O América Recreativo e Futebol é uma agremiação da Cidade de São João Del Rei (MG). O “Diabo da Rua das Fábricas” foi Fundada na quarta-feira, do dia 14 de Abril de 1943. A sua Sede fica localizada na Avenida Leite de Castro, 1.118, no Bairro Fábricas, em São João Del Rei. Já o seu Estádio Eli de Araújo (Capacidade: 2.500 pessoas), fica situado na Rua das Fabricas, em São João Del Rei/MG.
Uma curiosidade no qual o América Recreativo e Futebol se orgulha é o fato do ex-jogador e treinador Telê Santana ter jogado pelo clube e nenhum outro da cidade.
Três edições na Segunda Divisão de Minas
O América teve quatro participações na esfera profissional. Três na Segundona Mineira (1966, 1967 e 1968) e uma na Terceirona Mineira (1969). Em 1967, participou do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Terminou na 4ª colocação no seu grupo. Foram 16 jogos, com sete vitórias, três empates e seis derrotas; marcando 33 gols e sofrendo o mesmo número de tentos.
Em 1968, a Segundona contou com a participação de incríveis 51 clubes. O América ficou na Sub-Zona Vertentes, com nove equipes. No final, o “Diabo da Rua das Fábricas” terminou na 7ª colocação, com 14 pontos em 16 jogos: com cinco vitórias, quatro empates e sete derrotas; 21 gols a favor, 28 tentos contra e um saldo de sete negativo.
A foto (acima) é referente ao Campeonato Mineiro da 2ª Divisão, na vitória do Athletic pelo placar de 3 a 0. A partida aconteceu – no domingo, do dia 25 de agosto de 1968 – no Estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei.
Uma participação na Terceirona Mineira
Em 1969, participou do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão, que acabou fracassando (o amigo e pesquisar Vitor Dias contou em detalhes este certame: https://historiadofutebol.com/blog/?tag=america-recreativo).
Afinal, das cinco equipes inscritas, três desistiram de participar, só restando as duas equipes de São João Del Rei: América e Athletic. No final, melhor para o rival (Athletic), que venceu os dois jogos: 2 a 0 e 2 a 1.
Há também a participação do América, no Campeonato Mineiro Feminino da 1ª Divisão em 2006. Com oito equipes divididas em dois grupos de quatro, o América terminou na 3ª colocação e acabou eliminado (apenas os dois primeiros avançaram).
ARTE: desenhos dos escudos e uniformes – Sérgio Mello
FOTO: Acervo José Leônico Carvalho
FONTES: Página do clube no Facebook – Rsssf Brasil