Escudo raro de 60/70: Atlético Clube Três Corações – Três Corações (MG)

Por Sérgio Mello

Atlético Clube Três Corações é uma agremiação do município de Três Corações (com uma população de 78.079 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2024), que fica a 287 km da capital (Belo Horizonte) do estado de Minas Gerais.

O “Galo do Sul” foi Fundado no sábado, do dia 13 de Setembro de 1913, quando um grupo de apaixonados pelo futebol reuniu-se na casa do Sr. Miguel Ainda e elegeu sua primeira diretoria, tendo como Presidente o Sr. Valério Ludgero de Resende.

Inicialmente adotaram a cor vermelha e as iniciais do America do Rio de Janeiro (AFC), optando pelo nome de Atlético Futebol Clube. Tempos depois foi proposta uma nova denominação, e por todos aceita. Atlético Clube Três Corações.

O Estádio Municipal Elias Arbex, com Capacidade para 7 mil pessoas, localizado na Rua Seis, nº 92, no Jardim das Hortências, em Três Corações/MG.

A eterna rivalidade esportiva com a vizinha cidade de Varginha é tão antiga quanto o próprio Atlético, pois já na primeira partida, em 20 de janeiro de 1914, houve muita confusão e pancadaria, na vitória do Atlético por 2 a 0.

Em 1927, devido a grandes desavenças entre as diretorias do Atlético e da Associação Esporte Clube, o agente executivo (Prefeito) Cornélio Andrade Pereira foi obrigado a intervir, promovendo a extinção dos dois clubes.

Esta decisão duraria até o ano de 1938, quando o médico Dr. Daniel volta do Rio de Janeiro e juntamente com outros companheiros, conseguem reerguer o Atlético.

Da esquerda para a direita: Dirceu Batista, o Rei Pelé e o atleta não identificado.

Em 1941, a Liga Esportiva Tricordiana (LET), reunindo jogadores do Atlético, Raul Chaves (Canto do Rio) e Colégio Estadual conquista a Taça Guaraína, a mais importante competição do sul-Mineira. Naquele time jogava Dondinho, pai do maior jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, Pelé.

De 1941 até 1966, mesmo no amadorismo, o Atlético formou grandes times e viu despontar inúmeros craques. Em 1960, conquista o difícil e decantado Torneio sul-mineiro.

Em 1966, inaugura a sua sede social e, em 1967, forma o primeiro time profissional. Em 1970, disputa o Campeonato Mineiro da 1ª Divisão, com jogadores trazidos do Cruzeiro de Belo Horizonte, onde se destaca o ponta direita Roberto Batata.

Em 1971, além de formar talvez a sua melhor equipe, ficando atrás apenas dos três grandes da capital: Atlético, Cruzeiro e América, viu o craque Vanderley Paiva, oriundo de suas fileiras (e filho da terra) sagrar-se Campeão Brasileiro, defendendo o Atlético de Belo Horizonte.

Depois de um longo período de altos e baixos, o Atlético volta a se destacar em 1986, ano em que se sagra Campeão Mineiro da Segunda Divisão, fato que se repetiria em 1992.

Em 2019, o clube volta as atividades após pagamentos de dívidas, e disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O Atlético fez boa campanha, chegando às semifinais da competição, caindo para o Pouso Alegre, que conseguiu acesso ao Módulo II de 2020. Voltou a jogar o Mineiro da 2ª Divisão de 2020, mas acabou sendo eliminado logo na primeira fase, após apenas quatro jogos.

ARTE: desenho do escudo e uniforme – Sérgio Mello

FOTO: Página Craques Do Rádio, acervo de Dirceu Batista Jr.

FONTES: Página do clube no Instagram e Facebook – Blog Os Pelés – Revista Sport Illustrado (RJ)  

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *