Videira Atlético Clube – Videira (SC): Fundado em 1975!

Por Sérgio Mello

O Videira Atletico Clube (VAC) foi uma agremiação do município de Videira, que está situado no Vale do Rio do Peixe, no estado de Santa Catarina. Com uma população de 55.466 habitantes, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022, está a 381 km da capital de Florianópolis.

Segundo o Estatuto: Foi Fundado no sábado, do dia 21 de Junho de 1975, nesta cidade de Videira (SC) e entidade desportiva e social, com personalidade distinta de seus membros, constituída de simpatizantes, desportistas, comerciários, comerciantes, Industriários e Industriais da Região de Videira.

O Videira Atletico Clube tem por finalidade promover e estimular entre seus associados e membros a prática e desenvolvimento de todos os esportes, bem como reuniões sociais, festas excursões.

O seu primeiro presidente foi o Sr. Tadeu José Correriatto; enquanto o 1º secretário foi Osvino Dácio Martins de Mello.

O patrimônio da agremiação, será constituído pelos bens móveis e imóveis que a agremiação possua ou venha a possuir. A dissolução da agremiação, somente poderá ser efetuada mediante a decisão de no mínimo 3/4 dos sócios com direito a voto. Neste caso o destino do patrimônio será deliberado pela assembleia que o dissolver.

FOTO de 1975: quando o Videira AC recebeu o Avai de Florianópolis em amistoso, no estádio Municipal Luiz Leoni, em Videira. Balduíno (Avaí) e Valter, ex-Perdigão campeão estadual em 1966.

Avaí bateu o Videira A.C. por 4 a 2

No domingo, às 15h15min., do dia 21 de setembro de 1975, debaixo de muita chuva, o Avaí Futebol Clube venceu o Videira Atlético Clube pelo placar 4 a 2, em amistoso, no Estádio Municipal Luiz Leoni, em Videira/SC.

Com o triunfo, o Avaí, além de ter ganho o troféu Irmãos Pretto, manteve sua invencibilidade no Oeste. A partida, agradou ao bom público que deixou nas bilheterias a importâncias de Cr$ 13.500,00 e aplaudiu no final da partida o time da capital.

No primeiro tempo, sem forçar o ritmo e evitando as jogadas divididas, o Avaí já vencia com facilidade por 3 a 0, gols de Lourival, Orivaldo e Carlos. Na etapa final, o treinador Áureo fez cinco alterações e a equipe caiu um pouco de produção, permitindo que o Videira marcasse dois gols, através de penalidades inexistentes, assinaladas pelo árbitro Oscar Rego. Zenon marcou o quarto gol do Avaí, num chute forte de fora da área.

O Avaí venceu com Danilo; Souza (Jaico), Maneca (Ari Prudente), Veneza e Orivaldo (Emilson), Lourival, Balduino e Zenon; Paulo Roberto (Sabará), Carlos (Beto) e João Carlos. Técnico: Áureo Malinverni.

Rubens e Vado, por indisciplina foram desligados da delegação e dependendo do relatório de Alcenor Cardoso, poderão ser dispensados. A delegação do Avaí retornou pela manhã para Concórdia onde decidirá o título do quadrangular com o Sadia na quarta-feira, no dia 24 de setembro de 1975.

ARTE: desenho do escudo e uniforme – Sérgio Mello

FOTO: Acervo de Válter Klüser

FONTES: Prefeitura de Videira/SC – Arquivo Público do Estado de Santa CatarinaO Estado de Florianópolis (SC) 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Santa Catarina em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Videira Atlético Clube – Videira (SC): Fundado em 1975!

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Naquela época, a arbitragem era ruim e estranha.
    Hoje é ruim com VAR e tudo!
    Quase nada mudou rsrs

  2. Gilberto Azer Maluf

    O juiz deu uma ajudinha ao Videira com dois pênaltis caseiros.
    O que chamou-me atenção foi o garoto , ainda, Zenon no meio de campo do Avai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *