Arquivo da categoria: Mato Grosso do Sul

Esporte Clube Jardim – Jardim (MS): Disputou o Estadual da 2ª Divisão de 2001

O Esporte Clube Jardim é uma agremiação do Município de Jardim, no estado de Mato Grosso do Sul. Com uma população de 24.484 habitantes (segundo o censo IBGE de 2011), a localidade está a 259 km da capital (Campo Grande). Jardim foi criado em 14 de maio de 1946 e emancipado em 11 de dezembro de 1953.

Por falar no ano em que Jardim surgiu, o clube também foi Fundado em 1946, por um grupo de amigos que, se tornaram sócios fundadores, naquela época. Dessa forma, se tornando o 1º clube social do município.

A ideia inicial, era promover eventos da alta sociedade e militares jardinenses. Com o adventos dos “Bailes”, o número de sócios foi crescendo. Com novas Diretorias formadas por homens de negócios que na época investiam em Jardim ou trabalhavam na CER-3.

Ocorreram bailes sociais de primeira linha, trajados de palito completo, assim como Baile de debutantes, formaturas e outros, da melhor qualidade, com bandas do Paraná e interior de São Paulo, que faziam das noites jardinenses, as melhores dos anos.

Os carnavais com blocos e belas fantasiadas, “regado” por ótimas bandas esquentavam as noites tradicionais naquela época, que hoje, infelizmente, não existem mais.

 Sua 1ª Sede está localizada na Avenida Duque de Caxias, nº 415, no Centro. Já sua Sede administrativa fica situado na Rua Graça Aranha, nº 68, no Bairro Cohab Aeroporto. A Sede atual fica na Rua Tenente Ary Rodrigues, nº 415, no bairro de 9º Becnst.

Time de 1978, que enfrentou o Vasco

Um momento que marcou a vida da agremiação, aconteceu no domingo, do dia 15 de Janeiro de 1978, quando o Esporte Clube Jardim derrotou o time juvenil do Clube de Regatas Vasco da Gama/ RJ, po 1 a 0, no Estádio Município Major Costa (Capacidade para 2.500 pessoas), em Jardim (MS). A renda deste jogo foi revertida para a Casa do Garoto local.

E.C. Jardim (1990)
Em pé (esquerda para a direita):
Totó, Toninho  Catuaba, Carlinhos Grubert, Argeu e Gilberto;
Agachados (esquerda para a direita):
Pelezinho, Mário Nelson, Lori, Esquerdinha, Ivan Bugre e Djalma.

Na esfera profissional, a primeira e única participação, aconteceu há 19 anos. O Esporte Clube Jardim disputou o Campeonato Sul-Mato-Grossense da Segunda Divisão de 2001, organizado pela Federação Matogrossense de Futebol (FMF).

O Estádio Município Major Costa (Capacidade para 2.500 pessoas), em Jardim (MS).

A competição contou com a participação de 12 equipes, divididos em três grupos de quatro:

GRUPO A  

Clube Atlético Iguatemi (Iguatemi);

Esporte Clube Águia Negra (Rio Brilhante);

Nova Andradina Futebol Clube (Nova Andradina);

Triângulo Esporte Clube (Nova Andradina).

GRUPO B  

Bonito Futebol Clube (Bonito);

Esporte Clube Jardim (Jardim);

Novo Horizonte (Três Lagoas);

Vila São Bento (Sidrolândia).

GRUPO B  

Coxim Atlético Clube (Coxim);

Esporte Clube Campo Grande (Campo Grande);

Liga Rio-Verdense (Rio Verde de Mato Grosso);

Rio Negro Futebol Clube (Rio Negro);

No final, o Águia Negra foi o grande campeão, enquanto o Coxim ficou com o vice-campeonato da Segundona.

FONTES: Acervo Fotográfico Ten. Cel. Jaime Ribeiro – Wikipédia – Página do clube no Facebook – Rsssf Brasil.

Colaboração: jornalista e pesquisador Felipe Feitosa

Compartilhe...

Dourados Futebol Clube – Dourados (MS): Disputou três edições da 1ª Divisão do Estadual

O Dourados Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Dourados (MS). A sua Sede ficava situada na Av. Marcelino Pires, nº 5.326, no Bairro Cabeceira Alegre, em Dourados.

Em Março de 1991, após a fusão entre o Ubiratan Esporte Clube e o Clube Atlético Douradense nascia o Dourados Futebol Clube. Após se filiar a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), a equipe esteve presente em três edições do Campeonato Sul-Mato-Grossense da 1ª Divisão: 1991, 1992 e 1994. Após a última participação no Estadual, a fusão foi desfeita e o Dourados virou história.

FONTES: site FutebolMS – Mercado Livre – Cássio Siqueira

Compartilhe...

Inédito!! Federação Sportiva Mato-Grossense (FSM) – Corumbá (MT): Fundado em 1927

A Federação  Sportiva Mato-Grossense (FSM) foi uma entidade esportiva da cidade de Corumbá, no estado do Mato Grosso. Fundado na quinta-feira, do dia 15 de Setembro de 1927, como “Liga Matogrossense de Sports Athleticos (LMSA), pelos seguintes agremiações:

Corumbaense Football Club;

Riachuelo Football Club;

Ladário Athletico Club;

Commercio Sport Club.

Estiveram presentes na fundação da nova entidade:

Theodomiro Serra, tesoureiro, e Juan M. Vallejo, vice-presidente em exercício do Corumbaense Football Club;

Joaquim Alves Correa, presidente do Riachuelo Football Club;

José dos Santos Pité, presidente do Commercio Sport Club;

Leandro José Alves, vice-presidente em exercício do Ladário Athletico Club;

 

A 1ª Diretoria foi formada com os seguintes membros:

Presidente – Salusitano A. Maciel;

Vice-Presidente – Jeronymo Francisco Gonçalves;

1º Secretário – José de Souza Damy;

2º Secretário – Manoel H. Marques Fontes;

 

Curiosidades

Depois se filiou a Aliança Sportiva Campograndense. A primeira competição organizada pela FSM foi realizado em dois campos: Commercio Sport Club e Ladário Athletico Club. Cada um dos clubes fundadores entraram na nova entidade pagando 500 mil réis.

Os dados encontrados (na imagem abaixo) no Annuario dos Desportos no Brasil  (onde aparece o escudo) é referente ao ano de 1932. Conseqüentemente, os clubes e diretoria, nele mencionados, são referentes aquele ano.

FONTES: Annuario dos Desportos no Brasil – Gazeta Oficial – Estatuto da Federação  Sportiva Mato-Grossense (FSM) 

Compartilhe...

Novo escudo: Associação Atlética das Moreninhas – Campo Grande (MS)

 

A Associação Atlética das Moreninhas é uma agremiação da cidade de Campo Grande (MS). A sua Sede está localizado na Rua Pacavira, nº 27, no  Bairro da Vila Moreninhas, na capital sul-mato-grossenseFundado no Sábado, do dia 05 de Fevereiro de 1994, foi reativada em 2012 após um breve período de inatividade. Com apenas 24 anos de idade, possui uma tradição no mercado futebolístico — e com a sua retomada, revela seus projetos em outras modalidades esportivas, tais como o atletismo, vôlei, futsal, entre outras modalidades.

O Estádio Parque Jacques da Luz, “das Moreninhas” tem capacidade máxima para 10 mil pessoas, e está localizado na Rua Barreiras, s/n na Moreninhas 2, Campo Grande/MS. Em 1994, as obras do estádio foram iniciadas pelo governador Pedro Pedrossian, e foram finalizadas em dezembro do mesmo ano.

Em 1999, as obras do parque foram retomadas pelo Governador José Orcirio Miranda (Zeca), sendo finalmente reinaugurado em 2003, com uma partida entre CENE e Moreninhas.

Local com 45 hectares de expansão, o complexo esportivo é coberto com duas quadras de futsal, uma de basquete e uma de vôlei, um palco para apresentações, banheiros, camarim, sala de arte, sala de dança, sala de informática e a sala de administração.

A área esportiva é descoberta, apresentando seis campos de futebol, duas quadras de futsal, duas quadras de vôlei de areia, uma pista de caminhada com 2,4 mil metros e três piscinas, sendo uma exclusiva para crianças.


FONTES: Wikipédia – Página do clube no Facebook –  Liberdade! Homero Queiroga

Compartilhe...

Inédito!! Associação Bancária Cuiabana (ABC) – Cuiabá (MT): Duas edições no Cuiabano de 1947-48

A Associação Bancária Cuiabana (ABC) foi uma agremiação da cidade de Cuiabá (MT). Foi Fundado na quinta-feira, do dia 15 de Novembro de 1945. A sua Sede, que foi inaugurada na segunda-feira, do dia 06 de fevereiro de 1950, ficava localizado na Rua Cândido Mariano, s/n, no Centro Norte de Cuiabá. Apesar do clube ter participado de algumas edições no futebol, a principal modalidade esportiva era o Basquetebol, na qual participou de diversas competições nas esferas  municipal e estadual.

Cerca de dois meses após ter sido fundado, foi definida a 1ª Diretoria do clube, que ficou constituída assim:

Presidente – Hostilio Xavier Ratton;

Diretor Social – R. B. M. Ferreira;

Diretor Esportivo – Hugo Muller;

Tesoureiro – Luiz Alves Delamônica

Secretário – Benedito de Figueiredo.A ABC (Associação Bancária Cuiabana), disputou os Campeonatos Cuiabanos de Futebol de 1947 e 1948.

20.07.1947 ABC 2 x 4 AMERICANO
10.08.1947 ABC 0 x 4 MIXTO
24.08.1947 ABC 0 x 2 PAULISTANO
07.09.1947 ABC 4 x 3 DOM BOSCO
01.11.1947 ABC 0 x 0 AMERICANO
23.11.1947 ABC 1 x 5 MIXTO
21.12.1947 ABC 1 x 4 DOM BOSCO
11.01.1948 ABC 1 x 4 PAULISTANO

 

21.03.1948 ABC 1 x 2 PAULISTANO
11.04.1948 ABC 3 x 8 DOM BOSCO
25.04.1948 ABC 4 x 3 AMERICANO
16.05.1948 ABC 2 x 3 MIXTO
30.05.1948 ABC 4 x 2 PAULISTANO
11.07.1948 ABC 3 x 4 DOM BOSCO
25.07.1948 ABC 3 x 4 AMERICANO
15.08.1948 ABC 1 x 8 MIXTO

FONTE: A Cruz (MT) – O Estado de Mato Grosso (MT)

Compartilhe...