Existiram dois America Foot-Ball Club, de João Pessoa (PB): um campeão em 1913 e o outro bicampeão em 1923 e 1925

Nas minhas andanças, ao pesquisar um pouco do futebol paraibano descobri algo importante e quero compartilhar com vocês. Ao buscar todos os campeões do Campeonato Paraibano de futebol, consta que o America Foot-Ball Club, de João Pessoa é detentor de três títulos: 1913, 1923 e 1925.

No entanto, dentro das pesquisas que realizei, descobri que na realidade existiram dois times de João Pessoa chamado: America Foot-Ball Club. O 1º surgiu em 1911, nas cores preto e branco, foi o campeão de 1913. No ano seguinte acabou fechando às portas. Apesar da tentativa de alguns sócios em salvar o alvinegro, o clube findou em 1914.

Nove anos depois surgiu outro clube homônimo. Em 1923, surgiu o outro America Foot-Ball Club. Comparando os dois, se tratam de clubes com cores, escudos, bandeiras e uniformes diferentes.

Postarei os dois America’s, com os seus escudos, cores e uniformes, a fim de esclarecer e dissipar as dúvidas entre as duas agremiações, que até aonde pesquisei, tirando o nome igual, não há relação entre as duas equipes de João Pessoa (PB).

FONTES: O Norte (PB) – livro “A História do Futebol Paraibano”, de Walfredo Marques

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, História do Futebol, Paraíba em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Existiram dois America Foot-Ball Club, de João Pessoa (PB): um campeão em 1913 e o outro bicampeão em 1923 e 1925

  1. josen vanilson juliao

    No Blog Retalhos Antigos de Campina Grande há uma entrevista com o goleiro Lula, do extinto Ypiranga, em que ele diz que José Américo de Almeida Filho foi jogador de um América de João Pessoa. Creio tratar-se do segundo América.

  2. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Rodolfo, bom dia.
    Obrigado pelas tuas palavras.
    O debate é e sempre será salutar. O estado da Paraiba é muito carente no quesito “fonte de pesquisa”.
    Por isso, que o pesquisador, com raríssimas exceções, não deve colocar “um ponto final”, mas sim “um ponto e vírgula” na história.
    Nas pesquisas, entre jornais e no livro, não encontrei, a exceção do nome homônimo, pontos que ligasse um clube ao outro. Na fundação de 1923, em nenhum momento foi mencionado alguma relação com o clube anterior, extinto em 1914. Creio que nove anos não seja um período tão longo para que não fosse citado algo a respeito dessa suposta relação. Aliás, nem a diretoria tinha algum membro da agremiação de 1911 a 14. Então, até que surja algo que ligue um ao outro podemos dizer que se tratam de dois clubes distintos.
    Sobre as cores, tem uma lógica a tua abordagem, pois também era praticada essa regra em Pernanbuco. Mas as diferenças se estendem, pois o escudo e uniformes são diferentes.
    Em relação aos títulos, de fato, me pareceu complexo. Há poucos dias, tinha comentado com meu amigo Gerson Rodrigues sobre o título de 1911, que em vários sites tem o Parahyba Sport como o campeão.
    Porém, o jornal em 1912, por repetidas vezes, citou o América como “campeão parahybano de 1911”.
    Mas como no jornal não encontrei maiores detalhes fiquei na dúvida (mais uma nessas andanças da vida).
    Creio que nesse caso, só poderemos chegar algum tipo de conclusão com a disponibilização de mais jornais paraibanos daquela época. Rsrs
    Como vc mesmo abordou há muita coisa para ser pesquisada. Não apenas na Paraiba, mas também em, praticamente, todos os estados. Mas vamos fazendo uma coisa de cada vez, dentro das nossas possibilidades. Rsrs
    Um grande abraço!

  3. Rodolfo

    Sérgio, Ielo, boas.
    Essa é uma das discussões interessantes da Paraíba. De fato, nas pesquisas da Campo de Ação não foi possível ter certeza se o América foi refundado, reorganizado ou se é outra instituição.
    Com relação às cores, aqui há hipóteses. Seja o clube ter seguido o que ocorreu com o inspirador carioca, seja por simples ajustes com a liga, uma vez que na época não era bom ter dois times com as mesmas cores e alguns mudaram de cor, vide Cabo Branco, por exemplo.
    Sobre os títulos, após o abandono da LPFB, que promoveu os campeonatos de 1908 a 1910, foram os próprios clubes que organizaram a competição, vencida pelo América FBC em 1911 e 1912. De 1913 a 1915, pelo que pudemos pesquisar, não havia campeonato, mas sim uma espécie de ‘Desafio ao Galo’, ou seja, o clube que hostentasse mais vitórias ou que ficasse invicto, era considerado o ‘campeão’ do ano. Os papões desse período foram o Brazil FBC e o Cabo Branco.
    Já os campeonatos de 1916 a 1918, da Liga Sportiva Parahybana, que já foram considerados oficiais no passado, hoje não o são pela FPF, e pelo que temos de material de pesquisa, é compreensível, pois a ausência de informação, seja de livros, seja dos jornais da época, é incrível.
    O próprio título do Pio X, de 1917, é algo que carece de mais pesquisa para sua comprovação. Há reportagnes dúbias que dizem que o Cabo Branco foi o campeão e depois, na sequência, que teria sido de 1916. Enfim, muito pra se pesquisar ainda.

  4. Ielo

    Sergio,
    Muito interessante… Com o mesmo nome e relativamente próximo as fundações, 9 anos. E uma grande descoberta que altera o quadro de campeões. Ficaremos no aguardo das publicações dos Americas paraibanos.
    Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *