Inédito!! Foz do Iguaçu Esporte Clube – Foz do Iguaçu (PR): oito estaduais e um Brasileiro da Série B!

Escudo e uniforme de 2005

Por Sérgio Mello

O Foz do Iguaçu Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Foz do Iguaçu, situado na região oeste do estado do Paraná. A distância para a capital Curitiba é de 643 km, e conta com uma população de 285.415 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2022.

O “Dourado da Fronteira” foi Fundado no domingo, do dia 28 de fevereiro de 1988. Com o apoio das empreiteiras da hidrelétrica de Itaipu e de um bicheiro carioca, tudo indicava que finalmente a cidade da fronteira teria um time competitivo.

A equipe mandava os seus jogos no Estádio do ABC, com Capacidade para 5 mil pessoas, está localizado na Rua Bahia, nº 1.660, no bairro da Vila Matilde, em Foz do Iguaçu/PR.

Estádio do ABC

Vice-campeonato e acesso para a Divisão principal

Debutou no Campeonato Paranaense da 2ª Divisão de 1988, e, de cara, terminou como vice-campeão. Com esse resultado, obteve o acesso para a Elite do Futebol do Paraná.

No Campeonato Paranaense da 1ª Divisão de 1989, terminou na 13ª colocação. No Estadual de 1990, ficou em 18º lugar. Em 1991, fez uma boa campanha, terminado na 9ª posição.

Em 1992, o Foz do Iguaçu Esporte Clube teve um desempenho ruim, ficando em 18º lugar. Com isso, precisou jogar o “Quadrangular da Morte”, onde os dois piores seriam rebaixados. Os jogos foram acirrados, mas o Foz conseguiu terminar em 1º lugar e se garantiu para a temporada seguinte na Elite.

Em 1993, voltou a fazer uma boa campanha, terminando na 9ª colocação. Em 1994, ficou no Grupo B, e, dentre 10 equipes, ficou na 8ª posição. Em 1995, teve um bom desempenho, ficando em 5º lugar na sua chave.

Em 1996, fez a sua pior campanha, terminando na lanterna do Grupo C. Resultado que rebaixou o “Dourado da Fronteira”, o que fez a diretoria encerrar as atividades do clube momentaneamente.

O Dourado da Fronteira nunca avançou às fases finais do Paranaense entre 1989 e 1997, período em que participou da competição. Após o rebaixamento, disputou duas edições da Segunda Divisão em 1998 e 1999, se licenciando após a conclusão da última.

Time posado do Foz do Iguaçu de 2005

O Foz do Iguaçu Esporte Clube retornou em 2005, onde jogou o Paranaense da Segunda Divisão. Com oito equipes, os quatro primeiros avançariam para o Quadrangular Final. No entanto, o Foz ficou em 5º lugar.

Na esfera nacional, o “Dourado da Fronteira” disputou o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão de 1989, caindo logo na primeira fase. A equipe ficou no Grupo P, com Joinville (SC), Operário (PR), Noroeste (SP), Caxias (RS) e Pinheiros (PR). Apenas os dois primeiros se classificavam, e o Foz terminou na 4ª colocação.

Curê, do Foz do Iguaçu E.C.

Curiosidade

É importante esclarecer que o Foz do Iguaçu Esporte Clube de 1988 e o de 2005, possuíam o mesmo nome, porém com o CNPJ (pessoa jurídica) diferentes. A partir de 2006, passou a se chamar “Foz do Iguaçu Futebol Clube”.

ARTE: desenho dos escudos e uniformes – Sérgio Mello

FOTOS: Acervo Futebol do Interior Paranaense – Profissionais (Luiz Souza) – Toque do Buza

FONTES: Portal da cidade – Rsssf Brasil –  Dourado da Fronteira, Toque do Buza – Fut Contra Ataque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *