia 23 de Janeiro de 2015. A nova entidade terá apoio financeiro a nível estadual e federal, e a diretoria tem mandato de quatro anos e funcionará na sede doada pela Prefeitura de Nova Friburgo, na Avenida Alberto Braune, 223, Centro, (antiga sede da ex-Liga Friburguense de Desportos). Atualmente, Atualmente a sua Sede fica localizada na Praça Presidente Getúlio Vargas, nº 105, no Centro de Nova Friburgo.

Os clubes que fazem parte da fundação da nova entidade são: Friburgo Futebol Clube, Esporte Clube São Pedro, Botafogo, Saudade, Lumiar, Stucky e Associação de Futebol Amador do Zaga.

A diretoria da Liga Nova Friburgo é composta por Luciano Faria (presidente); Nain Rocha (vice-presidente); Jailson  Bernardo Silveira (secretário); e Rodrigo Rimes Miranda (tesoureiro).

A Liga Friburguense de Desportos chegou a ter dezenas de clubes filiados como: Roqueano Social Clube, Nova Friburgo Futebol Clube, Friburguense, Sociedade Esportiva Friburguense, Associação Atlética Banco do Brasil, Saudade, Santa Luzia, São Pedro, Serrano, Fluminense, Esporte Clube Filó, Conselheiro, Esperança, Cascatinha, Friburgo Futebol Clube, Nova Friburgo Country Clube, Grêmio Esportivo Friburguense.

 

FONTES: “Trabalho, Greves e Futebol: Luta, Identidade e Sociabilidade na Formação da Classe Trabalhadora Friburguense (1911-1933), de Victor Emrich – Jornal A Voz da Serra – Jornal da Região – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) – Página no Facebook “História de Nova Friburgo” – A Rua : Semanario Illustrado (RJ).

Liga Desportiva de Moreno (LDM) – Moreno (PE): Fundado em 1967

A Liga Desportiva de Moreno (LDM) é a principal entidade esportiva da cidade de Moreno (PE). Fundado na quinta-feira, do dia 23 de Março de 1967. A sua Sede está localizada na Avenida Dr. Sofronio Portela, nº 4.530, no Centro da cidade. A cidade conhecida “A Terra dos Eucaliptos” e também como “A Cidade das Verdes Colinas” escolheu as cores azul e branca para a sua bandeira, a mesmas cores do município.

FONTES: Henrique Martins Feitosa – Google Maps – Blog Boleiros Moreno-PE