Santa Cruz Esporte Clube – João Pessoa (PB): 3º lugar no Estadual de 1931

O Santa Cruz Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de João Pessoa (PB). A sua Sede ficava localizada na Rua Direita (atual: Duque de Caxias), nº 326, no Centro de João Pessoa.

O “Clube de Tourinho” foi Fundado no domingo, do dia 06 de Abril de 1930, com o nome de “Santa Cruz Sport Club“, por importantes famílias da cidade. Na reportagem de O Norte, foi descrito com detalhes de como era o escudo, bandeira, uniforme da equipe e as suas cores: vermelho e branco.

O clube se filiou na Liga Desportiva Paraibana (LDP), na terça-feira, do dia 31 de Março de 1931. Nesse momento, o Santa Cruz era constituído da seguinte Diretoria:

Presidente – Antonio Tourinho Paes Barreto;

Vice-Presidente – Deraldo de Almeida;

1º Secretário – Manuel Pereira do Nascimento;

2º Secretário – Francisco Espínola;

Tesoureiro – Gilberto Stuckert;

Diretor de Esportes – Walfredo Alcântara.

Atletas transferidos com ‘Passe’ para o Santa Cruz

Cabo Branco: Juvenal Silva – Raul Coutinho – José Rodrigues Albuquerque;

Vasco da Gama: Alcino Ribeiro de Lira – Manoel Aragão – José Pessoa Pimentel;

Internacional: Aluizio Monteiro da França – Luiz Von Sohsten;

Palmeiras e do America: Lourival Ribeiro – Luiz Pinheiro – Fernando Falcão.

Jogadores que não renovaram com o alvirrubro

Manoel Corrêa Lima (grande goleiro da época); Petrarca Grisi; Gilberto Stuckert; Mario Romero; Nelson Murilo Lemos; Fernando Murilo Lemos; Orlando do Rêgo Luna (em 1955, era presidente do Santos); Carlos Jatahy Filho; Orlando Menezes; Mathias de Oliveira; Manoel Deodato; Dr. Everaldo Soares; Walfredo Alcântara do Nascimento; Astrogildo Miranda; Mario Corrêa; João Lins Fialho, entre outros.

Primeiros jogos realizados após filiação

Derrota para o Pytaguares (3 a 0); empate com o Vasco da Gama (2 a 2); vitória sobre o Internacional (2 a 0); derrota para o Cabo Branco (6 a 3); triunfos em cima do Palmeiras (2 a 1), Pytaguares (4 a 1) e Vasco da Gama (2 a 1); derrota para o Internacional (2 a 1); vitória sobre o Pytaguares (3 a 1); nova derrota para o Internacional (1 a 0).

Terceiro lugar no Estadual de 1931

No final, a equipe alvirrubra terminou na 3ª colocação, no geral, do Campeonato Paraibano de 1931. Ao todo, a campanha foi a seguinte: foram dez jogos e 11 pontos; com cinco vitórias, um empate e quatro derrotas; marcando 19 gols, sofrendo 18 e um saldo positivo de um tento.

Representantes junto à Liga

Por designação da Diretoria foram, credenciados como representantes junto à Liga os desportistas João Elias Bernardo e Waldemar Leite, ficando na suplência, Manoel Pereira do Nascimento.   

Na terça-feira, do dia 08 de Setembro de 1931, o clube apresentou o desportista Manoel Pereira do Nascimento para prestar exame para árbitro, o Presidente da Liga, Dr. João Santa Cruz, designou a seguinte comissão para examiná-lo: Anchises Gomes, Luiz França Sobrinho e Severino de Carvalho.    

Um ex-presidente da FPF que também jogou no Santa Cruz com 16 anos, ainda no colegial, defendeu as cores do Santa Cruz, o estimado desportista França Neto, presidente da FPF em 1951. Também jogaram pelo alvirrubro os seguintes atletas: Adhemar Sorrentino, Alberto Grisi, Domingos Sorrentino, Clóvis Procópio e João Correia Teixeira.   

Deixou a presidência Antonio Tourinho

Na terça-feira, do dia 22 de março de 1932, em ofício dirigido a Liga, por questões de ordem interna o Santa Cruz, foi licenciado, para com sete dias depois de voltar a declinar da licença; quando assumiu a Presidência o Dr. Orris Barbosa.

FONTES: Livro “A História do Futebol Paraibano”, de Walfredo Marques – O Norte (PB)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Paraíba em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *