Resgatando a História- Futebol em Osório -RS

O futebol em Osório foi sempre disputado em nivel amadorístico. No período 1950-1953, havia somente duas equipes de futebol na cidade: o Grêmio Esportivo Sul Brasileiro (GESB) e o Clube União. O GESB possuía uma sede social no centro da cidade (ver foto abaixo) e um campo de esportes (cancha de futebol) na rua Santos Dumont, na proximidades da rua Voluntários da Pátria. Esse clube havia sido fundado em 1936. O União possuia uma sede social no bairro Porto Lacustre e possuia um local onde realizava treinamentos e disputava partidas. O campeonato municipal era disputado entre essas duas associações. Geralmente o vencedor era o GESB, pois dado ao seu maior poderio econômico conseguia trazer jogadores de fora do municipio, enquanto o União era representado apenas por atletas do próprio bairro.

[img:osor_43_a25.jpg,full,vazio]

Sede do Grêmio Esportivo Sul Brasileiro (GESB)

O campeão municipal se credenciava a representar Osório na chave regional definida pela então Federação Rio-Grandense de Futebol (FRGF) junto com as equipes representativas dos municípios de Santo Antônio da Patrulha e Gravataí. Geralmente Osório era representado pelo Grêmio Esportivo Sul Brasileiro (GESB), Santo Antônio da Patrulha pelo Esporte Clube Jaú e Gravataí pelo Clube Paladino. Essas 3 equipes participavam de um torneio com jogos de ida e volta e o campeão do torneio se credenciava para continuar disputando a próxima etapa com o campeão da outra chave.
Em 1953 foi fundado o Grêmio Atlético Osoriense (GAO) que montou uma equipe de futebol para disputar o campeonato municipal de 1954 competindo com o Grêmio Esportivo Sul Brasileiro (GESB) e o Clube União. Segundo Nage Mamed, nesse ano, como o GAO não possuia campo de futebol e como o campo do União não era bastante adequado para a prática desportiva, as partidas foram disputadas no Campo do Taquarais, pertencente ao GESB. O campeão municipal desse ano (19540 foi o Grêmio Esportivo Sul Brasileiro (GESB).

[img:osor_gesb__1952_nm.jpg,full,vazio]
Grêmio Esportivo Sul Brasileiro 1952

Em 1955, o GAO já possuia uma cancha esportiva na rua Sete de Setembro, em terreno alugado. Os demais campeonatos municipais disputados no periodo 1955-1958 foram ganhos pelo GAO (ver Página do GAO). Conforme ainda Nage Mamed, em 1959, o GAO se fez representar por uma equipe de Capão da Canoa cujo técnico e responsável era Protásio Marques da Rosa (Tazinho). Nesse ano, o Grêmio Esportivo Sul Brasileiro (GESB) foi novamente campeão.
Nos 3 anos seguintes (1960, 61 e 62) o GAO voltou a ser o campeão. Nesses anos, o Clube Beira-Mar, representando o distrito de Tramandaí também participou do campenato municipal. Em 1963, o Clube Beira Mar foi o campeão municipal, derrotando o GAO e o GESB. Em 1965, diversos distritos entre os quais os de Tramandaí, Capão da Canoa e Cidreira se emanciparam de Osório, vindo a constituir um novo municipio.

Alem dessas, havia outras equipes de futebol na cidade, porém essas não disputavam o campeonato municipal. Entre essas, cabe lembrar a das seguintes escolas: Ginásio Conceição, Escola Normal Rural e da Escola Técnica Abramo Eberle (do Porto Lacustre) e ainda a equipe da AESO (Associação dos Estudantes Secundaristas de Osório). Havia ainda a equipe do Municipal, constituída pelos funcionários da prefeitura, sejam os lotados na sede ou nos distritos e que contava também com jogadores de outros órgãos que prestavam serviço públicos tais como CEEE, CORSAN, DAER, DNER, etc.. Havia também a equipe do Comercial (às vezes chamada de Alfaiates) formada pelos trabalhadores do comércio e pelos alfaiates locais e a equipe dos Bancários. Cabe ainda referir 2 equipes de futebol formada nos anos 50: O Clube Taubaté, organizado e dirigido por Erni Ibanez Camargo (Carruíra) e o time do Cel. Massot, formado pelos presidiários da cadeia local, que, na época, era localizada no centro da cidade, ao lado do Hotel Amaral. Posteriormente, em meados dos anos 60, foi fundado o Clube Milionários que tinha uma sede social e uma equipe de futebol constituida por atletas locais e que continuou funcionando até os dias de hoje.

Grêmio Atlético Osoriense
[img:logo.jpg,full,vazio]

Créditos

Pesquisa e textos de Carlos Arlindo Adib

Construção de Daniel Barrufi Adib

Um comentário em “Resgatando a História- Futebol em Osório -RS

  1. Roberto Saraiva

    O Grêmio Esportivo Sul Brasileiro (GESB) possui um site http://www.gesb.com.br, se alguém pudesse extrair o escudo e por no artigo seria legal, pois estou com dificuldades de inserir fotos nos artigos.

    Roberto Saraiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *