História do Futebol Cianortense

Cianorte começou a sonhar com a primeira divisão do nosso futebol em 1958, exatamente no dia 21 de abril, quando foi fundado o C.A.F.E.–Cianorte Associação Física Educativa.
Um grupo de sonhadores, capitaniados pelo jornalista Amândio Matias, na era do futebol romântico, achou que Cianorte deveria buscar o seu espaço na elite do Paraná. Não sabiam eles que o caminho a percorrer seria longo e espinhoso. No entanto, os abnegados desportistas da época sonharam e acreditaram no sonho e, 11 anos depois da fundação, em 1969, o C.A.F.E. chegava a primeira divisão. Que conquista histórica foi aquela! O cidadão Cianortense batendo no peito, com orgulho, gritando: “estamos na primeira divisão!”
O Brasil já era bicampeão mundial de futebol; Pelé, com sua genialidade, já havia conquistado o mundo; e Neil Armstrong já havia pisado na lua. Por que não Cianorte, uma cidade pequenina cravada no arenito caiuá do noroeste deste estado gigante, ocupar um lugar entre os grandes do nosso futebol? Em 1.969, uma boa campanha, nono lugar; em 1970, o ano do tricampeonato da melhor seleção que o mundo já conheceu, o representante Cianortense ficou em décimo terceiro lugar. Ficou fora em 1971, retornando em 1972, quando fez uma campanha ruim; a sede do clube foi incendiada e o lendário C.A.F.E foi extinto sepultando assim o sonho de muita gente. Durante muitos anos, Cianorte ficou sem futebol profissional…
Mas eis que, em 1.980, o sonho reacende e outro grupo de sonhadores, desta vez no comando do João Vilela ( “João Bola” ), de saudosa memória, inicia uma nova caminhada para chegar a primeira divisão: surge o Cianorte Esporte Clube ( O LEÃO DO VALE ) de 1980 á 2001, alternando no amador, terceira e Segunda divisão e sem que o guerreiro, João vilela tivesse tempo de passar o bastão para o seu sucessor, a morte o pegou de surpresa, e novamente o sonho de cada torcedor estava sendo sepultado junto com aquele que ao lado de ALBINO TURBAY, se transformara em uma das figuras mais importantes do nosso futebol. Com o João Bola foi enterrado o Cianorte Esporte Clube.
A partir daquele momento nem mesmo o torcedor mais otimista acreditava que um dia seria possível levar o tão querido Leão do Vale do Ivaí ao campeonato dos grandes clubes do Paraná.
Mas o esporte de Charles Muller nos reserva muitas surpresas, dentro e fora do campo: surgem, então, três corintianos apaixonados, empresários bem sucedidos e como todo bom desportista, sonhadores incorrigíveis.

[img:Cianortew.jpg,full,vazio][img:CIANORTE.jpg,full,vazio][img:CIANORTE_1.jpg,full,vazio]

O porque da mudança do uniforme

Cianorte Esporte Clube (” o Leão do vale “) leva o nome da cidade e a identidade de um povo, e nada mais justo do que vestir a equipe com as cores da bandeira do nosso município, VERMELHO, AZUL E BRANCO.
O verde e branco já escreveu belas páginas da nossa história esportiva, primeiro com o C.A.F.E. e depois com o Cianorte Esporte Clube, temos o maior carinho e respeito pelo verde e branco que vestiu a equipe no ano da grande conquista, 2003, e se é para mostrar a grandeza deste município, através das cores da nossa bandeira, ate mesmo aqueles que não estão no nosso meio, se tivessem, aprovariam, afirmam os diretores.

Fonte:http://www.leaodovale.com.br
Escudos:arquivos pessoais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *