Arquivo da categoria: Mato Grosso do Sul

Torneio Início de Campo Grande(MS) – 1940

Data: 23 de abril de 1940
Local: Campo Grande – MS

1º Jogo – GE Renner 2×0 Operário FC
2º Jogo – SS Campograndense 2×0 EC Juventus
Final – GE Renner 0x0 SS Campograndense (3×2 pen)

Campeão – Grêmio Esportivo Renner (Campo Grande – MS)

Fonte: Arquivos do Autor

Inédito!! Federação Sportiva Mato-Grossense (FSM) – Corumbá (MT): Fundado em 1927

A Federação  Sportiva Mato-Grossense (FSM) foi uma entidade esportiva da cidade de Corumbá, no estado do Mato Grosso. Fundado na quinta-feira, do dia 15 de Setembro de 1927, como “Liga Matogrossense de Sports Athleticos (LMSA), pelos seguintes agremiações:

Corumbaense Football Club;

Riachuelo Football Club;

Ladário Athletico Club;

Commercio Sport Club.

Estiveram presentes na fundação da nova entidade:

Theodomiro Serra, tesoureiro, e Juan M. Vallejo, vice-presidente em exercício do Corumbaense Football Club;

Joaquim Alves Correa, presidente do Riachuelo Football Club;

José dos Santos Pité, presidente do Commercio Sport Club;

Leandro José Alves, vice-presidente em exercício do Ladário Athletico Club;

 

A 1ª Diretoria foi formada com os seguintes membros:

Presidente – Salusitano A. Maciel;

Vice-Presidente – Jeronymo Francisco Gonçalves;

1º Secretário – José de Souza Damy;

2º Secretário – Manoel H. Marques Fontes;

 

Curiosidades

Depois se filiou a Aliança Sportiva Campograndense. A primeira competição organizada pela FSM foi realizado em dois campos: Commercio Sport Club e Ladário Athletico Club. Cada um dos clubes fundadores entraram na nova entidade pagando 500 mil réis.

Os dados encontrados (na imagem abaixo) no Annuario dos Desportos no Brasil  (onde aparece o escudo) é referente ao ano de 1932. Conseqüentemente, os clubes e diretoria, nele mencionados, são referentes aquele ano.

FONTES: Annuario dos Desportos no Brasil – Gazeta Oficial – Estatuto da Federação  Sportiva Mato-Grossense (FSM) 

Novo escudo: Associação Atlética das Moreninhas – Campo Grande (MS)

 

A Associação Atlética das Moreninhas é uma agremiação da cidade de Campo Grande (MS). A sua Sede está localizado na Rua Pacavira, nº 27, no  Bairro da Vila Moreninhas, na capital sul-mato-grossenseFundado no Sábado, do dia 05 de Fevereiro de 1994, foi reativada em 2012 após um breve período de inatividade. Com apenas 24 anos de idade, possui uma tradição no mercado futebolístico — e com a sua retomada, revela seus projetos em outras modalidades esportivas, tais como o atletismo, vôlei, futsal, entre outras modalidades.

O Estádio Parque Jacques da Luz, “das Moreninhas” tem capacidade máxima para 10 mil pessoas, e está localizado na Rua Barreiras, s/n na Moreninhas 2, Campo Grande/MS. Em 1994, as obras do estádio foram iniciadas pelo governador Pedro Pedrossian, e foram finalizadas em dezembro do mesmo ano.

Em 1999, as obras do parque foram retomadas pelo Governador José Orcirio Miranda (Zeca), sendo finalmente reinaugurado em 2003, com uma partida entre CENE e Moreninhas.

Local com 45 hectares de expansão, o complexo esportivo é coberto com duas quadras de futsal, uma de basquete e uma de vôlei, um palco para apresentações, banheiros, camarim, sala de arte, sala de dança, sala de informática e a sala de administração.

A área esportiva é descoberta, apresentando seis campos de futebol, duas quadras de futsal, duas quadras de vôlei de areia, uma pista de caminhada com 2,4 mil metros e três piscinas, sendo uma exclusiva para crianças.


FONTES: Wikipédia – Página do clube no Facebook –  Liberdade! Homero Queiroga

Inédito!! Associação Bancária Cuiabana (ABC) – Cuiabá (MT): Duas edições no Cuiabano de 1947-48

A Associação Bancária Cuiabana (ABC) foi uma agremiação da cidade de Cuiabá (MT). Foi Fundado na quinta-feira, do dia 15 de Novembro de 1945. A sua Sede, que foi inaugurada na segunda-feira, do dia 06 de fevereiro de 1950, ficava localizado na Rua Cândido Mariano, s/n, no Centro Norte de Cuiabá. Apesar do clube ter participado de algumas edições no futebol, a principal modalidade esportiva era o Basquetebol, na qual participou de diversas competições nas esferas  municipal e estadual.

Cerca de dois meses após ter sido fundado, foi definida a 1ª Diretoria do clube, que ficou constituída assim:

Presidente – Hostilio Xavier Ratton;

Diretor Social – R. B. M. Ferreira;

Diretor Esportivo – Hugo Muller;

Tesoureiro – Luiz Alves Delamônica

Secretário – Benedito de Figueiredo.A ABC (Associação Bancária Cuiabana), disputou os Campeonatos Cuiabanos de Futebol de 1947 e 1948.

20.07.1947 ABC 2 x 4 AMERICANO
10.08.1947 ABC 0 x 4 MIXTO
24.08.1947 ABC 0 x 2 PAULISTANO
07.09.1947 ABC 4 x 3 DOM BOSCO
01.11.1947 ABC 0 x 0 AMERICANO
23.11.1947 ABC 1 x 5 MIXTO
21.12.1947 ABC 1 x 4 DOM BOSCO
11.01.1948 ABC 1 x 4 PAULISTANO

 

21.03.1948 ABC 1 x 2 PAULISTANO
11.04.1948 ABC 3 x 8 DOM BOSCO
25.04.1948 ABC 4 x 3 AMERICANO
16.05.1948 ABC 2 x 3 MIXTO
30.05.1948 ABC 4 x 2 PAULISTANO
11.07.1948 ABC 3 x 4 DOM BOSCO
25.07.1948 ABC 3 x 4 AMERICANO
15.08.1948 ABC 1 x 8 MIXTO

FONTE: A Cruz (MT) – O Estado de Mato Grosso (MT)

Foto Rara, anos 60: Riachuelo Futebol Clube – Corumbá (MS)

O Riachuelo Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul. O Alvirrubro Corumbaense foi Fundado no dia 24 de Fevereiro de 1915. A sua Sede fica localizado na Rua Frei Mariano, nº 1.064, no Centro de Corumbá.

O Riachuelo disputou duas vezes o Campeonato Sul-Mato-Grossense da Primeira Divisão: 2000 e 2001. A equipe mandou os seus jogos no Estádio Municipal Arthur Marinho, de propriedade da Liga de Esportes de Corumbá, com Capacidade para 5 mil pessoas. Atualmente encontra-se afastado das competições de futebol na esfera profissional.

EM PÉ (da esquerda para a direita): Geraldino, Euclides, Dimas, Wilson Victório, Paraguai e Guido, tendo ao seu lado o radialista Vieira Filho(Mingote). AGACHADOS (da esquerda para a direita): Freudes, Edmir, Alcides, Jaime Assad e Jura. 

 

FONTES: Wikipédia – Rsssf Brasil – Correio de Corumbá – Mauro Chaves  

Foto Rara, de 1963: Ladário Atlético Clube – Ladário (MS)

Ladário Atlético Clube é uma agremiação da cidade de Ladário (MS). Fundado no domingo, do dia 14 de março de 1926, na antiga Rua do Portão (atual: Avenida 14 de março), pelo inspetor do Arsenal de Marinha, o capitão de mar-e-guerra Jerônimo Francisco Gonçalves. O clube possuiu um valioso patrimônio de conquistas e realizações, pois gozou de uma era de entusiasmos e dedicação dos antigos ladarenses.

Era instalado desde a sua fundação no prédio (hoje em demolição) situado na 14 de março nº 8, tendo sido transferido, recentemente, por ato de permuta com o 6° distrito naval, para o antigo Centro Recreativo da Marinha, situado a mesma rua, esquina com a travessa Riachuelo: na Avenida 14 de Março, nº 268, no Centro de Ladário. Atualmente o prédio funciona como pagode nos finais de semana.

Chegou a possuir um estádio muito bem construído, com arquibancadas em madeira partes cobertas, onde eram vividas grandes tardes esportivas. Apesar das poucas informações, sabe-se que a equipe disputou o Campeonato Matogrossense de 1924, organizado pela Liga Sportiva Matogrossense (LSM).

No Correio do Estado abordou que o Ladário e o Corumbaense decidiram o título, no domingo dia 20 de setembro de 1925. Contudo, não deu o resultado e apenas se limitou a dizer que o campeão seria definido pela Liga. A partir daí não foi encontrado mais nenhuma informação a respeito. Em 1926 o Ladário AC foi campeão pela LMSA.

Título Corumbaense de 1929

Em 1929, o Ladário decidiu o título do Campeonato Corumbaense diante do Riachuelo Football Club, precisando apenas do empate. E foi justamente o que aconteceu. Com o 1 a 1, o clube ladariense faturou o caneco. Contudo, a partida foi emocionante já que o Riachuelo vencia até o minutos finais, quando o árbitro W.Rabello marcou um pênalti a favor do Ladário, que por sua vez não desperdiçou.

Classificação final:

CLUBES

PONTUAÇÃO

Ladário

09

Riachuelo

08

Corumbaense

04

Commercio

03

 

Bicampeão Ciradino de Aspirantes

Essa equipe do Ladário sagrou-se bicampeã do Campeonato de Aspirantes, em 1962 e 1963, promovido pela Liga de Esportes de Corumbá (LEC), ao derrotar o time do Corumbaense Futebol Clube, no Estádio Arthur Marinho, pelo placar de 2 a 0.

Na imagem acima vemos:

EM PÉ (da esquerda para a direita): Pedro Capurro, Ipojucam, Vivaldo, Jorci, Aderbal e César. AGACHADOS (da esquerda para a direita): Valdomiro, Reinaldo (Lotação), Nilson, Rui e Ademir Galvão.

 FONTES: Correio do Estado – A Campanha – Correio de Corumbá – O jornal Tribuna – “Ladário/MS e Seu Patrimônio Cultural: Mais de 100 anos de História”, de Daiane Lima dos Santos, da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD – Mauro Chaves (Historiador ladarense)