Botafogo Futebol Clube – Sabará (MG): Uma participação na Terceirona Mineira

O Botafogo Futebol Clube foi uma agremiação do Município de Sabará (MG). Fundado no dia 1º de Janeiro de 1949, possuía a sua Sede na Rua  Comendador Viana, 119,  no Centro, em Sabará. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Elis Seabra Filho, na Rua da Ponte, s/n, no Bairro da Siderúrgica.

O Botafogo viveu meio-século no futebol amador, até em 2000, decidiu radicalizar e participou do Campeonato Mineiro Segunda Divisão (que na verdade equivalia a Terceirona). O entusiasmo no início acabou em decepção. O Botafogo ficou na 5ª e última colocação, no Grupo B. Nos seis jogos, só conseguiu um empate e cinco derrotas; marcando seis gols e sofrendo 26.

Após essa experiência o modesto clube de Sabará, retornou ao futebol citadino. A última notícia do Botafogo aconteceu em 23 de maio de 2013, quando a Prefeitura de Sabará comprou a sede do clube por R$1.512.000,00. Leia abaixo a notícia na íntegra sobre esse caso:

Na última reunião da Câmara Municipal de Sabará,ocorreu o 1º turno da votação do Projeto de Lei nº009, que autoriza o Executivo a adquirir o imóvel de propriedade do Botafogo Futebol Clube.A intenção do Prefeito Diógenes Fantini é construir no local uma sede administrativa para Prefeitura. O valor da transação da compra é de R$1.512.000,00.

De acordo com o parecer conjunto das comissões de Legislação e Justiça, Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, trata-se de imóvel de grande especulação imobiliária pela iniciativa privada, que enquanto sede do Clube, causava diversos transtornos à população “Durante muitos anos no local funcionava grande poluição sonora tirando o sono da população do entorno, bem como altos índices de violência e vandalismo aterrorizando as noites no Centro da Cidade”, afirmou o relator do projeto, o vereador Maurílio Barbosa.

Os vereadores apontaram pontos de vista diversos e a votação terminou favorável a negociação com 11 votos a 4. O segundo turno de votação acontecerá na próxima semana. O imóvel possui área construída de 416m², uma quadra esportiva de 423.85m², ambos inseridos em um lote 633,60 metros quadrados localizado à rua Comendador Viana, no  Centro“.

 

FONTES: Prefeitura de Sabará – Rsssf Brasil – Gol Aberto

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Botafogo Futebol Clube – Sabará (MG): Uma participação na Terceirona Mineira

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Rodrigo!
    Esse ‘SMQ’ foi ótima!! Rsrsrsrs

    Esses times de mais destaque que você sugeriu, eu já publiquei escudos raros de quase todos, inclusive do América Mineiro.
    A minha estratégia, a princípio, é tentar encontrar ou mesmo resgatar a história.
    Estou tentando achar alguma coisa do União Esporte Clube, de Capitão Éneas (MG). Mas esse está dificílimo! rsrs
    Grande abraço!

  2. Rodrigo Santana

    Grande Sergio, fantástica essa série de artigos das equipes de MInas Gerais. Está ficando maravilhoso, como todos os seus arquivos sempre são. Mais um trabalho com a garantia “Sergio Mello de Qualidade (SMQ)”!!! Sugiro, se possível, fazer o mesmo com as equipes mais tradicionais, como Uberlândia, Valério, Uberaba, Mamoré, América, Cruzeiro… Abraço a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *