Arquivo da categoria: 12. Rosélio Basei

Há 107 Anos Surgia o Homem Gre-Nal

No dia 18 de julho de 1909, o Grêmio goleava o Internacional pelo placar de 10 a 0. Além de marcar maior goleada da história do clássico, o jogo consagrou o atacante Edgar Booth, de origem inglesa. Com cinco gols marcados, foi o grande nome da partida. Até hoje, nenhum jogador repetiu esse feito.
Booth era o líder do time e considerado o técnico dentro de campo. Também foi destaque nos clássicos subsequentes, se tornando um tormento para o rival. Defendeu as cores do Grêmio de 1909 a 1913. Após deixar o futebol, mudou-se para o Uruguai, onde faleceu na década de 50. Pode ser considerado o primeiro “Homem Gre-Nal”. Há exatos 107 anos.

Fonte: Grêmio FBPA

Sport Club Jaú – Santo Antônio da Patrulha (RS): Década de 60

Sport Club Jaú é uma agremiação do  Município de Santo Antônio da Patrulha (RS). Fundado no dia 8 de Agosto de 1927, a sua Sede fica localizada na Avenida Presidente Kennedy, s/n – no Centro de Santo Antônio da Patrulha. O Jaú já faturou Quatro vezes o Campeonato Citadino: 1959, 1960, 1961 e 1966.

Foto de 1949
Foto de 1955
Foto de 1955
Uma das primeiras formações

Colaborou: Rosélio Basei

Grêmio Esportivo Flamengo de Santo Antônio da Patrulha(RS)

Nome: Grêmio Esportivo Flamengo

Cidade: Santo Antônio da Patrulha(RS)

Fundação: 04/06/1958

Cores: Vermelho/Preto

Situação: Amador extinto

                                                                                       Agradecimentos ao Sérgio Mello pelo desenho 

 

Fuss-Ball Club Porto Alegre

Olá amigos!

Encontrado papel timbrado do Fuss-Ball Club Porto Alegre, como já sabido com as cores verde e branca, porém existe a seguinte nota num jornal da época: “Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, o nome do clube foi mudado para Foot-Ball Club Porto Alegre. As cores também mudaram, trocando o alvi-negro original pelo alvi-verde. Em 1923, inaugurou o maior estádio de Porto Alegre na época: a Chácara das Camélias, que foi depois utilizado pelo Nacional (um clube de ferroviários).” Como podemos notar, este ofício é datado de 1913, ou seja, bem antes da referida nota o clube já era verde e branco. Se alguém tem alguma informação a mais esclarecendo sobre as possíveis cores preta e branca, por favor comentem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo do Memorial da Sogipa

Desenho: Telmo Paravisi Machado

Segunda Divisão Gaúcha 2016

Finalmente divulgada a tabela oficial da Segunda Divisão Gaúcha(Terceirona), temos mais uma novidade o Esporte Clube Novo Horizonte de Esteio, resta saber onde o clube vai jogar, pois não existem estádios em condições na cidade de Esteio.

Anteriormente o APAFUT(Associação de Pais e Amigos do Futebol) que era de Caxias do Sul, mas representará Flores da Cunha havia anunciado sua participação na competição.

Chave A:

Apafut(Flores da Cunha)

Associação Nova Prata de Esportes(Nova Prata)

C Atlético Carazinho(Carazinho)

EC Novo Horizonte(Esteio)

SE São Borja(São Borja)

SC Gaúcho(Passo Fundo)

 

Chave B:

EC Igrejinha(Igrejinha)

GA Farroupilha(Pelotas)

GE Bagé(Bagé)

GE Sapucaiense(Sapucaia do Sul)

Guarany FC(Bagé)

SC Rio Grande(Rio Grande)

 

 

Esporte Clube Avenida de Santa Cruz do Sul(RS)

Olá amigos!

Há algum tempo vinha desconfiando deste escudo do Avenida de Santa Cruz do Sul, pois não via significado nas argolas, ou coisa parecida, que existe entre as letras E e C do escudo, este escudo apesar de estar no site do clube, não consta em nenhum documento ou camisa do clube, consegui a informação com um amigo de Santa Cruz do Sul, que trata-se de um erro gráfico e infelizmente foi espalhado na net. O escudo correto é o que consta na camisa(foto abaixo) onde tem uma bola estilizada. Sugiro que quem tenha o escudo das argolas que o exclua das suas coleções.

 

 

 

 

 

 

 

 

escudo correto, foto da camisa                                                     

 

 

 

 

 

 

              escudo errado 

Esporte Clube São Luiz de Ijuí (RS)

Provavelmente os amigos já tenham, mas só para esclarecer, houve uma mudança no escudo do São Luiz de Ijuí, antes era grafado o “S” abreviado, com o registro da marca do clube em 2012, passou a ser escrito São, cfe. depto. de marketing do clube.

As cores do clube cfe.estatuto são o encarnado sanguíneo e o branco.