Escudo raro de 1960: Ferroviário Atlético Clube – Fortaleza (CE)

Por Sérgio Mello

O Ferroviário Atlético Clube é uma agremiação da cidade de Fortaleza (CE). A sua Sede social fica localizado na Rua Dona Filó, nº 650, no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza/CE.

Fundado na terça-feira, no dia 9 de Maio de 1933, por humildes trabalhadores capitaneados por Valdemar Cabral Caracas, no Setor de Locomoção da Rede de Viação Cearense (RVC), o Ferroviário Atlético Clube é a maior expressão esportiva de raízes operárias do Brasil, símbolo da democratização do futebol nacional e precursor do futebol profissional cearense.

São muitas alegrias, conquistas e percalços, naturais a toda gloriosa história. Inúmeros confrontos inesquecíveis contra outros grandes times nacionais e até contra a Seleção Brasileira, em amistoso preparatório para os Jogos Olímpicos de 1968.

Acervo de Hebert, do Fotoleza

Por falar em Seleção, pertenceu ao Ferroviário o primeiro cearense a vestir a camisa amarelinha: Zé de Melo, em 1959. Depois dele, vieram mais, como Mirandinha e Jardel, ambos formados nas vitoriosas categorias de base do clube. A mesma fábrica que produziu, dentre tantos ouros da casa, o craque Iarley, bicampeão mundial interclubes.

A galeria coral já contabiliza mais de 100 conquistas oficiais, entre campeonatos, copas, torneios e taças. São 9 títulos do Campeonato Cearense, incluindo um invicto em 1968 e o bi de 94/95, e 22 vices.

Acervo de Fabiano Batista

No Nordeste, foi também vice em 1971. Foi um dos primeiros clubes de futebol do estado do Ceará a disputar uma competição internacional fora do território brasileiro, em 2007, fazendo a final da Polar Cup, no Caribe, contra o FC Utrecht, da Holanda. 

Com 28 participações no Campeonato Brasileiro, o Ferroviário já esteve por 6 anos seguidos disputando o Campeonato Brasileiro da Série A. Com outras 8 participações na Série B, 12 na Série C e 1 na Série D, além de mais 4 presenças na Copa do Brasil, incluindo a edição inaugural em 1989, como principal representante cearense. Campeão Brasileiro da Série D em 2018, tornou-se o primeiro clube da capital cearense a conquistar uma competição de nível nacional.

A Seleção de todos os tempos do Ferrão

Há alguns anos, em inédita eleição na história tricolor, o clube elegeu o seu “Time dos Sonhos”, através de uma votação na internet a partir de uma criteriosa pré-lista que contemplava 5 indicações por posição.

Ficou assim a escalação oficial: Marcelino; Nasa, Luis Paes, Celso Gavião e Marcelo Veiga; Lima, Coca Cola e Acássio; Mazinho Loyola, Pacoti e Jorge Veras. Técnico: César Moraes.

ARTE: desenhos dos escudos e uniformes – Sérgio Mello

FOTOS: Acervos de Fabiano Batista e Hebert, do Fotoleza

FONTES: Site do clube – Almanaque do Ferrão/ Guia dos Curiosos

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Ceará, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *