Amazonas Sporting Club – Manaus (AM): Fundado em 1913

O Amazonas Sporting Club foi uma agremiação da cidade de Manaus (AM). Fundado no dia 27 de Outubro de 1913, por um grupo de jovens desportistas. O novo clube teria como atividade principal a prática do futebol que naquele ano já havia conquistado o gosto dos jovens manauaras.

Suas cores eram o preto e branco e sua 1ª Sede ficava localizada na Rua Doutor Moreira n°61, no Centro da cidade. Depois mudou de várias vezes. Em 1918, estava sediado na Rua Luiz Antony, n°92. Em 1920 se mudava para a Rua 24 de Maio, n°46 e; em 1922, estava na Rua Dez de Julho, n°180.

ESTÁDIO PRAÇA DE SÃO JOÃO

Em 1919 finalmente o Amazonas conseguia um campo próprio. Após pedir autorização da prefeitura para ter direito sobre a praça de São João, o clube teve parecer favorável sobre o logradouro que ficava ao lado do cemitério de mesmo nome. A grande festa de inauguração de seu  novo campo aconteceu no dia 16 de Março, com a presença de autoridades e um jogo entre os times titular e reserva do Amazonas e do Luso.

CINCO PARTICIPAÇÕES NO CAMPEONATO AMAZONENSE

A primeira notícia estampada na imprensa de um jogo do Amazonas Sporting Club foi no dia 7 de Dezembro de 1913, contra o Satellite, na Praça da Saudade. Melhor para o Satellite que venceu por 1 x 0, gol de Sandoval.

Em 9 de Janeiro de 1914 era eleita sua nova diretoria na qual Arthur Ramos era empossado presidente; Articlino Silva como vice; Temístocles Monteiro como secretário,; F.Gaspar na função de tesoureiro e Epitácio Cavalcante como capitão do time titular. Já em janeiro de 1915, em outra eleição, Segismundo Souza era eleito presidente e Catano Camardella como vice.

Durante as realizações dos campeonatos amazonense de 1914, 1915, 1916 e 1917, o Amazonas não participou, limitando-se a realizar jogos amistosos e participar de torneios festivos. Finalmente foi inserido pela 1ª vez para debutar no Campeonato Amazonense da 1ª Divisão de 1918.

Realizou vários jogos, entre eles vitória sobre o América (5 x 0), derrotas para o União Sportiva (5 x 2) e Nacional (3 x 1) e empate no returno com o América (0x 0). Não consegui conquistar o título que foi do Nacional. Nesse mesmo ano, o clube realizou uma grande festa em homenagem ao seu 5° ano de fundação.

No Campeonato Amazonense da 1ª Divisão de 1919 o Amazonas sofreu alguns revés para o Manáos Sporting (6 x 0); Nacional (3 x 2); mas também alguns bons resultados em cima do União Sportiva (3 x 0) e Monte Cristo (2 x 0). Novamente o Nacional conquistava o certame desse ano.

No Campeonato Amazonense da 1ª Divisão de 1920, o Amazonas é confirmado para participar pela 3ª vez. Entre seus principais jogos perdeu do Nacional por 4 x 1 e do Manáos Sporting por 3 x 0.Derrotou o Luso por 2 x 0 e o Euterpe por 5 x 1 (os gols foram assinalados por Jeovalino, duas vezes; Albano, Hugolino e Diomedes).

Nesse certame, o goleiro do Amazonas era Anacleto que, anos depois, teve uma morte trágica quando sua cabeça foi decepada pela palheta de um avião. Já no Campeonato Amazonense da 1ª Divisão de 1921, o Amazonas, após perder do Luso por 6 x 1, resolveu abandonar o certame.

O motivo alegado pela diretoria alvinegra foi que seu time era muito fraco para a disputa daquele ano. No final do certame, o Rio Negro era aclamado campeão pela 1ª vez.

O Amazonas não participou do Campeonato Amazonense da 1ª Divisão de 1922, só voltando a disputar novamente o certame de 1923 na qual não conquistou o título que ficou com o Nacional. Esse foi o último campeonato que os alvinegros participaram.

Mas nem tudo eram flores e o Amazonas sofreu duas grandes goleadas durante sua curta história. Em 23 de Maio de 1920, em partida válida pelo campeonato, perdeu para o Manáos Sporting por 9 x 1 com Jeovalino marcando o gol de honra do time alvinegro.

no dia 24 de Fevereiro de 1918, em partida amistosa, o Amazonas era massacrado pelo América Football Club por 10 x 2 sendo que seus dois únicos gols foram assinalados por Cangalhas.

Após a disputa do campeonato de 1923,o Amazonas ainda disputou amistosos e participou de alguns torneios mas logo depois era extinto. Essa foi a trajetória do Amazonas Sporting Club cujo seus sócios fundadores tiveram a feliz ideia de batizá-lo com o nome do estado em que viviam.

Talvez com a finalidade de se tornar tão grande como a extensão territorial do estado ou também ter o desejo de ter uma identidade nativa com o local de origem.

 

FONTES & FOTOS: Prof. e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto – Baú Velho 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *