
Por Sérgio Mello
O Miramar Esporte Clube é uma agremiação do município de Cabedelo, da Região Metropolitana de João Pessoa, do estado da Paraíba. Localizado a 18 km da capital paraibana, conta com uma população de 69.773 habitantes, segundo as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2021.
O “Alviverde Praieiro” ou “Tubarão do Porto de Cabedelo” foi Fundado no dia 28 de março de 1928, por Antônio Sálvio de Azevedo, conhecido como “Menininho”; Pedro Toscano Pinho; Augusto Gomes Viana; João Balduino Silva; Niltinho Custódio e Pedro Costa.
A sua Sede fica localizada na Rua João José Viana, s/n, no Centro de Cabedelo/PB. No início dos anos 50, o time mandava os seus jogos na cancha Carlos Teles, no bairro praiano de Ponta de Matos. Já em meados de 50, jogava no Estádio Nivan Costa, no bairro Jardim Miramar.
Atualmente, embora possua um estádio próprio, o Francisco Figueiredo de Lima, com capacidade para 5 mil pessoas, porém não é utilizada em decorrência de sua frágil infraestrutura.
Miramar goleou time argentino

No domingo, do dia 18 de fevereiro de 1951, o Miramar Esporte Clube enfrentou, em amistoso, o Combinado de tripulantes argentinos dos navios “Campero” e “Lancero”. Na ocasião, o time cabedelense goleou pelo placar de 5 a 1. O jornal O Norte assim descreveu o amistoso internacional:
“Em geral os navios de nacionalidade argentina que transitam por Cabedelo, possuem a bordo quadros de futebol, demonstrando do desta maneira, o amor que os platinos têm ao belo esporte inglês.
Por isto, já se tornou comuns as disputas de partidas amistosos entre os filhos da terra de Peron com os times cabedelenses cabendo, no entanto, ressaltar, que muitas das vezes os argentinos têm levado a melhor nas lutas travadas nos gramados de Cabedelo.
No domingo, os simpatizantes do futebol. presenciaram movimentada e interessante partida entre o Miramar e um combinado, composto de tripulantes dos navios “Campero” e “Lancero”, surtos no nosso ancoradouro externo, tendo o campeão cabedelense vencido a pugna pelo escore de 5 a 1.
A partida estava esperada com certa ansiedade, porque da última visita do “Campero”, o seu time quase surpreendeu o Miramar. Desta vez, porém, o alviverde se apresentou mais arregimentado conseguindo impor a sua classe sobre os nobres visitantes.
O Miramar de Francisco Figueiredo de Lima, formou assim: Besourinho; Regel e João Viana; Cicero, Fonseca e Geraldo; Zé Viana (Oliveira), Aurelio, Enivaldo (Didi), Primeiro e Regi.
Os gols foram assinalados por Regi (três vezes), Aurelio e Oliveira (um tento cada). Apitou a partida um tripulante argentino, cuja atuação foi uma verdadeira lição de arbitragem demonstrando acerto e segurança nas suas decisões. Durante os 90 minutos de jogo, reinou a maior camaradagem e educação esportiva entre argentinos e brasileiros”.

Miramar fica com o título do Torneio Início de Cabedelo de 1952
No domingo, do dia 24 de agosto de 1952, no estádio Carlos Teles, no bairro praiano de Ponta de Matos, onde foi realizado o Torneio Início, colegiado pela Organização Desportiva Cabedelense (ODC). O evento contou com um numeroso público.
Na 1ª partida, entre Náutico e Santa Cruz, foi vencida pelo ‘Tricolor de Camalaú’ pelo escore de 2 a 0. No 2º jogo, o Miramar goleou o Conferentes pelo placar de 5 a 1.
Na 3ª peleja, que foi considerado o melhor do torneio, o Arsenal fez uma bela exibição, porém acabou derrotado pelo poderoso Portuários por 2 a 0. Na semifinal, o Miramar venceu, sem sustos, o Santa Cruz pelo placar de 3 a 0.
Na grande final, Miramar e Portuários mediram forças para definir o campeão! Os dois arqueiros foram bastante exigidos durante o jogo. Faltando cinco minutos para o termino da peleja, uma falta marcada pelo árbitro Cipriano, gerou protestos do capitão Vanderlei Amorim, dos Portuários e também nas arquibancadas com atitude de torcedores exaltados de ambos os clubes.
A confusão foi instalada e os jogadores dos Portuários se retiraram de campo, desistindo de continuar o jogo. Com isso, o Miramar foi declarado campeão, com o Portuários Esporte Clube (o alvinegro foi fundado no domingo, do dia 28 de outubro de 1951) ficando em segundo lugar e o Santa Cruz Esporte Clube, fechando o pódio, na 3ª posição.
Em 1952 (que se encerrou em abril de 1953), já sob a chancela da Liga Desportiva Cabedelense (LDC), o Miramar se sagrou campeão de forma invicta. O Portuários terminou com o vice-campeonato de Cabedelo. O Arsenal ficou na 3ª colocação.

Campeão Paraibano da Série B
Após anos competindo no campeonato citadino, o Miramar Esporte Clube faturou o seu 1º título na esfera profissional. No Campeonato Paraibano da 2ª Divisão de 2001, o “Alviverde Praieiro” conquistou, de forma invicta, o título. Em seguida, participou de cinco edições do Campeonato Paraibano da 1ª Divisão: 2002, 2003, 2004, 2011 e 2015, sendo vice-campeão da Copa Paraíba.
Já no Estadual (2004), o Miramar acabou na 9ª e última colocação (foram quatro pontos em oito jogos: uma vitória, um empate e seis derrotas; marcando 10 gols, sofrendo 23 tentos e um saldo negativo de 13), resultando no rebaixamento para o Estadual da Segunda Divisão.
Após cinco temporadas ausente, o “Tubarão do Porto de Cabedelo” retornou à ativa em 2010, a fim disputar o Campeonato Paraibano da 2ª Divisão, e foi promovido com o vice-campeonato, junto com o CSP (campeão).
No entanto, no seu retorno à Primeira Divisão de 2011, com a presença de 10 clubes, o Miramar não foi bem e amargou a lanterna (foram quatro pontos e 18 jogos: quatro empates e 14 derrotas; 16 gols pró, 50 tentos contra e um saldo negativo de 34), sendo rebaixado.
De volta a Segundona de 2012, o Miramar ficou no Grupo Litoral, composto por quatro equipes (Desportiva Guarabira, Santa Cruz e Sport Campina). O “Alviverde Praieiro” ficou na 2ª posição, avançando para a Fase Final.
No quadrangular derradeiro (Atlético-PB, Cruzeiro-PB e Desportiva Guarabira), o Miramar não foi bem terminando em 4º lugar. O clube se ausentou no ano seguinte, retornando em 2014.
O Estadual da 2ª Divisão de 2014, contou com a participação de 11 clubes, divididos em três grupos (Agreste, Litoral e Sertão). Pelo Grupo Litoral, o campeão foi o Lucena Sport Club. Apesar ter ficado em 2º lugar, o Miramar avançou para o Triangular Final.
Após quatro rodadas, o Lucena Sport Club ficou com o título, enquanto o Miramar ficou com o vice-campeonato da Segundona. Com isso, o “Tubarão do Porto” disputaria novamente a divisão principal do futebol paraibano em 2015.
Porém, na Elite do Futebol Paraibano, o Miramar voltou a decepcionar, terminando na 10ª e última colocação (foram cinco pontos em 18 jogos: uma vitória, cinco empates e 15 derrotas; marcando 12 gols, sofrendo 40 e um saldo de menos 28), sendo rebaixado.
Em 2016 e 2017, o time fez uma campanha ruim na Segundona, terminando em ambos, em último na sua chave. Em 2018, acabou se ausentando e retornando em 2019. Porém, o Miramar fez uma péssima campanha e acabou rebaixado para o Campeonato Paraibano da 3ª Divisão.
Com a pandemia da Covid-19, a competição só se realizou em 2021, mas o Miramar não participou. Retornou na Terceirona de 2022, com quatro equipes, lutando por duas vagas de acesso. Mas o somou apenas um ponto e ficou pelo caminho.
Campeão Paraibano da Terceira Divisão
Após ausência no ano seguinte, o Miramar voltou com uma postura. O Campeonato Paraibano da 3ª Divisão de 2024, contou com a presença de quatro equipes: Socremo Serrano, Sabugy, FEMAR e Miramar.
Na 1ª Fase, o “Alviverde Praieiro” ficou na 2ª colocação (seis pontos em três jogos: duas vitórias e uma derrota; marcando cinco, sofrendo quatro e um saldo de um gol), só atrás do Socremo Serrano que somou nove pontos.
O regulamento determinava que a final entre o primeiro e segundo lugares, fosse em um jogo com o mandando de campo para o time de melhor campanha.
No domingo, do dia 15 de dezembro de 2024, às 16h30min., o Socremo Serrano recebeu o Miramar, no Estádio Inácio José Feitosa, o ‘Feitosão’, em Monteiro/PB. Após empate no tempo normal em 1 a 1, a decisão foi para os pênaltis, e o Miramar teve mais ‘sangue frio’ e bateu o seu oponente por 4 a 3, ficando com o inédito título.
Esse ano, no Estadual da 2ª Divisão de 2025, fechou a Primeira Fase na 4ª posição, garantindo vaga nas Quartas de Final. Apesar de jogar em casa, o Miramar acabou goleado pela Desportiva Guarabira por 4 a 1, e acabou dando adeus ao sonho de retornar à Primeira Divisão.
Algumas formações da década de 50
Time base de 1951: Besourinho; Regel e João Viana; Cicero, Fonseca e Geraldo; Zé Viana (Oliveira), Aurelio, Enivaldo (Didi), Primeiro e Regi. Técnico: Francisco Figueiredo de Lima.
Time base de 1952: Ives (Manguzá); Regel e Natanael; Cicero, Pihino (Soares) e Magalhães (Geraldo); Regi (Nelson), Betinho (Teles), Paraíba (Prazeres), Tota (Bombeiro) e Aurelio (Zé Viana). Técnico: Francisco Figueiredo de Lima.
Time base de 1953: Manguzá; Geraldo (Paraíba ou Betinho) e Regel (Galego); Soares, Pihino (Neco) e Cicero (Biu); Zé Viana (Joãosinho), Prazeres (Aurélio), Tota (Nelson), Bombeiro (Samuca) e Regi. Técnico: Francisco Figueiredo de Lima.
Time base de 1954: Regis; Cicero e Xexéu; Graça, Onildo e Valdomiro; Pihino, Regel, Joel, Prazeres e Edgard.
Time base de 1955: Moribundo; Leca e Galego; Nido (Cicero), Garça e Ivanildo; Regel, Prazeres, Renato, Onildo e Joel.
Time base de 1956: Milson (Aldemir); Aluilce (Guilherme) e Nordio; Joubert, Walter (Fernando) e Antônio; Dez (Chiquinho), Miluca (Tartaruga), Huguinho (Petronio), Demostheres, Cacabeiras e Djair (Binha). Técnico: Vicinho.
ARTE: desenho dos escudos e uniformes – Sérgio Mello
Colaborou: Adeilton Alves
FOTO: Mercado Livre
FONTES: site do clube – Rsssf Brasil – Bola n@ Área – O Norte (PB)

Gostaria de parabenizar a postagem, pois há poucas informações do Miramar! Agora sabemos a história desse clube.