Metropolitano Athletico Club – Rio de Janeiro (RJ): Uma participação na Elite Carioca de 1924

 

O Metropolitano Athletico Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os Leões de Quintino’ foi Fundado no domingo, do dia 12 de Maio de 1918, após fusão entre Royal Football Club (Méier) e Sport Club Brasileiro (Rio Comprido). A sua Sede e o campo ficavam localizados na Rua Dias da Cruz, 322, no Méier, Zona Norte do Rio. Na década de 30, o clube transferiu a sua sede para a Rua José Veríssimo, s/n, também no Bairro do Méier.

PARTICIPOU DA ELITE CARIOCA DE 1924

O seu maior rival era o Engenho de Dentro A.C. O Metropolitano participou do Campeonato Carioca da Terceira Divisão de 1918, 1919 e 1920. Depois disputou o Campeonato Carioca da Segunda Divisão de 1921, 1922 e 1923. No Campeonato Carioca da 1ª Divisão  de 1924.

TÍTULOS

Os Leões de Quintino’ conquistaram o Bicampeonato Carioca ‘não-oficial’ da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), em 1926 e 1927. Outra conquista, está reconhecida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), foi o título do Campeonato Carioca da Terceira Divisão de 1920.

Após terminarem empatados com 18 pontos, o Metropolitano e o Bonsucesso fizeram um jogo-extra para definir o campeão daquela temporada. Então, no dia 21 de Novembro de 1920, num jogão de sete gols, o Metropolitano bateu o Bonsuça por 4 a 3, ficando o inédito título da Terceirona.

METROPOLITANO A.C.               4          X         3          BONSUCESSO F.C.

LOCAL: Estádio da Rua Paysandu, no Bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio (RJ)

DATA: Domingo, no dia 21 de Novembro de 1920

ÁRBIRO: Álvaro Ramos Nogueira

METROPOLITANO: Monte; Conceição e J. Silva; Durval, Admardo e Alfredo; Ubirajara, Donga, Waldemar, Lago e Newton.

BONSUCESSO: Vianna; Alamiro e Eduardo “Picareta”; Congo, Cabral e Altamiro “D. Júlia”; Floriano, Cabalero, Alberico, Martins e Nélson.

GOLS: Ubirajara, Donga, Lago e Waldemar (Metropolitano); Alberico, duas vezes, e Cabalero (Bonsucesso).

 

FIM DA LINHA

Após 13 anos de existência, o  Metropolitano Athletico Club foi dissolvido em 16 de Maio de 1931, colocando um ponto final na agremiação do Méier.

 

FONTES: O Paiz – Rsssf Brasil – O Imparcial – Jornal do Brasil – A Noite – Jornal dos Sports – Correio da Manhã

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 17. Auriel de Almeida, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *