Estrela do Norte Futebol Clube – Ibiporã (PR): Três participações no Campeonato Paranaense na década de 60!

Por Sérgio Mello

O Estrela do Norte Futebol Clube é uma agremiação do município de Ibiporã, que fica a 413 km da capital (Curitiba), do estado do Paraná. A localidade possui uma população de 53.356 habitantes, segundo a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2017.

O Estrelinos foi fundado na sexta-feira, do dia 19 de Março de 1948, com o nome de Clube 19 de Dezembro, liderados por Ramon Louzada, a partir da força de vontade de amigos, que compraram bolas e uniformes para montar a equipe.

A sua Sede e o Estádio Municipal José dos Santos (Campo do Estrela, com capacidade para 1 mil pessoas, foi inaugurado em 1953), ficam localizados na Avenida Paraná (próximo ao número 657), no bairro Santa Luzia, em Ibiporã/PR.

O Estrela do Norte foi o 1º time profissional de Ibiporã. Na década de 50, já estava filiado à Federação Paranaense de Futebol (FPF) e a CBD (Confederação Brasileira de Desportos). A camisa e as suas cores: vermelho, branco e preto, foi inspirada no São Paulo Futebol Clube (SP).

Time posado da década de 40

Os primeiros passos, no Campeonato Londrinense

Na década de 50, o Estrela do Norte disputou entre 1955 a 1958, o Campeonato Londrinense de futebol, organizado pela Liga Regional de Futebol de Londrina. Nesse período, o clube realizou alguns amistosos com resultados interessantes.

Olaria goleou  o Estrela do Norte     

No domingo, do dia 19 de fevereiro de 1956, o Estrela do Norte enfrentou, em amistoso, o Olaria (RJ). No final, a equipe carioca goleou pelo placar de 4 a 1, no Estádio José dos Santos, em Ibiporã/PR.

Os gols foram assinalados por Léo, duas vezes; Silvio e Tiãozinho, com um tento cada. O Olaria formou com: Válter; Tião e Renato; Rico, Barbosa e Dodô; Tiãozinho, Silvio, Maxwell (Léo), Moreno e Mário.

A Delegação do Olaria Atlético Clube foi constituído por Silvestre Fernandes (Chefe); Jair Boaventura (treinador); Aristocílio Rocha (árbitro); Pipa (massagista); além dos jogadores: Válter, Fernando, Carlinhos, Renato, Tiãozinho, Nelí, Rico, Barbosa, Dodô, Silvio, Léo, Maxwell, Russo, Moreno, Tião, Mário, Bera e Sauí.

Estrela do Norte goleou o Guarani de Campinas

No domingo, do dia 20 de janeiro de 1957, o Estrela do Norte enfrentou, em amistoso, o Juventus da Mooca (SP). Não foi encontrado o resultado dessa partida

No domingo, do dia 07 de julho de 1957, o Estrela do Norte goleou o Guarani de Campinas/SP pelo elástico placar de 7 a 3, no Estádio José dos Santos, em Ibiporã/PR.

Década de 60, o Estrela alçou voos mais altos

No sábado, do dia 12 de março de 1960, o Estrela do Norte goleou, em amistoso, a Portuguesa de Desportos, de Londrina (PR), pelo placar de 7 a 2. A representação londrinense foi uma equipe frágil a toda prova, deixando-se dominar completamente.

No domingo, do dia 24 de abril de 1960, em amistoso, o Estrela do Norte de Ibiporã e Arapongas F. C. realizaram um encontro dos mais movimentados, já que os Estrelinos procuravam se reabilitar do revés sofrido em Arapongas, frente ao tricolor, enquanto este veio à Ibiporã disposto a conseguir nova vitória, fazendo com que a peleja se tornasse das mais sensacionais, com as duas equipes procurando o triunfo, vibrando à assistência com c bom futebol empregado pelos dois clubes.

O resultado final, que foi um empate pela contagem de 1 a 1, foi um prêmio pelo desempenho dos dois quadres, durante os 90 minutos regulamentares, pois se Estrela teve mais presença a primeira fase, o Arapongas foi melhor equipe no segundo tempo.

OS GOLS

Decorriam 26 minutos da primeira fase, quando o Estrela fazendo um ataque pela direta, através do seu ponteiro Turco, conseguiu inaugurar o marcador, atirando forte no canto direito da meta de Bolivar que nada pode fazer no lance.

Somente na segunda etapa é que o Arapongas conseguiu igualar, isto aos 2 minutos, quando Nemi, recebendo um passe em profundidade de Brandão, atirou forte no canto direito da meta defendida por Canguru, dando assim cifras definitivas ao marcador que foi de 1 a 1.

DEALHES DO ENCONTRO

O árbitro da peleja foi o sr. Giovanni Alves de Oliveira, que teve uma boa atuação. As duas equipes estiveram assim constituídas no embate de antem realizado em Ibiporã.

ESTRELA DO NORTE: Canguru; Moreno e Osvaldo; Tota, Formiga e Alemão; Turco, Alaor, Toninho, Tuta e Valter.

ARAPONGAS: Bolivar; Nelson e Moreira; Odácio, Alberto e Brandão; Nemi, Roberto, Jorge, Albertinho e Gaivota.

Três participações no Campeonato Paranaense da Zona Norte

O Estrela do Norte disputou o Campeonato Paranaense de Profissionais (Zona Norte) em 1960, 1964 e 1965. Participou também da Divisão de Acesso (Estadual da Segunda Divisão), em 1966.

Não foi a estreia esperada

A estreia no Campeonato Paranaense de Profissionais da Zona Norte de 1960, aconteceu no domingo, do dia 22 de maio, quando o Estrela do Norte recebeu o Arapongas (vice-campeão de 1959), em Ibiporã/PR. O resultado não foi o esperado, e os donos da casa viram o oponente golear pelo placar de 6 a 0.

O trio de arbitragem foi composto pelo árbitro Giovanni de Oliveira, auxiliado por Achiles Romganolli e Emilio de Oliveira. A Renda somou o montante de Cr$ 21.310,00.

ESTRELA DO NORTE: Gilberto; Nedinho e Tanque; Tim, Formiga e Alemão; Rubinho, Benito, Gribel, Paulo e Rui.

ARAPONGAS: Bolivar; Sinésio e Moreira; Odácio, Albertinho e Brandão; Nenê, Taico, Gaivota, Jorge, e Procópio.

Estrela do Norte venceu em Mandaguaçu

No domingo, do dia 10 de julho de 1960, mesmo jogando como visitante, o Estrela do Norte de Ibiporã surpreendeu o Independente, em seus domínios, frente ao pela contagem de 2 a 1.

Dirigiu o encontro o sr. Francisco Garcia com atuação regular. Marcaram para o Estrela: Gribel e Benito (pênalti), enquanto Baía marcou o único tento do Independente.

INDEPENDENTE: Bigode; Pinelli e Manoel; Carioca, Zezinho e Parafuso; Baía, Didi, Elcio, Fernandinho e Antoninho.

ESTRELA DO NORTE: Bravo; Nedinho e Osvaldo; Pancho, Formiga e Alemão; Benito, Alaor, Gribel, Delem e Teotonio.

Estrela se licencia da FPF

Após a temporada de 1960, a diretoria fez uma reaviação. Tomada a decisão, o clube solicitou a Federação Paranaense de Futebol o seu licenciamento, em 1961. No seu lugar, entrou o Nova Esperança Futebol Clube.

Estádio do Estrela foi interditado  

Na segunda-feira, do dia 21 de junho de 1965, o Estrela do Norte estava à beira de ter o seu campo interditado, uma vez que o árbitro quase foi linchado.  A reportagem do Correio do Paraná assim contou:

Parece que a sorte do Estrela do Norte de Ibiporã, já está selada: terá mesmo sua cancha interditada na reunião de amanhã do TJD. Uma sondagem “por cima” nas opiniões dos juízes, já garante a certeza de que está firmada jurisprudência sobre a questão: estádio com baderna dá interdição.

E em Ibiporã, por ocasião do jogo Estrela x Grêmio de Maringá, o juiz só não foi linchado por que chegou um destacamento policial enviado às pressas de Londrina, para salvá-lo da sanha homicida de irresponsáveis.

O advogado do Estrela, é o dr. Cadilhe de Oliveira que deu um show de oratória para condenar o Paranavaí, na última segunda feira. Vamos ver se consegue o milagre de salvar o Estrela. Será muito difícil. E até injusto se o Estrela escapar de punição. Afinal a lei deve valer para todos”.

Na reunião da manhã da segunda-feira, do dia 28 de junho de 1965, o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) interditou o Estádio do Estrela do Norte por 30 dias.

Algumas formações:

Time base de 1960: Gilberto (Canguru ou Bravo); Nedinho (Moreno) e Osvaldo (Tanque); Mauro (Tota ou Tim), Formiga e Alemão; Turco (Rubinho ou Cobrinha), Alaor (Benito), Gribel (Toninho), Paulo (Tuta ou Getúlio) e Rui (Valter ou Pancho).

Time base de 1965: Moacir (Gilberto); Ademar, Carabina (Dias), Chico (Roque) e Toninho (Ari ou Chicão); Alemão (Nilso) e Chafa; Neco (Khalil ou Carlinhos), Isaias (Vavá) e Guaíra (Gera ou Marcos).

________________________________________________________________________________________________________

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

ARTE: desenhos dos escudos e uniformes – Sérgio Mello

FOTOS: Página no Facebook “Acervo Futebol do Interior Paranaense – Profissionais”, de Luiz Souza – Acervo Rodrigo S. Oliveira – Acervo Eliezer Cerilo – Acervo Blog Operário das Letras

FONTES: A Gazeta Esportiva (SP) – Correio do Paraná (PR) – Diário da Tarde (PE) – Diário do Paraná (PR) – Paraná Esportivo (PR) – Última Hora (PR) – Jornal do Brasil (RJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Estrela do Norte Futebol Clube – Ibiporã (PR): Três participações no Campeonato Paranaense na década de 60!

  1. Silvio Cardoso

    Conheci um pouco o Estrela do Norte. Um time aguerrido que dava muito trabalho quando jogava em casa! Lá o pau cantava quando tentavam roubar o Estrela! hehe
    Uma linda história! Ainda bem que o clube está retornado.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *