Arquivo da categoria: Acre

ACRE – Afinal, os clubes têm torcida ou não tem?

Vou começar uma série diferente sobre torcidas. Uma curiosidade que sempre tive foi, torcer para equipes com divisões é “fácil“, mas, e os clubes que almejam menos? Vou colocar uma foto e alguma explicação sobre a torcida de cada clube em cada estado, são clubes, famosos ou não e que jogaram nos últimos 10 anos nos estaduais.

ADESG – O clube que jogou a 1ª Divisão em 2022 e tem sede em Senador Guiomard, com 22.810 habitantes, fica apenas a 24 km da capital Rio Branco. Joga no Estádio Nabor Júnior, tem somente a torcida da cidade, mas nada muito fiel, não necessariamente que o tenham como clube do coração e sim para o time da cidade. Para vocês terem uma ideia, somente 660 pessoas seguem o clube nas mídias sociais.

Nabor Junior reformado em 2022

ALTO ACRE – Da cidade de Epitaciolândia, distante 228 km da capital acreana com 17.340 habitantes e colada a Bolivia. O clube jogou na 1ª Divisão pela última vez em 2017. Atuava no Estádio Antônio Araújo Lopes para 5 mil pessoas. Além da população, o clube tinha até uma organizada a “Torcida Papagaio da Fronteira“, hoje está licenciado.

Torcida Papagaio da Frontera do Alto Acre

AMAX – Da cidade de Xapuri, com19.048 habitantes, distante 190 km da capital. O clube jogou a 1ª Divisão a última vez em 2016. Representando a Associação dos Militares e Amigos de Xapuri, também era prestigiado pelos moradores da cidade, jogava no Estádio Álvaro Felício Abrahão para 4 mil torcedores. Hoje está licenciado.

Torcida em Xapuri em jogo do AMAX.

ANDIRÁ – O clube alvinegro tem sede na capital Rio Branco, o Morcego nunca foi campeão estadual, hoje é um clube em crescimento, inclusive sendo no último levantamento em Junho de 2022, o clube acreano com mais seguidores, cerca de 13.700. Tem até uma “torcida” chamada “Nação Morcegueira“, hoje é o clube mais simpático do estado, resta transformar essa simpatia em público presente nos estádios, tanto que não consegui uma foto da torcida até o momento.

Torcida do Andirá

ATLETICO ACREANO – Campeão 9 vezes do estadual o último em 2019, o Galo Carijó da capital é um dos principais clubes do estado. Possui uma das maiores torcidas do Acre, sempre presente e fiel, fazendo grande festa em seus jogos.

Torcida do Atletico prestigiando

GALVEZ – O clube da capital acreana e que representa a policia militar do estado, foi fundado em 2011, nesse período já se firmou no futebol local com um título estadual em 2020, disputando o Brasileiro da Série D no mesmo ano. Quanto a torcida, pequena mais fiel.

Torcida Imperador do Galvez presente

HUMAITÁ– Atual campeão acreano, o clube é da cidade de Porto Acre, com 18.180 habitantes e distante 58 km da capital. Atua no Estádio Municipal Mamede Carutá, para 1 mil torcedores. O “Tourão“, apesar de representar a cidade parece que não faz muito sucesso ainda, vamos ver após a conquista inédita, não consegui uma foto do estádio ou da torcida.

INDEPENDÊNCIA – O Tricolor de Aço da capital, clube tradicional, foi 11 vezes campeão estadual, está na fila a 24 anos, já jogou até uma Série B em 1991. Possui um local de treinamento o Estádio Marinho Monte, mas joga na Arena da Floresta, onde sente falta da torcida que parece que desapareceu com o tempo. Não consegui nenhuma foto.

JUVENTUS – O Clube do Povo da capital acreana, é um dos mais tradicionais clubes do Acre, foi 14 vezes campeão estadual. A última em 2009, contra o Rio Branco, que faz o maior clássico do estado, mas está esvaziado. Sua torcida está tentando sobreviver a clube que não joga desde 2013.

CT Dom Giocondo Maria Grotti

NAUÁS – Com sede na cidade de Cruzeiro do Sul, com 89 mil habitantes, conhecida como a Capital do Juruá, é o mais importante polo turístico e econômico do interior do Acre, fica a 632 km da capital. É o segundo clube mais antigo do estado, mas se profissionalizou somente em 2008 e jogou o campeonato em 2022. O Cacique do Juruá tem uma torcida que prestigia o clube em jogos na cidade.

Torcida do Nauas prestigiando

PLACIDO DE CASTRO – Da cidade de mesmo nome, localizada a 100 km da capital e com 19.565 habitantes, o Tigre do Abunã jogou o campeonato de 2022. O tricolor foi fundado em 1979 e tem um título estadual em 2013. Sua torcida é sempre presente e prestigia o clube em seus jogos no Estádio Ferreirão com capacidade para 1.200 pessoas.

Torcida do Tigre

RIO BRANCO – Clube mais vitorioso em toda a história acreana, com 46 conquistas, o Estrelão tem também a maior torcida do Acre, entre os clubes do estado. Joga na Arena da Floresta. Campeão da Copa Norte em 1997 e uma participação na Copa Conmebol no mesmo ano. Sua torcida é fiel e tem uma boa presença nos jogos na Arena.

Torcida do Rio Branco

SÃO FRANCISCO – Retornando ao estadual após 11 anos, foi vice-campeão em 2022, o São Chico foi fundado em 1967 e tem sede na capital acreana, é um clube modesto e com torcida muito reservada, formada por alguns abnegados e parentes dos jogadores. Não consegui nenhuma foto da torcida.

Mascote São Chico

VASCO – O cruzmaltino acreano foi fundado em 1952, em homenagem a seu homônimo e famoso carioca. Venceu o estadual três vezes, a última em 2001. Atua na Arena da Floresta e sua torcida não conta com os fãs do clube carioca em seus jogos. Não consegui nenhuma foto da mesma. Jogou em 2022.

FONTES: Páginas dos clubes no Facebook – Wikipedia

Escudos inéditos, dos anos 50 e 70: Federação Acreana de Desportos (FAD) – Rio Branco (AC)

Uniforme de 1958

A Liga Acreana de Esportes Terrestres (LAET) foi uma agremiação da cidade de Rio Branco (AC). Foi Fundada em meados de 1921, pelos presidentes de quatro clubes: Luiz Mestrinho Filho, do Rio Branco Football Club; Cap. Manoel Germiniano de Amorim. do Militar Football Club; Domingos Mirão, do Ypiranga Sport Club; e pelo presidente do Acreano Sporting Club, Armindo Silva, sucessor do presidente fundador, Arnaldo Pinho.

A criação da LAET aconteceu no 1º ano de governo do Dr. Epaminondas Tito Jácome (Foi médico sanitarista, deputado provincial e, juntamente com José Plácido de Castro, participou da Revolução Acriana, em outubro de 1902, que culminou na nacionalização daquele território. Foi o 1º governador do território do Acre, de 1º de janeiro de 1921 a 22 de junho de 1922).

O intuito da liga era dirigir e difundir os desportos de caráter amadorista em todo o Território Federal do Acre, desporto este que envolviam o Football, o basketball e o volleyball. A sua fundação ocorreu na sede no Palácio do Governo Departamental, um prédio de madeira construído em meados de 1908 pelo então prefeito Gabino Besouro para sediar a Prefeitura do Departamento do Alto Acre, ou seja, no mesmo local onde hoje se ergue majestosamente o Palácio Rio Branco.

O antigo prédio de madeira foi demolido pelo governador Hugo Carneiro na segunda-feira, do dia 28 de maio de 1928 para o início da construção do atual Palácio Rio Branco. Desse endereço, a Sede Provisória da Mentora do futebol acreano passou a ser nas dependências do Departamento de Obras e Viação, um grande prédio de madeira localizado na esquina da Avenida Getúlio Vargas com rua Benjamim Constant, (hoje Palácio das Secretarias).

Na foto vê-se o radialista Jaime Rebelo, o árbitro Odail Braga Martins, Jaime Basílio e Hugo.
Foto tirada no Parque Amazonense em 1958 por ocasião da partida entre Seleção da Federação Acreana de Desportos e São Raimundo Esporte Clube. Foto do acervo de Rui Heliandro Sá Valente.

Surge a FAD

Foi nesse novo endereço que ocorreu a alteração do nome para Federação Acreana de Desportos (FAD), já no governo territorial de José Guiomard dos Santos (1946-1950); era uma sexta-feira, dia 27 de janeiro de 1947, quando foi fundada pelos presidentes do Rio Branco Football Club, Isidoro da Cunha Pereira, pelo presidente do Fortaleza Football Club, Milton Braga Rôla, pelo presidente em exercício do Independência Futebol Clube, Dário D’Anzicourt, e pelo presidente do América Esporte Clube, Francisco José Paes.

A idealização da FAD ocorreu três anos antes de sua fundação, fruto de uma medida deliberativa do então presidente do Conselho Regional de Desportos (CRD), tenente-coronel Jefferson Ribeiro do Amaral, comandante da Polícia Militar do Território, expedida na sexta-feira, do dia 16 de junho de 1944, dando amplos poderes à comissão recém constituída para organizar a entidade fadense.

Essa comissão foi composta dos senhores Isidoro da Cunha Pereira, Antônio Fecury e os tenentes Sidney Bourguignon, Rui Medeiros de Oliveira Azevedo, e Gerardo Parente Soares.

O Conselho Regional de Desportos havia sido instalado no sábado, do dia 19 de dezembro de 1942, como um órgão consultivo do governo territorial. Sua composição inicial era formada pelo tenentecoronel Luiz Miranda Leal, presidente e comandante da Polícia Militar, pelo professor Urajá Dias Nogueira, secretário, pelo experiente advogado Mário de Oliveira, digno representante do Conselho, e ainda pelo Dr. José Valentim de Araújo, e Wilson de Almeida Aguiar.

Após esse ato, é então elaborado o estatuto para dirigir a prática esportiva em todo o Território Federal do Acre; esse estatuto só entraria em vigor após sua aprovação na primeira sessão ocorrida em 4 de maio de 1947 na Sede Provisória da FAD, sessão presidida pelo presidente do Rio Branco Football Club, Isidoro da Cunha Pereira, isso se dá porque o clube fundador mais antigo haveria de presidir os destinos da Mentora até quando da eleição e posse da primeira diretoria.

Seleção da Federação Acreana de Desportos (FAD) – 1966. Em pé, da esquerda para a direita: Coco (dirigente), Tião Lustosa, Alberto, Vianna, Benevides, Mozarino, Zezé Gouveia e Eugênio Mansour (dirigente). Agachados: Dimiro, Amílcar, Bebé, Danilo Galo e Bico-Bico. Foto/Acervo Francisco Dandão.

Primeira competição aconteceu em 1942

Mesmo assim, o Conselho Regional de Desportos, ainda em 1942, inicia uma extensa temporada futebolística de caráter oficial com a realização do Torneio Início, versão 1943, disputados nas tardes de domingos, no estádio central de Rio Branco, localizado na rua Rui Barbosa e defronte o Quartel General da Polícia Militar, hoje, a Praça Rodrigues Alves.

06/12/42AcreXDuque de Caxias
13/12/42Rio Branco FCXAssociação dos Comerciários Acreanos
20/12/42PennapolisXDuque de Caxias
27/12/42AcreXRio Branco FC
03/01/43ComerciáriosXPennapolis
10/01/43Duque de CaxiasXRio Branco FC
17/01/43AcreXComerciários
24/01/43PennapolisXRio Branco
30/01/43Duque de CaxiasXComerciários
7/02/43AcreXPennapolis

1º Presidente FAD

Tão-logo a entrada em vigor do Estatuto da Federação Acreana de Desportos (FAD), os presidentes dos quatro clubes fundadores escolheram, por voto secreto, o seu 1º Presidente, Biênio 1947/1948; o nome escolhido foi o agrônomo Francisco Custódio Freire, Diretor do Departamento da Produção.

A posse do vice-presidente fadense só aconteceu no domingo do dia 07 de setembro de 1947; o escolhido foi o Dr. Valério Caldas Magalhães, que permaneceu no cargo até a posse da nova diretoria, em 6 de fevereiro do ano subseqüente.

FAD se filiou à CBD em 1947

Foi nessa gestão que a Estatuto da Federação Acreana de Desportos solicitou em fins de julho de 1947 e obteve filiação à Confederação Brasileira de Desportos (CBD), confirmada em 31 de julho. O pedido havia sido oficializado pelo presidente Francisco Custódio Freire que obteve total apoio dos clubes filiados e ter sido o Estatuto da FAD aprovado em sessão da Mentora em 4 de maio de 1947.

A confirmação de filiação à CBD foi feita através de ofício assinado pelo 1º Secretário Manoel Furtado Oliveira, datado de 6 de agosto. O presidente sucessor do agrônomo foi o Dr. Edson Stanislau Afonso que assumiu a Mentora do futebol acreano em 6 de fevereiro de 1949 juntamente com todo o corpo diretivo da FAD.

A eleição da segunda diretoria ocorreu dia 26 de janeiro passado e foi fruto de consenso dos quatro dirigentes desportivos da capital acreana filiados a FAD. A solenidade concorrida de posse do Dr. Edson Stanislau ocorreu, às 10 horas, no auditório do Instituto de Nossa Senhora de Nazaré, oportunidade em que se fizeram presente:

o governador em exercício Major Raimundo Pinheiro de Lima, Dr. Felippe Meninéa Pereira, presidente do Conselho Regional de Desportos e secretário do Governo, Milton Braga Rôla, do Independência Futebol Clube, Francisco Paes, do América Esporte Clube, do médico Manoel Marinho Monte, e Waldemar Maciel, representante do Rio Branco Football Club, e ainda, a presença de Moura Brasil Neto, e Ubirajara Ribeiro, membros do CRD.

Foi nessa solenidade que a nova diretoria assumiu, para a gestão 1949/1950. A diretoria que assumia era composta ainda pelo Dr. Hugo Ferreira Carvalho (1º Secretário), tenente Carlos Martinho de Albuquerque (2º Secretário), Eduardo de Oliveira Nazaré (1º Tesoureiro), Milton Matos da Rocha (2º Tesoureiro).

O Conselho Superior de Legislação e Justiça foi composto pelos senhores membros efetivos magistrado Pojucam Barroso Cordeiro Ribeiro, e prof. Francisco Mariano Ribeiro e pelos suplentes Dr. Ismael Carvalho, Dr. Manoel Vargues Matoso, e por Américo Macedo.

Seleção da Federação Acreana de Desportos – 1967. Da esquerda para a direita: Benevides, Mozarino, Viana, Alberto, Zezé Gouveia, Danilo Galo, Dimiro, Bebé, Bico-Bico, Amílcar e Tião Lustosa. Foto/Acervo Antônio Benevides.

Já o Conselho Fiscal foi presidido por Alexandre dos Santos Leitão, Cristóvam Nunes, e Antonio d’Esberad Cavalcanti Rocha. A 1ª reunião ordinária de trabalho da gestão do Dr. Edson Stanislau ocorreu na quarta-feira, do dia 02 de março de 1949, oportunidade em que o mesmo, por eleição, fez a devida nomeação do Dr. Gerardo Parente Soares, e médico Manoel Marinho Monte, chefes dos departamentos Técnico, e Médico, respectivamente.

No dia seguinte, assume interinamente o vice-presidente da Mentora haja vista a urgente viagem feita pelo dirigente maior à capital Baré, Manaus, oportunidade em que iria manter contato com dirigentes para um jogo amistoso com o Nacional Fast Club a ser realizado em meados de abril daquele ano.

Com a chegada do Dr. Edson Stanislau, o presidente em exercício fadense Dr. Francisco Custódio Freire apresenta renúncia assumindo em seu lugar o Dr. José Maria Gonçalves Bastos. Em princípio de novembro daquele ano, toda a diretoria oficializa pedido de renúncia, fato já tido como certo para acontecer. Assim, em 24 de outubro é feita uma convocação urgente pelo presidente renunciante de uma Assembléia Geral Extraordinária, fato que acontece nas dependências da Sede Social do Rio Branco Football Club com as presenças da diretoria prestes a renunciar, dos dirigentes esportivos fundadores da FAD e do novo clube a ela filiada, o Fortaleza Football Club. Aceita a renúncia, nova diretoria é eleita, ficando assim, agendada sua posse no mesmo local para o dia 31 de novembro, às 11 horas da manhã. A nova diretoria, biênio 1951/1952:

Presidente – Capitão Milton Braga Rôla;

Vice-Presidente – Francisco Custódio Freire;

1º Secretário – tenente Valdemar D’Ávila Maciel;

2º Secretário – Eduardo Almada Brito;

1º Tesoureiro – Eduardo Oliveira Nazaré (reeleito);

2º Tesoureiro – Milton Matos da Rocha (reeleito);

Conselho Fiscal – Miguel de Freitas Leite, Antonio d’Esberard Cavalcanti Rocha, e Cristóvam Nunes;

Conselho Superior de Legislação e Justiça – presidido pelo Dr. Pojucam Barroso Cordeiro Ribeiro, e pelos juízes Francisco Mariano de Sá Ribeiro, e Dr. Manoel Vargues Matoso.

Diretor do Departamento Técnico – tenente Gesner Maciel de Lemos;

Diretor do Departamento Médico – Dr. Manoel Marinho Monte.

Mudança de endereço

Com a demolição do antigo barracão de madeira (onde era o Departamento de Obras e Viação) e a conseqüente inauguração do Palácio das Secretarias no domingo, do dia 14 de março de 1971, a FAD teve que mudar de endereço, indo então para uma sala cedida pela diretoria do Rio Branco Football Club no Estádio José de Melo.

Todo o acervo da Federação Acreana de Desportos nesse momento se resumia num amontoado de papéis que podia ser levado dentro de um saco com capacidade para 60kg. Vez por outra, a entidade fadense chegou a funcionar na residência do ex-presidente, Milton Braga Rôla, ou na casa do Barrinho (José da Paz Barros).

Os bens móveis, nem se falam. Em janeiro de 1974, já no governo de Francisco Wanderley Dantas, a Mentora mudou novamente de endereço, passou a funcionar numa sala – subsolo do Fórum Barão do Rio Branco, permanecendo por pouco mais de oito meses, quando então, já na administração do presidente Major Adel Derze, passou a funcionar num barracão de madeira de propriedade de jogador do Estrelão, o legendário Pedro Sepetiba; nesse barracão funcionou tempos depois a Sorveteria do Fabiano (rua Quintino Bocaiúva, N° 84, Centro).

Coube ao recém-eleito presidente Alércio Dias, sucessor de Alcides Dutra, a mudança desse endereço para uma confortável sala no primeiro andar da Sede Social da Associação Desportiva Vasco da Gama, localizada na Avenida Brasil, 563. Esse foi o penúltimo endereço da Mentora.

Sede própria inaugurada em 1987

É que foi no segundo mandato do presidente Antonio Aquino Lopes que projetou-se ter a FAD sua Sede Própria. O início das obras para a construção da nova sede foi durante o ano de 1986 e sua inauguração ocorreu numa data história para a entidade: no domingo, do dia 26 de Abril de 1987, ano do 40º aniversário de sua fundação.

A Sede Própria fica na Rua Manoel Cesário, 540, Bairro Aviário. Tem 520 metros de área quadrada, dois pisos e custou na época, Cz$ 2 milhões. Foi inaugurada com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Octávio Pinto Guimarães, e seu assessor, Ildo Najar, além da presença de todos os desportistas.

Seleção da Federação Acreana de Desportos (FAD) – 1979
EM PÉ (esquerda para a direita): Lécio, Chicão, Mário Sales, Pintão, Zé Augusto e Carlinhos Bigode.
AGACHADOS (esquerda para a direita): Mário Vieira, Eli, Manoelzinho, Carioca e Pistolinha

FAD é extinta para dar lugar a FFEAC

Somente na terça-feira, do dia 1º de setembro de 1987, em Assembléia Geral, com a presença dos dirigentes do Rio Branco Football Club, Independência Futebol Clube, Atlético, Acreano, Atlético Clube Juventus, São Francisco Futebol Clube, Associação Desportiva Vasco da Gama, e Andirá Esporte Clube é que houve a alteração no Estatuto da Entidade, resultado do trabalho da equipe formada pelos desportistas José Humberto Gomes Souza, Adauto Brito da Frota, José Eugênio de Leão Braga, Roberto Chaar, Antonio Nizomar dos Santos, Alzerino Paiva de Melo, Vicente de Andrade Chagas, Paulo Maia Sobrinho, desembargador Lourival Marques de Oliveira, Rivaldo Bernardo Patriota, e Aldemir Sena de Souza.

Uma das mudanças históricas do futebol do estado, foi extinção da Federação Acreana de Desportes (FAD), e o devido surgimento da nova Mentora do futebol acreano: Federação de Futebol do Estado do Acre (FFEAC).

Última mudança: sai a FFEAC e entra a FFAC

Na segunda-feira, do dia 08 de Novembro de 1999, em uma nova Assembléia Geral, com a presença dos dirigentes dos clubes acima mais Associação Desportiva Senador Guiomard ADESG, a Mentora teve nova e definitiva denominação, Federação de Futebol do Acre (FFAC).

FOTOS: Acervo de Rui Heliandro Sá Valente – Acervo de Francisco DandãoAcervo de Antônio Benevides

FONTE: Revista do Futebol Acreano (2005)

Liga Acreana de Esportes Terrestres (LAET) – Rio Branco (AC): existiu entre 1921 a 1947!

A Liga Acreana de Esportes Terrestres (LAET) foi uma agremiação da cidade de Rio Branco (AC). Foi Fundada em meados de 1921, pelos presidentes de quatro clubes: Luiz Mestrinho Filho, do Rio Branco Football Club; Cap. Manoel Germiniano de Amorim. do Militar Football Club; Domingos Mirão, do Ypiranga Sport Club; e pelo presidente do Acreano Sporting Club, Armindo Silva, sucessor do presidente fundador, Arnaldo Pinho.

A criação da LAET aconteceu no 1º ano de governo do Dr. Epaminondas Tito Jácome (Foi médico sanitarista, deputado provincial e, juntamente com José Plácido de Castro, participou da Revolução Acriana, em outubro de 1902, que culminou na nacionalização daquele território. Foi o 1º governador do território do Acre, de 1º de janeiro de 1921 a 22 de junho de 1922).

O intuito da liga era dirigir e difundir os desportos de caráter amadorista em todo o Território Federal do Acre, desporto este que envolviam o Football, o basketball e o volleyball. A sua fundação ocorreu na sede no Palácio do Governo Departamental, um prédio de madeira construído em meados de 1908 pelo então prefeito Gabino Besouro para sediar a Prefeitura do Departamento do Alto Acre, ou seja, no mesmo local onde hoje se ergue majestosamente o Palácio Rio Branco.

Foto de 1936

O antigo prédio de madeira foi demolido pelo governador Hugo Carneiro na segunda-feira, do dia 28 de maio de 1928 para o início da construção do atual Palácio Rio Branco. Desse endereço, a Sede Provisória da Mentora do futebol acreano passou a ser nas dependências do Departamento de Obras e Viação, um grande prédio de madeira localizado na esquina da Avenida Getúlio Vargas com rua Benjamim Constant, (hoje Palácio das Secretarias).

Surge a FAD

Foi nesse novo endereço que ocorreu a alteração do nome para Federação Acreana de Desportos (FAD), já no governo territorial de José Guiomard dos Santos (1946-1950); era uma sexta-feira, dia 27 de janeiro de 1947, quando foi fundada pelos presidentes do Rio Branco Football Club, Isidoro da Cunha Pereira, pelo presidente do Fortaleza Football Club, Milton Braga Rôla, pelo presidente em exercício do Independência Futebol Clube, Dário D’Anzicourt, e pelo presidente do América Esporte Clube, Francisco José Paes.

FONTE E FOTO: Revista do Futebol Acreano (2005)

1º Campeonato Suburbano de Rio Branco (AC): Atlético Acreano foi o campeão de 1951

Atlético Acreano o 1º Campeão Suburbano de 1951

Em 1951, a Liga Suburbana de Desportos (LSD), realizou o 1º Campeonato Citadino da Liga Menor, que teve o Atlético Acreano como o 1º campeão. A classificação final ficou assim: 

1º lugar – Atlético Acreano (dois pontos perdidos);

2º lugar – Rodoviário Esporte Clube e Seis de Agosto Esporte Clube (ambos com três pontos perdidos);

4º lugar – Botafogo Futebol Clube (quatro pontos perdidos);

5º lugar – Nacional Futebol Clube (oito pontos perdidos);

6º lugar – Palmeiras Futebol Clube (10 pontos perdidos).

EM PÉ (esquerda para a direita):Valdemar Maciel, Zé Cláudio, Edimburgo, Pedrito, Benedito e Reinaldo;
 AGACHADOS (esquerda para a direita): Fernando Diógenes, Aldemar, Rivaldo Patriota, Félix e Cidico.

FOTO: Acervo Francisco Dandão

FONTES: A Reforma (AC) – O Acre (AC) – O Rebate (AC) – O Liberal (AC) – O Juruá (AC)

Lista de clubes do estado do Acre, entre as décadas de 10 a 60

Fazendo um somatório dos clubes futebol Acreano, entre as pesquisas nos jornais do estado e mais com a lista que disponibilizei em 2018, cheguei num levantamento de 68 clubes.   

Abaixo a lista de clubes que encontrei nos jornais acreanos, devidamente citados ‘em fontes‘. Além disso, a Fundação em 1921, da Liga Acreana de Esportes Terrestres (LAET), existiu até o início da década de 30, que era a entidade responsável em organizar os esportes em geral (inclusive o futebol).

Na terça-feira, do dia 21 de Janeiro de 1947, foi criada a Federação Acreana de Desportos (FAD). Nos anos 50, que cuidava do futebol amador era a Liga Suburbana de Desportos (LSD), que na prática equivalia a uma Segunda Divisão.

DECADÁ DE 10

CLUBESFUNDAÇÃOCIDADECORESALCUNHA
Acreano Sporting ClubPor Mario de OliveiraRio Branco  
Associação Athletica Acreana Rio BrancoRubro-anil 
Associação Athletica Militar Rio BrancoAlvianil 
Catuaba Sport Club1920Rio Branco  
Rio Branco Football Club08/06/1919Rio BrancoalvirrubroEstrelão
Ypiranga Sport ClubPor Jayme Plácido de Paiva e MelloRio Branco  

DECADÁ DE 20

CLUBESFUNDAÇÃOCIDADECORESALCUNHA
6 de Agosto Futebol Clube 1929Rua 6 de Agosto, s/n – Seis de Agosto – Rio BrancoVermelho, branco e azul 
Náuas Esporte Clube1923Cruzeiro do Sul  
Parahyba Football Club Tarauacá  
Rio Negro Athletico Club1922Rio Branco  
Sociedade Sportiva e Dramática Tarauacaense16/08/1925 Tarauacá S.S.D.T.
Tarauacá Football Club TarauacáAlviverdeT.F.C.

DECADÁ DE 30

CLUBESFUNDAÇÃOCIDADECORESALCUNHA
America Football Club1935Rio BrancoAlvirrubro 
Comercial Sport Club1939Rio Branco  
Empreza Football Club1930Rio Branco  
Independência Sportiva Rio Branco  
Mercantil Football Club Rio Branco  
Militar Foot-Ball Club1938Rio Branco  
Pennapolis Sport Club1930Rio Branco  
Usina Acreana Football Club Rio Branco  

DECADÁ DE 40

CLUBESFUNDAÇÃOCIDADECORESALCUNHA
Acriano Futebol Clube1943Rodrigues Alves  
America Esporte Clube06/08/1946Rio BrancoAlvirrubroDiabos Rubros
Botafogo Football Club Rio BrancoAlvinegro 
Duque de Caxias Sport Club1942Rio Branco  
Fortaleza Football Club1946Rio BrancoVermelho, branco e azul 
Independência Football Club02/08/1946Rio BrancoVermelho, branco e verde 
Juruá Esporte Clube1941Cruzeiro do SulRubro-negro 
Satélite Club1947Rio Branco  
Sport Club Brasília BrasiléiaÁureo-verde 

DECADÁ DE 50

CLUBESFUNDAÇÃOCIDADECORESALCUNHA
15 de Novembro Rio Branco 15 de Novembro
7 de Julho Rio Branco  
Associação Atlética Acreana1959Rio Branco  
Associação Desportiva Vasco da Gama28/06/52Rio BrancoAlvinegro 
Acre Esporte Clube Tarauacá  
Atlético Acreano1952Bairro Quinze – Rio BrancoAlvianil 
Bangu Rio Branco  
Bosque Rio Branco  
Boulevard Futebol ClubeInício de 50Bairro Quinze – Rio BrancoAlvianil 
Brasil Esporte Athletic1950Rio Branco  
Brasília Futebol Clube Tarauacá  
Canto do Rio Rio Branco  
Gaúcho Rio Branco  
Imperial Futebol Clube1950Rio Branco Rapazes da Faixa Azul
Morro Rio Branco  
Murú Futebol Clube Tarauacá  
Nacional Futebol Clube Rio Branco  
Palmeiras Futebol Clube Rio Branco  
Pantanal Futebol Clube Rio BrancoAlviverde 
Plácido de Castro Rio Branco  
Rodoviário Esporte Clube Rio Branco Rubro-negro Acreano
União Esporte Clube1958Rio BrancoRubro-negro 
Veteranos Esporte Clube Rio Branco  
Ypiranga Futebol Clube1950Rio Branco  
Vila Ivonete Futebol Clube1951Rio Branco  

DECADÁ DE 60

CLUBESFUNDAÇÃOCIDADECORESALCUNHA
Andirá Esporte Clube1964Rio Brancoalvinegro 
Amapá Futebol Clube1969Rio Branco  
América Futebol Clube Cruzeiro do Sul  
Aratucho Futebol Clube Cruzeiro do Sul  
Atlético Clube Juventus15/08/1966Rio Branco  
Atlético Môa Cruzeiro do Sul  
Associação Atlética Cruzeiro do Sul Cruzeiro do Sul  
Esporte Clube Fronteira04/04/1962Plácido de Castro  
Floresta Futebol Clube1965Senador Guiomard  
Grêmio Atlético Sampaio1964Rio Branco  
Grêmio Esportivo Acreano1965Sena Madureira  
Grêmio Machado de Assis Cruzeiro do Sul  
Internacional Sport Club1968Rio Branco  
São Francisco Futebol Clube1967Rio Branco  

PS: Importante! Caso você possua algum material dessas equipes, mesmo extintas, como fotos, documentos, flâmulas, compartilhem conosco para que possamos contar um pouco da histórias dessas agremiações acreanas. Contamos com a ajuda de vocês!

FONTES: A Reforma (AC) – O Acre (AC) – O Rebate (AC) – O Liberal (AC) – O Juruá (AC)

Torneio Início de 1956 – Cruzeiro do Sul (AC): Juruá Esporte Clube foi o grande campeão!

O Jornal O Juruá (AC), assim destacou o título do Juruá Esporte Clube:

Sob o patrocínio da LCD (Liga Cruzeirense de Desportos), realizou-se no domingo, do dia 03 de Junho, o Torneio Início de futebol de 1956, tendo participado do mesmo, todos os clubes filiados. Foi sem dúvida uma grande tarde esportiva, uma das maiores já verificadas na cidade de Cruzeiro do Sul/AC.

Os resultados do Torneio início foram esses:

1º Jogo

Juruá0 (2)X0 (0)Cruzeiro do SulEscanteios: 2 x 0

2º Jogo

Náuas1X0Atlético MôaEscanteios: 0 x 1

3º Jogo

Juruá2X1GrêmioEscanteios: 1 x 0

FINAL

Juruá1X1NáuasPênaltis: 3 x 2
Foto de 1958

Com esses resultados, o Juruá Esporte Clube foi proclamado Campeão do Torneio Início de Futebol de Cruzeiro do Sul de 1956.

FOTO: Acervo de José Orcy Nogueira Jucá

FONTE:O Juruá (AC)