Olympic Club – Barbacena (MG): Fundado em 1915

O Olympic Club é uma agremiação da Cidade de Barbacena (MG). Fundado no dia 25 de Julho de 1915, à Rua XV de Novembro, nº. 67, este nome surgiu da idéia de que fosse copiada a marca de uma bola de fabricação inglesa “OLYMPIC” o que foi aprovado surgindo daí o “OLYMPIC CLUB”. Seu Estádio é o Santa Tereza, com capacidade para 5 mil pessoas.

PRIMEIRO JOGO

Seu 1º presidente foi o coronel do exército Antônio de Queiroz que, como professor do Colégio Militar de Barbacena, conseguiu que a equipe utilizasse as dependências esportivas daquela Instituição. O primeiro jogo ocorreu em 10 de Agosto de 1915, uma vitória por 4 a 1 sobre a Seleção do Colégio Militar.

Em 1921, o clube começou a utilizar o campo de Santa Tereza, alugado ao Sr. Orlando Piergentille, que foi finalmente adquirido entre 1929 e 1930, em uma compra parcelada.

OLYMPIC REFORÇOU O GALO

Em 1928, o Clube Atlético Mineiro se reforçou com alguns jogadores do Olympic: Jairo, Said e Mário de Castro. Na mesma época brilharam craques como Francisco de Almeida Dutra (Francisquinho Dutra), os irmãos Edson e Rosalvo.

O Olympic tem as cores azul e branca e seu grande rival na cidade sempre foi o Villa do Carmo, sendo também seus rivais municipais o Andaraí e o América de Barbacena.

SEGUNDONA MINEIRA

Na década de 40, o time se profissionalizou e disputou o Campeonato Mineiro da 2ª Divisão. Em 1957, o Olympic sagrou-se Campeão Regional da Liga de Juiz de Fora, ao derrotar o Tupi na grande decisão, em melhor de três partidas.

TRIUNFOU DIANTE DO GALO

Em 14 de setembro de 1957, jogando em Barbacena, venceu por 2 a 1 o Atlético-MG, então Penta Campeão do estado, onde também realizou, uma ano antes, em 14 de outubro de 1956, o seu único amistoso enfrentando uma grande equipe do Rio de Janeiro, perdendo por 5 a 1 para o Botafogo. Foi também Campeão Regional em 1964.

ELITE MINEIRA

Disputou em 1970, juntamente com o Vila do Carmo, o confuso Campeonato Mineiro da 1ª Divisão daquele ano e novamente em 1971 onde, após seu rebaixamento, nunca mais retornou à elite mineira.

RETORNO

Depois de longa espera, retornou aos gramados das disputas profissionais em 2003, funcionando em parceria com o Centro Universitário da UFMG, em Belo Horizonte. Já em 2004, foi campeão do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (correspondente a Terceirona), mas não conseguiu se manter no Módulo II, sendo rebaixado no ano seguinte.

Disputou ainda a Taça Minas Gerais de 2005, valendo vaga para a Copa do Brasil de 2006, mas o insucesso desanimou os dirigentes, que solicitaram o licenciamento junto à Federação Mineira de Futebol (FMF).

Atualmente seu Departamento de futebol dedica-se às categorias de base e ao futebol amador, disputando apenas o Campeonato de Barbacena e outros torneios regionais promovidos pela LBD (Liga de Desportos de Barbacena).

FONTE, FOTO & IMAGEM: Site do clube – Panoramio – Revista Placar

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *