Arquivo da categoria: 10. Michel McNish

Escudo do CIP Foot-ball Club de Itajaí em 1938

O CIP Foot-ball Club foi um clube de futebol da cidade de Itajaí, cidade do litoral norte de Santa Catarina. Foi campeão do Campeonato Catarinense em 1938 e pertencia à Companhia Itajaiense de Phosforos. Na época, a palavra fósforo era escrita com “ph” no lugar do “f”. Daí o porquê da sigla “CIP”. O CIP tinha como cores o vermelho e o preto. Fundado em 27 de outubro de 1936 e desativado em 1944.

Para chegar à final do Campeonato Catarinense de 1938, o CIP foi campeão da fase regional do Vale do Itajaí e, na etapa estadual, eliminou o Avaí, de Florianópolis, na semifinal. Venceu a primeira partida por 4-0, depois perdeu por 2-3 e, no jogo-desempate, ganhou por 3-2.

A decisão, disputada em 16 de abril de 1939, foi contra o Atlético de São Francisco do Sul, vencida pelo CIP por 2-0. O time campeão tinha: Geninho; Lico e Humaitá; Fateco, Humberto e Soto; Vitório, Couceiro, Pavan, Nanga e Armando.

Jogador Soto, campeão pelo CIP em 1938

A edição de 1938 do Campeonato Catarinense foi a única que o CIP disputou em sua história.

Fonte: Acervo Fernando Alécio/ Wikipédia

Clube Atlético Operário de Joinville – 1956

Este é o time do Clube Atlético Operário, campeão da Liga Joinvilense de Futebol em 1956. O último jogo foi contra o São Luiz, e terminou empatado em 0 a 0. O título ficou com a equipe da usina metalúrgica, cuja escalação era: Clecir, Baixinho, Bazoca, Neide, Bentevi, Mário José, Vadinho, Brandão, Den, Carriço e Bia.

Fonte: Acervo Mário Nascimento e Mário José.

Sete finais de Campeonato Catarinense que terminaram em confusão

Além do Campeonato Catarinense de 2015, que foi decidido nos tribunais, listamos sete casos em que o Campeonato Catarinense teve um campeão por motivos extracampo:

1931
O primeiro campeão por W.O
O clube Lauro Müller, de Itajaí, durou apenas 19 anos. O maior feito da equipe foi chegar à final do Catarinense de 1931. Com apenas um ano de história o clube do Itajaí conseguiu tal feito e o duelo prometia ser quente com o Atlético Catarinense, equipe de Florianópolis. A data da decisão foi 24 de janeiro de 1932, porém a Federação Catarinense de Desportos decidiu adiar o jogo por mais uma semana e isso irritou os cartolas do time da Capital. Insatisfeitos, os dirigentes proibiram os jogadores de entrar no campo do Estádio Adolfo Konder, no dia 31 de janeiro, e assim a FCD declarou o Lauro Müller campeão catarinense por W.O.

1942
Exército atrapalha a final
A decisão do Estadual de 1942, teve como finalistas América, de Joinville, e Avaí. Porém, o jogo final nunca aconteceu e o Leão ficou com a taça por conta de um decreto. Os jogadores do time joinvilense foram impedidos de jogar pelo batalhão do exército de viajar para a partida decisiva porque o América tinha no elenco atletas que faziam partida do 13º Batalhão de Caçadores. Assim, o time do Norte do Estado tentou realizar a partida em outra data, ou mesmo em Joinville — onde os jogadores que serviam o exército poderiam jogar —, mas a FCF não cedeu e decretou o Avaí campeão.

1956
Amador campeão profissional
Em 1956, 10 dos principais clubes do Estado criaram a Liga Especial de Futebol Profissional e organizaram seu campeonato Estadual, vencido pelo Paysandu, de Brusque. A Federação Catarinense de Futebol (FCF), embora reconhecesse a iniciativa da Liga, também promoveu a sua competição. O melhor time foi o Operário, time da Usina Metalúrgica de Joinville, uma equipe praticamente amadora. A FCF decidiu unificar os títulos e ainda com protestos do Paysandu, que já tinha dispensado boa parte de seu elenco, realizou uma grande final. Com um plantel remendado, o alviverde brusquense perdeu as duas partidas pra o tricolor de Joinville. O título ficou com o Operário, que mesmo sendo amador tem um troféu profissional na estante.

1963
Marinheiro campeão 20 anos depois de vencer a partida final
O Campeonato Catarinense de 1962 se estendeu até maio de 1963 e consagrou o Metropol, de Criciúma, como tricampeão do Estado. Logo depois do triunfo, a equipe viajou para Europa, onde disputou 23 jogos. Como o Estadual de 1962 se estendeu até 63, a Federação decidiu não fazer Campeonato Catarinense em 1963. Para os clubes não ficarem parados criou o torneio Luiza de Mello — então primeira dama do futebol catarinense, por ser casada com o presidente da FCF, Osni Mello. Com a vitória sobre o Carlos Renaux, de Brusque, o Marcílio Dias garantiu o primeiro lugar e ficou com a taça. Em 1983, a FCF decidiu homologar o Marinheiro como campeão do Estadual de 63 por ter vencido o único torneio organizado em Santa Catarina naquele ano.

1978
Campeonato do artigo 50
O Avaí ficou tão irritado com um pênalti marcado a favor do Joinville, que decidiu abandonar o Catarinense de 1978. O artigo 50 do regulamento do torneio, que tratava do assunto, não esclarecia o que aconteceria com os pontos das partidas que o Leão ainda iria disputar. O JEC terminou em primeiro, porém, a Chapecoense considerou os pontos ganhou do jogo que não teve contra o Avaí e também se proclamou campeã. O caso foi acabar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Depois de quatro meses de disputa o advogado Waldomiro Falcão conseguiu levar o título para o Tricolor do Norte.

1994
O jogo que terminou com invasão
O Figueirense voltou a ser campeão do Catarinense depois de 20 anos. A ansiedade da torcida era tanta que aos 32 minutos do segundo tempo da partida final contra o Criciúma invadiram o gramado do Estádio Orlando Scarpelli. O Alvinegro vencia por 2 a 0 quando o árbitro Dalmo Bozzano decidiu acabar o jogo, afinal, os torcedores fizeram tanta festa que levaram para casa inclusive as traves do estádio. Depois de uma disputa nos tribunais, o título foi confirmado para o Furacão.

1996
Final em três atos
Campeão do primeiro turno, o JEC precisava vence o jogo final do returno contra a Chapecoense por uma diferença de dois gols para ficar com o título antecipado, caso contrário o título seria definido em dois jogos finais. A partida estava empatada até os 42 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Lucio, do Verdão do Oeste, foi expulso. Depois de muita confusão, o Joinville desempatou. Aos 56, o árbitro João Paulo Araújo não viu o bandeirinha sinalizar a bola da cobrança de escanteio tricolor tinha passado por fora. O JEC marcou o quarto gol, fazendo o Ernestão explodir de alegria. No vestiário, pressionado pelo time visitante o árbitro voltou atrás e a partida terminou 3 a 2 para o Joinville.
Na primeira final, o JEC venceu por 2 a 0. Na véspera da decisão no Regional Índio Condá ninguém dormiu na delegação tricolor. Um foguetório acordou os jogadores do Joinville. Os dirigentes do time do Norte do Estado irritados decidiram voltar para casa. Os torcedores da Chape comemoraram o título, porém, o JEC conseguiu, depois de uma árdua batalha nos tribunais, remarcar o jogo para dezembro de 1996.

Com gols de Marquito e Gilmar Fontana o Verdão foi campeão catarinense pela segunda vez em sua história.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Sport Club Corinthians USA

O Sport Club Corinthians USA é um clube de futebol estadunidense da cidade de Fontana, no estado da Califórnia. O clube foi fundado em 15 de dezembro de 2010, no ano do centenário do Corinthians Paulista. O clube entrou em competições oficiais em 2013, com o brasileiro Palhinha como técnico. O clube manda suas partidas no Citrus College Stadium, na cidade de Glendora, com capacidade para 10.000 pessoas. Atualmente disputa a Coast Soccer League, liga de futebol sediada na Califórnia para equipes adultas, sub-23 e sub-19. Em março de 2014, o Corinthians disputa a US Open Cup, a mais tradicional competição de futebol dos EUA. Em 2 de agosto de 2015, anunciou oficialmente o rompimento de laços com a matriz brasileira e torna-se independente. Nesse mesmo ano fez sua primeira excursão internacional para Dubai e Catar, nos Emirados Árabes Unidos.

Fontes:
https://soundcloud.com/pretinhobasico/pretinho-04012016-18h
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Club_Corinthians_USA
http://www.meutimao.com.br/noticia/183360/corinthians_usa_rompe_vinculo_com_o_timao
https://www.facebook.com/CorinthiansUSA

Grêmio Esportivo Metropolitano de Nova Veneza – Campeão Catarinense Amador 2015

Na tarde desta segunda-feira, dia 2 de novembro, o Grêmio Esportivo Metropolitano não tomou conhecimento do fator local, derrotou o Guarani em plena casa do adversário e fez a festa de campeão do Estadual de Amadores da Federação Catarinense de Futebol.

Foi o primeiro título da história do Metropolitano de Nova Veneza em nível estadual. Em 2008, quando chegou mais perto, o Metropolitano foi vice-campeão, perdendo a finalíssima para o Juventude, de Lindóia do Sul.

Desta vez, porém, o Metropolitano brilhou e forte. Fez 3 a 1 na decisão eletrizante contra o Guarani de São Miguel d´Oeste, no estádio Padre Aurélio Canzi, lotado com duas mil pessoas. Foram duas vitórias em dois jogos do Metro no Estadual, já que na estreia, no sábado dia 1º de novembro, havia vencido o Atlético Itoupava, de Blumenau, por 2 a 1.

É o quarto título consecutivo do sul do Estado no Estadual. Em 2012, foi com o Mãe Luzia. Em 2013, o Caravaggio levantou a taça. Em 2014, deu Rui Barbosa.

TABELA DA COMPETIÇÃO
Primeira Eliminatória
31/out
Guarani 5×2 Grêmio Cachoeira

Semifinais
01/nov
Metropolitano 2×1 Atlético Itoupava
Guarani 2×0 América

Final
02/nov
Guarani 1×3 Metropolitano

Fonte: Rádio Eldorado / Tá No Filó!

Flamengo Esporte Clube de Florianópolis SC

Atual escudo

Atual escudo

O Flamengo Esporte Clube tem sua sede no bairro Capoeiras na parte continental de Florianópolis. O clube foi fundado em 10 de junho de 1937 mas só se profissionalizou em 1986 para a disputa da primeira edição da Segundona Catarinense.

Antigos escudos do Flamengo de Capoeiras

Antigos escudos do Flamengo de Capoeiras

Disputou a Segunda Divisão nas seguintes edições: 1986, 1987 e 1994. Para o ano de 1995 o clube foi convidado a disputar a Primeira Divisão pois não haveria Segunda Divisão nesse ano, mas o clube acabou desistindo por falta de recursos.

Clássico com o Figueirense no Scarpelli em 1986: confusão

Clássico com o Figueirense no Scarpelli em 1986: confusão

O clube possui atualmente uma sede localizado na Rua Prefeito Dib Cherem, 2789 em Capoeiras.

Sede social em Capoeiras

Sede social em Capoeiras

O Flamenguinho de Capoeiras, como é conhecido, mandava seus jogos nos estádios Orlando Scarpelli e Ressacada. Realizava seus treinos no antigo “Saco da Lama”, atual Parque de Coqueiros em Florianópolis.

O Maior ídolo do clube foi João Carlos da Silva, o Balduíno. No clube Balduíno foi meia, diretor, técnico e até motorista do Flamengo de Capoeiras. Ele também era o motivo da rivalidade com o Figueirense, equipe em que encerrou a carreira em 1984, depois de passar por Avaí, Joinville e Grêmio.

João Carlos da Silva, o Balduíno, ídolo do Rubro-negro de Capoeiras

João Carlos da Silva, o Balduíno, ídolo do Rubro-negro de Capoeiras

Atualmente, aposentado como professor, Balduíno é comentarista da Rádio Regional FM de Florianópolis e do programa Clube da Bola da RIC TV Florianópolis, que tem exibição todos os sábados antes do meio-dia.

Fonte: Site do Clube, Revista Placar, Wikipédia, Google Maps, RSSSF Brasil e Acervo Pessoal

Minerasil Futebol Clube de Urussanga SC

O Minerasil Futebol Clube foi fundado em 1º de maio de 1945, na localidade de Santana em Urussanga. Iniciou sua trajetória disputando campeonatos amadores no vale de Braço do Norte, e em 1955 conseguiu sua filiação na Liga Atlética da Região Mineira (LARM). Atendendo as exigências da Liga, o Minerasil promoveu vários melhoramento sem seu campo, sendo o primeiro clube da região a construir um túnel dando acesso ao vestiário.

O time de Santana disputou o torneio da LARM até 1960, e mesmo não tendo conquistado nenhum título nessa competição conseguiu montar equipes invejáveis. Destacaram-se craques como Camanga e Geovane, e  as pratas da casa Marinho e Pedrinho.

Depois de sair da LARM, o Minerasil passou a disputar a Liga Lauro Muller de Futebol, e foi aí que conheceu seus dias de maior glória. Foi campeão em 1960, 1962 e 1963. Disputou o Campeonato Catarinense nos anos de: 1960, 1962 e 1964.

Em 1967, a Minerasil foi adquirida pela Cia. Carbonífera Urussanga, e o time entrou em franca decadência, deixando de ostentar as cores branca e vermelha nas grandes competições da região.

Fonte: Jornal Vanguarda / Facebook do Minerasil

Imbituba Atlético Clube de Imbituba SC

Imbituba Atlético Clube foi fundado em 10 de setembro de 1924. Na maior parte de sua existência participou da divisão principal do campeonato catarinense somente vindo a participar da segunda divisão nos últimos anos.

Sua cores eram o Vermelho , Azul e Branco.

O Imbituba, graças ao punho firme de Osni Melo, presidente da Federação Catarinense de Futebol e ao dinamismo de Gilberto Soledade, seu presidente, conseguiu filiar-se à Federação Catarinense de Futebol, disputando o certame de 1953 entre os Florianópolitanos.

Disputou o Campeonato Catarinense nos anos: 1953, 1954, 1955, 1957, 1959, 1964, 1965, 1966 e 1995.
Pela Segunda Divisão disputou nos anos de: 1989, 1990 e 1998.

Atualmente o clube exerce somente a atividade de clube social. Sua sede está localizada na Rua Alcíno da Fonseca, s/nº, Centro, Imbituba (SC).