Manaus teve o privilégio de ser a única cidade do norte em que teve um confronto entre times italianos, gerando uma pequena rivalidade. Lega Football Club e Club Sportivo Italiano era o pequeno clássico que agitava a colônia italiana amazonense.
Os dois times se enfrentaram algumas vezes. Um dos principais jogos aconteceu no dia 6 de abril de 1919, no campo da Floresta (que pertencia ao Nacional). A torcida, composta a maioria de italianos, acompanhou com atenção os dois clubes que entraram em campo com a seguinte formação:
LEGA FC: Larocca; Bruno e Danto; Elia, Michele e Croccia; Raffaele, Bello, Giuseppe, Virgilio e Manfredi.
SPORTIVO ITALIANO: Angelo; Amadeu e Antonio; Paleo, Cantisano e Manoelito; Umberto, Arturo, Pasquali, Ianibelli e Rafaelito.
LEGADO
A despeito de terem perdurado poucos anos, Lega e Sportivo Italiano deixaram seu nome na história local por serem os únicos clubes, de tal nacionalidade, a surgir no Amazonas, mostrando que isso era uma particularidade do sul e sudeste do Brasil. Infelizmente, os dois clubes não participaram de nenhuma edição do campeonato amazonense daqueles anos, como também não há registros se chegaram a enfrentar as duas principais forças do futebol local: Nacional e Rio Negro.
FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto