
Por Sérgio Mello
O SOMDA Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Fortaleza (CE). Foi Fundado na quarta-feira, do dia 07 de Setembro de 1960, por funcionários da Sociedade de Minérios S.A., Fábrica de Louças São José.
O seu Estádio Germano Franck e a Sede ficavam situados nas dependências da fábrica de porcelana, na Rua Coronel João Cordeiro, s/n, no bairro de Parangaba, na zona oeste de Fortaleza/CE.
Reunia então um grupo de operários que gostavam de praticar o esporte, e dentre eles, foram escolhidos os membros de sua primeira diretoria. Mas, o quadro foi vencendo jogos, foi adquirindo a simpatia geral, atraindo bons valores e o clube cresceu.

Rapidamente,o SOMDA é algo de orgulho para os funcionários da indústria a que pertence, e para o próprio povo de Parangaba. Quase todo são empregados da SOMDA (Sociedade de Minérios Ltda.) e são sócios do clube. O corpo de jogadores, é constituída também de sua maioria por funcionários, e o restante de estudantes.
Nos seus seis primeiros anos de existência, o SOMDA já contava com uma carreira brilhante. Inúmeros foram os torneios suburbanos que levantou, e prova de suas conquistas estão na sede do clube, na brilhante coleção de troféus, que sobe quase a três dezenas de taças e inúmeras medalhas.
Estreando em 1966, no Campeonato da 2ª Divisão (na realidade, equivalente a Terceira Divisão), tem na conquista do título de vice-campeão do Torneio Início e do Estadual da 3ª Divisão o seu maior feito de sua carreira.

No returno, o SOMDA terminou empatado com o Santa Cecilia: foram seis vitórias e três empates. Com isso, foi necessário decidir o campeão numa melhor de quatro pontos. Na primeira partida, na quarta-feira, do dia 21 de dezembro de 1966, a partida terminou empatada em 1 a 1.
No domingo, do dia 25 de dezembro de 1966, o SOMDA derrotou o Santa Cecilia por 1 a 0, se sagrando campeão do 2º Turno do Cearense da 3ª Divisão, organizado pela Federação Cearense de Desportos (FCD). O gol da vitória foi assinalado por Beleléu, em cobrança de pênalti.

Na grande final, numa melhor de quatro pontos, o SOMDA acabou ficando com o vice-campeonato, ao perder para o campeão Riachuelo. Posteriormente, disputou duas edições do Campeonato Cearense da 2ª Divisão: em 1968 (terminou na 3ª posição) e 1969 (ficando em 6º lugar).
Time base de 1966: Edson; Artur, Beleléu, Pedro (Louro) e Toinho; Bem-te-vi e Zé Maria; Adão, Bosco, Zé Dias e Mauricio. Técnico: Paiva Filho.
ARTE: escudo e uniforme – Sérgio Mello
Colaborou: Fabiano Batista
FOTO: Flâmula – Acervo de Miguel Angelo Azevedo Nirez
FONTES: Estatuto do clube – Unitário Esportivo (CE)