Arquivo da categoria: Rio Grande do Norte

Caicó Esporte Clube – Caicó (RN): escudo raro da década de 40

O Caicó Esporte Clube é uma agremiação do município de Caicó, no Rio Grande do Norte. Localizado a 282 km da capital (Natal), a “Capital do Seridó” possui uma população de 68.343 habitantes, segundo o IBGE/2019.

Um de desportistas humildes, mas de grande visão e de muita influência entre os seus pares, encabeçados por José Linho, Pedro Sabino, Joaquim Fernandes, José Pereira e Zé Helinho, se reuniram para Fundar na terça-feira, do dia 10 de Outubro de 1933, a “Raposa do Seridó“.

A história das duas fundações, começou na década de 80, quando os dirigentes decidiram assinar uma fusão com o Iate clube de Caicó.

Além de se tornar um elenco vitorioso de futebol em toda região do Seridó, com as suas cores rubro-negras, ainda construiu a sua sede social própria, chamada de ‘Sede dos Morenos’, que ficava em frente ao hotel Regente, próximo ao centro da cidade.

Local onde os seus associados realizavam as suas festas, sem nada dever à camada social superior que dançava na Prefeitura Municipal, ironicamente, com canções executadas por excelentes profissionais músicos, sócios do Caicó Esporte Clube.

Patenteando a segregação racial, repentinamente, começaram a chamar a sede do Caicó Esporte Clube de “Sede dos Morenos”. Aliás, alcunha que, apesar de ser depreciativo, os próprios “morenos” gostavam de alardear com muito orgulho, tornando-se um nome usual, ou melhor, era honroso pertencer à Sede dos Morenos, ou, simplesmente, a Sede.

A sua antiga Sede ficava na Rua Joel Damasceno, nº 455, no Centro da cidade. A Sede atual está situada na Rua Júlio César, s/n, em Samanaú. O Caicó manda suas partidas no Estádio Senador Dinarte Mariz, o Marizão, (Capacidade: 7 mil pessoas), em Caicó.

A parceria que veio para sedimentar o rubro-negro caicoense, terminou quebrando o histórico time, que na época tinha a maior torcida da cidade e região. Os maiores bens do clube, no caso a sede e o estádio José Avelino da Silva se tornaram patrimônios do Iate clube. A perda dos imóveis ninguém sabe explicar ao certo como aconteceu, mas o que se sabe é que as portas se fecharam.
Atendendo aos pedidos de torcedores e imprensa esportiva, um grupo de dirigentes decidiu se reunir para dar vida ao rubro-negro. Foi no ano de 1986, que Janduís Fernandes e José de Alencar Filho fundaram novamente o Caicó Esporte Clube. Tentando se reerguer, o clube já possui um Centro de Treinamento, único do Seridó e agora parte em busca de um antigo sonho, tornar-se campeão potiguar.

Por falta de estrutura e principalmente dinheiro, o clube precisou licenciar-se do futebol profissional potiguar em 1996, passando a disputar competições amadoras pela região do Seridó e torneios da cidade de Caicó.

Em Abril de 2010, havia chances de o Caicó disputar o Campeonato Potiguar da 2ª Divisão. No entanto, a inscrição da Raposa acabou não acontecendo, mas em 2011, disputou e foi campeão da Segundona com uma rodada de antecedência e com isso voltou a Primeira Divisão depois de sete anos de ausência.

FONTES: Futebol Nacional – Blog do Niltinho – Wikipédia – Blog Bar do Ferreirinha – Blog do Roberto Flávio – Acervo do Zé Ezelino

Campeonato Potiguar (RN) retornará no dia 12 de Agosto de 2020

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e Dr. Antônio Araújo, chefe da comissão médica da instituição, após reunião com os dirigentes dos oito clubes participantes do Campeonato Potiguar 2020 e por aprovação do Governo do Estado, foi definido a retomada do Campeonato a partir da quarta-feira do dia 12 de agosto de 2020.

No entanto, para isso será necessário seguir todo protocolo feito pela FNF e aprovado pela Comissão científica de Saúde do Rio Grande do Norte. A Federação reafirma que o protocolo visa na prática gerar ações de segurança e assistência aos que fazem parte do futebol.

Com a preocupação da economia e saúde dos funcionários dos clubes, a FNF fez a doação de termômetros digitais e aparelhos de verificação da pressão arterial para as equipes participantes do certame. Sobre a testagem dos atletas, todos os clubes serão obrigados a fazerem os testes e passarem rigorosamente  por todas etapas.

Vale ressaltar que Federação ajudará com 30 testagens aos clubes e será suporte para que haja todas as medidas preventivas para o Covid-19. O campeonato falta realizar 11 jogos do 2º turno e se o ABC vencer esta fase e campeão direto por ter vencido o primeiro turno.

Caso outra equipe venha a vencer o returno teremos mais dois jogos para as finais do certame. O estadual parou com o ABC liderando o returno. Apesar do RN ser o estado onde o vírus do corona vem caindo consideravelmente em relação aos demais estados, o Governo não quer arriscar em liberação imediata.

FONTE: Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF)

O Anulado Campeonato Potiguar de 1942

A intervenção na FND:

O campeonato Potiguar de 1942 não foi suspenso por causa da guerra. A Federação Norte-rio-grandense de Desportos sofreu denuncia junto a Confederação Brasileira de Desportes CBD sobre ilegalidades entre os filiados. Em agosto de 1942, o então interver e presidente da Federação suspendeu a competição, por intervenção da CBD. As denuncias oriundas de equipes como América e Alecrim, alegava que os tramites na federação permitia a existência de clubes chamados de filiais que facilitavam conquistas da equipe matriz. Nesta intervenção, o Paissandu, um clube “filial” do ABC, foi definitivamente eliminado do campeonato estadual. O Presidente então, capitão Porphirio da Paz, que por medida legais suspendeu o evento e também devido ao medo que tomou conta da cidade com relação à Segunda Guerra Mundial se estendeu por todo ano as atividades da entidade.

A competição começou, com sete clubes, a ser disputada em 17 de maio e se estendeu até 23 de agosto com uns jogos realizados e outros suspensos.

A tabela do Turno:

17/5/42 ALECRIM 3X1 ATLETICO

24/5/42 SANTA CRUZ 4X2 FORCA ELUZ

7/6/42 PAISSANDU 3X1 AMERICA

14/6/42 ABC 10X0 FORCA E LUZ

21/6/42 SANTA CRUZ 3X1 ATLETICO

5/7/42 ALECRIM 2X1 AMERICA

12/7/42 ABC 4X0 PAISSANDU

19/7/42 ATLETICO 4X3 FORCA E LUZ

26/7/42 AMERICA 6X3 SANTA CRUZ

1/8/42 ALECRIM 2X2 PAISSANDU…

9/8/42 ABC X ATLETICO *(1)

16/8/42 AMERICA 9X3 FORCA ELUZ

23/8/42 SANTA CRUZ 2X2 ALECRIM

* (2) :

SANTA CRUZ x PAISSANDU

AMÉRICA x ATLÉTICO

ABC x ALECRIM

PAISSANDU x ATLÉTICO

ABC x SANTA CRUZ

FORCA E LUZ xALECRIM

ABC x AMÉRICA

PAISSANDU x FORCA E LUZ

*1 este jogo não ocorreu provavelmente devido as fortes chuvas na cidade.

*2 estes jogos foram suspensos pela FND

A classificação do turno até a paralisação estava com o Alecrim na liderança, seguido pelo Santa Cruz. Em 28 de outubro de 1942, em solenidade na Federação, o Capitão Porphirio da Paz , foi efetivado como presidente da federação e somente em fevereiro de 1943 através de uma resolução se pronunciou oficial sobre o campeonato de 1942, anulando todos os jogos.

A cidade do Natal em posição estratégica, distando apenas 20 km da base aérea onde à época faziam escala os bombardeiros norte-americanos que rumavam para o Norte da África, e com o advento dos primeiros torpedeamentos de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães e o receio de um ataque nazista à cidade deixou a população intranquila, influenciando assim a uma possível sequência do estadual de futebol daquele ano.

A Guerra por aqui: 

A Guerra Mundial se alastrou de 1939 a 1945 e nenhum campeonato de futebol no Brasil foi abalado por este terrível drama. Em 1942 entre os dias 5 e 17 de agosto, seis navios brasileiros foram afundados por submarinos alemães, com a morte de mais de 600 pessoas é que o país, após pressões, declarou guerra contra Itália e Alemanha, o que ocorreu no dia 31 de agosto de 1942.

O presidente Getúlio Vargas solicitou ao presidente norte-americano Rooselvelt que modernizasse as Forças Armadas e concedesse empréstimos para construir a siderúrgica CSN em Volta Redonda/RJ. Em troca, o Brasil cedia um terreno em Natal para os americanos instalarem uma base militar que tinha o objetivo de ser o local de decolagem dos aviões que rumavam à Europa .

A cidade do Natal em posição estratégica, distando apenas 20 km da base aérea onde à época faziam escala os bombardeiros norte-americanos que rumavam para o Norte da África, e com o advento dos primeiros torpedeamentos de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães e o receio de um ataque nazista à cidade deixou a população intranquila, influenciando assim a uma possível sequência do estadual de futebol daquele ano.

 Enfim, ilegalidades foi o motivo do campeonato ser anulado, porém a guerra teve sua contribuição para um possível sequenciamento ou um novo torneio do até então único campeonato potiguar anulado.    

Pesquisa nos jornais: A República (Arquivo Publico) – A Ordem e pesquisadores José Patrocínio Brito, Everaldo Lopes e o autor.

Os jogos amistosos dos clubes do Rio G. do Norte no ano de 2011

Relacionamos os jogos amistosos dos clubes do Rio Grande do Norte entre si e com equipes de outros estados e países no ano de 2011:

5/01 River Plate-RN 1×5 Potiguar-M em Baraúna-RN

8/01 Sel. Felipe Guerra 0x3 Potiguar-M em Felipe Guerra-RN

9/01 Sel. Areia Branca 0x1 Baraúnas em Areia Branca

9/01 Treze-PB 4×0 Centenário Parelhas-RN em Campina Grande/PB

19/01 ABC/RN 1×3 River Plate (Uruguai) no Frasqueirao em Natal

12/01 Desportiva Apodi 1×2 Baraúnas em Apodi-RN

12/01 Upanema-RN 1×2 Potiguar-M em Upanema-RN

15/01 Santa Cruz-RN 4×1 Cruzeiro (Macaíba-RN) em Santa Cruz

16/01 ASSU 2×0 Sel. Areia Branca em Açu

16/01 Corintians-RN 1×2 Caico EC-RN em Caico-RN

16/01 Sousa/PB 1×2 Potiguar/M em Sousa/PB

16/01 Baraunas 4×1 Upanema-RN em Mossoró/RN

16/01 America/RN 10×0 Projeto de Gol(Arês RN) em Japecanga/ Parnamirim/RN

18/01 Treze/PB 1×2 America em Campina Grande/PB

18/01 Centenário(P)/RN 1×1 Treze/PB em Parelhas/RN

18/01 Alecrim 1×1 Sel. da Liga Dix Sept Rosado(Natal) no Machadão em Natal

19/01 Botafogo/PB 2×0 Palmeira(Goianinha) em João Pessoa/PB

19/01 Santa Cruz/RN 4×3 Baraunas em Santa Cruz/RN

19/01 Corintians/RN 3×1 Sel. Upanema/RN em Caico/RN

19/01 Centenário Pauferrense 9×1 São Benedito-PF em Pau dos Ferros

20/01 ASSU 5×0 Sel. Angicos/RN em Açu/RN

22/01 Botafogo/PB 1×3 ABC em João Pessoa/PB

23/01 Sel. Tibau 0x1 Palmeira em Tibau do Sul-RN

23/01 Alecrim 4×0 Sel.Zona Norte (Natal) no JL em Natal

23/01 ASSU-RN 3×0 Upanema-RN em Açu/RN

23/01 Centenário Pauferense 1×1 Caico EC- em Pau dos Ferros/RN

23/01 Baraúnas de Mossoró 1×1 Santa Cruz-RN em Areia Branca-RN

23/01 America/RN 0x1 Treze-PB no Machadão em Natal

23/01 Sel. Aracati/CE 0x1 Potiguar-M em Aracati/CE

23/01 Centenário Pauferrense 1×1 Caico EC em Pau dos Ferros

26/01 Centenário Pauferrense 5×0 Vila Nova(Água Nova-RN) em Pau dos Ferros/RN

 27/01 Sousa-PB 1×0 Corintians(caicó) em Sousa-PB

12/05 ABC 4×1 CSP/PB no Frasqueirão emNatal

4/06 Baraúnas 5×3 Potiguar/M em Mossoró

15/06 America/RN 2×0 Sel. Itajá/RN em Goianinha/RN

19/06 Santa Cruz/PE 3×0 America no Arruda em Recife/PE

22/06 Palmeira/RN 1×1 America em Goianinha/RN

23/06 Alecrim 0x0 Visão celeste/RN em D.Sept Rosado emNatal

26/6 America 1×1 Santa Cruz/PE em Goianinha/RN

29/6 Sel. Areia Branca 1×1 Baraúnas em Areia Branca/RN

2/07 America 0x1 Santa Cruz/RN em Goianinha/RN

3/07 Sel. Areia Branca 0x5 Baraúnas em Areia Branca/RN

3/7 Sel. Canguaretama 0x3 Alecrim em Canguaretama/RN

5/07 Campinense/PB 1×1 ABC-B / RN em Campina Grande/PB

5/07 Santa Cruz/RN 2×1 America em Santa Cruz/RN

6/7 Palmeira 0x2 Alecrim em Goianinha

7/07 Santa Cruz 5×0 Cruzeiro( Macaíba) em Santa Cruz/RN

10/07 Campinense/PB 1×1 Santa Cruz/RN em Campina Grande/PB

11/07 ABC-B/RN 0x2 Alecrim no Frasqueirão em Natal

13/07 America/RN 5×0 Cruzeiro(Macaíba) no CT Japecanga em Parnamirim

obs: se o leitor souber de outros jogos não incluso nesta lista, pedimos que informe.

Os jogos amistosos dos clubes do Rio G. do Norte no ano de  2010

.  

Relacionamos os jogos amistosos dos clubes do Rio Grande do Norte entre si e com equipes de outros estados e países no ano de 2010:

05.01.10 Santa Cruz/PE 2 x 0 ASSU em Recife/PE

06.01.10 Treze/PB 4 x 1 Alecrim em Campina Grande/PB

06.01.10 Seleção de Eloi de Sousa 0 x 3 America/RN em Eloi de Sousa/RN

07.01.10 ABC 4 x 0 ASSEPLAN/RN no Frasqueirão em Natal

09.01.10 America 3 x 2 ASSU em Parnamirim/RN

09.10.10 Botafogo/PB 1 x 0 Alecim em João Pessoa/PB

09.01.10 Seleção de Eloi de Sousa 1 x 6 ABC em Eloi de Sousa/RN

10.01.10 Alecrim (B.Maxarang.) 1 x 1 Alecrim FC em Barra de Maxaranguape/RN

10.01.10 Potiguar-M 2 x 1 Nacional(Patos/PB) em Mossoró/RN

10.01.10 Corintians 2 x 3 Treze/PB em Caicó

10.01.10 Potyguar-CN 1 x 2 Santa Cruz/RN em Currais Novos

10.01.10 ASSU 3 x 2 Atletico(Cajazeiras/PB) em Açu/RN

12.10.10 Potyguar-CN 0 x 0 Nacional(Patos/PB) em Currais Novos

12.01.10 ABC 5 x 0 Auto Esporte/PB em Natal

12.01.10 América 2 x 1 Botafogo/PB em Natal

13.01.10 Treze/PB 1 x 0 Corintians em Campina Grande/PB

13.01.10 Santa Cruz 2 x 1 Campinense/PB em Santa Cruz do Inharé/RN

13.01.10 Seleção do Baraúna/RN 0 x 4 ASSU em Baraúna/RN

16.01.10 Corintians 1 x 0 Atlético(Cajazeiras/PB) em Caicó

16.01.10 Campinense/PB 1 x 0 Santa Cruz em Campina Grande/PB

17.01.10 Nacional(Patos) 3 x 2 Potiguar-M em Patos/PB

17.01.10 Centenário-PF 5 x 1 Sel.Pau dos Ferros/RN em Pau dos Ferros/RN

17.01.10 ABC 0 x 0 Treze/PB em Natal

17.01.10 Potyguar-CN 3 x 1 Esporte de Patos/PB em Currais Novos

17.01.10 ASSU 2 x 1 Sousa/PB em Açu/RN

17.0.110 Baraúnas 3 x 1 Seleção de Baraúna/RN em Mossoró

17.01.10 Botafogo/PB 4 x 2 América de Natal em João Pessoa/PB

19.01.10 América 4 x 1 Alto do Rodrigues em Parnamirim

01.05.10 ABC 1 x 0 América em Natal

16.05.10 ABC 4 x 1 AGOOV Holanda em Natal

20.05.10 ABC 2 x 1 Boca Jrs( Argentina) em Natal

07.07.10 União 1 x 2 Alecrim em Goianinha/RN

07.07.10 Potiguar-M 2 x 0 Ferroviário/CE em Mossoró

24.07.10 ABC 1 x 1 Botafogo/PB em Natal

08.08.10 Seleção de Arês/RN 0 x 1 Alecrim em Arês/RN

16.08.10 Potiguar-P 0 x 1 Alecrim em Parnamirim

02.10.10 ABC 2 x 1 Atlético Potengi/RN em Natal

09.10.10 ABC 7 x 0 Visão Celeste/RN em Natal

23.10.10 Centenário-P 4 x 1 Nacional(Patos/PB) em Parelhas

12.12.10 Sel.Marcelino Vieira 2 x 3 Baraúnas em Marcelino Vieira/RN

21.12.10 Baraunas 1 x 4 Tiradentes/CE em Mossoro

30.12.10 Ferroviário/CE 1 x 1 Baraúnas em Fortaleza

obs: se o leitor souber de outros jogos não incluso nesta lista, pedimos que informe.

Clubes da Liga de Desportos de Areia Branca

1- Areia Branca FC 2 – Nova União FC 3 -Botafogo FC
4 – Ponta do Mel EC 5 – São Cristovao FC 6 – Skinão FC
7 – União Sõa João FC 8 – Somoban FC 9 – Upanema FC
10 – Cohab AC 11 – Arraial FC 12 – Cruzeiro EC

O Areai Branca FC foi o único clube da cidade de Areia Branca que se profissionalizou e disputou o Campeonato Estadual Potiguar em 1994 e 1998.

As paralisações nos 100 anos do Campeonato Potiguar

Em 1918 se disputava oficialmente o primeiro Campeonato Potiguar, pouco depois da criação da Liga de Desportos Terrestres. O campeonato estava sendo disputado por ABC, América e Centro Esportivo e quando se faltava apenas um jogo para a conclusão, com a equipe do Centro Esportivo líder da competição, surgiu a paralisação. A Pandemia de gripe espanhola que assolava mundo afora, interrompeu a realização do certame. À época, os governantes em reuniões públicas por intermédio do Governador do Rio Grande, Joaquim Ferreira Chaves, determinou o fechar temporariamente aulas nos colegios, cinemas, teatros, missas, futebol e todas as aglomerações no Estado. A Liga cancelou o campeonato e não houve campeão.

Em 1936, após a conclusão do 1º turno e o ABC venceu com vitórias sobre América, Santa Cruz e Sport todos de Natal. Por divergências politicas entre dirigentes de ABC, América e Liga o campeonato foi paralisado. O 2º turno não foi realizado e o ABC entrou em uma excursão a Mossoró e outra para Recife para jogar contra o Náutico, América-PE e Santa Cruz-PE. Este campeonato nunca foi homologado pela Liga, entretanto o ABC ficou com o título de 1936 na sua galeria de títulos. Como a imprensa esportiva da época era muito limitada nada foi publicado oficioso sobre esta definição, além da não homologação pela Liga.

Em 1942 o campeonato também foi paralisado, inicialmente a entidade esportiva sofreu intervenção da CBD quando o campeonato rolava no 1º turno e já havia sido realizado onze partidas entre os sete clubes participantes. Na paralisação, o Santa Cruz liderava com 6 pontos, seguido de Alecrim 5, ABC e América 4, Paissandu 3 pontos, Atlético 2 e Força e Luz sem ponto. A Associação Riograndense de Atletismo (ARA), foi extinta e surgiu neste ano a Federação Norte riograndense de Desportos (FND), que teve o Capitão Porphirio como presidente e que por sua decisão suspendeu as atividades desta vez em virtude da guerra mundial e a cidade do Natal teve a sua inclusão em virtude da instalação da base militar americana. Os jogos realizados foram todos anulados e não teve campeão.

Em 1949, o campeonato estava previsto para iniciar em maio, porém as diferenças de clubes como ABC, Juventus, Santa Cruz de Natal, Potiguar que não que não aceitavam a presidência a federação pelo conhecido americano Ruy Barreto de Paiva. Este fez uma auditoria nos fichários da entidade e constatou que a maioria dos clubes estavam com vários jogadores irregulares, cassou as inscrições e suspendeu por um ano os clubes entre eles o ABC . Após graves desentendimentos a entidade esportiva sofreu intervenção da CBD e novas eleições foram realizadas. Assumiu Carlos Bezerra Miranda em meados de agosto. O novo dirigente convocou os clubes para realização de um novo torneio que iniciou em 18 de setembro e foi concluído em 22 de dezembro e que por falta de datas ficou definido que o campeonato teria somente um turno com as oito equipes jogando todas entre si. O América venceu as seis partidas e empatou um, sagrando campeão invicto de 1949.

Em 2020, na 100º edição do Campeonato Potiguar, a história se repete e uma nova pandemia mundial, desta vez do Covid-19, o popular Corona Virus, todos os campeonatos são suspensos e do Rio Grande não foi diferente. Foi disputado o primeiro turno e vencido pelo ABC de forma invicta. O segundo estava na quarta rodada das sete previstas, tendo o América alguns jogos atrasados, e o ABC se encontrava disparado novamente na liderança. Tudo esta indefinido. Novos tempos em que um presidente da entidade não é tão soberano para bater um martelo para cancelar ou indicar um campeão sem conclusão. Se não vier uma decisão que atenda a todos o campeonato pode a vir terminar nos tribunais. Aguardemos o destino do campeonato nesta quarta paralisação em 100 anos de campeonato.

Lista de expulsos do América no Campeonato Brasileiro

O America de Natal teve 14 participações no Campeonato Brasileiro de Futebol da Primeira Divisão, a primeira vez foi em 1973 e a última no ano de 2007. Ao longo deste período o clube teve 25 jogadores expulsos e no ano de 2007, na ultima participação, foi a equipe mais violenta com seis expulsões, tendo em média  0,71 por jogo.  O zagueiro Joel Natalino ( atual técnico Joel Santana) foi expulso duas vezes, uma em 1977 e a outra em 1979.

Os jogadores expulsos por ano:

1973 – Emídio e Careca

1974 – Scala e Paúra

1975 – Reinaldo , Mário Braga , Edinho e Hélcio Xavier

1976 – Telino

1977 – Jangada e Joel Natalino

1978 – Humberto

1979 – Joel Natalino , Robertinho e Ivan Silva

1980 – Sérgio

1981 – Marinho Apolônio

1982 – César

1983 – Rafael

1997 – Dinho

1998 – Ronaldo Marconato

2007 – Geovane , Thiago Machado , Berg , Souza e Odirlei

Total de expulsões: 26

Total de jogadores: 25