Lega F.C. e Sportivo Italiano: Os Pioneiros e únicos clubes de futebol italianos em Manaus (AM)

A maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil, no final do século XIX, se estabeleceram nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas, o que talvez muitos não saibam é que uma parte desses italianos imigraram para a Amazônia, atraídos pela grande circulação de capital na região, proporcionado pela exportação da borracha.A maioria se fixou nas duas capitais:Belém e Manaus.

No Amazonas,os italianos começaram a chegar no início do século XX e a maioria vinha das regiões da Basilicata, Campânia e Calábria. Em Manaus, os italianos trabalhavam como sapateiros, ferreiros, carpinteiros e jornaleiros. Outros trabalhavam como carregadores de móveis e estivadores no porto.

Mas, boa parte desses imigrantes se dedicou á atividades comerciais. Haviam, em Manaus, vários estabelecimentos comerciais de italianos: Hotel Cassina, Tinturaria ítalo-amazonense, Joalheria Roberti e Pelosi, Lattoneria Italiana, etc. Em 1915, membros influentes da comunidade, fundavam a Lega Coloniale Italiana, sociedade de auxílio mútuo que realizava várias atividades e agregava todos os ítalo-manauaras.

Segundo o censo de 1907, residiam em Manaus cerca de 1.200 italianos.  Mas como membros de outras comunidades, os italianos costumavam, em suas horas vagas, praticar o esporte preferido de sua pátria; o futebol. E foi pensando nisso que os”bambinos” fundaram os dois primeiros e únicos clubes de futebol italianos de Manaus. É bom lembrar que membros das colônias italianas de outros estados também fundavam seus clubes.

Como exemplo o Palmeiras e Juventus em São Paulo; Cruzeiro em Minas Gerais, o Palestra Itália em Curitiba; e outros clubes menores espalhados principalmente no sul do Brasil.

LEGA FOOTBALL CLUB

O Lega Football Club foi Fundado em agosto de 1918 por membros da Lega Coloniale Italiana.O seu  uniforme consistia em camisa verde e calção branco. O campo oficial do Lega era na praça General Carneiro, no bairro da Cachoeirinha. Entre seus fundadores,estava Lauria Zaccaria, que foi escolhido como capitão do time titular do clube.

A primeira notícia de um jogo do Lega ocorreu no dia 14 de setembro de 1918, que se realizou na sua casa (praça General Carneiro) contra um time chamado Vitória. Para esse jogo, o Lega entrou em campo com a seguinte escalação: Giordano, Bruno e Croccio; Mafredo, Zaccaria e Larona; Marchesano, D’elia, Giuseppe, Lauria e Conte.

No dia 10 de agosto de 1919, se tem registro de um jogo do Lega com o time do Força Policial Sport Club. O jogo realizou-se na praça Floriano Peixoto e terminou com a vitória dos militares por 4 a 0. Já no dia 21 de setembro de 1919, num domingo, foi organizada uma comemoração no campo do Lega em alusão á data comemorativa da unificação da Itália.

Devido a isso, foi organizada uma partida festiva entre os times titular e reserva que entraram em campo com a seguinte escalação:

TITULARES: Bruno; Guerra e Zaccaria; Camardello, D’elia e Cento; Novellino, Larocca, Conte, Domenico e Manfredi.

RESERVAS: Sinecca; Paolo e Crecio; Parruele, Martine e Corbine; Giordano, Giuseppe, D’ante, Bello e Adamo.

Três anos depois, o Lega Football Club encerraria suas atividades para sempre, no ano de 1921.

Recorte sobre a Fundação das duas agremiações italianas de Manaus

SPORTIVO ITALIANO

O Club Sportivo Italiano foi também Fundado em agosto de 1918, e, assim como o Lega, só aceitava atletas de origem italiana em seu plantel. Seus fundadores foram Giuseppe Vulcani, Giordano Guidacci, Raffaele Donadio, entre outros.

O Sportivo Italiano não tinha um campo próprio e costumava jogar no campo Coronel Ramalho. A primeira noticia de um jogo do Sportivo Italiano foi no dia 22 de setembro de 1918, contra a Associação Desportiva,no campo do Bosque Municipal, do qual não se sabe o resultado final.

Mas é no dia 29 de março de 1919 que se registrou um dos vários jogos do Sportivo Italiano. Naquele dia, os italianos enfrentaram, no campo Coronel Ramalho, o time do Luso, que ganhou dos italianos por 2 a 0. O Club Sportivo Italiano extinguiu-se ainda no ano de 1919. O seu time base era: Fábio; Giordano e Marino; Paolo, Giuseppe e Sabando; De Franco, Gaetano, Cantisani, Guglielino e Chevola.

 

FONTES: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto  –  Jornal O Imparcial (03 de Setembro de 1918)      

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *