Arquivo da categoria: Brasil

Fraternidade Futebol Clube – São João de Meriti (RJ): Fundado em 1956

Por André Luiz Pereira Nunes

O Fraternidade Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de São João de Meriti, situado na Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Com uma população de 473.385 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2021 está a 25 km da capital do Rio.

Fundado no domingo, do dia 1º de janeiro de 1956. O Fraternidade foi uma tradicional agremiação social-esportiva do bairro de Venda Velha, em São João de Meriti, e criado pela família Teles de Menezes, a mesma que dá nome a bairros e logradouros da cidade, como Vilar dos Teles.

Tradicionalmente o clube era composto por diversos membros da família. Sua sede, localizada na Rua Quintino, 18, era colada à garagem de ônibus da empresa Beira-Mar. Já o campo ficava em frente. Hoje essa praça de esportes é ocupada pelo antigo depósito do extinto supermercados Sendas, filial 49.

Pedro Jeremias da Silveira Menezes, conhecido como Doquinha, foi o principal mantenedor da agremiação ao longo dos anos.

O Fraternidade mantinha forte rivalidade no bairro de Venda Velha e arredores com outras equipes tradicionais da cidade como Olímpico, Santana, Sumaré, Palmeirinha, Novo Brasil, entre outras.

O time se filiou e disputou diversos certames promovidos pela Liga de Desportos de São João de Meriti, sobretudo nos anos 70 e 80 e revelou atletas, como Nei Conceição, Osmar, Nílson Dias e Puruca.

Em 1974, o Fraternidade se sagrou vice-campeão da segunda divisão do campeonato meritiense ao capitular numa melhor de três pontos diante do Trio de Ouro.

Foto da antiga Sede do Fraternidade

O time-base era formado por Delson; Izidro, Paulo, Zé Carlos e Arsênio; Luiz Alavanca e Camilo; Bira, Jorge, Romualdo e Hermes. O segundo lugar, contudo, foi suficiente para ascender a equipe para a divisão principal de São João de Meriti.

O Fraternidade disputou a primeira divisão de São João de Meriti, sem brilho, em 1975 e 1976. A partir de 1977, a equipe passou a disputar também a categoria de veteranos e juvenil, promovida pela liga local.

Em 1979, retorna pela última vez à disputa da primeira divisão meritiense. Seu time-base era formado por Crispim; Cambura, Roger, Bonga e Antônio; Buda e Souza; Cacareco, Edmur, Jorge e Nazário.

Contudo, por falta de estrutura, sua campanha é bastante insatisfatória, tendo faltado a vários jogos da tabela, inclusive na categoria juvenil, sendo eliminado do certame juntamente com o Vila Jurandir.

O Fraternidade, portanto, passa a se dedicar apenas à categoria de veteranos até 1982, quando cessam as suas atividades.

Zuza e Leco, atletas do clube

Até hoje os mais antigos sentem falta das rodas de conversa e das tardes musicais do clube, um dos mais renomados de Venda Velha.

FONTES: Diversos jornais do Rio de Janeiro

Escudo raro do início da década de 60: Atlético Clube Paranavaí (ACP) – Paranavaí (PR)

O Atlético Clube Paranavaí (ACP) é uma agremiação da cidade de Paranavaí, localizado no Noroeste do estado do Paraná. O município fica a 504 km da capital Curitiba, contando com uma população de 91.950 habitantes, segundo o censo do IBGE/2019.

A sua Sede está situada na Rua Carlos Faber, s/n/ Sala 1, Subsl, Estadio Mun. W. W., no bairro Santa Cecília, em Paranavaí/PR. A equipe manda os seus jogos no Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner, o “Felipão”, com capacidade para 25 mil pessoas.

O “Vermelhinho do Fim da Linha” foi Fundado na quinta-feira, do dia 14 de março de 1946, com o nome de Paranavaí Futebol Clube. A sua primeira participação no Campeonato Paranaense, aconteceu em 1960.

Foto do início da década de 60 EM PÉ (esquerda para a direita): Viraci, Polaco, Osmar, João Preto, Alduíno e Lelo;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Babá, Laurinho, Osvaldo, Pina e Pedrinho.

Tricampeão Estadual da Segundona

Em 1967, 1983 e 1992 foi campeão Estadual da Segunda Divisão. Na Elite do Futebol Paranaense, a sua melhor colocação foi o vice-campeonato em 2003, perdendo a final apenas para o Coritiba, tendo empatado na ida por 2 a 2, e perdendo na volta por 2 a 0.

Duas finais e um título inédito na Primeira Divisão Estadual

Em 2007, conquistou o seu 1º título Campeonato Paranaense da Primeira Divisão, ganhando em cima do Paraná Clube, vencendo o primeiro jogo por 1 a 0, e empatando por 0 a 0 na Vila Capanema. O “Vermelhinho do Fim da Linha” disputou no mesmo ano o Campeonato Brasileiro da Série C, sendo eliminado na primeira fase.

Declínio

Em 2013, o ACP entrou no Estadual justamente com a meta de se manter na Primeira Divisão. No primeiro turno o time conseguiu bons resultados e chegou a ocupar a 5ª colocação na tabela.

Na reta final do turno começaram os problemas da equipe. Foram quatro derrotas seguidas junto coma a saída do técnico Ney César. Depois, o Paranavaí acumulou maus resultados e passou a brigar com os times que estavam ameaçados do rebaixamento.

A fase ruim ficou evidente com a saída de vários atletas nos últimos jogos e a greve dos jogadores por conta dos salários atrasados desde a metade de fevereiro. Foi rebaixado após derrota de 3 a 0 para o Paraná Clube.

Em 2019 o clube foi rebaixado para a Terceira Divisão Paranaense após derrota de 4 a 2 para o Rolândia. O Vermelhinho já estava em situação complicada pelos quatro pontos perdidos por colocar em campo 16 jogadores não inscritos na Confederação Brasileira de Futebol nas partidas.

FOTO: “Acervo Futebol do Interior Paranaense – Profissionais”

FONTES: Wikipédia – Páginas do clube nas redes sociais

Intimidade Futebol Clube – Nova Iguaçu (RJ): Fundado em 1972

Por André Luiz Pereira Nunes

O Intimidade Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Nova Iguaçu (população de 785.867 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2022), situado na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.

História

Fundado no domingo, do dia 17 de setembro de 1972, o Rubro-negro do Parque Flora, o “Amor do Parque“, como era chamado pelos seus inúmeros torcedores e admiradores, foi uma das maiores expressões do futebol iguaçuano.

Sua sede ficava localizada na Alameda Acássia, nº 11, no bairro de Parque Flora, onde eram realizados inúmeros bailes dançantes, festas e solenidades, onde lotavam os salões do clube.

O Intimidade se notabilizou ainda por uma imensa claque de torcedores e torcedoras, que compareciam em massa aos jogos para incentivar os atletas. E estes, por sua vez, não decepcionavam. O time promoveu memoráveis campanhas nos anos em que esteve presente nos certames promovidos pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu (LDNI).

Claudeci, o “Truaca”

Vice-campeão de 1974

Sua estreia ocorreu em 1974 no Campeonato Citadino de Nova Iguaçu da Segunda Divisão. Vale frisar que os times que não possuíam campos fechados, atuavam no segundo escalão, caso do Intimidade. Nesse mesmo ano, a agremiação, então comandada pelo lendário treinador Manuel Robalinho, se classificou para a fase final da competição juntamente com o Unidos de Santa Rita e o Primavera, de Queimados, se sagrando vice-campeão ao capitular diante dos queimadenses.

A agremiação foi eleita como clube-revelação de 1974 da Liga de Desportos de Nova Iguaçu. Sua importância era tamanha que seus atacantes Muçum, Dibarro e Paulo Preto, mesmo atuando num clube da Segunda Divisão de Nova Iguaçu, eram convocados para a Seleção Iguaçuana, que na época disputava o campeonato municipal de seleções.

Seu time-base de 1974 era composto por Bira; Joviano, Itamar, Cici e Rudá; Mair e Gico; Camundongo, Dibarro, Muçum e Paulo Preto. Técnico: Manoel Robalinho.

Vice-campeão do II Torneio de Integração Otacílio Rezende de 1975

Em 1975, o Intimidade foi convidado a integrar o II Torneio de Integração Otacílio Rezende, promovido pelo Departamento Autônomo (DA) e a Liga de Desportos de Nova Iguaçu. O certame ainda contou com as participações do Nova Cidade, de Nilópolis, Roial, da Ilha do Governador, e Anchieta. Os nilopolitanos foram os vencedores do torneio, enquanto o Intimidade, surpreendentemente, ficou com o vice-campeonato.

Outro Vice na Segundona Iguaçuana de 1975

Na categoria principal, o time foi novamente vice-campeão ao capitular por 3 a 0 diante do Unidos de Santa Rita, que se sagrou vencedor. Ambos teriam o direito de ascender à elite do futebol iguaçuano, mas apenas o campeão resolveu disputar a Primeira Divisão, pois a ascenção acarretava em inúmeros gastos em reforma ou aluguel de campo fechado.

Seu time-base: Bira; Joviano, Rudá, Cici e Itamar; Mair e Gico; Camundongo, Di Barro, Paulo Preto e Muçum. Técnico: Jorge Pousada.

Campeão Inédito da Segunda Divisão de Nova Iguaçu de 1976

Em 1976, finalmente o Intimidade colocou as suas mãos na taça ao bater o São Lázaro, de Vila de Cava, por 3 a 1. Seu time-base era: Bira; Paraná, Zé Antônio, Itamar e Nair; Cici e Israel; Badeco, Avestruz, Rudá e Sérgio. Técnico: Alípio Moura.

Mais uma vez o time não quis ascender à Primeira Divisão do Campeonato Citadino de Nova Iguaçu devido à falta de recursos. Apenas o São Lázaro utilizou desse direito.

Campeão Citadino de Aspirantes de 1978

Em 1977, o Intimidade ficou fora da fase final da Segunda Divisão Iguaçuana ao perder a vaga, no tribunal, para o Cajueiros. O campeão daquela edição foi o Canarinhos. O time-base foi: Beline; Moacir, Zé Antônio, Luizinho e Paulo; Rudá, Cristiano e Alcântara; Samuel, Cici e Edson

Em 1978, ocorreu outra campanha aquém do esperado para o Rubro-negro do Parque Flora. O vencedor daquela edição foi o Arrastão, de Mesquita, e vice, o Social Júnior.

Contudo, o time, comandado por Joviano, venceu o Campeonato de Aspirantes (segundos quadros), em 1978.  No mesmo ano, o “Amor do Parque” se sagrou campeão invicto, de segundos quadros (aspirantes) ao bater o Aliados, no campo deste, em Santa Eugênia, pelo placar de 5 a 1.

Bicampeão Iguaçuano da 2ª Divisão  

Em 1979, depois de uma campanha de 7 meses, o Intimidade se consagrou novamente campeão do Campeonato Citadino de Nova Iguaçu da Segunda Divisão, disputada inicialmente por 22 clubes.

A fase final, no entanto, foi integrada ainda por Palmares, Cajueiro, Divineia, Ouro Fino, Iguaçuano (ex-Funeral), Interlúcia e Vila São Miguel. O time-base campeão era composto por Jaudeir; Joviano, Parará, Zé Luiz e Carlão; Joca, Aurélio e Muçum; Rudá, Dibarro e Henrique. Técnico: Demétrio

Em seu último jogo, na fase final, a equipe goleou o Cajueiro por 4 a 0, no campo do Cabuçu e a festa se estendeu até de madrugada na sede e nas ruas do Parque Flora.

Debuta da Elite do Futebol Iguaçuano, se sagrando campeão nos Aspirantes

Em 1980, finalmente o Intimidade estreou na elite do futebol iguaçuano. O time era composto por Maurício; Joviano, Adonias, Mauricinho e Carlão; Joca, Luquinha e Muçum; Henrique, Dibarro e Benjamin. Técnico: Demétrio.

O “Amor do Parque” fez campanha bastante ruim, tendo a defesa mais vazada. O campeão foi o Morro Agudo e vice o Laterizi. No mesmo ano o time novamente vence os segundos quadros (aspirantes).

Clube se licencia do Campeonato Iguaçuano

Em 1981, o clube declinou da disputa da Campeonato Citadino de Nova Iguaçu da 1ª Divisão, participando apenas do Torneio da Amizade, entre times que estavam fora da Copa da Baixada, e composto também por Cabuçu, Heliópolis e Aliados.

O Intimidade sofreu várias derrotas e retumbantes goleadas, sendo essa a pior fase de sua história. Seu time era formado por Cláudio; Joviano, Jorge Teixeira, Valdecir e Carlão; Joca, Garrote e Muçum; Henrique, Luquinha e Cléber. Técnico: Jorge Pousada.

A sua última aparição no futebol, em 1982

Em 1982, de volta à Segunda Divisão do Futebol Iguaçuano, o Intimidade não chegou à fase final do certame. Foi a última participação do clube no campeonato iguaçuano.

Crise acaba colocando um ponto final no Intimidade

Em 1983, não só a agremiação, como a Liga de Desportos de Nova Iguaçu estavam em profunda crise. No caso da entidade que rege o futebol do município, a gestão de Nilton Casimiro era extremamente contestada devido a vários fatores, tais quais, a demora dos recursos julgados pela Junta de Justiça Desportiva, a qualidade da arbitragem e o consequente afastamento de clubes como Morro Agudo, Cabuçu, Potyguar e o próprio Intimidade, além de outros que se profissionalizaram, como Miguel Couto e Heliópolis.

No que tange ao Intimidade, a antiga direção, capitaneada por nomes históricos, como Joviano Henrique de Souza Filho, Luiz Pousada e Wanderley, deu lugar a uma nova administração que só afundou o clube, culminando por encerrar as suas atividades.

Uma linda história que deixou saudades

O Intimidade Futebol Clube, reconhecido como de utilidade pública em 27 de setembro de 1974, e das festas, pagodes, carnavais, do bloco Unidos do Flora, ficou definitivamente no passado.

Sua sede se encontra abandonada até os dias de hoje. A alegria e a pujança são relembradas pelos antigos sócios e admiradores que lamentam o fim deste tão simpático clube, responsável pela união de tantas famílias e pela alegria de tantas pessoas.

FONTES: Diversos jornais cariocas

Clube Desportivo Democrático da Vila Mazzei – São Paulo (SP): Fundado em 1938

Anos atrás, nas margens do rio Tietê, havia muito mato e várzea. Poucas construções, além do Clube de Regatas Tietê e Clube Esperia.  E naquelas margens surgiram muitos campos de futebol.

Campos ora verdes, ora cheios de água. Campos, várias vezes encharcados, onde apareceram craques da bola, forjando a base do que seria o nosso futebol brasileiro. E, foi no sábado, do dia 01 de outubro de 1938 que nasceu o Clube Desportivo Democrático.

Em um lugar um pouco distante da várzea do rio Tietê, mas perto de um local onde o verde da natureza ainda imperava. A Serra da Cantareira. Assim como vários outros times, o Democrático nasceu durante uma reunião de amigos.

Foto da década de 60

No Democrático, o pontapé inicial foi dado por Tito, da família Cersósimo. O lugar? A Rua Purus, perto de onde hoje se encontra o metrô Tucuruvi.

O nome do time não deixa margem para dúvidas: uma escolha democrática, e suas cores vermelho e amarelo fazem referência à bandeira da Espanha.

A estreia deu-se contra o Az de Espada, do vizinho bairro do Jaçanã. O time do primeiro jogo foi este: Pepe; Neves e Ferrinho; Valão, Pedaço e Maripá; Tacinho, Lampião, Feitiço, Américo e Ameriquinho.

Outros craques também fizeram parte da história do Democrático, tais como Latoca, Coqueiro, Gasosa, Mingau, Brucutu, Doriva, Cida, Careca, Chimu, Siriri e tantos mais.

FONTES: Meu acervo – Jornal SP Norte

Fotos Raras de 1973: Despedida de Mané Garrincha!

Por que os dois uniformes possuíam o escudo da FUGAP?

A partida que marcou a despedida de Mané Garrincha tinha uma curiosidade. Afinal, os dois selecionados entraram em campo com uniformes cujo escudo era um losango com a sigla FUGAP.  

Afinal, o que era? Bom, FUGAP quer dizer: Fundação Garantia do Atleta Profissional, entidade foi criada durante o governo de Carlos Lacerda/Estado da Guanabara, por determinação do Decreto “N” nº 107, na segunda-feira, do dia 09 de dezembro de 1963.

A Fundação de Garantia ao Atleta Profissional (FUGAP) é uma das poucas entidades a dar algum tipo de auxílio aos ex-jogadores. A FUGAP está localizada em uma pequena sala no complexo Célio de Barros, e sobrevivia com 2% da renda líquida dos jogos no Maracanã.

Roteiro da Despedida de Mané

Garrincha após se despedir deu a última volta olímpica no Maracanã

O vice-presidente da FUGAP, Gilbert informou a programação da despedida de Mané Garrincha. As duas preliminares foram confirmadas:

A partir das 19h15min., artistas de telenovelas x cantores, e, logo em seguida, às 20h15min., veteranos de 1958 e 1962 (Valdir, Jair Marinho, Belini, Orlando, Nilton Santos, Zózimo, Zito, Bauer, Maurinho, Chinezinho, Servílio, Canhoteiro e outros) x time da ADEG.

A partida da “Despedida de Mané Garrincha” estava programada para começar às 22 horas, entre a Seleção Nacional x Selecionado Estrangeiro.

O Flamengo cedeu o casarão da Rua Jaime Silvado, em São Conrado, para concentrar os jogadores.

Na ocasião, a ADEG, CBD e FUGAP abriram mão de suas taxas e a única despesa que os organizadores do espetáculo terão e da ordem de apenas 15 mil cruzeiros, referente ao quadro móvel do estádio do Maracanã.

O Ponto Frio (30 mil ingressos pela bagatela de Cr$ 300 mil cruzeiros) e Banco Delfin-Rio compraram 400 mil cruzeiros de ingressos para a distribuição entre seus clientes.

Ingressos (locais e valores)

Os ingressos foram vendidos na véspera (terça-feira, do dia 18 de dezembro de 1973) e no dia do jogo, se encerrando às 20 horas. O local das vendas foi nas 16 agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no Rio Grande, nos seguintes locais:

Zona Sul

Rua Voluntários da Pátria, 254, no bairro de Botafogo;

Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no bairro de Copacabana;

Largo Machado, 35, no bairro de Catete;

Rua Carlos Vasconcelos, 43, no bairro da Tijuca;

Centro do Rio

Rua 1º de Março, 64, no Centro;

Rua das Marrecas, 19, no bairro de Lapa;

Praça Mauá, 7, no Centro;

Subúrbio (atual Zona Norte)

Rua Padre Manso, no bairro de Madureira;

Rua Nicarágua, 517, no bairro da Penha;

Rua Teixeira Soares, 39, no bairro da Praça da Bandeira;

Campo de São Cristóvão, 378, no bairro de São Cristóvão;

Zona Rural (atual Zona Oeste)

Praça Raul Boaventura, 61, no bairro de Campo Grande;  

Baixada Fluminense

Avenida Getúlio Moura, 1.399, no município de Nilópolis;

Rua Otávio Tarquino, 87, no município de Nova Iguaçu;

Avenida Dr. Arruda Negreiros, 399, no município de São João de Meriti;

Região Serrana

Avenida 15 de Novembro, 350, no município de Petrópolis.

No 2 do jogo, os postos da ADEG também venderam os ingressos, das 9 as 19 horas:

Theatro Municipal, na Rua Treze de Maio, no Centro;

Mercadinho Azul, no bairro de Copacabana;

Posto Esso, na Av. Epitácio Pessoa;

Rua José Alvarenga, 127, no Centro de Duque de Caxias;

No estádio Mario Filho, o Maracanã, as bilheterias e os portões foram abertos a partir das 18h30min. Os ingressos estavam com os seguintes valores:

SETORESPREÇOS
Camarote nobreCr$ 1.500,00
Camarote lateralCr$ 175,00
Camarote de curvaCr$ 125,00
Cadeira lateral especialCr$ 50,00
Cadeira lateralCr$ 30,00
Cadeira de curvaCr$ 25,00
ArquibancadaCr$ 10,00
GeralCr$ 2,00
Geral (militar e/ou fardado)Cr$ 1,00

Homenagens

Uma linda homenagem na despedida de Garrincha

Pela manhã, às 10 horas da quarta-feira, do dia 19 de dezembro de 1973, a ECT homenageou Garrincha com o lançamento de um carimbo comemorativo, no Gabinete da Presidência da empresa. Às 11h30min., foi entregue no MEC o convite para o Ministro da Educação, o Sr. Jarbas Passarinho, que recebeu um autografo do “Anjo das Pernas Tortas”.  

No período da tarde, às 16h30min., Garrincha, acompanhado de toda a diretoria da FUGAP, foi recebido, em audiência especial, no Palácio Laranjeiras, para entregar ao Presidente da República, Sr. Emílio Garrastazu Médici, o convite para assistir a festa da gratidão. No jogo, Médici assistiu o jogo, em uma cabine de rádio, uma vez que a Tribuna de Honra estava passando por reformas.

O dia ainda teve o lançamento em todas as livrarias, o livro “Garrincha, o Demônio de Pernas Tortas”, de autoria de Renato Peixoto dos Santos, no qual o jogador fala de seus sonhos (terminar a carreira no Vasco da Gama), suas tristezas (perder a Copa do Mundo de 1966) e seu time de todos os tempos (no qual por modéstia escalou Julinho na ponta direita).    

EM PÉ (esquerda para a direita): Carlos Alberto Torres, Félix, Brito, Piazza, Clodoaldo e Everaldo;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Nocaute Jack (massagista), ManéGarrincha, Rivellino, Jairzinho, Pelé, Paulo César Caju e Mário Americo (massagista).

Crônica do JS

O Jornal dos Sports assim fez a crônica da partida que marcou a despedida de Mané Garrincha, na noite (22 horas) do dia 19 de dezembro de 1973, no Maracanã para um público superior a 155 mil pagantes:  

“O Estádio Mário Filho viveu ontem um dia de grande festa, fazendo com que a homenagem a Garrincha se transformasse em tudo aquilo que se esperava. O Estádio lotou para mostrar sua gratidão ao maior ponta-direita do mundo e para assistir a um desfile de grandes estrelas, tendo ainda a satisfação de ver que Pelé continua como Rei.

Numa jogada sensacional, driblando seguidamente cinco adversários, ele fez o primeiro gol da Seleção de Brasileiros na vitória de 2 a 1 sobre a de Estrangeiros.

Mas, sobretudo, houve um momento, no primeiro tempo, que todo o Estádio ficou de pé para aplaudir a jogada tão esperada: Garrincha pegou a bola, jogou por entre as pernas de Brunei, entrou na área, mas chutou mal. Para a torcida foi alegria e ao mesmo tempo tristeza, porque ela reviveu as diabruras de Mané, sabendo que foi aquela a última vez.

Mas aos 23 minutos, o maior volume de jogo dos Estrangeiros resultou em gol. Everaldo falhou ao atrasar a bola e Brindisi, de direita, chutou sem defesa para Félix.

A tristeza acabou quando Garrincha pegou na bola. Ele era o dono da festa e mais uma vez aos 26 minutos, deixou saudades na torcida: cruzou na conta para Jair, que dominou no peito e chutou, mas Andrada pós a corner.

Aos 30 minutos, antes do programado Garrincha teve que deixar o campo. O jogo foi paralisado e ele deu a volta olímpica, jogando a camisa, chuteiras e meias para a torcida.

Garrincha arrancando em direção ao gol e levando o público ao delirio!

Com a entrada de Zequinha, a partida foi reiniciada, permitindo com isso mais  pressão dos brasileiros, que empataram numa jogada sensacional de Pelé. Ele recebeu de Clodoaldo na intermediária, driblou cinco adversários e, na saída de Andrada, tocou para o gol.

No segundo tempo, o jogo caiu. Pelas inúmeras substituições e pelo cansaço dos dois times. Como os brasileiros tinham mais reservas, puderam aguentar mais e pressionar, pois o time de estrangeiros recuou. Inclusive a partida perdeu a sua grande estrela, que vinha sendo Pelé, que mostrou que ainda continua sendo o maior jogador do mundo.

Com a pressão, os brasileiros conseguiram desempatar aos 20 minutos, numa arrancada de Jairzinho pela direita. Ele passou por seu marcador e cruzou rasteiro. Luís Pereira, que acompanhava o lance, tocou de direita, quase caindo, para as redes. Depois houve mais substituições e o jogou caiu, com os jogadores procurando deixar o tempo passar”.  

Mané Garrincha concedendo entrevista ao, então repórter de campo, Washington Rodrigues, o “Apolinho” e ao jovem Luiz Orlando (filho do lendário apresentador e narrador Orlando Batista, que cobriu 14 copas do mundo).

CANTORES           3        X        1        ATORES

LOCALEstádio Mario Filho, o ‘Maracanã’
CARÁTERDespedida de Mané Garrincha – 1ª Preliminar
DATAQuarta-feira, do dia 19 de dezembro de 1973
HORÁRIO19 horas e 15 minutos (De Brasília)
RENDACr$ 1.383.121,00
PÚBLICO131.555 pagantes (155 mil presentes).
ÁRBITRONão divulgado
CANTORESZeca do Conjunto do Simonal; Simonal (Paulo Sérgio Vale), Armando Migliácio, Gato Felix dos Novos Baianos e Agnaldo Timóteo (Paulinho Tapajós, depois Erlon Chaves); Mazola e Betinho (Jorge Ben); Rui do MPB4 (Silvio César), Chico Buarque (Galvão), Tobias (Morais) e Miltinho do MPB4 (Paulinho da Viola).
ATORESJadilson Santana; Mieli (Nicolau), Pitanga, Maurício do Vale e Edson França; Arnaud Rodrigues (Ivan) e João Carlos Barroso; Petraglia, Milton Morais (Carlos Eduardo Dolabela, depois Fúlvio Stefanini, Grande Otelo e Iata Anderson), Francisco Cuoco (Dari Reis) e Adriano Stewart.    
GOL(S)Jorge Bem (Cantores); Francisco Cuoco (Atores); Jorge Bem (Cantores); Galvão (Cantores).

ADEG          1        X        1        SELEÇÃO DO BI MUNDIAL

LOCALEstádio Mario Filho, o ‘Maracanã’
CARÁTERDespedida de Mané Garrincha – 2ª Preliminar
DATAQuarta-feira, do dia 19 de dezembro de 1973
HORÁRIO20 horas e 15 minutos (De Brasília)
RENDACr$ 1.383.121,00
PÚBLICO131.555 pagantes (155 mil presentes).
ÁRBITROGeraldino César (F.C.F.)
ADEGBarbosa; Joel Martins, Djalma Dias, Altair e Pampoline; Constantino (Antoninho) e Jansen (Barbosinha); Ademir Menezes (Sabará), Airton do Flamengo, Décio Esteves e Calazans (Zé Carlos).
BI MUNDIALAdalberto; Jair Marinho, Belini, Orlando e Nilton Santos; Zito (Bauer) e Zózimo; Julinho (Maurinho), Chinesinho, Vavá (Quarentinha) e Zagallo (Bené).
GOL(S)Vavá aos 6 minutos (Bi Mundial), no 1º Tempo. Pampoline aos 2 minutos (ADEG), no 2º Tempo.  
CURIOSIDADEO 1º tempo teve a duração de 30 minutos, enquanto no segundo tempo foi de apenas 17 minutos. Um total de 47 minutos.

SELECIONADO BRASILEIRO    2        X        1        SELECIONADO ESTRANGEIRO

LOCALEstádio Mario Filho, o ‘Maracanã’
CARÁTERDespedida de Mané Garrincha
DATAQuarta-feira, do dia 19 de dezembro de 1973
HORÁRIO22 horas (De Brasília)
RENDACr$ 1.383.121,00
PÚBLICO131.555 pagantes (155 mil presentes).
ÁRBITROArmando Marques (apitou o 1º tempo) e Arnaldo César Coelho (apitou o 2º tempo)
AUXILIARESManuel Espezim Neto (FCF) e José Roberto Wright (FCF)
BRASILFélix (Leão); Carlos Alberto Torres (Zé Maria), Brito (Luís Pereira), Piazza e Everaldo (Marinho Chagas); Clodoaldo (Zé Carlos) e Rivellino (Manfrini); Garrincha (Zequinha), Jairzinho (André), Pelé (Ademir da Guia) e Paulo César Caju (Mario Sérgio). Técnico: Mario Jorge Lobo Zagallo
ESTRANGEIROSAndrada; Forlan, Alex, Reyes (Olevanski) e Brunel; Dreyer e Pedro Rocha; Houseman (Babington), Brindisi, Doval e Onishenko (Levtchev). Técnico: Mário Travaglini
GOL(S)Brindisi aos 23 minutos (Estrangeiros); Pelé aos 38 minutos (Brasil), do 1º Tempo. Luís Pereira aos 20 minutos (Brasil), do 2º Tempo.

Segundo o Jornal dos Sports, Pelé foi o grande nome da partida. Abaixo destacamos alguns dos principais nomes da partida:

Roberto Rivellino – Uma das figuras de destaque. Correu muito e criou várias boas jogadas de estilo. Deu um drible em Doval que arrancou aplausos da galera.  

Mané Garrincha – O nome da noite, quando recebeu a primeira bola, o estádio Mário Filho cheio vibrou. Era o dono da festa e só por isso já merecia a nora máxima. Mas para lembrar o demônio de duas Copas, deu um drible por baixo das pernas de Brunel, o último “João”.

Pelé – Foi o grande nome da noite. Marcou um golaço sensacional, quando passou por cinco adversários e tocou na saída desesperada de Andrada. Continua Rei.  

Os gringos do jogo

O combinado estrangeiro contava com Andrada (Vasco), Forlan e Pedro Rocha (São Paulo), Alex (América-RJ), Reyes e Doval (Flamengo) e Dreyer (Coritiba). O técnico foi Mário Travaglini.

O argentino convidado Brindisi, que jogava pelo Huracán e seleção argentina, abriu o placar. Pelé, com um golaço, em jogada individual, empatou ainda no primeiro tempo. Luís Pereira fez no segundo o gol da vitória da seleção.

Curiosidades sobre a grana que Garrincha recebeu nesse jogo  

Foram arrecadados mais de US$ 160 mil. Garrincha, então com 40 anos, comprou sete casas (para as filhas), outra na Tijuca, um carro Mercedes-Benz (usado) e uma casa de shows no bairro de Vila Isabel, onde sua companheira e cantora Elza Soares poderia se apresentar.

Infelizmente, Mané Garrincha, morreu pobre, uma década depois, aos 49 anos, em decorrência do alcoolismo. Apesar do final não sido da forma como os fãs do Gênio das Penas Tortas, a história desse craque merece ficar guardado nos corações dos brasileiros e do resto do mundo! Obrigado Mané, por tudo que fez pelo Brasil!

Vídeo do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=_vX07RXj5dE

FOTOS: Jornal dos Sports – Acervo pessoal

FONTES: Jornal dos Sports (RJ)

Escudo raro de 1948: Tamoyo Esporte Clube – Cabo Frio (RJ)

O Tamoyo Esporte Clube é uma agremiação da cidade de Cabo Frio, importante parte da rota de turismo fluminense, localizado na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro. A sua distância para a capital do Rio é de 155 km, e conta com uma população de 222.161 habitantes, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022.

Sede da agremiação Tricolor (Verde, branco e vermelho) está localizada na Avenida Nilo Peçanha, nº 153, no Centro de Cabo Frio. Fundado  no sábado, do dia 13 de Novembro de 1915, sob o nome de Tamoyo Football Club, que foi uma homenagem aos bravos índios que habitaram Cabo Frio.

Na segunda-feira, do dia 31 de outubro de 1927, alterou o nome para Tamoyo Sport Club. Cerca de duas décadas depois, mais precisamente na quarta-feira, do dia 18 de setembro de 1946, o clube voltou a mudar para a nomenclatura atual: Tamoyo Esporte Clube.

No História do Futebol já apresentamos o escudo do Tamoyo Football Club, depois o distintivo Tamoyo Sport Club, e nesta postagem a transição do aportuguesamento do nome em meados dos anos 40.

Onze vezes campeão Citadino de Cabo Frio

Na esfera do futebol, o Tamoyo Esporte Clube, já disputou diversas edições do Campeonato Citadino de Cabo Frio, organizado pela Liga Cabofriense de Desportos (LCD – fundada em 1941), sendo Hendecacampeão (11 vezes): 1928, 1929, 1934, 1940, 1941, 1942, 1953, 1954, 1955, 1965 e 1970. Já pelo Torneio Início da LCD, faturou três títulos: 1931, 1932 e 1965.

Duas edições no Campeonato Fluminense de Futebol

No âmbito estadual, participou do Campeonato Fluminense de Futebol, em duas oportunidades: em 1941 (terminando na 5ª colocação, no geral) e 1942 (fechando em 10º lugar, no geral).

Três participações na Terceirona do Rio

O Tamoyo disputou o Campeonato Carioca da 3ª Divisão, organizado pela FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), em quatro oportunidades: 1982 (8º lugar, no geral) , 1983 (4º lugar, no geral) , 1985 (5º lugar, no geral)  e 1986.

Futsal

O Tamoyo também possui um histórico expressivo no Futsal (antigo Futebol de Salão), onde é considerado um dos clubes mais tradicionais do Estado do Rio. Em 2015, ano em que completou seu centenário, disputou o Campeonato Estadual Sub-20.

FOTO: Acervo de Marcelão Marcelo Santos, ex-goleiro da Cabofriense

FONTES: site do clube – Estatuto – Futebol Nacional

Escudo raro de 1970: Pavunense Futebol Clube – Rio de Janeiro (RJ)

O Pavunense Futebol Clube é uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A sua Sede social e o Estádio Arnaldo de Sá Mota (Capacidade: 1.200 pessoas) ficam localizados Avenida Sargento de Milícias, nº 901, no bairro da Pavuna, na Zona Norte do Rio de Janeiro/RJ.

O “Verde Ouro Pavunense” foi fundado no domingo, do dia19 de agosto de 1923, com o nome de Pavunense Football Club. Não confundir com outro clube do bairro chamado Sport Club Pavunense, que não existe mais.

Em 1930, a Sede social ficava na Rua Maria Joaquina, nº 58, na Pavuna. Em 1931, a sede do clube passou para a Rua Judith Guerra, nº 24, na estação da Pavuna. Na década de 30, a sua Praça de Esportes ficava situado na Praça Nossa Senhora das Dores, na Pavuna.

Nasce o Rancho Carnavalesco

Ernesto dos Santos, conhecido por “Dois de Ouro” com o consentimento do presidente do clube reuniu um grupo de associados a fim de fundar no domingo, do dia 02 de dezembro de 1934, o Rancho Carnavalesco.  

Na sede social, quando o primeiro ensaio preparatório para o carnaval, o presidente do Pavunense mandou fechar a sede. Mesmo assim o grupo não se deu por vencido e realizou o ensaio do lado de fora do clube.  

Logo após ficou resolvido o desligamento da maioria dos associados, e fundado o Rancho Carnavalesco Sofres Porque Queres, idealizado por Ernesto dos Santos, conhecido por “Dois de Ouro”.

Departamento Autônomo

Em 1950, o Pavunense Futebol Clube se filiou ao Departamento Autônomo. Em 1979, foi campeão da Taça Cidade do Rio de Janeiro, competição promovida pelo Departamento Autônomo.

Foi campeão da categoria adultos da mesma competição em 1971, vencendo o Atlético Clube Nacional, de Guadalupe. Em 1977, foi vice-campeão ao capitular diante do Esporte Clube São José.

Em 1982, bateu o Oriente Atlético Clube, tendo como artilheiro o atacante Corrêa. No mesmo ano venceu a Taça Eficiência, a exemplo do ano anterior. Em 1983, sagrou-se campeão de juniores.

Período na esfera profissional

Em 1989, estreia no profissionalismo ao disputar o Campeonato Estadual da 3ª Divisão de Profissionais. Fica apenas em 6º lugar no seu grupo, não se classificando para a fase final, ao ficar atrás de Entrerriense Futebol Clube, Céres Futebol Clube, Tamoio Futebol Clube e Portela Atlético Clube.

Em 1990, volta a disputar a mesma divisão com uma campanha bem melhor. É o líder na primeira fase, classificando-se, mas na fase final fica em 4º lugar, atrás de Tupy Sport Club, Céres Futebol Clube e Esporte Clube Maricá.

Em 1991, a antiga Terceira Divisão torna-se Segunda com a criação do Módulo “B” da Primeira Divisão. O Pavunense classifica-se em primeiro em seu grupo na fase inicial do campeonato, mas fica apenas em quarto lugar na classificação final, repetindo a boa campanha do ano anterior. Na sua frente ficaram Saquarema Futebol Clube, Olympico Futebol Clube e Canto do Rio Foot-Ball Club.

Em 1992, na Segunda Divisão, é terceiro em seu grupo, ficando atrás do Serrano Foot Ball Club e Bayer Esporte Clube classificando-se para a segunda fase.

Nesta, classifica-se em segundo lugar, atrás do Heliópolis Atlético Clube e vai para a fase final do certame quando acaba eliminado em terceiro lugar, atrás de Serrano e Heliópolis na chave “A”.

Em 1993, se licencia das competições profissionais, voltando no ano seguinte na mesma Segunda Divisão. Em 1994, é eliminado na primeira fase da competição ao ficar apenas em sétimo em seu grupo.

Celeiro de Craques

Advém então um longo período de inatividade de seu departamento de futebol profissional. A agremiação revelou nomes de vulto para o futebol como Osmar Guarnelli; Manguito; Juary; Ney Conceição e João Paulo (ex-Santos Futebol Clube e Clube de Regatas do Flamengo); Luiz Henrique (ex-Palmeiras); Luís Fernando (ex-Fluminense); Serginho Filho (ex-Madureira).

Títulos

1971 e 1982 – Campeão do Departamento Autônomo;

1971 – Vice-campeão do Torneio Início do VI° Campeonato Carioca de Veteranos do jornal Luta Democrática;

1969 – Campeão da I Taça Guanabara de Futebol Amador, categoria adultos;

1970 – Campeão da II Taça Guanabara de Futebol Amador, categorias adultos e juvenil;

1977 – Vice-campeão do Departamento Autônomo;

1979 – Campeão da Taça Cidade do Rio de Janeiro (Departamento de Futebol Amador da Capital);

1980 – Vice-campeão estadual de Veteranos do Departamento de Futebol Amador da Capital;

1980 – Vice-campeão do Torneio Início (Taça Aloísio Rodrigues) de veteranos do Campeonato Estadual, promovido pelo DFAC;

1982 – Campeão da Taça Eficiência (Departamento de Futebol Amador da Capital);

1983 – Campeão de Juniores do Departamento de Futebol Amador da Capital);

2019 – Campeão da Rio Copa, categoria sub 15;

Algumas formações:

Time base de 1931: Vasconcellos; Chico (Russo) e Adolpho (Macedo); Zezinho, Candido (Pedro Aredes) e Pestana (Oswaldo Pinto); Chilão (Herminio), Luciano (Sena), Cavallaria (Roque), Lobo (Rafael) e Vavao (Vino). Reservas: Cavalcante, Carneiro, Mandinho e Curuza.  

Time base de 1942: Zeca; Wilson e Seraphim; Vicente, Luciano e Osório; Carlinho (Alfredinho), Joãozinho, Nazary, Bidoca (Alemão) e Valete.

Time base de 1946: Iate (Tote); Vicente (Djalma) e Maciel (Nico); Carlinho, Haroldo (Clovis) e Osório; Bebeto (Waldemar), Alemãozinho (Walter II), Olegário (Carlinhos), Corujinha (Zezé) e Chico.

Time base de 1947: Tote (Jorge); Djalma e Muriel (Maciel); Carlos (Alcides), Haroldo (Freitas) e Osório; Bebeto (Roberto), Valdemar (Ary), Olegário, Augusto (Zeca) e Valter (Chico).

Time base de 1948: Jorge (Tote ou Fumaça); Reny (Bória) e Djalma (Nande); Lalao (Hélio), Haroldo (Souza) e Osório (Chico); Tiago (Bias), Alfredo (Tinteiro), Diogenes (Pires), Betinho (Graveto) e Valete (Lica ou Piolho).

Time base de 1949: Tote (Luiz Borracha); Americo e Djalma; Betinho (Carlinhos), Clovis e Osório; Bias, Diogenes (Julinho), Olegário (Chimbau), Osmar e Bebeto.

Time base de 1950: Divino (Zezinho); Djalma e Guaranhos (Lindo); Betinho (Valdir), Daú (Zezé) e Osório (Clovis); Bias (Timbolô), Zeca (Zé Maria), Diogenes (Walter), Ivan (Toinho) e Bebeto (Lica ou Jorge).

Time base de 1951: Jorge (Mão de Ferro ou Divino); Osmar (Di) e Diogenes (Daú); Betinho, Carlos Viana (Valdir) e Osório; José (Bias), Julinho (Zequinha), Nilo (Valdir Garrucha), Ivan (Banga) e Toinha (Lica).

Time base de 1961: Kaiser; Taminha, Neca, Ney, Osmar e Leonel (Boy); Zelito, Laranjeira, Valter, Wilson e Ivan.

FOTO: Acervo do ex-jogador João Paulo

FONTES: Wikipédia – A Manhã (RJ) – A Noite (RJ) – Diário de Notícias (RJ) – Diário da Noite (RJ) – Jornal dos Sports (RJ) – Jornal do Brasil (RJ)

Liga de Desportos de Nova Iguaçu (RJ): 58 clubes filiados na Primeira e Segunda Divisões, em 1975!

Em 1975, a Liga de Desportos de Nova Iguaçu (LDNI), situada na Rua Juiz Moacir Marques Filho, nº 58/4º andar, no Centro de Nova Iguaçu/RJ. Tinha a seguinte diretoria constituída:

Presidente – Mário Pereira Marques Filho (advogado);

Vice-Presidente – José Cirilo Cordeiro;

Assessor de Futebol – Gelson Freitas;

A Sede da Liga é própria e fica localizada num suntuoso edifício recém construído, de sete andares, no Centro da cidade. O expediente é das 19 às 22 horas.

Campeões de 1974

Naquele momento a Liga contava com os seguintes campeões da cidade:

Mesquita Futebol Clube – Campeão da Divisão Especial na classificação de amadores, tendo como presidente o Sr. Octacílio Tavares;

Associação Atlética Volantes – Campeã da Primeira Divisão, na classificação de amadores e juvenis, tendo como presidente o Sr. Alberto Luiz de Oliveira;

AABA – Associação Atlética Banco de Areia Campeã da Segunda Divisão, na classificação de amadores;

Atlético Clube Aliados – Campeão da classificação de juvenil, tendo como presidente o Sr. Darcílio Aires Raunheitti;

Filhos de Santa Clara – Campeão do Torneio Municipal e Star SCE, vice-campeão.

Clubes Filiados em 1975

A LDNI tem os seguintes 25 clubes filiados da Primeira Divisão:

Associação Atlética Alagoana (Mesquita);

AABA – Associação Atlética Banco de Areia (Mesquita);

Associação Atlética XV de Novembro (Nova Iguaçu);

Associação Atlética Volantes (Nova Iguaçu);

Atlético Clube Aliados (Nova Iguaçu);

Clube Municipal (Nova Iguaçu);

Coração Jardim de Iguaçu Esporte Clube (Nova Iguaçu);

Esperança Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Esporte Clube Belford Roxo (Belford Roxo);

Esporte Clube Iguaçu (Nova Iguaçu);

Esporte Clube Miguel Couto (Nova Iguaçu);

Ferroviário Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Grêmio Recreativo Ponto Chique (Nova Iguaçu);

Heliópolis Atlético Clube (Belford Roxo);

Iguaçu Basquete Clube (Nova Iguaçu);

Mesquita Futebol Clube (Mesquita);

Morro Agudo Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Nova Iguaçu Country Club (Nova Iguaçu);

Potyguar Futebol Clube (Mesquita);

Queimados Futebol Clube (Queimados);

Social Clube dos Excursionistas (Belford Roxo);

Sport Club Benfica (Belford Roxo);

Tênis Clube de Mesquita (Mesquita);

União Futebol Clube (Mesquita);

Vasquinho de Morro Agudo (Nova Iguaçu).

A Segunda Divisão é composta dos seguintes 33 clubes filiados:

Associação Atlética Tupinambás (Nova Iguaçu);

Associação Atlética Vila Iracema (Nova Iguaçu);

Associação Esportiva Edson Passos (Mesquita);

Amorim Esporte Clube (Nova Iguaçu);

Arrastão Futebol Clube (Mesquita);

Brasileirinho Futebol Clube (Mesquita);

Cajueiro Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Canarinho Futebol Clube (Japeri);

Esporte Clube Bariri (Fundado no dia 1º de Maio de 1962. Sede: Rua Miguel Couto, s/n, bairro Nossa Senhora das Graças, no distrito de Miguel Couto, em Nova Iguaçu);

Esporte Clube Brasileiro (Nova Iguaçu);

Esporte Clube Guaraciaba (Nova Iguaçu);

Esporte Clube Ponte Preta (Queimados);

Esporte Clube Primavera (Nova Iguaçu);

Esporte Clube Vila São Miguel (Nova Iguaçu);

Estrela da Posse Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Funeral Futebol Clube (Nova Iguaçu);

G.E.R.A.S. Areia Branca (Belford Roxo);

Grêmio Recreativo Esperança (Nova Iguaçu);

Grêmio Recreativo Esportivo Três Fontes (Queimados);

Grêmio Recreativo Tri Gêmeos (Nova Iguaçu);

Hinterland Futebol Clube (Belford Roxo);

Intimidade Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Oriente Futebol Clube (Mesquita);

Parque Central Futebol Clube (Mesquita);

Progresso Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Rupturita Esporte Clube (Vila de Cava – Nova Iguaçu);

Social Júnior Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Unidos de Santa Rita Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Unidos do Cacuia Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Unidos do Serrinha Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Vila Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Vila Nova Futebol Clube (Nova Iguaçu);

Vila Pauline Futebol Clube (Belford Roxo).

Além destes clubes filiados, a cidade tem uma média de 200 times organizados, jogando normalmente pelos diversos campos espalhados pelo município, na maioria abertos. O futebol, principalmente, é um dos esportes mais praticados na cidade, desde a “pelada” ao futebol organizado.

FONTE: O Fluminense (RJ)