Associação Atlética Paraisense – São Sebastião do Paraíso (MG): Fundado em 1919

A Associação Atlética Paraisense é uma agremiação da cidade de São Sebastião do Paraíso (MG). Seu Estádio é o Comendador João Alves de Figueiredo, com capacidade para 9 mil pessoas. A Mais Querida ou Verdona foi Fundado no dia 05 de Março de 1919, pelo Coronel Alfredo Serra Júnior, o ‘Dr. Serrinha’.

HISTÓRIA

O clube tem uma história rica em altos e baixos. Em 1956 disputou a final do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão e perdeu para o Valériodoce naquela lembrança da perda de dois pênaltis do jogador Mingo. Somente nos anos 80, que a Verdona voltou a brilhar. Onde enfrentou e ganhou de equipes que faziam parte da elite dos campeonatos mineiro e paulista. No Estádio Comendador João Alves já jogaram grandes times como Fluminense, Santos, Cruzeiro, Atlético, Guarani e Ponte Preta, de Campinas, Botafogo e Comercial de Ribeirão Preto, além de grandes equipes do cenário regional e nacional.

TÍTULO

As maiores conquistas do Paraisense ocorreram no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, tendo no currículo dois vices (1989 e 1995) e o título obtido no Campeonato Mineiro da Terceira Divisão, em 2001. Participou do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão em quatro oportunidades: 1990 (8º lugar), 1991 (8º lugar), 1992 (15º lugar) e 1996 (12º lugar). Em1989, em uma partida emocionante ela empatou com o Ipiranga em Manhuaçu e subiu pela primeira vez a elite do futebol mineiro.

DECLÍNIO

Após bons tempos, o Paraisense viveu estado de abandono. Uma visão terrível para os seus torcedores que viram o mau estado de conservação das arquibancadas, muros que cercam o estádio, principalmente na lateral na rua que dá acesso aos armazéns do extinto IBC. Uma parte do muro ao lado dos vestiários, de frente para a Rua Delmira Figueiredo Westin estava  inclinado, com ameaça de desabamento.

REVIRAVOLTA

A partir de 2013, o clube voltou a “respirar sem ajuda de aparelhos“. Inicialmente com as categorias de base e tem um ótimo projeto para o futuro. A ideia é que em apenas três anos a equipe possa disputar o Campeonato Mineiro Sub-17 e Sub-15 e também jogar a Taça BH da mesma categoria.

Posteriormente, o intuito é voltar a disputar o Campeonato Mineiro profissional. O Estádio recebeu uma pintura na última semana e por fora melhorou o seu aspecto.

 Abaixo (Foto) da Associação Atlética Paraisense (anos 40)EM PÉ (esquerda para a direita): Waldemar Lanzoni, Baiano, Enzo Lizareli, Renan Mambrini, Ciro de La Torre, Zé Riva, João Marcomini (Campolongo), Dr. Nei e Rey. AGACHADOS (esquerda para a direita):: Lu, Juca Mafra, Agnaldo Guidi, Miltinho e Ari.

FONTES & FOTOS: Página do clube no Facebook – Jornal do Sudeste – Blog Portal Esporte Notícia – Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Associação Atlética Paraisense – São Sebastião do Paraíso (MG): Fundado em 1919

  1. Marcelo Rodrigues de Sousa

    Boa tarde a todos de São Sebastião do Paraíso. Meu nome é Marcelo sou de São Paulo. Joguei na Associação Atlética Paraisense, em 1996, quando fomos campeões juvenil regional e logo em seguida no ano de 1997, o Tito Capatti que era diretor muito gente boa mesmo me subiu para já integrar a equipe profissional da paraisense com apenas 17 anos de idade , me profissionalizei no futebol aí na paraisense em 97 com 17 anos tive muito amigos aí nos em 97 fomos até bem mais não subimos para a primeira divisão joguei vários jogos como titular estava bem , depois daí vim jogar no são bento de Sorocaba depois , grêmio Barueri , guarani de pouso alegre na verdade parei de jogar novo com apenas 23 anos de idade pois foi a vontade de Deus.
    Hoje em dia me tornei um empresário no ramo de centro automotivo de veículos . Mais muita saudade dessa cidade aí e dos companheiros e amigos que fiz aí tenho até parentes que mora aí hoje em dia .

  2. Victor Hugo Lisboa

    Meu nome é Victor Hugo Lisboa da Silva, neto do Pedro Domingos da Silva, o famoso Pedro Perreps, sempre quis conhecer o time que meu vô representou por tanto tempo e quem sabe representar ele vestindo a camisa do clube que ele falava com tanto carinho ! 98817-7118 atualmente moro em Ribeirão Preto, mas tenho familia em São Sebastião

  3. Mauricio Fabricio

    Boa noite! Sou Mauricio Fabricio estou no 2 anos de Educação Física e gostaria de uma oportunidade para apitar jogos, e, quem sabe um dia ser treinador de algum time de base ai no clube… Sou de Ribeirão Preto, mas estou morando em São Sebastião do Paraíso. Telefone: 35.99842290

  4. Luiz Carlos Teixeira Soares

    Meu nome é Luiz Carlos Teixeira Soares, joguei neste grande time onde sempre admirei e amei,joguei em 94,95,96,97,onde nós em 95 conseguimos voltar a primeira divisão. Queria ver nosso time de volta.

  5. Marcos Antônio Abud

    Muito triste ver o descaso dos empresários der nossa cidade.
    Poderiam sem nenhum prejuízo empregar uma parte dos impostos que poderiam ser investidos em prol do esporte.
    Mas as mentalidades dos séculos passados acham por bem não ajudar os fotos “vagabundos” .
    Enquanto isso os impostos direcionados aos governos municipal, estadual e federal fazem melhor uso né
    Gde abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *