Arquivo da categoria: 04. Eduardo Cacella

Um VASCO na República do Congo?

Nos anos 80, surgiu uma equipe revelação que fez história no futebol congolês, o Kotoko de Mfoa Football Club de Brazzaville, na República do Congo, desbancou os grandes clubes do país e levantou a taça em 1983. O clube teve uma passagem de oito anos pela elite nacional e hoje se encontra extinto. Os “porcos-espinhos“, como eram conhecidos, deixaram uma grande curiosidade marcada na história. Porque usaram a camisa do Vasco da Gama em um campeonato?

Time com a camisa original

Com a camisa do Vasco nos anos 80

FONTE: https://sportnewsafrica.com/

Dois grandes clubes africanos vivem um martírio em suas ligas nacionais!!!!

Na Costa do Marfim o grande AFRICA SPORTS DE ABDJÃ, 11 vezes campeão nacional, vice-campeão africano em 1986, 02 vezes campeão da Recopa Africana de clubes em 1992 e 1999, passa a cinco anos por um momento único, jogar a 2º Divisão do país.

E com requintes de crueldade para sua torcida, uma das maiores do país. O clube foi rebaixado em 2021 ao obter apenas duas vitórias no campeonato nacional.

Aí que se iniciou o martírio do clube, seguidamente sendo vice-campeão, até esta última temporada 2024-2025, quando novamente foi vice-campeão da 2º Divisão, não conseguindo o tão sonhado acesso a divisão de elite!

Em Angola, outro grande clube também passa por uma situação semelhante, o ASA de Luanda, 07 vezes campeão nacional, 03 vezes campeão da Copa de Angola, semifinalista da CAF Cup, equivalente a antiga Taça da Uefa, também segue seu martírio, desde 2019.

Longe da elite, o clube passa por situação financeira critica, inclusive algumas vezes não conseguindo nem chegar a etapa final da 2º Divisão, nos classificatórios da etapa regional de Luanda ou não participando ou não se classificando e mais uma vez esse ano não será o da volta a elite nacional, ficando em uma posição intermediária na etapa final da Segunda divisão.

FONTE: Wikipedia

ACRE – Afinal, os clubes têm torcida ou não tem?

Vou começar uma série diferente sobre torcidas. Uma curiosidade que sempre tive foi, torcer para equipes com divisões é “fácil“, mas, e os clubes que almejam menos? Vou colocar uma foto e alguma explicação sobre a torcida de cada clube em cada estado, são clubes, famosos ou não e que jogaram nos últimos 10 anos nos estaduais.

ADESG – O clube que jogou a 1ª Divisão em 2022 e tem sede em Senador Guiomard, com 22.810 habitantes, fica apenas a 24 km da capital Rio Branco. Joga no Estádio Nabor Júnior, tem somente a torcida da cidade, mas nada muito fiel, não necessariamente que o tenham como clube do coração e sim para o time da cidade. Para vocês terem uma ideia, somente 660 pessoas seguem o clube nas mídias sociais.

Nabor Junior reformado em 2022

ALTO ACRE – Da cidade de Epitaciolândia, distante 228 km da capital acreana com 17.340 habitantes e colada a Bolivia. O clube jogou na 1ª Divisão pela última vez em 2017. Atuava no Estádio Antônio Araújo Lopes para 5 mil pessoas. Além da população, o clube tinha até uma organizada a “Torcida Papagaio da Fronteira“, hoje está licenciado.

Torcida Papagaio da Frontera do Alto Acre

AMAX – Da cidade de Xapuri, com19.048 habitantes, distante 190 km da capital. O clube jogou a 1ª Divisão a última vez em 2016. Representando a Associação dos Militares e Amigos de Xapuri, também era prestigiado pelos moradores da cidade, jogava no Estádio Álvaro Felício Abrahão para 4 mil torcedores. Hoje está licenciado.

Torcida em Xapuri em jogo do AMAX.

ANDIRÁ – O clube alvinegro tem sede na capital Rio Branco, o Morcego nunca foi campeão estadual, hoje é um clube em crescimento, inclusive sendo no último levantamento em Junho de 2022, o clube acreano com mais seguidores, cerca de 13.700. Tem até uma “torcida” chamada “Nação Morcegueira“, hoje é o clube mais simpático do estado, resta transformar essa simpatia em público presente nos estádios, tanto que não consegui uma foto da torcida até o momento.

Torcida do Andirá

ATLETICO ACREANO – Campeão 9 vezes do estadual o último em 2019, o Galo Carijó da capital é um dos principais clubes do estado. Possui uma das maiores torcidas do Acre, sempre presente e fiel, fazendo grande festa em seus jogos.

Torcida do Atletico prestigiando

GALVEZ – O clube da capital acreana e que representa a policia militar do estado, foi fundado em 2011, nesse período já se firmou no futebol local com um título estadual em 2020, disputando o Brasileiro da Série D no mesmo ano. Quanto a torcida, pequena mais fiel.

Torcida Imperador do Galvez presente

HUMAITÁ– Atual campeão acreano, o clube é da cidade de Porto Acre, com 18.180 habitantes e distante 58 km da capital. Atua no Estádio Municipal Mamede Carutá, para 1 mil torcedores. O “Tourão“, apesar de representar a cidade parece que não faz muito sucesso ainda, vamos ver após a conquista inédita, não consegui uma foto do estádio ou da torcida.

INDEPENDÊNCIA – O Tricolor de Aço da capital, clube tradicional, foi 11 vezes campeão estadual, está na fila a 24 anos, já jogou até uma Série B em 1991. Possui um local de treinamento o Estádio Marinho Monte, mas joga na Arena da Floresta, onde sente falta da torcida que parece que desapareceu com o tempo. Não consegui nenhuma foto.

JUVENTUS – O Clube do Povo da capital acreana, é um dos mais tradicionais clubes do Acre, foi 14 vezes campeão estadual. A última em 2009, contra o Rio Branco, que faz o maior clássico do estado, mas está esvaziado. Sua torcida está tentando sobreviver a clube que não joga desde 2013.

CT Dom Giocondo Maria Grotti

NAUÁS – Com sede na cidade de Cruzeiro do Sul, com 89 mil habitantes, conhecida como a Capital do Juruá, é o mais importante polo turístico e econômico do interior do Acre, fica a 632 km da capital. É o segundo clube mais antigo do estado, mas se profissionalizou somente em 2008 e jogou o campeonato em 2022. O Cacique do Juruá tem uma torcida que prestigia o clube em jogos na cidade.

Torcida do Nauas prestigiando

PLACIDO DE CASTRO – Da cidade de mesmo nome, localizada a 100 km da capital e com 19.565 habitantes, o Tigre do Abunã jogou o campeonato de 2022. O tricolor foi fundado em 1979 e tem um título estadual em 2013. Sua torcida é sempre presente e prestigia o clube em seus jogos no Estádio Ferreirão com capacidade para 1.200 pessoas.

Torcida do Tigre

RIO BRANCO – Clube mais vitorioso em toda a história acreana, com 46 conquistas, o Estrelão tem também a maior torcida do Acre, entre os clubes do estado. Joga na Arena da Floresta. Campeão da Copa Norte em 1997 e uma participação na Copa Conmebol no mesmo ano. Sua torcida é fiel e tem uma boa presença nos jogos na Arena.

Torcida do Rio Branco

SÃO FRANCISCO – Retornando ao estadual após 11 anos, foi vice-campeão em 2022, o São Chico foi fundado em 1967 e tem sede na capital acreana, é um clube modesto e com torcida muito reservada, formada por alguns abnegados e parentes dos jogadores. Não consegui nenhuma foto da torcida.

Mascote São Chico

VASCO – O cruzmaltino acreano foi fundado em 1952, em homenagem a seu homônimo e famoso carioca. Venceu o estadual três vezes, a última em 2001. Atua na Arena da Floresta e sua torcida não conta com os fãs do clube carioca em seus jogos. Não consegui nenhuma foto da mesma. Jogou em 2022.

FONTES: Páginas dos clubes no Facebook – Wikipedia

Um”Botafogo” no Suriname!!

Pois é, nem sempre é obrigatório ter o nome do clube homônimo para usar suas cores e até símbolos. Isso ocorre no Suriname, país de colonização holandesa.

Um dos maiores ídolos do país, Clarence Seedorf, nasceu, mas não atuou como jogador (pois se naturalizou holandês) e assim como Seedorf, ídolo recente do alvinegro carioca.

No Suriname, há um clube que faz essa homenagem ao glorioso carioca, nao com o nome , mas sim com o símbolo e a camisa.

Trata-se do Happy Boys, clube da cidade de Meerzog, que fica de frente para a capital Paramaribo, só é separada por um ponte, atua.

O clube, inclusive, foi campeão do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, em 2019 e pela primeira vez, atuou na Primera Divisão em 2020.

Na ocasião, o Happy Boys, infelizmente, por problemas internos, nao conseguiu se manter na elite.

Então, mais uma história curiosa nesse mundo do futebol.

FONTE: https://www.facebook.com/happyboysmeerzorg

Parte 20 – Você Sabia??

VOCÊ SABIA?
Que a Copa da Albânia em 1972, entre Vllaznia-Besa Kavajë foi decidida nos penaltis. No jogo de ida, 2 a 0 para o Besa, e, na partida de volta, o Vllaznia deu o troco, vencendo pelo mesmo placar. Com isso, a decisão foi para pênaltis, após prorrogação, até aí tudo normal né.

Porém uma curiosidade incrível nesta partida, o jogador Ramazan Ragami, atacante do Vllaznia, marcou os 7 gols dessa segunda partida, o que já seria uma marca magnifica, se todos não tivessem sido feitos de pênaltis, isso mesmo, Ragami, assinalou os dois do tempo normal de pênalti e mais os cinco da decisão por penaltis, dando a vitória ao Vllaznia, isso mesmo.

Na época não havia a obrigatoriedade inicial da alternância de batedores das penalidades máximas.

O futebol e suas histórias curiosas.

Acima (foto): Ragami com a camisa da Seleção Albanesa


FONTE: Giovanni Armillota

Parte 19 – Você Sabia??

VOCÊ SABIA? Nas listas de Flamengo’s de todo o mundo esse sempre falta, consegui ao menos o uniforme. Agora a luta é o escudo e descobri que o Flamengo de Ngagara de Burundi que já jogou o Campeonato Nacional da Primeira Divisão em 2014. As suas cores é na verdade azul e amarelo e o nome correto: Flamingo FC e não Flamengo!

FONTES: Arquivos pessoais – site Facebook da associação de jornalista de ngagara

Parte 18 – Você Sabia??

VOCÊ SABIA?

Que um time de futebol feminino jogou um campeonato masculino em 2020? Pois é isso aconteceu no possante futebol de Saint-Barthelemy, território francês localizado no Caribe e que possui um campeonato oficial de futebol adulto e tem até uma seleção que joga amistosos na região. O clube se chama Associação Desportiva Portuguesa de Gustavia, capital de Saint-Barthelemy, conhecido como ASPSB, que em sua versão masculina é o maior vencedor da ilha. Em 2020, sua equipe feminina atual oficialmente no campeonato masculino da ilha e infelizmente perdeu todas as partidas, segue seus resultados:

ASPSB Féminines 1-8 ASPSB Vétérans Arawak Vétérans 7-0 ASPSB FémininesArawak Séniors 6-1 ASPSB FémininesDiables Rouges 8-0 ASPSB FémininesTeam FWI 4-1 ASPSB FémininesAS Gustavia 5-2 ASPSB Féminines

Fonte:Rsssf, Wikipedia