União Esporte Clube – Paracatu (MG): Três participações na Terceirona Mineira

O União Esporte Clube é uma agremiação do Município de Paracatu (MG). A sua Sede fica localizada na Rua Tiradentes, 141, no Bairro de Bela Vista, em Paracatu. O seu Estádio é o Frei Norberto, com capacidade para 12 mil pessoas. Com a criação da Liga Paracatuense de Futebol em 1968, os dirigentes da Liga Católica Esporte Clube resolveram mudar objetivos de nome do clube, para o que convocaram uma reunião, no Cine Santo Antônio.

A mudança visava definir melhor a finalidade do clube, que deixaria de ter uma ligação direta com as atividades sociais e religiosas da Liga Católica Jesus Maria José de Paracatu, e se tornar uma associação esportiva.

Na assembléia, presidida por Ruy Costa Ulhoa, após várias propostas apresentadas e discutidas, ficou acertado que os presente, todos integrantes da Liga Católica Jesus Maria José, em comum acordo, deliberavam fundar um clube esportivo sob forma de sociedade por cotas, com estatuto próprio, e dentro das normas exigidas pela Federação Mineira de Futebol.

Então, no dia 1º de Fevereiro de 1968, foi escolhido o nome de União Esporte Clube, sugestão do sócio Vivaldo Vicente Rocha, que argumentou: “Liga é o mesmo que União. Logo, sugiro o nome UNIÃO para o novo clube“. Em seguida, escolheu-se uma diretoria provisória, composta de 10 mebros, que ficou assim constituída:

• Presidente: Ruy Costa Ulhoa

• 1º Secretário: Diogo Alberto Rocha

• 2º Secretário: Silvestre Furtado Assunção

• 1º Tesoureiro: Diogo Alberto Rocha

• 2º Tesoureiro: José Joaquim Costa

• Diretor Social: Benito Klinger Ulhoa

• Diretor de Esportes: Manoel Joaquim Pinheiro

• Diretor de Patrimônio: Joaquim André Sobrinho

• Consultor Jurídico: Dr. José Reinaldo Pinheiro

Liga Católica Esporte Clube

O terreno do Comércio ficava no atual Bairro das Amoreiras, no local primitivamente chamado de Largo do Tainha. Tinha o terreno as seguinte confrontações: rua Padre Manoel, rua Machado de Assis, antiga rua Tupis, e as terras do hipódromo(Prado), de propriedade do Jóquei Clube Paracatuense.

Frei Noberto não perdeu tempo. Num trabalho de convencimento, conseguiu os ex-sócios do Comério a doação do imóvel para a Sociedade São Vicente de Paulo, pois conforme rezavam os estatutos da agremiação, em caso de sua dissolução, os seus bens passariam àquela sociedade beneficente.

A participação do advogado e professor, Dr. Antônio Ribeiro foi importante nas medidas necessárias à doação, inclusive por figurar como último presidente do Comério Esporte Clube. Dr. Antônio encarregou-se de transição, colaborando decididamente para que o projeto de doação para a Sociedade São Vicente de Paulo se tornasse uma realidade. Cedida a área, iniciou-se a fase área do Liga Católica Esporte Clube, no tocante as conquistas no futebol.

FUTEBOL PROFISSIONAL

O União de Paracatu participou de três edições do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão: 1987, 1988 e 2005. Atualmente, o União está filiado a Federação Brasiliense de Futebol (FBF).

 

FONTES & FOTOS: Página no Facebook e site do clube – Rsssf Brasil – Wikipédia – Gol Aberto


					
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *