
Por Sérgio Mello
O Elite Itaquerense Foot Ball Club (atual: Sociedade Esportiva Elite Itaquerense) é uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). A sua Sede social está localizada na Rua Augusto Carlos Bauman, nº 588 – Itaquera, na Zona Leste de São Paulo (SP).
O clube alvirrubro foi Fundado na sexta-feira, do dia 1º de Dezembro de 1922, por José Salomão, um comerciante de São Paulo. O clube foi batizado com o nome “Elite“, inspirado em uma marca de roupas de luxo da época.
O Elite Itaquerense não foi o 1º clube de futebol de Itaquera, mas é o mais antigo que ainda existe. O clube marcou a vida social do bairro e da região, e participou ativamente dos esportes de Itaquera e do mundo.
Craques revelados pelo clube
Há quem lembre também do futebol de campo com grandes craques que marcaram gerações e dos craques revelados por este clube, entre eles, três laterais esquerdos: Kleber (ex-Corinthians, Santos e Internacional de Porto Alegre), Cesar (ex-São Caetano, Lázio da Itália e Corinthians) e Guilherme Arana (Ex-Corinthians, Athletico Paranaense, Sevilla da Espanha, Atalanta da Itália e atualmente no Atlético Mineiro).
Campeão Mundial de Futsal
O futsal do Elite Itaquerense, sob o comando de Simão Bernardes, é considerado um polo revelador de craques que despontam em clubes de todo o país e até do exterior. O Elite foi campeão mundial de futsal em 2012, categoria sub 13, na França.
Apesar de ser um “senhor com mais de 100 anos de vida” o Elite Itaquerense, através de diretores, conselheiros e associados, é considerado como um clube com “olhar de futuro”, sempre receptivo a inovações e novas ideias, aliás é um clube, que tradicionalmente tem participação na vida social do bairro, sempre apoiando campanhas de benemerência, como recentemente com o jantar-show que arrecadou mais de 34 mil reais ao Instituto Luz do Amanhã, que atua no apoio a crianças com câncer.
Instalações
Importante citar também que as locações dos salões do clube para festas, casamentos e eventos, são outra marca do clube. O Elite conta com o ginásio para eventos de grande porte, para mais de 2 mil pessoas, tem o Salão Monumental (salão social) para eventos mais clássicos, com capacidade para 800 pessoas sentadas, o Quintal do Elite com salão anexo com churrasqueira e toda estrutura e o salão Espaço Buffet para até 200 pessoas, também com toda a estrutura.

Escudo extraído do estatuto de 1928
Na imagem revelada à diretoria do Elite Itaquerense, somos transportados ao âmago histórico de sua fundação. Datado de 1928, o estatuto que regeu os primeiros passos deste respeitável clube emerge como um testemunho da profundidade cultural e esportiva que permeava o espírito de seus fundadores.
Junto ao estatuto, desponta seu 1º distintivo, um símbolo de elegância e identidade que hoje é comparado ao brasão contemporâneo, evocando memórias saudosas e um senso de continuidade entre o passado e o presente.
O elemento mais curioso e admirável desse registro encontra-se na inscrição “Football Club” gravada em inglês no estatuto. Tal escolha linguística, modéstia à parte, reflete uma reverência ao berço do futebol, homenageando sua origem britânica com singularidade e sofisticação.
É possível imaginar que Seu Salomão, um amante fervoroso do esporte, vislumbrou nesse gesto uma forma de exaltar a conexão histórica e cultural que transcende fronteiras, reafirmando o futebol como um elo universal.
O distintivo inaugural do Elite Itaquerense possui uma beleza atemporal, capaz de rivalizar com os padrões estéticos do brasão atual, resgatando o simbolismo de uma época em que cada traço e detalhe eram carregados de significado.
É inevitável a nostalgia ao contemplar a simplicidade majestosa do emblema original, que encapsula o sonho e a determinação dos pioneiros que deram vida ao clube.
Esse fragmento da história do Elite Itaquerense transcende o papel de mero documento; ele é um patrimônio vivo, carregado de narrativas que refletem a paixão, o esforço e a criatividade de uma geração que ousou moldar um legado. Na interseção entre memória e modernidade, ele continua a inspirar e conectar todos que reconhecem sua importância.

Disputou a Taça de São Paulo de 1931
No futebol, o Elite Itaquerense disputou diversos jogos e competições. O mais relevante foi a Taça de São Paulo de 1931 – 1º Grande Campeonato Amador de Futebol da cidade de São Paulo.
A competição foi organizada pelo jornal A Gazeta, da cidade de São Paulo, que realizou um grande campeonato de futebol envolvendo clubes amadores, onde se inscreveram e participaram 203 agremiações!
No final, o Club Athletico Villa Nava Mazei (bairro Vila Mazei) e o Club Athletico Sant’Anna (bairro Santana). O grande campeão foi a Villa Nava Mazeique venceu os dois jogos (ida e volta): 2 a 1 e 4 a 0.

ARTE: desenhos dos escudos e uniformes – Sérgio Mello
Colaborou: Paulo Sérgio De Marco Regatieri
FOTOS: Acervo do clube – Página do Facebook “Saudosa Itaquera”
FONTES: Museu do Futebol – Livro “Sociedade Esportiva Elite Itaquerense – 100 anos de História e Glórias” (escrito com base em depoimentos, pesquisa bibliográfica e reminiscências pessoais e familiares), de autoria de Marco A. Stanojev Pereira – Fato Paulista