Entre 1937-41, foi Tricolor: Botafogo F.C. – João Pessoa (PB)

Botafogo Futebol Clube (Botafogo da Paraíba) é uma agremiação da cidade de João Pessoa (PB). A sua Sede está localizada na Rua Antonio Teotônio, nº 688, no bairro Cristo Redentor, em João Pessoa.

O Estado da Paraíba ainda respirava o ar da Revolução de 1930. A capital acabava de trocar de nome, já se chamava João Pessoa. Afetados ou não pelos trágicos acontecimentos políticos, um valoroso grupo de estudantes paraibanos tinha como passatempo predileto participar das peladas nas dezenas de terrenos baldios, ainda existentes, nos arredores de suas residências.

Foi exatamente em torno desse grupo de talentosos atletas adolescentes que foi amadurecendo a ideia de se fundar um novo clube. Assim, depois de uma “Assembleia” de muitos palpites, o “Belo” foi Fundado na segunda-feira, do dia 28 de Setembro de 1931, vários garotos, que nem imaginavam que estavam dando vida a um dos times mais tradicionais do estado da Paraíba.

Eles decidiram por este nome e montaram, então, a sua 1ª diretoria:

Presidente: Beraldo de Oliveira

Vice-Presidente: Manoel Feitosa (Nezinho)

1º Secretário: Livonete Pessoa

2º Secretário: José de Melo

Tesoureiro: Edson de Moura Machado

Orador: Enock Lins.

O palco do tão importante acontecimento foi uma modesta casa, a de nº 45, da rua Borges da Fonseca, hoje Av. D.Pedro II, bem próxima à esquina da Rua 13 de maio.

O nome “Botafogo”

Belo, traz em sua história uma grande curiosidade na escolha do nome. O jornalista André Resende escreveu um livro (ainda inédito) em que fala sobre o clássico Botauto. E, segundo suas pesquisas, registros históricos retirados de jornais da época mostram que o nome saiu em meio a um contexto de greve em João Pessoa, no início da década de 1930.

– Nos primeiros registros que se teve acesso, o nome do clube aparece escrito separado: Bota-Fogo, por conta de alguns funcionários do jornal A União, que participaram da fundação do clube. Eles estavam passando por uma greve na época. E queriam usar o time recém-fundado como forma de protesto.

Durante os três meses após a sua fundação, a equipe do Botafogo conseguiu bons resultados e foi, a partir daí, conquistando a simpatia dos pessoenses. O primeiro amistoso que o Botafogo realizou foi contra o Triunfo, tendo vencido por 1 x 0 em jogo realizado no Campo do América, onde hoje está instalada uma caixa d’àgua da Cagepa, na rua Diogo Velho.

Entre 1937 a 1941, o Belo virou Tricolor

Desde a sua fundação em 1931, o clube se manteve Alvinegro até abril de 1937 quando a LDP (Liga Desportiva Paraibana) exigiu que o Belo jogasse o Campeonato com outra camisa para não confundir com o Palmeiras, que já usava uma camisa listrada alvinegra, era mais antigo na LDP, e era o maior Campeão da Paraíba, naquela década, já rivalizando com o Botafogo.

Nessa época o Botafogo já tinha conquistado o seu primeiro título de Campeão Paraibano e já crescia além das possibilidades de Beraldo de Oliveira e de seus humildes amigos, fundadores do Clube.

O Botafogo, então, despertou o interesse do empresário Antonio Tourinho Paes Barreto que já tinha fundado, em 1930, o Santa Cruz de João Pessoa, que jogava com uniforme alvirrubro, mas a equipe não prosperou.

Tudo começou em junho de 1936 quando o Botafogo enfrentou o Palmeiras, um dos grandes campeões do Campeonato Paraibano, e empatava em 1 a 1, num clássico local, já com muita rivalidade. Nesse jogo o Palmeiras não aceitava que o Botafogo jogasse com camisas listradas alvinegras que já era o uniforme tradicional do Palmeiras.

Vice-presidente do Botafogo, Tourinho costurou de acordo com LDP e Palmeiras, e cumpriu a exigência dos Palmeirenses, fazendo o Botafogo jogar com uniforme branco. Isso indignado e revoltado de Beraldo que renunciar à autoridade do Clube.

Em 1937 Tourinho assume a Presidência do Botafogo e envia ofício à LDP comunicando que o Clube passaria a jogar no campeonato, com camisas tricolores. E trazia do comércio de Recife, aproveitando a exigência da LDP, duas camisas.

Uma camisa listrada em preto, branco e vermelho, em listras horizontais, que nem a do Santa Cruz de Recife. Outra metade em metade, metade branca, que combinado com short preto vermelho tornava o uniforme tricolor.

Beraldo, com desgosto, abandonou o Clube para nunca mais voltar. E linotipo da competição ao esporte A UNIÃO – onde disputar o Jornal do Esporte e o Clube União o Campeonato Paraibano disputar como o Campeonato Paraibano.

Por tudo isso, um cronista campinense de nome Humberto de Campos apelidava o Botafogo de Camaleão do Contorno. Segue foto com uma das formações do Botafogo com camisas corais.

Texto, desenho do escudo e uniformes: Sérgio Mello

FOTO: Acervo de Raimundo Nóbrega

FONTES: Site do clube – Federação Paraibana de Futebol – o livro “A História do Futebol Paraibano”, de  Walfredo Marques – livro “Memória do Botafogo Paraibano – Vols. 1 e 2”, de  Raimundo Nóbrega – Matheus Emmanuel

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraíba em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *