Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense: Modelo de 1904

O modelo de escudo e uniforme do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, do ano de 1904. o Tricolor gaúcho foi Fundado no dia 15 de Setembro de 1903, por 31 rapazes se reuniram em um restaurante no centro da capital e escreveram a ata de fundação, que depois seria assinada por todos os presentes. Naquele momento, iniciou-se a trajetória de um clube vencedor. Carlos Luiz Bohrer foi eleito o 1º Presidente, sem imaginar a projeção que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense alcançaria.

Grêmio de 1904

As cores escolhidas foi preto,azul e havana. Contudo, a cor havana (espécie de marrom) era muito difícil de se encontrar em Porto Alegre. Desta forma, sem jogar nenhum jogo, o clube substitui a cor havana pelo cor preta, usando um uniforme metade azul metade preto,com meias e calções pretos. Este uniforme foi usado ate 1910.

CURIOSIDADE

Mesmo sem provas, a camisa de 1904, possivelmente, foi inspirada na camisa do Sport Club Germania 1887, da cidade de Hamburgo, na Alemanha. O clube alemão usou tal uniforme ate 1904 quando se fundiu a mais dois clubes alemães para formar o Hamburg SV.

Pelo menos quatro jogadores de época no Grêmio eram alemães, da cidade de Hamburgo sabe-se que Georg Black (Foto acima) jogou no Germania (Foto abaixo), Mohrdieck tambem.

SC Germania Hamburg

FONTES: Site do clube.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 32. Douglas Marcelo Rambor, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *