Arquivo da categoria: Paraíba

Estadual do Pará da 1ª Divisão de 1917: Clube do Remo vence e alcança o Pentacampeonato! O Paysandu fatura o título nos Segundos Quadros!

No Campeonato Paraense de 1917, o Brasil terminou na 3ª colocação, com 11 pontos. Nos Segundos Quadros a campanha foi ruim, ficando em 5º lugar, com seis pontos.

O Clube do Remo e o Paysandu Sport Club terminaram empatados com 18 pontos. Com isso, foi necessário um jogo-extra para definir o campeão. No domingo, do dia 16 de dezembro de 1917, o Clube do Remo bateu o Paysandu por 3 a 1, conquistando o Pentacampeonato (1913, 1914, 1915, 1916 e 1917).

CLASSIFICAÇÃO FINAL (Primeiros Teams)

CLUBESPGJVEDGPGCSG
Clube do Remo201192561145
Paysandu SC1811821441034
Brasil1110514372512
Nacional0910415372017
União Sportiva0410281951-32
Phenix0010100274-72

CLASSIFICAÇÃO FINAL (Segundos Teams)

CLUBESPGJVEDGPGCSG
Paysandu SC201010671255
Clube do Remo141073641648
Nacional111051423230
União Sportiva061022621165
Brasil06102262146-25
Phenix03101180461-57

FONTES: Jornais paraenses

Entre 1937-41, foi Tricolor: Botafogo F.C. – João Pessoa (PB)

Botafogo Futebol Clube (Botafogo da Paraíba) é uma agremiação da cidade de João Pessoa (PB). A sua Sede está localizada na Rua Antonio Teotônio, nº 688, no bairro Cristo Redentor, em João Pessoa.

O Estado da Paraíba ainda respirava o ar da Revolução de 1930. A capital acabava de trocar de nome, já se chamava João Pessoa. Afetados ou não pelos trágicos acontecimentos políticos, um valoroso grupo de estudantes paraibanos tinha como passatempo predileto participar das peladas nas dezenas de terrenos baldios, ainda existentes, nos arredores de suas residências.

Foi exatamente em torno desse grupo de talentosos atletas adolescentes que foi amadurecendo a ideia de se fundar um novo clube. Assim, depois de uma “Assembleia” de muitos palpites, o “Belo” foi Fundado na segunda-feira, do dia 28 de Setembro de 1931, vários garotos, que nem imaginavam que estavam dando vida a um dos times mais tradicionais do estado da Paraíba.

Eles decidiram por este nome e montaram, então, a sua 1ª diretoria:

Presidente: Beraldo de Oliveira

Vice-Presidente: Manoel Feitosa (Nezinho)

1º Secretário: Livonete Pessoa

2º Secretário: José de Melo

Tesoureiro: Edson de Moura Machado

Orador: Enock Lins.

O palco do tão importante acontecimento foi uma modesta casa, a de nº 45, da rua Borges da Fonseca, hoje Av. D.Pedro II, bem próxima à esquina da Rua 13 de maio.

O nome “Botafogo”

Belo, traz em sua história uma grande curiosidade na escolha do nome. O jornalista André Resende escreveu um livro (ainda inédito) em que fala sobre o clássico Botauto. E, segundo suas pesquisas, registros históricos retirados de jornais da época mostram que o nome saiu em meio a um contexto de greve em João Pessoa, no início da década de 1930.

– Nos primeiros registros que se teve acesso, o nome do clube aparece escrito separado: Bota-Fogo, por conta de alguns funcionários do jornal A União, que participaram da fundação do clube. Eles estavam passando por uma greve na época. E queriam usar o time recém-fundado como forma de protesto.

Durante os três meses após a sua fundação, a equipe do Botafogo conseguiu bons resultados e foi, a partir daí, conquistando a simpatia dos pessoenses. O primeiro amistoso que o Botafogo realizou foi contra o Triunfo, tendo vencido por 1 x 0 em jogo realizado no Campo do América, onde hoje está instalada uma caixa d’àgua da Cagepa, na rua Diogo Velho.

Entre 1937 a 1941, o Belo virou Tricolor

Desde a sua fundação em 1931, o clube se manteve Alvinegro até abril de 1937 quando a LDP (Liga Desportiva Paraibana) exigiu que o Belo jogasse o Campeonato com outra camisa para não confundir com o Palmeiras, que já usava uma camisa listrada alvinegra, era mais antigo na LDP, e era o maior Campeão da Paraíba, naquela década, já rivalizando com o Botafogo.

Nessa época o Botafogo já tinha conquistado o seu primeiro título de Campeão Paraibano e já crescia além das possibilidades de Beraldo de Oliveira e de seus humildes amigos, fundadores do Clube.

O Botafogo, então, despertou o interesse do empresário Antonio Tourinho Paes Barreto que já tinha fundado, em 1930, o Santa Cruz de João Pessoa, que jogava com uniforme alvirrubro, mas a equipe não prosperou.

Tudo começou em junho de 1936 quando o Botafogo enfrentou o Palmeiras, um dos grandes campeões do Campeonato Paraibano, e empatava em 1 a 1, num clássico local, já com muita rivalidade. Nesse jogo o Palmeiras não aceitava que o Botafogo jogasse com camisas listradas alvinegras que já era o uniforme tradicional do Palmeiras.

Vice-presidente do Botafogo, Tourinho costurou de acordo com LDP e Palmeiras, e cumpriu a exigência dos Palmeirenses, fazendo o Botafogo jogar com uniforme branco. Isso indignado e revoltado de Beraldo que renunciar à autoridade do Clube.

Em 1937 Tourinho assume a Presidência do Botafogo e envia ofício à LDP comunicando que o Clube passaria a jogar no campeonato, com camisas tricolores. E trazia do comércio de Recife, aproveitando a exigência da LDP, duas camisas.

Uma camisa listrada em preto, branco e vermelho, em listras horizontais, que nem a do Santa Cruz de Recife. Outra metade em metade, metade branca, que combinado com short preto vermelho tornava o uniforme tricolor.

Beraldo, com desgosto, abandonou o Clube para nunca mais voltar. E linotipo da competição ao esporte A UNIÃO – onde disputar o Jornal do Esporte e o Clube União o Campeonato Paraibano disputar como o Campeonato Paraibano.

Por tudo isso, um cronista campinense de nome Humberto de Campos apelidava o Botafogo de Camaleão do Contorno. Segue foto com uma das formações do Botafogo com camisas corais.

Texto, desenho do escudo e uniformes: Sérgio Mello

FOTO: Acervo de Raimundo Nóbrega

FONTES: Site do clube – Federação Paraibana de Futebol – o livro “A História do Futebol Paraibano”, de  Walfredo Marques – livro “Memória do Botafogo Paraibano – Vols. 1 e 2”, de  Raimundo Nóbrega – Matheus Emmanuel

Inédito!! America Foot-Ball Club (alvinegro) – João Pessoa (PB): Campeão Paraibano em 1913

O America Foot-Ball Club (alvinegro) foi uma agremiação da cidade de João Pessoa (PB). Fundado no Sábado, do dia 22 de Julho de 1911. O seu Ground (1912) era a Praça da Independência.

Na manhã de domingo, às 10 horas, do dia 19 de Novembro de 1911, na Sede do America ocorreu uma sessão extraordinária a fim de tratar o distintivo, bandeira e uniforme do clube.

Depois de serem lidas pelo 1º secretário, o Sr. Leão Caçador, as atas das sessões anteriores, foi exposto em um ofício do Sr. Pedro Jayme o projeto da bandeira do clube, o qual foi aceito por unanimidade.

Vitória do America teve a presença do governador do estado

Na tarde da quarta-feira, às 16h30min., do dia 15 de Novembro de 1911, o America goleou o Red Cross pelo placar de 4 a 0, pelo Campeonato Paraibano. No primeiro tempo, João Jayme abriu o placar e logo depois o mesmo ampliou numa cobrança de pênalti.

Na etapa final, Jayme Neiva, avançou pela direita e deu passe para Walfredo chutou forte para marcar o terceiro para o America. No final da partida, Lourinho deu belo passe para Memeu que na linha da marca do pênalti, ao sentir que o zagueiro iria interceptar a jogada, ele tocou para Leão, que tocou para Lourinho que completou para o fundo das redes, dando números finais da peleja.

Uma curiosidade dessa partida, é que nas arquibancadas, estava presente o governador do estado da Paraíba, o Sr. João Lopes Machado (governou entre 28/10/1908 a 22/10/1912), acompanhado do seu ajudante de ordens, major Milanez e o desembargador Heráclito Cavalcante.

Comprovando que nessa época o futebol já despertava o interesse do povo e, por conseqüente, dos políticos. Nessa partida a estimativa do público presente era de cerca de 2 mil pessoas.

Campeão Paraibano de 1911: America ou Parahyba Sport?

Outra dúvida ficou pendente: Afinal, quem foi o campeão Paraibano de futebol em 1911? O que encontramos em alguns sites que apresentam a lista dos campeões da Paraíba, o Parahyba Sport Club, como vencedor daquele ano.

No entanto, no jornal O Norte (PB), por diversas vezes o America foi citado como o campeão, nas reportagens de 1912. Em 25/09/1912, o periódico destacou na sua reportagem:

“Num sensacional “match” o “Spartano F.C.” derrota brilhantemente o “America F.C.“, campeão parahybano, por 3 goals contra 1.         

Em 12/10/1912, outra vez é citado na matéria:

“Realizar-se-á amanhã o primeiro encontro interestadual entre o 1º team do America Foot-Ball Club, campeão parahybano e o 1º team do Minas Gereas Foot-Ball Club, vice-campeão pernambucano”.

Por enquanto, devido as poucas fontes para diluir essas e outras dúvidas a pergunta persistirá: “Quem foi o grande campeão de 1911?”

1º jogo nacional em 1912

Na tarde de domingo, às 16 horas, do dia 13 de Outubro de 1912, o America enfrentou, em amistoso, o time pernambucano do Minas Geraes Foot-Ball Club, do Recife, vice-campeão (não foi mencionado de qual competição a equipe detinha tal conquista), no Ground da Praça Independência.

Diante de um público de aproximadamente 2 mil pessoas, o America acabou derrotado pelo placar de 4 a 0. Os gols foram de Pedro Jayme e João Jayme, ambos marcando contra. Eduardo e Arlindo completaram o marcador.

America: Amstein; João Jayme e P. Barbosa; Jack Romaguera, Walfredo Rodrigues e Pedro Jayme; V. Mello, Edgard von Sohsten e Jayme Neiva, Trajano Chaves e M. Penna

Minas Geraes: Rubens; Lopes e Novaes; Arruda, Correia e Nelson; Gastón, Lorega, Eduardo, Alberto e Arlindo.

O seu maior feito aconteceu no Campeonato Paraibano de 1913, quando a equipe alvinegra se sagrou campeão!   

No começo de 1914, o Americaalvinegro”, deixou de existir. Alguns remanescentes, liderados por Oscar Machado, fundaram o Independente.

Na quarta-feira, do dia 29 de Setembro de 1914, houve uma movimentada reunião, num sobrado à Rua Duque de Caxias, na tentativa de reviver o America, de Aurélio Filgueiras.

Estiveram presentes à reunião, os seguintes desportistas: Walfredo Rodriguez, Aurélio Filgueiras, João Jayme, Pedro Barbosa, Horácio Rabelo, Bartolomeu Barbosa, Lourinho Carvalho, José Barbosa e Pedro Jayme.

Com a escassez de informações, o que foi possível apurar é que o retorno acabou não se concretizando. Por conseqüente o Americaalvinegro” estava extinto em definitivo.

Time base de 1912: João Jayme; Aurélio Filgueiras e P. Barbosa (M. Penna); Oscar Machado (Atoalba), Raul Silva (Mathias Tavares) e Pedro Jayme (Luciano); Delmiro de Andrade (Jack Romaguera), Jayme Neiva (Celso), Lourinho (Edgard von Sohsten), Leão Caçador (Walfredo Rodrigues) e Memeu (Trajano Chaves).   

FONTES: O Norte (PB) – livro “A História do Futebol Paraibano”, de Walfredo Marques

America Foot-Ball Club (rubro-negro) – João Pessoa (PB): Bicampeão Paraibano em 1923 e 1925

O America Foot-Ball Club (rubro-negro) foi uma agremiação da cidade de João Pessoa (PB). Na terça-feira, do dia 06 de Fevereiro de 1923, o jornal informou que um outro America Foot-Ball Club foi fundado, nas cores em vermelho e preto. O local onde ocorreu a reunião, foi na Sede da sociedade “União dos Retalhistas“.

A 1ª Diretoria da agremiação rubro-negra foi constituída da seguinte forma:

Presidente – Nelson Lustosa;

Vice-Presidente – Gilberto Leite;

1º Secretário – Milton Rodrigues de Carvalho;

2º Secretário – Orris Barbosa;

Tesoureiro – José Felix Cahino;

Vice-Tesoureiro – José Gomes;

Diretor de Esportes – José de Albuquerque;

Orador – José Rodrigues de Carvalho Júnior.

A sua Sede ficava localizado na Avenida General Osório, s/n. Em 1925, se transferiu para Rua Duque de Caxias, nº 413, ambos no Centro de João Pessoa.

O Campeonato Paraibano da 1ª Divisão de 1923, em tese, deveria ser organizado pela Liga Desportiva Parahybana (LDP, existiu entre 1919 a 1940). No entanto a entidade ficou sem promover um jogo por quase dois anos (1922 e 23).

Graças ao esforço do America e do Cabo Branco, a LDP foi reorganizada, em reunião realizada na sexta-feira, do dia 15 de Junho de 1923, na Sede do próprio America.

Vinte três dias depois, aconteceu o Torneio Início, no domingo, do dia 08 de Julho de 1923. A competição contou com a participação de seis equipes: America, Cabo Branco, Brazil, Palmeiras, Pytaguares e Sanhauá. Na final, o Palmeiras, após duas prorrogações, bateu o Cabo Branco por um escanteio a zero, se sagrando campeão

America conquista o título Estadual de 1923

Pelo Campeonato Paraibano da 1ª Divisão de 1923, o America estreou na sexta-feira, do dia 27 de Julho, com um empate em 1 a 1 com o Pytaguares. O gol americano foi assinalado por Togo, que mais adiante passou a ser o goleiro titular da equipe. Já pelo Pytaguares o tento foi marcado por Aurélio, grande revelação da competição.

Na grande final, America e Cabo Branco decidiram o título da temporada, no domingo, às 15 horas, do dia 11 de Novembro de 1923. A luta foi titânica pela rivalidade. O Cabo Branco, obrigava que o goleiro do americano Simeão Leal a praticar defesas difíceis.

No final do primeiro tempo, Simeão fez grande defesa, caindo sobre o mesmo. Nesse instante o atacante Brandão acabou acertando um chute no arqueiro. A partir daí, resultou numa séria confusão, com direito a troca de murros, invasão de campo e a intervenção da polícia para conter os mais exaltados.

A essa altura o Cabo Branco vencia por 1 a 0, porém pelos lamentáveis incidentes, o jogo foi interrompido pelo árbitro William Robson, com uma atuação ruim. 

Os jornais muito reclamavam o marasmo em que se encontrava a Liga e disto resultou numa reunião da entidade para uma solução. Após muito debate, a Liga Desportiva Parahybana decidiu jogar o tempo restante da partida.

O jogo foi realizado, no domingo, do dia 18 de Novembro de 1923, com os portões abertos, e assim, um grande público compareceu. No final, o America bateu o Cabo Br

O jogo foi realizado, no domingo, às 15h45min., do dia 18 de Novembro de 1923, com os portões abertos, e assim, um grande público compareceu. O time americano jogou desfalcado de Jair e Chaguinha, enquanto o Alviceleste não pode contar com Fritz e Brandãozinho.

O jogo recomeçou com o Cabo Branco vencendo por 1 a 0. O America começou melhor e chegou ao empate. No 1º tempo, Sylvestre cobrou escanteio. A bola chegou na medida para Pimenta que testou de forma inapelável, sem chances para o goleiro Mirocem.     

Na etapa final, apesar do Cabo Branco ter sido melhor e criando as principais chances, a partida terminou empatada em 1 a 1. Assim, o árbitro Arnaldo Costa e Silva, o ‘Poty’ (do Brazil F.B.C. e da Comissão de jogos da Liga Desportiva Parahybana), informou as duas equipes que a prorrogação seria de 20 minutos.

Na saída de bola, com menos de um minuto de jogos, os americanos partiram pra cima, e numa bela combinação Sylvestre acertou um forte chute, sem chances para Mirocem.

O jogo foi acirrado, com as duas equipes se revezando em criar chances de gols. No final, o America bateu o Cabo Branco pelo placar de 2 a 1, se sagrando o grande campeão do Estadual de 1923.

America: Simeão Leal; João Augusto e João de Albuquerque; Rabelo, Tonico e Togo; Sylvestre, Meireles Edgard, Pimenta e Queiroz.

Cabo Branco: Mirocem; Antonino e Solon; Ferreira, Vinagre e Everaldo; Amaral, Reis, Bahia e Trajano.

A torcida americana deixou o estádio aclamando os novos campeões, chegando mesmo a acompanhá-los até a Sede situado na Rua Duque de Caxias, nº 413, no Centro de João Pessoa, que esteve em festas, durante as primeiras horas da noite. 

Bicampeão Paraibano em 1925

Na estreia, no domingo, do dia 16 de Agosto, o America venceu o Pytaguares, por 1 a 0. O gol da vitória saiu aos 15 minutos do segundo tempo, após excelente passe de Chaguinha para Pitota colocar a bola no fundo das redes.

No final, o America faturou o bicampeonato paraibano (1923 e 1925). O jogador Togo Albuquerque, que antes era atacante, nessa temporada atuou como titular na meta americana. Além dessa curiosidade, Togo também chamou a atenção por atuar no gol utilizando óculos.

Era comum os torcedores atrás do gol fazendo gozações, mas o arqueiro permanecia concentrado no jogo. Porém, num certo jogo, Togo perdeu os óculos e por alguns instantes ficou sem saber o destino da pelota, que passou rente ao travessão.

Vale ressaltar que o goleiro Togo chegou a defender a meta da Seleção Paraibana de futebol, na Bahia, diante do selecionado local.    

Time base de 1923: Simeão Leal; João Augusto (Chaguinha) e João de Albuquerque; Jair (Freipa), Luiz (José Ramalho) e Osmânio (Rabelo); Sylvestre (Brandão), Meireles Edgard (Togo), Pimenta (Orris), Aluizio e Queiroz (Edgard de Holanda).

Time base de 1925: Togo (Simeão Leal); João Augusto (Chaguinha) e João de Albuquerque; Jair, Marinho e Neco (Estácio); Ernesto (Meireles Edgard), Birica (Sylvestre), Queiroz (Edgard de Holanda), Pimenta e Pitota.

FONTES: O Norte (PB) – O Jornal (PB) – livro “A História do Futebol Paraibano”, de Walfredo Marques

Existiram dois America Foot-Ball Club, de João Pessoa (PB): um campeão em 1913 e o outro bicampeão em 1923 e 1925

Nas minhas andanças, ao pesquisar um pouco do futebol paraibano descobri algo importante e quero compartilhar com vocês. Ao buscar todos os campeões do Campeonato Paraibano de futebol, consta que o America Foot-Ball Club, de João Pessoa é detentor de três títulos: 1913, 1923 e 1925.

No entanto, dentro das pesquisas que realizei, descobri que na realidade existiram dois times de João Pessoa chamado: America Foot-Ball Club. O 1º surgiu em 1911, nas cores preto e branco, foi o campeão de 1913. No ano seguinte acabou fechando às portas. Apesar da tentativa de alguns sócios em salvar o alvinegro, o clube findou em 1914.

Nove anos depois surgiu outro clube homônimo. Em 1923, surgiu o outro America Foot-Ball Club. Comparando os dois, se tratam de clubes com cores, escudos, bandeiras e uniformes diferentes.

Postarei os dois America’s, com os seus escudos, cores e uniformes, a fim de esclarecer e dissipar as dúvidas entre as duas agremiações, que até aonde pesquisei, tirando o nome igual, não há relação entre as duas equipes de João Pessoa (PB).

FONTES: O Norte (PB) – livro “A História do Futebol Paraibano”, de Walfredo Marques

Santa Cruz Esporte Clube – João Pessoa (PB): 3º lugar no Estadual de 1931

O Santa Cruz Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de João Pessoa (PB). A sua Sede ficava localizada na Rua Direita (atual: Duque de Caxias), nº 326, no Centro de João Pessoa.

O “Clube de Tourinho” foi Fundado no domingo, do dia 06 de Abril de 1930, com o nome de “Santa Cruz Sport Club“, por importantes famílias da cidade. Na reportagem de O Norte, foi descrito com detalhes de como era o escudo, bandeira, uniforme da equipe e as suas cores: vermelho e branco.

O clube se filiou na Liga Desportiva Paraibana (LDP), na terça-feira, do dia 31 de Março de 1931. Nesse momento, o Santa Cruz era constituído da seguinte Diretoria:

Presidente – Antonio Tourinho Paes Barreto;

Vice-Presidente – Deraldo de Almeida;

1º Secretário – Manuel Pereira do Nascimento;

2º Secretário – Francisco Espínola;

Tesoureiro – Gilberto Stuckert;

Diretor de Esportes – Walfredo Alcântara.

Atletas transferidos com ‘Passe’ para o Santa Cruz

Cabo Branco: Juvenal Silva – Raul Coutinho – José Rodrigues Albuquerque;

Vasco da Gama: Alcino Ribeiro de Lira – Manoel Aragão – José Pessoa Pimentel;

Internacional: Aluizio Monteiro da França – Luiz Von Sohsten;

Palmeiras e do America: Lourival Ribeiro – Luiz Pinheiro – Fernando Falcão.

Jogadores que não renovaram com o alvirrubro

Manoel Corrêa Lima (grande goleiro da época); Petrarca Grisi; Gilberto Stuckert; Mario Romero; Nelson Murilo Lemos; Fernando Murilo Lemos; Orlando do Rêgo Luna (em 1955, era presidente do Santos); Carlos Jatahy Filho; Orlando Menezes; Mathias de Oliveira; Manoel Deodato; Dr. Everaldo Soares; Walfredo Alcântara do Nascimento; Astrogildo Miranda; Mario Corrêa; João Lins Fialho, entre outros.

Primeiros jogos realizados após filiação

Derrota para o Pytaguares (3 a 0); empate com o Vasco da Gama (2 a 2); vitória sobre o Internacional (2 a 0); derrota para o Cabo Branco (6 a 3); triunfos em cima do Palmeiras (2 a 1), Pytaguares (4 a 1) e Vasco da Gama (2 a 1); derrota para o Internacional (2 a 1); vitória sobre o Pytaguares (3 a 1); nova derrota para o Internacional (1 a 0).

Terceiro lugar no Estadual de 1931

No final, a equipe alvirrubra terminou na 3ª colocação, no geral, do Campeonato Paraibano de 1931. Ao todo, a campanha foi a seguinte: foram dez jogos e 11 pontos; com cinco vitórias, um empate e quatro derrotas; marcando 19 gols, sofrendo 18 e um saldo positivo de um tento.

Representantes junto à Liga

Por designação da Diretoria foram, credenciados como representantes junto à Liga os desportistas João Elias Bernardo e Waldemar Leite, ficando na suplência, Manoel Pereira do Nascimento.   

Na terça-feira, do dia 08 de Setembro de 1931, o clube apresentou o desportista Manoel Pereira do Nascimento para prestar exame para árbitro, o Presidente da Liga, Dr. João Santa Cruz, designou a seguinte comissão para examiná-lo: Anchises Gomes, Luiz França Sobrinho e Severino de Carvalho.    

Um ex-presidente da FPF que também jogou no Santa Cruz com 16 anos, ainda no colegial, defendeu as cores do Santa Cruz, o estimado desportista França Neto, presidente da FPF em 1951. Também jogaram pelo alvirrubro os seguintes atletas: Adhemar Sorrentino, Alberto Grisi, Domingos Sorrentino, Clóvis Procópio e João Correia Teixeira.   

Deixou a presidência Antonio Tourinho

Na terça-feira, do dia 22 de março de 1932, em ofício dirigido a Liga, por questões de ordem interna o Santa Cruz, foi licenciado, para com sete dias depois de voltar a declinar da licença; quando assumiu a Presidência o Dr. Orris Barbosa.

FONTES: Livro “A História do Futebol Paraibano”, de Walfredo Marques – O Norte (PB)

Inédito!! Internacional Sport Club – Cabedelo (PB): Vice-campeão Paraibano de 1932

O Internacional Sport Club foi uma agremiação da cidade de Cabedelo (conta com uma população de 69.773 habitantes, segundo o IBGE/2021), que fica a 18 km da capital de João Pessoa, no estado da Paraíba. Foi Fundado em 1914, em frente às tripulações dos barcos que aportavam em nossos ancoradouro. A equipe era composta por uma mescla de cabeledenses e ingleses.

Uma década depois, foi Reorganizado, no sábado, do dia 12 de Janeiro de 1924, data do aniversário de Antônio Sálvio de Azevedo (Menininho), seu principal incentivador, localizado na Vila de Cabedelo, que era um distrito de João Pessoa (ganhou status de município pela Lei Estadual 1.631, em 12 de dezembro de 1956).  

O tradicional sodalício da cidade portuária, foi dirigido pela seguinte Diretoria:

Presidente – José Francisco Telles;

Vice-Presidente – Isaias Pinto;

1º Secretário – João Elias Roico;

Tesoureiro – Joel Batista de Oliveira;

Diretor de Esportes – Antônio Sálvio de Azevedo (Menininho).

Foi um dos clubes que marcou época na história do futebol paraibano. Por ele desfilaram craques como Neco, Manduquinha, Carlos Teles, Zezinho, Ademar Viana. Também envergou a camisa, o zagueiro Clodoaldo Passos Fialho, que depois se tornou Tenente Coronel da Polícia Militar e presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), na década de 50.

Em 1926, o Inter de Cabedelo se filiou a LDP

No sábado, do dia 06 de Fevereiro de 1926, o secretário do clube, o desportista João Dornelas enviou um ofício a Liga Desportiva Parahybana (existiu entre 1919 a 1940), solicitando filiação e inscrição ao campeonato.

A ação da diretoria despertou entusiasmo aos freqüentadores do Prado, como era conhecido anteriormente Cabo Branco. João da Mata Corrêa Lima, o valoroso presidente da Liga Desportiva Parahybana (LDP), concedeu a filiação Requerida.   

Lista dos jogadores de 1926

Uma curiosidade foi o clube enviou a solicitação de filiação, e também no ofício a relação dos atletas da equipe dos dois quadros, que continham os seguintes nomes:  

Primeiro Quadro – José Ribeiro, Genésio da Silva, João da Cruz Santiago, Antonio Roughe, Joaquim Rodrigues (na década de 50, se tornou presidente do Saturno do Roger), Agripino Dornelas, Balduino Gomes Viana, José Vitalino de Carvalho, José Rodrigues, Epímaco Dornelas e Ulisses Dornelas (nos anos 50, era funcionário do Departamento de Portos, Rios e Canais).

Segundo Quadro – Ademar Vianna, Antonio Vital, Antonio Barbosa, Laurindo Teixeira, Ulisses Correia, João Correia Filho, Pedro da Costa, Waldevino Carlos, Severino Bezerra, Martin Freire e Antonio Sálvio de Azevedo (popular Menininho).

Entre os documentos apresentados, uma lista de 54 sócios do clube, na qual o nome do desportista Genival Leal de Menezes, que décadas depois se tornou presidente da FPF.

O mesmo secretário João Dornelas, pelo ofício s/n da quinta-feira, do dia 04 de Março de 1926, credenciou como representantes do Internacional, junto à Liga, os diretores, Aderbal Piragibe de Oliveira e Narciso de Souza Falcão.

Primeiro jogo oficial

Em obediência a tabela oficial do Campeonato de 1926, jogou pela 1ª vez, após a filiação, na tarde da sexta-feira, no dia 26 de março, no Prado, em Jaguaribe, o Palmeiras Sport Club, de João Pessoa.

Na peleja do 2º Quadros, o Internacional perdeu por 4 a 0. O time formou assim: Antonio Roughe; Antonio Barbosa e Ulisses Correia; Waldevino Carlos, Ademar Vianna e Antonio Vital; Agripino Dornelas, José Ribeiro, Severino Bezerra, José Rodrigues e João Balduino.

Na peleja entre as equipes principais, houve empate de 1 a 1. Resultado deveras sensacional para um clube que se exibia pela primeira vez. Os atletas que integraram o 1º Quadro do Inter de Cabedelo:

Laurindo Silva; Epímaco Dornelas e Ulisses Dornelas; Agripino Dornelas, João da Cruz Santiago e José Ribeiro; Antonio Roughe, Ademar Viana, Antônio Vital da Silva, José Rodrigues e Balduino Viana.

O juiz da partida foi Edgard Neiva, auxiliado por Zé Pedro e Pitota. Como representante da Liga esteve em campo, o desportista da época, Artur Paiva.

Oito participações na Elite do Futebol Paraibano

Ao todo o Internacional Sport Club disputou o Campeonato Paraibano da 1ª Divisão, pela Liga Desportiva Parahybana (LDP), em oito oportunidades: 1926, 1927, 1929 (5º lugar), 1930, 1931 (4º lugar), 1932 (2º lugar), 1933 (5º lugar) e 1935 (5º lugar).

Vice-campeão Paraibano de 1932

Das oito edições, a sua melhor participação aconteceu no Campeonato Paraibano da 1ª Divisão de 1932, ao terminar na segunda colocação, no geral, só atrás do campeão Sport Club Cabo Branco. A competição contou com a presença de oito equipes:  

Sport Club Cabo Branco; Inter de Cabedelo; Miramar Sport Club; Palmeiras Sport Club; Pitaguares Sport Club; Santa Cruz Sport Club; Vasco da Gama Sport Club e Vencedor Sport Club.

A campanha do Internacional de Cabedelo foi a seguinte: foram 14 pontos em nove jogos, com seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

TEXTO, PESQUISA, DESENHO DO ESCUDO E UNIFORME: Sérgio Mello

FONTES: Jornal O Norte (PB) – Rsssf Brasillivro “A História do Futebol Paraibano”, de Walfredo Marques

Inédito!! Tibiry Sport Club – Santa Rita (PB): Três edições do Estadual na década de 20

O Tibiry Sport Club foi uma agremiação da cidade de Santa Rita, que possui uma população de 136.586 habitantes, segundo o IBGE/2019, e fica a 11 km da capital de João Pessoa, no estado da Paraíba.

O “Alviceleste de Santa Rita” foi Fundado na sexta-feira, do dia 16 de Outubro de 1925, na Sede da filarmônica de Santa Rita, por funcionários da grande indústria dos irmãos Veloso Borges: Fabrica de Tecidos Tibiry S/A.

O 1º presidente de honra foi o Dr. Edgard Seager, tendo sido seu sucessor o Dr. Manoel Veloso Borges. A 1ª Diretoria, contou com o concurso dos seguintes membros:

Presidente – Heriberto Barbosa;

Secretário – Vicente Freire;

Tesoureiro – Luiz Emílio;

Orador – Floriano Mendes Freire;

Diretor de Esportes – o cargo ficou vago

Debutando na Elite Paraibana

Sob a presidência do Dr. João da Mata, na terça-feira, do dia 15 de Fevereiro de 1927, conseguiu a filiação à Liga Desportista Paraibana (LDP). Ao todo, foram quatro participações no Estadual: 1927, 1928, 1929 e 1944.

A sua estreia no Campeonato Paraibano de Futebol, no domingo, do dia 03 de Abril de 1927, nas derrotas para o Potyguares, por 6 a 1 e 5 a 0, no 1º e 2º Quadros, respectivamente.

Nessa peleja, jogaram atletas destacados, como o guardião Tiburcio dos Santos Filho, e, seus companheiros de clube, como José Clementino, José Francisco Chaves, Vicente Carneiro, Luiz Gomes, Severino Pereira, Adalberto Carvalho e tantos outros.

Todas as vezes, uma grande caravana de torcedores acompanhavam o quadro industrial até o hipódromo de Jaguaribe, nesse ainda cercado de zinco. Infelizmente, a falta de ambiente, contribuía sempre para lhe proporcionar dolorosos revezes.

Seu próximo compromisso com o Cabo Branco, foi mais decepcionante, pois voltou a ser esmagado pelo ingrato placar de 8 a 1. O árbitro desse jogo foi o popular desportista Aloysio França.

No 3º compromisso, fez uma grande partida contra o Palmeiras; embora derrotado por 2 a 1, deixou uma boa impressão. Com o resultado, o entusiasmo invadiu as hostes do simpático esquadrão da cidade vizinha cidade, voltando a jogar no domingo, do dia 05 de Junho, para conseguir a primeira vitória no certame oficial, frente ao conjunto do Internacional de Cabedelo por 3 a 1. O árbitro desse jogo foi Edgard Neiva.

FONTES: O Norte (PB) – Diário de Pernambuco (PE)