O ASAS Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Campo Grande (MS). Fundado em 1955, a sua Sede ficava na Avenida Duque de Caxias, nº 2.905, no Bairro de Amambaí, em Campo Grande. A 1ª Diretoria foi composta da seguinte maneira:
Presidente de Honra – Cel. Ari Saião Caldeira;
Presidente – Luiz Gonzaga Del Nero;
Vice-presidente – João Batista de Campos;
Tesoureiro – Alan Chaves Rachel;
Secretário – Mair Vieira;
Técnico – Maurício Peludo.
HISTÓRIA
Na década de 40 as unidades militares implantadas no sul de Mato Grosso, em diversas cidades, disputam entre si, torneios alusivos as datas cívicas e comemorativas da pátria. Essas festas esportivas (em várias modalidades) representam um verdadeiro congraçamento das instituições militares da região, especialmente da cidade de Campo Grande.
No início da década de 50 as disputas militares nas unidades cresceram e numa viagem da equipe da Base Aérea de Campo Grande, para mais uma jornada esportiva, na cidade de Jardim, aflorou no meio da rapaziada que compunha a equipe, a feliz teria um quadro para representá-lo nos campeonatos de futebol da cidade.
Decorria o ano de 1955, quando o comandante da Base Aérea de Campo Grande, Coronel Ari Saião Caldeira recebeu em seu gabinete uma comissão composta dos atletas da instituição: cabo Alan Chaves Rachel, tenente Luiz Gonzaga Del Nero, sargento Elizeu Ferreira Anunciação, sargento José de Castro Barros, sargento Mair Vieira Almeida, sargento Maurício Peludo e o civil Nilton Castro que, não somente apoiou a luminosa ideia, como determinou providências para a formação do quadro de futebol. Assim surgiu o ASAS Esporte Clube, nome que homenageia o símbolo maior da Aeronáutica brasileira, o avião.
Foto do ASAS Esporte Clube do ano de 1959 (Abaixo os nomes):
EM PÉ (esquerda para a direita): Caldeiras, Dequinha, Espíndola, Alan, Galvão, Vicente, Genilton, Pintinha e Edisel;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Castro (técnico), Arantes, Gabriel, Moura, Cucharinha e Jacaré.
CAMPEÃO CITADINO DE 1963
O ASAS Esporte Clube foi dono de campanhas memoráveis, todavia, nenhuma foi comparada a de 1963 quando levantou o título de campeão do Campeonato Citadino, organizado pela LEMC (Liga Esportiva Municipal Campo-grandense), invicto, transformando-se num time imbatível naqueles idos.
Outros títulos vieram somente com a chegada do profissionalismo no Estado, em 1972. O ASAS E.C. deixou de existir, porém enquanto durou, honrou de sobremaneira, o símbolo, os emblemas e as cores da Base Aérea de Campo Grande.
As Cores do escudo e Uniformes
As cores do ASAS Esporte Clube eram camiseta laranjada, golas brancas, calções brancos e meias brancas até 1958, porém com a mudança das cores da aeronáutica brasileira, o quadro da Base Aérea ganhou uma padronagem azul na jaqueta, escudo branco no formato de duas asas, calções brancos e meias brancas.
O ASAS sempre vencendo, ganhou fama e logo foi convidado para ingressar no bloco de elite dos clubes de futebol da cidade, isto é, disputar o famoso campeonato da LEMC (Liga Esportiva Municipal Campo-grandense).
FONTE: Livro ‘A História do Futebol Campo-grandense’, de autoria Reinaldo Alves de Araújo
Belas lembranças Dieceu.
Uma pena ter poucas fotos dessa equipe.
Caso vc tenha e queira compartilha-lá seria bacana pode agregar a postagem.
Forte abraço!
…fico triste ao ler a matéria e, que o ASAS ESPORTE CLUBE foi extinto em 1972. Me ingressei na FAB- Base Aérea de Campo Grande em 1976 e, por 04 anos, fui atleta desta equipe, em competições de grandes repercurções na cidade.
Meu pai era o Miralha o segundo atleta que está em pé na foto de 1963
Meu pai era o Miralha o segundo atleta que está em pé na foto de 1955