Entre 1912 a 1920, mais de uma dezena de clubes de origem portuguesa, surgem no Amazonas

A presença portuguesa na Amazônia se iniciou em 1616 quando o capitão Francisco Caldeira Castelo Branco ergueu o forte do Presépio, que daria origem á cidade de Belém. Com o propósito de consolidar a presença lusa na região,os portugueses adentraram o grande vale amazônico entrando em confronto com índios e expulsando ingleses,holandeses e franceses.

Penetrando cada vez mais no oeste amazônico, acabaram colonizando o local onde futuramente seria o estado do Amazonas. Em 1669, o capitão Francisco da Mota Falcão erguia o forte de São José da Barra do Rio Negro, embrião da cidade de Manaus. Desta forma, mais e mais portugueses chegavam á região: militares, religiosos, aventureiros, funcionários da coroa, comerciantes e outros.

Mas, é com o início  do período áureo da borracha que uma nova leva de imigrantes portugueses chegam ao Amazonas. A maioria se fixou em Manaus onde se dedicaram ao comércio. Haviam várias firmas de origem lusa na cidade como J.G. Araújo,J.S.Amorim, Marques e companhia, entre outras.

Havia na primeira década do século XX, em Manaus, cerca de 5 mil portugueses. A colônia portuguesa de Manaus era a maior colônia de estrangeiros que existia no estado e,assim como outros imigrantes,eles também fundaram seus clubes e associações.

 

Luso Football Club, em 1913

SURGE O LUSO FOOTBALL CLUB

Os jovens portugueses também apreciavam o futebol pois, aquele era o esporte preferido de sua terra natal, e começaram a fundar seus primeiros clubes. O Luso Football Club foi o primeiro clube de futebol a surgir em Manaus. Foi Fundado em 1º de Maio de 1912, por onze jovens portugueses de origem humilde que só queriam, em suas horas vagas, praticar o esporte que tanto apreciavam.

O clube foi fundado na residência do sócio Francisco Gomes Rodrigues, na Rua Monsenhor Coutinho, no Centro de Manaus, e, durante um tempo, foi a 1ª Sede do Luso. O seu 1º presidente foi Augusto Ornelas, que depois transferiu a sede do Luso para a sua residência, na Rua Ruy Barbosa, no Centro da cidade.

PRIMEIROS JOGOS

Os seus primeiros jogadores foram Melita, Carvalinho, Fantomas, Acadêmico, entre outros. O primeiro jogo oficial do Luso aconteceu no dia 5 de outubro de 1913 quando empataram em 1 a 1 com o Manáos Sporting, no Bosque.

Logo depois, Luso e Manáos Sporting voltavam a se enfrentar (no dia 9 de novembro daquele ano) no Bosque. Dessa vez o Luso sofria uma derrota de goleada do Sporting por 7 a 0. O jogo foi marcado por uma briga entre Cabral (Luso) e Sylla (Manáos Sporting).

ESTREIA NO ESTADUAL  DE 1914

O Luso debutou no Campeonato Amazonense da 2ª Divisão de 1914. No ano seguinte chegou na Elite Amazonense, enquanto os reservas disputaram a Segundona de 1915. Em 1916 o Luso joga pela primeira vez no interior onde, em Itacoatiara, ganha da seleção local por 2 a 0.

 

OUTRO QUE SURGE: ONZE PORTUGUÊS

O outro clube de futebol de origem lusa que surgiu em Manaus foi o Onze Português. O clube alvinegro foi Fundado em Setembro de 1913. A estreia do Onze ocorreu no dia 26 de outubro, com o time reserva do Nacional, no Bosque.

No dia 30 de dezembro, o Onze Português realizava, no Bosque, um amistoso com seus patrícios do Vasco da Gama, no qual foram goleados pelos vascaínos por 5 a 1.

O Onze Português participa do Campeonato Amazonense da 2ª Divisão, em 1914 e 1915, quando se fundiu, em 18 de agosto de 1918, com o Vasco, para dar origem á União Sportiva Portuguesa. Time-base de 1914-15: Souza; Henrique e Jayme; Rocha, Cabral e Gavinho; Cangalhas, Dias, Raul, Figueiredo e Mattos.

 

Vasco da Gama, em 1914

UM MÊS DEPOIS NASCE O VASCO DA GAMA

No dia 11 de outubro de 1913, um outro grupo de jovens portugueses fundavam o Club Vasco da Gama que tinha como principal prática o futebol.As cores do clube eram o preto e branco.

O Vasco participou de das duas divisões dos campeonatos amazonenses de 1914 e 1915. Teve como principais jogadores Soeiro, Carneiro, Borges, Argentino e Lulu. Em 18 de agosto de 1918, o Vasco desaparecia para dar origem a União Sportiva.

 

DA FUSÃO, SURGE UNIÃO SPORTIVA

A União Sportiva foi a mais competitiva de todas  as equipes daquele período. O clube adotou as cores preto e branco e disputou sua primeira edição do campeonato amazonense em 1918. Foi bicampeão em 1934 e 1935.

 

OUTROS LUSITANOS QUE SURGIRAM

Além desses clubes, os portugueses deram origem á outras agremiações futebolísticas menos badaladas que as demais: em novembro de 1914 era fundado o Grupo Sportivo Português, na qual José Almeida foi seu primeiro presidente. Ainda em 1914 surgia o Luzitano Operário, que tinha seu campo numa praça próximo ao cemitério de São João.

Em 1916 era fundado o Leixões Football Club. Já em 1918 surgia o Luzíadas Football Club, cuja sede localizava-se na Rua da Instalação. Em 1919 era fundado o Portuense Football Club e ,em 1920, o Sport Club Portugal. Mas também era comum os portugueses de Manaus formarem um escrete local, que tinha como finalidade enfrentar os melhores times da cidade. Também acrescentando… O Benfica (Fundado em 1915) e o Bragança Sporting Club  (Fundado em 1919).

Já no interior, a colônia portuguesa de Itacoatiara deu origem,em 1913, Luso Brasileiro (que foi um dos principais times do município). Três anos depois, em 1916 era também Fundado o Grêmio Sportivo Português.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ