Arquivo da categoria: Internacional / Concacaf

Sport Club Corinthians USA

O Sport Club Corinthians USA é um clube de futebol estadunidense da cidade de Fontana, no estado da Califórnia. O clube foi fundado em 15 de dezembro de 2010, no ano do centenário do Corinthians Paulista. O clube entrou em competições oficiais em 2013, com o brasileiro Palhinha como técnico. O clube manda suas partidas no Citrus College Stadium, na cidade de Glendora, com capacidade para 10.000 pessoas. Atualmente disputa a Coast Soccer League, liga de futebol sediada na Califórnia para equipes adultas, sub-23 e sub-19. Em março de 2014, o Corinthians disputa a US Open Cup, a mais tradicional competição de futebol dos EUA. Em 2 de agosto de 2015, anunciou oficialmente o rompimento de laços com a matriz brasileira e torna-se independente. Nesse mesmo ano fez sua primeira excursão internacional para Dubai e Catar, nos Emirados Árabes Unidos.

Fontes:
https://soundcloud.com/pretinhobasico/pretinho-04012016-18h
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Club_Corinthians_USA
http://www.meutimao.com.br/noticia/183360/corinthians_usa_rompe_vinculo_com_o_timao
https://www.facebook.com/CorinthiansUSA

Breve história sobre o futebol: Guiana Francesa   

Seleção da Guiana Francesa

Situado no continente da América do Sul, a Guiana Francesa é um departamento de ultramar da França, e, conta com uma população de 281.612 habitantes. A sua capital é Caiena (população de 55.817 habitantes) e o idioma é o Frances.

A entidade responsável pelo futebol é a Ligue de Football de la Guyane (Liga de Futebol da Guiana), Fundado no sábado, do dia 20 de Outubro de 1962, junto a Fédération Française de Football (Federação Francesa de Futebol).  

A sua Sede está localizada na B.P. 765 – Stade de Baduel, Caiena, 97322 CEDEX. Mesmo ficando na América do Sul, dois anos depois de ser fundado, a Ligue de Football de la Guyane se filiou a CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), em 1964 e filiado a FIFA.   

Primeiro Jogo

Na quarta-feira, do dia 1º de Janeiro de 1936, aconteceu o  1º jogo oficial da Seleção Franco-Guianense de Futebol Faith, contra a Guiana Neerlandesa (atual Suriname). No final, acabou perdendo pelo placar de 3 a 1.

Outro jogo internacional aconteceu em 1969, na capital Caiena, quando a Seleção da Guiana Francesa empatou sem gols com a Seleção, também de domínio francês, Martinica.

Sua 1ª participação oficial em competições foi na fase qualificatório da Copa Ouro da CONCACAF de 1991, não alcançando uma classificação. Em 2017, disputou uma competição pela 1ª vez na história, tendo como jogador mas conhecido por Florent Malouda, que teve passagem destacada pelo clube inglês do Chelsea.

O principal palco de futebol

Inaugurado em 1964, o principal estádio na Guiana Francesa, fica localizado na capital Caiene, é o Stade Georges-Chaumet, com grama natural e uma pista sintética de atletismo de 400 metros, capacidade para 7 mil pessoas.

Punição por não ser filiado à FIFA

A participação franco-guianense foi encerrada na primeira fase, 2 jogos e duas derrotas: 4 a 2 para o Canadá e 3 a 0 para a Costa Rica. Na partida contra Honduras, pela segunda rodada, o meia Malouda foi escalado como titular e herdou a braçadeira de capitão, tendo atuado os 90 minutos.

Esses jogos resultaram uma punição, pois a Guiana Francesa, membro da CONCACAF, disputou a Copa Ouro que é sancionado pela FIFA (na época a Guiana Francesa não era filiada), o que tornou-se disputado pela França, inelegível para disputá-la. Por este motivo, a seleção foi multada e o meia, que encerrou sua carreira em 2018, foi suspenso por 2 jogos.

Além da Copa Ouro, os franco-guianenses disputam um Coupe de l’Outre-Mer (torneio que reunia as seleções dos territórios de ultramar da França), chegando à segunda em 2008, enviado eliminados com uma derrota de 4 a 0 para Guadalupe.

Dois campeões do Mundo

Por ser um departamento ultramarino da França, portanto a equipe não poderá disputar uma Copa do Mundo, alguns jogadores jogaram. Como foi o caso de Bernard LamaFlorent Malouda, ambos defenderam a Seleção Francesa, no Mundial, jogando em casa, em 1998, no qual foram campeões.

A Guiana Francesa conta com alguma importantes vitorias em seu currículo, como as goleadas contra Suriname e Dominica, ambos por 4 a 0, em 1995 e 2004, respectivamente.

Craques em destaque

maior campeão Nacional

Alguns jogadores da Guiana Francesa que ganharam notoriedade no futebol internacional: Jean-Claude Darcheville (Nantes, da França)Marc-Antoine Fortun (Celtic, da Escócia); Raoul Diagne (ex-zagueiro do FC Annecy, da França); Cyrille Regis que defendeu vários clubes ingleses, destaque para o Aston Villa e Wolverthampton Wanderers.

ASC Geldar o maior campeão Nacional

As principais competições interna é o Campeonato Nacional da Guiana  Francesa e a Copa Nacional. O maior vencedor é a Association Sportive et Culturelle Le Geldar, da cidade de Kouru, com 11 títulos.

maior campeão da Copa Nacional

AJ Saint-Georges o maior campeão da Copa Nacional

Já na Copa Nacional o maior vencedor é o Association Jeunesse Saint-Georges, da capital Caiene, com 14 troféus.

FONTES: Wikipédia  – https://guyane-foot.fff.fr/