Apelidos de Clubes Argentinos- Parte 1

Pessoal buenas,

Traduzi e dei uma encrementada no significado dos apelidos dos clubes argentinos, colocarei aos poucos, achei bem interessante a materia de um site hermano.

BOCA JUNIORS
Xeneize, significa genovês em seu dialeto, os barcos que vinham de Gênova desciam no porto do bairro de La Boca os xeneizes(genoveses).Boca nasceu um pequeno clube oriundo de imigrantes italianos, a maior parte de origem genovesa.
O outro apelido de “bosteros”, surgiu de um cântico da torcida do River Plate, que provocavam os torcedores do Boca, porque naquela época tinham muitas inundações no Bairro La Boca e eles falavam que os “bosteros” iriam se afogar na m….., literalmente.


RIVER PLATE
Com o passar do tempo o River Plate mudou para um bairro nobre de Buenos Aires e com a chegada do profissionalismo armou uma grande equipe e pagou na época, 1923, uma quantia elevada por Carlos Peucelle, cerca de 10 mil pesos ao Sportivo Buenos Aires.Assim nasceu o apelido “Los Millonarios”.
O apelido “Gallinas”, vem de um jogo contra o Banfield, quando o clube estava a 18 anos sem conquistar nada e perdeu uma final de Libertadores em 1966 para o Peñarol após estar vencendo por 2×0.Na prorrogação o clube uruguaio marcou mais dois gols e o jejum do River continuou.Neste jogo com o Banfield, logo após a final, os torcedores do clube local, jogaram uma galinha com uma faixa vermelha como o uniforme do River, para provocar os do River após essa derrota incrível.Desde esse ocorrido o apelido ficou, os “Gallinas”, e o Monumental de Nuñez se chama El Gallinero.
Outro apelido do River Plate, “La Máquina”, foi devido que nos anos 40 o clube formou sua maior equipe em todos os tempos, e toda vez que o clube aparece com uma boa equipe o apelido surge novamente.

RACING CLUB
Racing foi sucessor do Alumni.Devido a ser uma equipe que ganhou sete títulos consecutivos no amadorismo e que deu a identidade ao futebol argentino de hoje, começou a se chamar “La Academia”
Na década de 60, o Racing entrou na história como a “El equipo de José”, esse nome se deve ao técnico Juan Jose Pizzutti, que em 1965 pegou s equipe nos últimos lugares e levou a conquistar títulos importantes.


Fonte:https://futbolfierrosytango.wordpress.com/2016/10/05/los-apodos-de-los-clubes-argentinos-i/

Este post foi publicado em 04. Eduardo Cacella, O Mundo é uma Bola em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

1 pensou em “Apelidos de Clubes Argentinos- Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *