O Terrestre Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Belo Horizonte (MG). O “Grêmio de Lagoinha” foi Fundado na segunda-feira, do dia 1º de Janeiro de 1934 (com o nome de Terrestre Sport Club), pelos desportistas Armando Gomes, Herculano Seixas, Ernesto Rêgo, Osvaldo Freitas Galo e Roberto Tamieti, na Igreja de Lagoinha.
Algumas curiosidades
A palavra Terrestre foi uma homenagem a Companhia Sul America Terrestre e Capitalização. O 1º Presidente foi o Sr. Edward Queiroz, conhecido nas rodas esportivas por ‘Blage’.
Trabalhou por mais de uma década no clube, se destacando, dentro das quatro linhas, sendo o principal jogador, sendo classificado como craque absoluto da várzea em um memorável concurso do jornal “Folha de Minas“.
A sua Sede ficava localizada na Rua Rutilo, nº 9, no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte. Além do futebol, o clube alvirrubro também contavam com outras modalidades: basquete, vôlei, atletismo, ciclismo e ping-pong (Tênis de Mesa).
Títulos e a Praça de Esportes
O Terrestre possuía uma rica coleção de troféus, como o Bicampeonato do Departamento de Futebol Amador (ligado a Federação Mineira de Football Amador – FMFA), de Belo Horizonte, o Segundo Quadros foi Campeão Invicto em 1943. No mesmo ano, os Juvenis também levantaram a taça na sua categoria, aplicando uma goleada histórica: 30 a 0, no Esperança (detalhe: o time ainda teve cinco gols anulados pela arbitragem). O título de “Clube mais Querido da Cidade“.
O desejo da torcida e da diretoria era ter a sua Praça de Esportes, no entanto o Conselho Regional de Esportes, de Belo Horizonte não via com “bons olhos” os clubes menores da cidade terem a sua casa, pois para o prefeito da cidade a construções de campos poderiam intensificar ainda mais a educação física dos jovens.
Celeiro de craques
Em uma década (1934 a 1944), o Terrestre revelou diversos jogadores para o futebol profissional,como: Gerson, Gregorio, Oldack, Zezé Mexe-Mexe, Rubens, Ponte Nova, Luiz Pedro, Hélio, Antoninho, Luquinha, Homero, e muitos outros que brilharam em grandes clubes.
Clube contava com cerca de 600 sócios
Em março de 1944, o “Grêmio de Lagoinha” contava com mais de 600 sócios quites e a maior torcida do setor amadorista. A Diretoria do clube de 1944, contavam com os seguintes membros:
Presidente de Honra – Dr. Amintas de Barros;
Vice-Presidente de Honra – Leão Cabernite;
Presidente – João Trindade do Nascimento;
Vice-Presidente – Miguel Jorge;
Secretário Geral – José Wardi;
1º Secretário – Rui Ferreira Barbosa;
2º Secretário – José Nilson;
Tesoureiro Geral – José Maia;
1º Tesoureiro – Jorge Elias;
2º Tesoureiro – José de Almeida Durões;
Comissão de Festas – Helio Tocafundo, Wilson Rocha e Wilson França;
Representante junto a Departamento de Futebol Amador (DFA) – José Vicente Gomes;
Diretor de Esportes – Tancredo Gomes;
Técnico – Geraldo Zacarias.
FOTOS: Vitor Dias (time posado de 1944) – Acervo de Fabiano Rosa Campos
FONTES: Diário da Noite (RJ) – Vida Esportiva (MG)