Montese Sport Club – Fortaleza (CE): filiado à FCD, em 1950, para o Estadual da 3ª Divisão!

Por Sérgio Mello

O Montese Sport Club foi uma agremiação da cidade de Fortaleza (CE). Apesar das poucas informações, considero importante contar um pouco desse time que foi Fundado no 1º semestre de 1950, pelo Frei Teodoro, como o nome: “Montense Sport Club”.

Escolha do Nome

A escolha do nome foi uma singela homenagem aos Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) pela brilhante vitória na “Batalha de Montese” travada ao final da Segunda Guerra Mundial na comuna italiana de Montese, entre os dias 14 e 17 de abril de 1945.

O porquê da cobra no distintivo

A origem da expressão “A cobra vai fumar”

A escolha da cobra no escudo remete ao ano era 1942, quando o presidente Getúlio Vargas anunciou que a participação do Brasil na 2ª Guerra (em vigência desde 1939).

A fala do presidente foi recebida com deboche. O motivo para a descrença é que as Forças Armadas não tinham estrutura para participar de uma guerra, muito menos em outro continente.

A falta de confiança era tanta que um jornalista carioca teria dito que “era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”. O desprestígio em relação ao país chegava ao ponto de algumas pessoas creditarem essa frase a Hitler.

O jornal chamado “E a cobra fumou”

Se a intenção era frustrar, a tentativa foi por água abaixo. Criada em 1943, a Força Expedicionário Brasileira (FEB) não se abalou, tanto que usou a ironia a seu favor.

A FEB tinha um jornal chamado “E a cobra fumou” e a imagem de uma cobra fumando um cachimbo, obra do Tenente-Coronel Senna Campos tornou-se o brasão da FEB.

Os 25 mil soldados brasileiros foram enviados à Itália entre os meses de junho e julho de 1944. A tropa uniu-se aos americanos e a missão era não deixar o forte exército alemão chegar à França.

Desenho feito pelo Walt Disney para O Globo em 1945

O desenho do Walt Disney foi feito com exclusividade para o jornal O Globo marcou o engajamento na campanha contra o nazismo.

Isso aconteceu na quinta-feira, do dia 22 de fevereiro de 1945. A Segunda Guerra Mundial incendiava a Europa e mobilizava o mundo, quando o jornal decidiu lançar uma edição semanal voltada aos pracinhas brasileiros.

O desenho da cobra de capacete, em posição de ataque, atirando com dois revólveres e, o mais importante, fumando um cachimbo, fazia referência ao lema dos pracinhas.

A frase “A cobra vai fumar” nasceu como resposta ao então presidente Getúlio Vargas, que, no início da guerra, usara a expressão para descartar a participação brasileira.

A Sede ficava no bairro Montese

A Sede desta modesta equipe ficava no bairro de Montese, que antes (até 1946) se chamava Pirocaia, que significa “casa dos peles queimadas”, e era famosa por suas águas cristalinas.

Estadual da Terceira divisão em 1950

O único registro que se notícias do Montese no futebol foi encontrado no Diário Oficial, no sábado, do dia 10 de junho de 1950, quando foi publicado o Estatuto da Federação Cearense de Desportos (FCD).

O 1º em pé da esquerda para a direita é o Frei Teodoro, o fundador do Montese S.C.

Nela foi divulgados os nomes dos clubes que iriam compor os Campeonatos Cearenses das três divisões. O Montese apareceu como um dos 13 integrantes do Campeonato Cearense da 3ª Divisão, em 1950:

Associações Bangu Sport Club, Comercial Sport Club, Elétrico Atlético Clube, Estrelinha Sport Club, Internacional Sport Club, Justiniano de Serpa Sport Club, Leite Barbosa Football Club, Montese Sport Club, São Cristóvão Sport Club, Sport Club Limoeiro do Norte, Torino Futebol, Vargas Neto Atlético ClubeVargas Filho Atlético Clube.

Colaborou: Fabiano Batista

ARTE: desenho do escudo e uniforme – Sérgio Mello

FOTO: Acervo de William Beuttenmuller

FONTES: William Beuttenmuller – Diário Oficial do Estatuto da Federação Cearense de Desportos (FCD)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Ceará, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *