Inédito!! America Foot-Ball Club (alvinegro) – João Pessoa (PB): Campeão Paraibano em 1913

O America Foot-Ball Club (alvinegro) foi uma agremiação da cidade de João Pessoa (PB). Fundado no Sábado, do dia 22 de Julho de 1911. O seu Ground (1912) era a Praça da Independência.

Na manhã de domingo, às 10 horas, do dia 19 de Novembro de 1911, na Sede do America ocorreu uma sessão extraordinária a fim de tratar o distintivo, bandeira e uniforme do clube.

Depois de serem lidas pelo 1º secretário, o Sr. Leão Caçador, as atas das sessões anteriores, foi exposto em um ofício do Sr. Pedro Jayme o projeto da bandeira do clube, o qual foi aceito por unanimidade.

Vitória do America teve a presença do governador do estado

Na tarde da quarta-feira, às 16h30min., do dia 15 de Novembro de 1911, o America goleou o Red Cross pelo placar de 4 a 0, pelo Campeonato Paraibano. No primeiro tempo, João Jayme abriu o placar e logo depois o mesmo ampliou numa cobrança de pênalti.

Na etapa final, Jayme Neiva, avançou pela direita e deu passe para Walfredo chutou forte para marcar o terceiro para o America. No final da partida, Lourinho deu belo passe para Memeu que na linha da marca do pênalti, ao sentir que o zagueiro iria interceptar a jogada, ele tocou para Leão, que tocou para Lourinho que completou para o fundo das redes, dando números finais da peleja.

Uma curiosidade dessa partida, é que nas arquibancadas, estava presente o governador do estado da Paraíba, o Sr. João Lopes Machado (governou entre 28/10/1908 a 22/10/1912), acompanhado do seu ajudante de ordens, major Milanez e o desembargador Heráclito Cavalcante.

Comprovando que nessa época o futebol já despertava o interesse do povo e, por conseqüente, dos políticos. Nessa partida a estimativa do público presente era de cerca de 2 mil pessoas.

Campeão Paraibano de 1911: America ou Parahyba Sport?

Outra dúvida ficou pendente: Afinal, quem foi o campeão Paraibano de futebol em 1911? O que encontramos em alguns sites que apresentam a lista dos campeões da Paraíba, o Parahyba Sport Club, como vencedor daquele ano.

No entanto, no jornal O Norte (PB), por diversas vezes o America foi citado como o campeão, nas reportagens de 1912. Em 25/09/1912, o periódico destacou na sua reportagem:

“Num sensacional “match” o “Spartano F.C.” derrota brilhantemente o “America F.C.“, campeão parahybano, por 3 goals contra 1.         

Em 12/10/1912, outra vez é citado na matéria:

“Realizar-se-á amanhã o primeiro encontro interestadual entre o 1º team do America Foot-Ball Club, campeão parahybano e o 1º team do Minas Gereas Foot-Ball Club, vice-campeão pernambucano”.

Por enquanto, devido as poucas fontes para diluir essas e outras dúvidas a pergunta persistirá: “Quem foi o grande campeão de 1911?”

1º jogo nacional em 1912

Na tarde de domingo, às 16 horas, do dia 13 de Outubro de 1912, o America enfrentou, em amistoso, o time pernambucano do Minas Geraes Foot-Ball Club, do Recife, vice-campeão (não foi mencionado de qual competição a equipe detinha tal conquista), no Ground da Praça Independência.

Diante de um público de aproximadamente 2 mil pessoas, o America acabou derrotado pelo placar de 4 a 0. Os gols foram de Pedro Jayme e João Jayme, ambos marcando contra. Eduardo e Arlindo completaram o marcador.

America: Amstein; João Jayme e P. Barbosa; Jack Romaguera, Walfredo Rodrigues e Pedro Jayme; V. Mello, Edgard von Sohsten e Jayme Neiva, Trajano Chaves e M. Penna

Minas Geraes: Rubens; Lopes e Novaes; Arruda, Correia e Nelson; Gastón, Lorega, Eduardo, Alberto e Arlindo.

O seu maior feito aconteceu no Campeonato Paraibano de 1913, quando a equipe alvinegra se sagrou campeão!   

No começo de 1914, o Americaalvinegro”, deixou de existir. Alguns remanescentes, liderados por Oscar Machado, fundaram o Independente.

Na quarta-feira, do dia 29 de Setembro de 1914, houve uma movimentada reunião, num sobrado à Rua Duque de Caxias, na tentativa de reviver o America, de Aurélio Filgueiras.

Estiveram presentes à reunião, os seguintes desportistas: Walfredo Rodriguez, Aurélio Filgueiras, João Jayme, Pedro Barbosa, Horácio Rabelo, Bartolomeu Barbosa, Lourinho Carvalho, José Barbosa e Pedro Jayme.

Com a escassez de informações, o que foi possível apurar é que o retorno acabou não se concretizando. Por conseqüente o Americaalvinegro” estava extinto em definitivo.

Time base de 1912: João Jayme; Aurélio Filgueiras e P. Barbosa (M. Penna); Oscar Machado (Atoalba), Raul Silva (Mathias Tavares) e Pedro Jayme (Luciano); Delmiro de Andrade (Jack Romaguera), Jayme Neiva (Celso), Lourinho (Edgard von Sohsten), Leão Caçador (Walfredo Rodrigues) e Memeu (Trajano Chaves).   

FONTES: O Norte (PB) – livro “A História do Futebol Paraibano”, de Walfredo Marques

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Paraíba em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Inédito!! America Foot-Ball Club (alvinegro) – João Pessoa (PB): Campeão Paraibano em 1913

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado José Vanilson Julião.
    Essa curiosidade era mais comum do que muitos hoje em dia possam imaginar.
    E por quê? Pois naquele tempo, jogar futebol não chegava a ser uma profissão. Muitos jogam por serem sócios do clube.
    A maioria esmagadora possuíam outras profissões. O bacana era o fato de pessoas com profissões distintas (uns mais abastardos e outros mais humildes) estarem jogando em busca do mesmo objetivo.
    Afinal, o futebol até os dias de hoje propricia isso, quando reunimos os amigos.
    Talvez por isso o futebol é a modalidade esportiva mais vista no planeta.
    Um grande abraço!

  2. josen vanilson juliao

    Sensacional este artigo. Devo informar a título de curiosidade que o Jack Romaguera, em agosto de 1932, estava em Natal/RN, como gerente da Companhia Força e Luz. Inclusive dá nome a taça entregue ao América da capital potiguar como vencedor do amistoso contra os “Dautless”, da Real Marinha inglesa.

  3. Ielo

    Sergio,
    Excelente trabalho.
    Dentre as informações da existência de 2 clubes com a denominação de America Foot-Ball Club, tem a fundação do Independente com alguns remanescentes do America no inicio de 1914, clube este que participou da fundação da Liga Parahybana de Foot-Ball Association em 5 março de 1914.
    Quanto ao titulo de campeão paraibano de 1911, temos a data de fundação do America no meio do ano, 22 julho, mesmo ano do Red Cross. Podemos analisar também a importância do jogo destas 2 equipes, com a presença do Governador e grande publico para a época, considerando ser um jogo com um clube ligado ao atendimento de saúde de solidariedade mundial, como a Red Cross, em plena época de guerras e epidemias mundiais. Quais são as informações que creditam o titulo ao Parahyba Sport ? Quem tem estas informações ? Grande abraço e parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo no blog. Em tempo: Existiram realmente estes clubes: Parahyba Foot-Ball Club (campeão de 1908), Parahyba United (campeão de 1909), Club Athletic Parahybano (campeão de 1910) e Parahyiba Sport (campeão de 1911) ? Quem tem estas informações ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *