Arquivo da categoria: Pesquisas de Torcidas

ACRE – Afinal, os clubes têm torcida ou não tem?

Vou começar uma série diferente sobre torcidas. Uma curiosidade que sempre tive foi, torcer para equipes com divisões é “fácil“, mas, e os clubes que almejam menos? Vou colocar uma foto e alguma explicação sobre a torcida de cada clube em cada estado, são clubes, famosos ou não e que jogaram nos últimos 10 anos nos estaduais.

ADESG – O clube que jogou a 1ª Divisão em 2022 e tem sede em Senador Guiomard, com 22.810 habitantes, fica apenas a 24 km da capital Rio Branco. Joga no Estádio Nabor Júnior, tem somente a torcida da cidade, mas nada muito fiel, não necessariamente que o tenham como clube do coração e sim para o time da cidade. Para vocês terem uma ideia, somente 660 pessoas seguem o clube nas mídias sociais.

Nabor Junior reformado em 2022

ALTO ACRE – Da cidade de Epitaciolândia, distante 228 km da capital acreana com 17.340 habitantes e colada a Bolivia. O clube jogou na 1ª Divisão pela última vez em 2017. Atuava no Estádio Antônio Araújo Lopes para 5 mil pessoas. Além da população, o clube tinha até uma organizada a “Torcida Papagaio da Fronteira“, hoje está licenciado.

Torcida Papagaio da Frontera do Alto Acre

AMAX – Da cidade de Xapuri, com19.048 habitantes, distante 190 km da capital. O clube jogou a 1ª Divisão a última vez em 2016. Representando a Associação dos Militares e Amigos de Xapuri, também era prestigiado pelos moradores da cidade, jogava no Estádio Álvaro Felício Abrahão para 4 mil torcedores. Hoje está licenciado.

Torcida em Xapuri em jogo do AMAX.

ANDIRÁ – O clube alvinegro tem sede na capital Rio Branco, o Morcego nunca foi campeão estadual, hoje é um clube em crescimento, inclusive sendo no último levantamento em Junho de 2022, o clube acreano com mais seguidores, cerca de 13.700. Tem até uma “torcida” chamada “Nação Morcegueira“, hoje é o clube mais simpático do estado, resta transformar essa simpatia em público presente nos estádios, tanto que não consegui uma foto da torcida até o momento.

Torcida do Andirá

ATLETICO ACREANO – Campeão 9 vezes do estadual o último em 2019, o Galo Carijó da capital é um dos principais clubes do estado. Possui uma das maiores torcidas do Acre, sempre presente e fiel, fazendo grande festa em seus jogos.

Torcida do Atletico prestigiando

GALVEZ – O clube da capital acreana e que representa a policia militar do estado, foi fundado em 2011, nesse período já se firmou no futebol local com um título estadual em 2020, disputando o Brasileiro da Série D no mesmo ano. Quanto a torcida, pequena mais fiel.

Torcida Imperador do Galvez presente

HUMAITÁ– Atual campeão acreano, o clube é da cidade de Porto Acre, com 18.180 habitantes e distante 58 km da capital. Atua no Estádio Municipal Mamede Carutá, para 1 mil torcedores. O “Tourão“, apesar de representar a cidade parece que não faz muito sucesso ainda, vamos ver após a conquista inédita, não consegui uma foto do estádio ou da torcida.

INDEPENDÊNCIA – O Tricolor de Aço da capital, clube tradicional, foi 11 vezes campeão estadual, está na fila a 24 anos, já jogou até uma Série B em 1991. Possui um local de treinamento o Estádio Marinho Monte, mas joga na Arena da Floresta, onde sente falta da torcida que parece que desapareceu com o tempo. Não consegui nenhuma foto.

JUVENTUS – O Clube do Povo da capital acreana, é um dos mais tradicionais clubes do Acre, foi 14 vezes campeão estadual. A última em 2009, contra o Rio Branco, que faz o maior clássico do estado, mas está esvaziado. Sua torcida está tentando sobreviver a clube que não joga desde 2013.

CT Dom Giocondo Maria Grotti

NAUÁS – Com sede na cidade de Cruzeiro do Sul, com 89 mil habitantes, conhecida como a Capital do Juruá, é o mais importante polo turístico e econômico do interior do Acre, fica a 632 km da capital. É o segundo clube mais antigo do estado, mas se profissionalizou somente em 2008 e jogou o campeonato em 2022. O Cacique do Juruá tem uma torcida que prestigia o clube em jogos na cidade.

Torcida do Nauas prestigiando

PLACIDO DE CASTRO – Da cidade de mesmo nome, localizada a 100 km da capital e com 19.565 habitantes, o Tigre do Abunã jogou o campeonato de 2022. O tricolor foi fundado em 1979 e tem um título estadual em 2013. Sua torcida é sempre presente e prestigia o clube em seus jogos no Estádio Ferreirão com capacidade para 1.200 pessoas.

Torcida do Tigre

RIO BRANCO – Clube mais vitorioso em toda a história acreana, com 46 conquistas, o Estrelão tem também a maior torcida do Acre, entre os clubes do estado. Joga na Arena da Floresta. Campeão da Copa Norte em 1997 e uma participação na Copa Conmebol no mesmo ano. Sua torcida é fiel e tem uma boa presença nos jogos na Arena.

Torcida do Rio Branco

SÃO FRANCISCO – Retornando ao estadual após 11 anos, foi vice-campeão em 2022, o São Chico foi fundado em 1967 e tem sede na capital acreana, é um clube modesto e com torcida muito reservada, formada por alguns abnegados e parentes dos jogadores. Não consegui nenhuma foto da torcida.

Mascote São Chico

VASCO – O cruzmaltino acreano foi fundado em 1952, em homenagem a seu homônimo e famoso carioca. Venceu o estadual três vezes, a última em 2001. Atua na Arena da Floresta e sua torcida não conta com os fãs do clube carioca em seus jogos. Não consegui nenhuma foto da mesma. Jogou em 2022.

FONTES: Páginas dos clubes no Facebook – Wikipedia

União Agrícola Barbarense Futebol Clube – Santa Bárbara d´Oeste – SP – Centenário

O União Agrícola Barbarense Futebol Clube, da cidade de Santa Bárbara d´Oeste, Estado de São Paulo, está completando neste dia 22 de novembro de 2014, cem anos de vida.

Os apelidos “Leão da Treze” ou “Alvinegro da 13 de Maio” é uma alusão ao endereço onde sua sede está instalada: Rua Treze de Maio número 1269.

 

História

Fundado no dia 22 de novembro de 1914, inicialmente com o nome de União Foot-Ball Club, a equipe de Santa Bárbara d’Oeste teve diversos nomes até chegar ao que ostenta atualmente. Em 1918, passou a se chamar Athlético Barbarense Foot-Ball Club e, um ano depois, se chamou Sport Club Athlético Barbarense. No ano de 1920, o clube se fundiu com o 7 de Setembro da Fazenda São Pedro e, mais uma vez, alterou seu nome: Sport Club União Agrícola Barbarense. Por fim, ainda naquele ano, passou a portar a denominação que tem até hoje: União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

No ano seguinte da definição do nome, em 1921, o União Barbarense se registrou na APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), que comandava o futebol do Estado. Vinte anos depois, em 1941, filiou-se à Federação Paulista de Futebol, ainda como amador, e no ano seguinte passou a ser membro da LBF (Liga Barbarense de Futebol), entidade do município de Santa Bárbara d’Oeste.

Apenas em 1964 é que o clube se profissionalizou nos quadros da Federação Paulista de Futebol e sua estréia não foi das mais felizes diante de Alumínio: derrota por 3 a 1 em partida válida pela 3ª Divisão de Acesso. Nesta partida, o autor do primeiro gol da equipe como profissional foi o atacante Mané de Campos. Três anos depois, o União decidiu adotar o “Leão da 13” como mascote do clube, em homenagem aos torcedores fiéis que apoiavam com garra o time (como leões) e à sede do clube, na Rua Treze de Maio.

O primeiro título do clube foi conquistado em 1946, quando ainda era amador, o de campeão da cidade pela Liga Barbarense de Futebol. Dois anos depois, mais uma conquista: Campeão amador da região, disputando o Campeonato Paulista do Interior pela FPF. Foi tricampeão da “Taça Cidade de Santa Bárbara” nos anos de 1957, 1961 e 1963. Nessse período, mais precisamente em 15 de novembro 1959, o Jornal D’Oeste publicou a composição do Hino Oficial do clube, de autoria do Professor José Dagnoni (letra) e Hermosa Hadad Baruque Murbach (música). Em 1967, já como profissional, foi Campeão Paulista da 2ª Divisão, conquistando o acesso à 1ª Divisão (uma abaixo da divisão principal).

A partir daí, o clube conquistou alguns títulos regionais, como o Torneio Intermunicipal Americana x Santa Bárbara d’Oeste em 1973 e passou por bons e maus momentos. Depois de ficar alguns anos sem disputar os campeonatos da FPF foi, finalmente, em 1990, vice-campeão Paulista da 2ª Divisão, conquistando mais uma vez o acesso à Divisão Intermediária. Em 1995 foi Campeão Paulista de Juniores da Série A3 e, em 1996, dos Jogos Abertos do Interior, com a equipe de Juniores. Em 1997, conquistou o vice-campeonato da Série A3 do Paulista. No ano seguinte, o maior trunfo até então: o título do Campeonato Paulista da Série A2 e o acesso à divisão principal estadual.

Em 1999, por terminar o Paulistão como melhor time do interior na tabela, o União Barbarense se tornou Campeão do Interior. Em 2001, foi vice-campeão da Copa Federação Paulista de Futebol e, em 2004, Campeão Brasileiro da Série C. Entretanto, um ano depois do acesso à Série B, foi novamente rebaixado à Terceira Divisão nacional, por três pontos.

Nas competições estaduais, o União Agrícola Barberense se manteve na principal divisão do campeonato paulista até 2005, quando foi rebaixado para a Série A2 de 2006. Um novo tropeço em 2006 levou a equipe à Série A3, quando terminou a competição de 2007 na décima colocação.

O estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães, também conhecido como “Toca do Leão” está localizado na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, no estado de São Paulo e pertence ao União Agrícola Barbarense Futebol Clube. Seu nome foi dado em homenagem a um ex-presidente e patrono do clube. Foi inaugurado em 21 de maio de 1921 e seu primeiro jogo foi União Barbarense 3 a 1 contra o EC Concórdia de Campinas. O estádio tem capacidade para 14.914 pessoas.

O estádio está situado na Rua 13 de Maio, 1269 – Santa Bárbara D’Oeste – SP

 

 

A Torcida Uniformizada Sangue Barbarense é a principal e a maior torcida uniformizada do União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

Fundada na data de 11 de novembro de 1984, é a segunda torcida mais antiga do interior do Estado de São Paulo e a quinta, incluindo a capital.

Fontes:

História (site do clube);

Estádio (botoesparasempre.blogspot);

Foto da equipe: Gustavo Belofardi;

Mascote: flogao

 

Ranking Catarinense de Torcidas

Pesquisa de opinião ouviu 1,6 mil entrevistados no Estado e mostrou um retrato da paixão dos torcedores pelo futebol

O Avaí é o time catarinense com maior torcida no Estado. É o que revela pesquisa realizada pela Lupi & Associados, que ouviu 1,6 mil pessoas entre 6 e 24 de junho deste ano, a pedido do Grupo RBS. Ao serem questionados sobre por qual time de Santa Catarina torcem, 1.201 entrevistados (75% do total) revelaram alguma preferência. Neste quesito, o Avaí aparece com 30,6% das opções, seguido por Figueirense (19,8%), Criciúma (11,4%), Chapecoense (10,4%) e Joinville (8,9%).

Líder estadual, vice na sua própria região. Considerando os 227 entrevistados da Grande Florianópolis, quem lidera é o Figueirense, com 53,3%, deixando o time azurra para trás, com 48,8%. O Avaí volta a ser o catarinense número um entre os entrevistados do Vale do Itajaí (47,6%) e do Planalto Serrano (59,2%). No Norte, liderança para o Joinville (55,5%); o Sul é do Criciúma (67,5%); e o Oeste tem a Chapecoense na ponta (65,5%). Por região, a margem de erro é maior porque o número de entrevistados cai.

A pesquisa também sondou os torcedores sobre os times de SC com maior rejeição. E novamente o mais citado foi o Avaí (37,2%), seguido por Figueira (30,7%), Criciúma (10,1%), Joinville (8,1%) e Chapecoense (3,4%).

Alguns resultados são boas notícias para o futebol de SC. A Lupi perguntou, por exemplo, a opinião dos entrevistados sobre este esporte no Estado. Resultado: a maioria (51,8%) respondeu que está evoluindo ou está muito bom/bom. Outra boa nova da pesquisa está na pergunta sobre qual time – catarinense ou não – o entrevistado prefere. Neste item, 21% citaram times de SC. Este percentual é cinco vezes maior que os 4% obtidos em pesquisa idêntica que a Lupi fez em 1999. Gradualmente, o coração do torcedor vai sendo conquistado pelos clubes da terra.

Se revelou crescimento dos catarinenses na preferência, a pergunta do time preferido também deixou claro que ainda há um longo território a percorrer. O Flamengo lidera (18,4%), seguido por Grêmio (14,3%), Inter (9,8%), Corinthians (8%) e Vasco (7,8%). O Avaí, melhor classificado de SC, aparece na sexta posição (7,4%), com o Figueirense em oitavo (5,9%), atrás do São Paulo (7%).

A pesquisa é um dos mais representativos retratos já feitos sobre a paixão do torcedor de SC. Entrevistou moradores de 230 cidades, respeitando a proporcionalidade da distribuição da população e não se concentrando apenas em alguns poucos e grandes municípios, como costuma acontecer.

Ranking de torcida no orkut

Corinthians 5.613.680
Flamengo 5.453.598
São Paulo 4.493.946
Palmeiras 2.261.108
Grêmio 1.332.311
Vasco 1.268.564
Cruzeiro 1.004.064
Internacional-RS 976.526
Santos 923.723
10º Atlético-MG 520.715
11º Fluminense 433.946
12º Botafogo-RJ 414.472
13º Sport 268.090
14º Atlético-PR 254.000
15º Bahia 212.687
16º Vitória 202.776
17º Coritiba 177.509
18º Goiás 111.541
19º Ceará 100.117
20º Fortaleza 84.317
21º Santa Cruz 80.171
22º Figueirense 67.058
23º Náutico 66.421
24º Avaí 64.611
25º Paysandu 53.200
26º ABC 46.180
27º Argentina 45.426
28º Arsenal 42.872
29º Remo 42.209
30º América-RN 38.686
31º Vila Nova-GO 38.263
32º Paraná 37.604
33º Juventus 31.741
34º CRB 28.162
35º CSA 27.735
36º Brasil de Pelotas 23.477
37º Treze 20.934
38º Ponte Preta 20.541
39º Guarani 20.169
40º Campinense 20.047
41º Joinville 17.253
42º Atlético-GO 15.673
43º Chapecoense 15.394
44º Criciúma 14.172
45º Rio Claro 12.479
46º Portuguesa 12.009
47º Juventude 11.534
48º Brasiliense 10.602
49º XV 10.517
50º América-MG 10.386
51º Ipatinga 9.183
52º Corinthians-AL 8.247
53º Operário-PR 8.208
54º Pelotas 7.734
55º ASA 7.542
56º Gama 7.507
57º Londrina 7.057
58º Flu de Feira 7.033
59º Bangu 6.645
60º Confiança 6.300
61º Santo André 6.203
62º Botafogo-PB 5.471
63º América-RJ 5.297
64º Caxias 5.288
65º Bragantino 5.028
66º São Caetano 4.693
67º São José 4.671
68º Botafogo-SP 4.561
69º Metropolitano 4.205
70º Marília 4.078
71º Rio Branco-AC 4.035
72º Linense 3.847
73º Icasa 3.202
74º Japão 3.166
75º Sampaio Corrêa-MA 2.980
76º Sergipe 2.626
77º Grêmio Barueri 2.341
78º Salgueiro-PE 2.286
79º Noroeste 2.065
80º São Raimundo-PA 1.944
81º Uberaba 1.882
82º Ferroviário-CE 1.865
83º Brusque 1.847
84º União-MT 1.785
85º Rio Branco-ES 1.756
86º Guarany de Sobral 1.741
87º Mixto-MT 1.715
88º Ajax 1.705
89º Moto Club 1.651
90º Águia de Marabá 1.631
91º Anapolina-GO 1.621
92º Ituiutaba 1.621
93º América de T. Otoni 1.604
94º Guaratinguetá 1.601
95º Central 1.567
96º Vit. da Conquista 1.528
97º Nacional-PB 1.522
98º Taubaté 1.435
99º Tupi 1.434
100º Uberlândia 1.408
101º Araripina 1.381
102º Juventus-SP 1.311
103º Sousa 1.297
104º Paulista 1.291
105º Rio Branco-PR 1.222
106º Macaé 1.221
107º São Bento 1.189
108º Inter de Limeira 1.180
109º Olaria 1.150
110º Ypiranga-RS 1.145
111º Gana 1.128
112º Crac-GO 1.121
113º Dem. de Gov. Valadares 1.107
114º Goytacaz 1.080
115º Imbituba FC 1.061
116º Alecrim 1.059
117º Vilhena 965
118º Imperatriz-MA 914
119º Luverdense 896
120º Cerâmica 815
121º Itumbiara 809
122º Mirassol 803
123º México 784
124º Baraúnas 777
125º Potiguar de Mossoró 768
126º Nacional-AM 763
127º Serra 761
128º Paranavaí 702
129º Desportiva 702
130º Madureira 685
131º Iraty 673
132º Assu 671
133º Santa Cruz-RN 662
134º Toledo 582
135º Volta Redonda 581
136º Ituano 578
137º Itabuna 571
138º Itabaiana 566
139º Mogi Mirim 553
140º América-SP 553
141º Rio Branco-SP 550
142º Porto-PE 550
143º Cianorte 517
144º Guarani de Juazeiro 502
145º São Luiz 498
146º Operário-MT 484
147º River Plate-SE 471
148º Barueri 436
149º Caldense 432
150º Monte Azul 397
151º JV Lideral 391
152º Nacional-PR 382
153º Auto Esporte 382
154º Tuna Luso 379
155º Quixadá 350
156º Sete de Setembro 348
157º Ipitanga 344
158º Vitória-PE 341
159º Maranhão 325
160º Coruripe 324
161º S. José de P. Alegre 323
162º Brasília 316
163º Horizonte 311
164º Ipanema 298
165º Pot. de Currais Novos 286
166º Cuiabá 271
167º Avenida 264
168º Murici 263
169º América-SE 252
170º Patos 247
171º Independente de Limeira 229
172º Vera Cruz 227
173º Ceilândia 219
174º Vilavelhense 218
175º Atlético-PB 211
176º Santa Rita 205
177º Caracas 203
178º Baré 195
179º Cacerense 186
180º Penedense 182
181º Americana 1


Fonte: Orkut, em 1º de junho de 2011

Pesquisa de Torcidas em São Paulo – de 1967 a 2007

1) Pesquisa do jornal O Estado de São Paulo (publicada em 1967)

1º) Corinthians 35 %
2º) Palmeiras 27 %
3º) São Paulo 23 %
4º) Santos 10 %
outros 5 %

2) Pesquisa do jornal O Estado de São Paulo (publicada em 1969)

1º) Corinthians 43 %
2º) Palmeiras 26 %
3º) São Paulo 18 %
4º) Santos 10 %
outros 3 %

3) Pesquisa do jornal O Estado de São Paulo (publicada em 1971)

1º) Corinthians 40 %
2º) Palmeiras 24 %
3º) São Paulo 21 %
4º) Santos 12 %
outros 3 %

4) Pesquisa Placar/Gallup (publicada em 31/12/1971)

1º) Corinthians 40,28 %
2º) Palmeiras 23,61 %
3º) São Paulo 20,83 %
4º) Santos 12,50 %
5º) Portuguesa 2,78 %
nenhum 28 %

5) Pesquisa do jornal O Estado de São Paulo (publicada em 1973)

1º) Corinthians 37 %
2º) Palmeiras 25 %
3º) São Paulo 19 %
4º) Santos 16 %
outros 2 %

6) Pesquisa do jornal O Estado de São Paulo (publicada em 1976)

1º) Corinthians 45 %
2º) Palmeiras 22 %
3º) São Paulo 19 %
4º) Santos 10 %
outros 4 %

7) Pesquisa do jornal O Estado de São Paulo (publicada em 1978)

1º) Corinthians 44 %
2º) São Paulo 22 %
2º) Palmeiras 22 %
4º) Santos 10 %
outros 2 %

8) Pesquisa do jornal O Estado de São Paulo (publicada em 1980)

1º) Corinthians 46 %
2º) Palmeiras 23 %
3º) São Paulo 15 %
4º) Santos 12 %
outros 4 %

9) Pesquisa Placar/Gallup (publicada em 01/07/1983)

1º) Corinthians 36 %
2º) Palmeiras 24 %
3º) São Paulo 18 %
4º) Santos 12 %
5º) Guarani 2 %
6º) Ponte Preta 1 %
6º) Botafogo-RP 1 %
outros 6 %

10) Pesquisa do jornal O Estado de São Paulo (publicada em 1984)

1º) Corinthians 42 %
2º) Palmeiras 22 %
3º) São Paulo 14 %
4º) Santos 13 %
outros 9 %

11) Pesquisa Folha de São Paulo/DataFolha (publicada em out/1991)

1º) Corinthians 46,99 %
2º) São Paulo 21,69 %
3º) Palmeiras 18,07 %
4º) Santos 10,84 %
nenhum 17 %

12) Pesquisa O Estado de São Paulo/Gallup (publicada em 05/11/1992)

1º) Corinthians 41 %
2º) São Paulo 22 %
3º) Palmeiras 17 %
4º) Santos 11 %
5º) Portuguesa 0,55 %
outros 8,45 %

13) Pesquisa Folha de São Paulo/DataFolha (publicada em 14/06/1993)

1º) Corinthians 36,36 %
2º) São Paulo 35,23 %
3º) Palmeiras 17,05 %
4º) Santos 7,95 %
nenhum 12 %

14) Pesquisa Placar/Ibope (publicada em out/1993)

1º) Corinthians 36,4 %
2º) São Paulo 17,6 %
3º) Palmeiras 11,1 %
4º) Santos 8,2 %
5º) Flamengo (RJ) 2,8 %
6º) Bahia (BA) 2,2 %
7º) Vitória (BA) 1,3 %
8º) Atlético (MG) 0,4 %
8º) Botafogo (RJ) 0,4 %
11º) Ponte Preta 0,3 %
nenhum 12,5 %

15) Pesquisa Folha de São Paulo/DataFolha (publicada em 26/12/1994)

1º) Corinthians 36,78 %
2º) São Paulo 29,89 %
3º) Palmeiras 19,54 %
4º) Santos 8,05 %
5º) Portuguesa 1,15 %
outros 2,3 %
nenhum 13 %

16) Pesquisa Folha de São Paulo/DataFolha (publicada em 09/06/1995)

1º) Corinthians 40,24 %
2º) São Paulo 25,61 %
3º) Palmeiras 20,73 %
4º) Santos 7,32 %
5º) Portuguesa 1,22 %
outros 4,88 %
nenhum 18 %

17) Pesquisa Folha de São Paulo/DataFolha (publicada em 05/06/1997)

1º) Corinthians 41,18 %
2º) São Paulo 24,71 %
3º) Palmeiras 20 %
4º) Santos 8,24 %
5º) Portuguesa 1,18 %
outros 5,88 %
nenhum 15 %

18) Pesquisa Folha de São Paulo/DataFolha (publicada em 28/01/1998)

1º) Corinthians 45,24 %
2º) São Paulo 21,43 %
3º) Palmeiras 19,05 %
4º) Santos 7,14 %
outros 8,33 %
nenhum 16 %

19) Pesquisa Lance!/IBOPE (publicada em 05/11/1999)

1º) Corinthians 41,4 %
2º) São Paulo 22,9 %
3º) Palmeiras 20,0 %
4º) Santos 12,9 %
5º) Portuguesa 0,14 %
outros 2,6 %
nenhum 27 %

20) Pesquisa Placar/DataFolha (publicada em 14/01/2000)

1º) Corinthians 43,75 %
2º) São Paulo 23,75 %
3º) Palmeiras 20,00 %
4º) Santos 6,25 %
5º) Portuguesa 1,25 %
outros 5 %
nenhum 20 %

21) Pesquisa Lance!/IBOPE (publicada em 05/04/2001)

1º) Corinthians 43,17 %
2º) São Paulo 23,58 %
3º) Palmeiras 19,72 %
4º) Santos 6,83 %
5º) São Caetano 0,90 %
6º) Portuguesa 0,77 %
outros 5,67 %
nenhum 22,4 %

22) Pesquisa Folha de São Paulo/DataFolha (publicada em 28/6/2001)

1º) Corinthians 40,51 %
2º) São Paulo 24,05 %
3º) Palmeiras 18,99 %
4º) Santos 6,33 %
outros 10,13 %
nenhum 21 %

23) Pesquisa Placar/DataFolha (publicada em nov/2002)

1º) Corinthians 42 %
2º) São Paulo 23 %
3º) Palmeiras 18 %
4º) Santos 10 %

24) Pesquisa Folha de São Paulo/DataFolha (publicada em 09/11/2003)

1º) Corinthians 46,84 %
2º) São Paulo 24,05 %
3º) Palmeiras 16,46 %
4º) Santos 7,59 %
outros 5,06 %
nenhum 21 %

25) Pesquisa Folha de São Paulo/DataFolha (publicada em 25/01/2004)

1º) Corinthians 41,25 %
2º) São Paulo 25,00 %
3º) Palmeiras 18,75 %
4º) Santos 8,75 %
nenhum 20 %

26) Pesquisa Lance!/IBOPE (publicada em 04/10/2004)

1º) Corinthians 42,39 %
2º) São Paulo 24,11 %
3º) Palmeiras 16,88 %
4º) Santos 10,53 %
nenhum 21,2 %

27) Pesquisa Folha de São Paulo/DataFolha (publicada em 20/10/2005)

1º) Corinthians 44,87 %
2º) São Paulo 26,92 %
3º) Palmeiras 15,38 %
4º) Santos 7,69 %
outros 2,56 %
nenhum 22 %

28) Pesquisa Placar/TNS Sports (publicada em out/2007)

1º) Corinthians 32,9 %
2º) São Paulo 25,6 %
3º) Palmeiras 15,3 %
4º) Santos 14,5 %
outros 12,8 %

Obs: Observa-se que quando o Corinthians vai bem a diferença para o segundo colocado dobra, em qualquer período da amostragem.

Ibope de torcidas no Rio em 1954

Em 31 de Dezembro de 1954 o Jornal dos Sports divulgou pesquisa de torcidas do IBOPE em que o Flamengo era a maior torcida do Rio de Janeiro com 29% da preferência, em seguida vinham Fluminense com 19%, Vasco 18%, América 6%, Botafogo 5%, Bangu 2% e São Cristóvão 1%.

O fato da torcida do América aparecer como maior do que a do Botafogo era natural, pois até então o América havia sido campeão carioca em 6 ocasiões (1913, 1916, 1922, 1928, 1931 e 1935) e considerando as ligas principais, o Botafogo só havia conquistado 5 títulos (o polêmico de 1907, 1910, 1930, 1932 e 1948), já que 4 títulos do Botafogo foram conquistados em ligas mais fracas (1912, 1933, 1934 e 1935), sem a mesma repercussão, enquanto o América disputava grandes clássicos cariocas. No confronto entre estes clubes, o América chegou a golear o Botafogo por 11 a 2 em 3 e Novembro de 1929.

Provavelmente só a partir da década de 1960, quando o Botafogo teve grandes momentos, é que sua torcida superou a do América, talvez inclusive, ocupando grande parte do espaço que antes pertencia ao clube rubro da rua Campos Sales. Na década de 50 era comum América e Bangu disputarem partidas com bons públicos que superaram em algumas ocasiões a 30 mil pessoas, como no jogo de 18 de Novembro de 1951 (2 a 2) quando 38.646 espectadores (29.380 pagantes) compareceram ao Maracanã ou no 1º jogo entre eles neste estádio (América 3 a 1 em 7 de Outubro de 1950), quando 33.515 pagaram ingressos .

Em um simples amistoso do América contra o Portsmouth , da Inglaterra, 24.005 espectadores compareceram ao jogo (17.864 pagantes) em 8 de Junho de 1951 (América 3 a 2).

JS

Pesquisas de Torcidas 1973 – Resultado Final

Pesquisa realizada por jornais da época,inclusive o Jornal dos Sports,achei o resultado final e repasso como arquivo histórico,o anterior era o parcial.

ACRE
RIO BRANCO 4131 votos
JUVENTUS 3131 votos
INDEPENDÊNCIA 779 votos

ALAGOAS
CSA 8020 votos
CRB 5058 votos
ASA 376 votos

AMAZONAS
NACIONAL 5690 votos
RIO NEGRO 4250 votos
FAST 2267 votos

BAHIA
VITORIA 16160 votos
BOTAFOGO 12474 votos
BAHIA 8440 votos

DISTRITO FEDERAL
CEUB 676 votos
PALMEIRAS 326 votos
CARIOCA 96 votos

CEARÁ
CEARÁ 3447 votos
FORTALEZA 3229 votos
FERROVIÁRIO 656 votos

ESPÍRITO SANTO
DESPORTIVA 607 votos
RIO BRANCO 548 votos
VITÓRIA 365 votos

GOIAS
VILA NOVA 5681 votos
GOIAS 3091 votos
ATLETICO 2600 votos

MARANHÃO
MOTO CLUBE 6355 votos
SAMPAIO CORRÊA 5339 votos
MARANHÃO 1057 votos

MATO GROSSO
COMERCIAL CG 661 votos
MIXTO 652 votos
OPERÁRIO CG 626 votos

MINAS GERAIS
ATLÉTICO 544 votos
AMÉRICA 421 votos
CRUZEIRO 369 votos

PARÁ
REMO 718 votos
PAYSANDU 428 votos
TUNA LUSO 44 votos

PARAÍBA
BOTAFOGO 2079 votos
SANTA CRUZ 510 votos
CAMPINENSE 310 votos

PARANÁ
CORITIBA 26124 votos
ATLÉTICO 24556 votos
COLORADO 6782 votos

PERNAMBUCO
SPORT 24420 votos
SANTA CRUZ 16416 votos
NÁUTICO 7956 votos

RIO DE JANEIRO
VASCO 16351 votos
FLAMENGO 13656 votos
BOTAFOGO 6181 votos

PIAUÍ
RIVER 3138 votos
FLAMENGO 2558 votos
TIRADENTES 680 votos

RG DO NORTE
ABC 477 votos
AMÉRICA 244 votos
RIACHUELO 244 votos

RG DO SUL
GRÊMIO 9129 votos
INTER 7604 votos
GUARANI BAGÉ 572 votos

SANTA CATARINA
FIGUEIRENSE 5297 votos
AVAÍ 3123 votos
MARCÍLIO DIAS 331 votos

SERGIPE
SERGIPE 970 votos
CONFIANÇA 664 votos
MARUINENSE 57 votos

Fonte: Arquivo Biblioteca Nacional

Pesquisa de Torcidas 1973

Pessoal,mais uma inedita na internet,se me lembro bem esta foi feita por um jornal que e as pessoas enviavam cupons pelo correio,ou seja,bem diferente e interessante,principalmente a tendencia de 35 anos atrás.

ACRE
RIO BRANCO 2863
JUVENTUS 2058
INDEPENDENCIA 599
ATLETICO 334
ANDIRÁ 277

ALAGOAS
CSA 6339
CRB 4856
ASA 220
PENEDENSE 172
SÃO DOMINGOS 145

AMAZONAS
NACIONAL 4370
RIO NEGRO 3148
FAST 1934
OLIMPICO 1008
SÃO RAIMUNDO 914

BAHIA
VITORIA 10 526
BOTAFOGO 8987
BAHIA 5700
IPIRANGA 3451
GALICIA 1413

BRASILIA
CEUB 564
PALMEIRAS 267
CARIOCA 79
SERVIÇO GRAFICO 13
COLOMBO 7

CEARÁ
CEARÁ 1945
FORTALEZA 1630
FERROVIARIO 284
AMERICA 32
GUARANI SOBRAL 17

ESPIRITO SANTO
RIO BRANCO 451
DESPORTIVA 407
VITORIA 193
SANTO ANTONIO 67
20 DE JULHO 38

GOIAS
VILA NOVA 3311
ATLETICO 1428
GOIAS 587
GOIANIA 537
ANAPOLIS 64

GUANABARA
VASCO 11091
FLAMENGO 9756
BOTAFOGO 3980
FLUMINENSE 3062
AMERICA 1930

MARANHÃO
MOTO CLUBE 4725
SAMPAIO CORREA 3976
MARANHÃO 836
FERROVIARIO 57
SÃO JOSE 16

MATO GROSSO
MIXTO 498
COMERCIAL-CG 453
OPERARIO CG 406
DOM BOSCO 52
OPERARIO VG 47

MINAS GERAIS
ATLETICO 389
AMERICA 324
CRUZEIRO 309
VILLA NOVA 15
UBERABA 7

PARA
REMO 542
PAYSANDU 517

PARAIBA
BOTAFOGO 1197
SANTA CRUZ 287
CAMPINENSE 197
TREZE 160
NACIONAL PATOS 66

PARANA
CORITIBA 18193
ATLETICO 17218
COLORADO 5584
IGUAÇU 1296
PINHEIROS 766

PERNAMBUCO
SPORT 17927
SANTA CRUZ 9577
NAUTICO 6239
AMERICA 192
CENTRAL 157

PIAUI
RIVER 1952
FLAMENGO 1685
TIRADENTES 643
PIAUI 72
AUTO ESPORTE 30

RIO DE JANEIRO
CANTO DO RIO 6071
NACIONAL CAXIAS 4359
AMERICANO 1902
CENTRAL DE BARRA DO PIRAÍ 1549
ROYAL 1041

RG DO NORTE
ABC 345
AMERICA 165
RIACHUELO 151
ALECRIM 78
ATLETICO 30

RG DO SUL

GREMIO 4748
INTER 3735
GUARANI BAGE 30
ESPORTIVO 24
AIMORÉ 24

SANTA CATARINA
FIGUEIRENSE 4582
AVAÍ 1374
CAXIAS 284
MARCILIO DIAS 149
PALMEIRAS 129

SÃO PAULO
CORINTHIANS 1329
PALMEIRAS 711
SÃO PAULO 421
SANTOS 185
VELO CLUBE 41

SERGIPE
SERGIPE 655
CONFIANÇA 503
MARUINENSE 57
ESTANCIANO 26
ITABAIANA 11