Minerasil Futebol Clube de Urussanga SC

O Minerasil Futebol Clube foi fundado em 1º de maio de 1945, na localidade de Santana em Urussanga. Iniciou sua trajetória disputando campeonatos amadores no vale de Braço do Norte, e em 1955 conseguiu sua filiação na Liga Atlética da Região Mineira (LARM). Atendendo as exigências da Liga, o Minerasil promoveu vários melhoramento sem seu campo, sendo o primeiro clube da região a construir um túnel dando acesso ao vestiário.

O time de Santana disputou o torneio da LARM até 1960, e mesmo não tendo conquistado nenhum título nessa competição conseguiu montar equipes invejáveis. Destacaram-se craques como Camanga e Geovane, e  as pratas da casa Marinho e Pedrinho.

Depois de sair da LARM, o Minerasil passou a disputar a Liga Lauro Muller de Futebol, e foi aí que conheceu seus dias de maior glória. Foi campeão em 1960, 1962 e 1963. Disputou o Campeonato Catarinense nos anos de: 1960, 1962 e 1964.

Em 1967, a Minerasil foi adquirida pela Cia. Carbonífera Urussanga, e o time entrou em franca decadência, deixando de ostentar as cores branca e vermelha nas grandes competições da região.

Fonte: Jornal Vanguarda / Facebook do Minerasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *