Leopoldo da Silva Amorim Neves, era mais um nome no meio de tantos outros. Mas o apelido de Pudico já o diferenciava, sobretudo, quando adentradava em campo em infernizava as defesas adversárias. Pudico nasceu no dia 24 de janeiro de 1898 em Manaus. Era membro de tradicional família da cidade. Ainda muito jovem, teve contato com o futebol que ,naquela época, ainda se engatinhava no Amazonas. Passou a jogar peladas com os amigos e logo mostrava um precoce talento. Estudante do tradicional ginásio D.Pedro II, Pudico era um aluno aplicado, sempre aproveitando as horas vagas para praticar o seu esporte preferido: o “Foot-Ball“.
É no ano de 1912, com apenas 14 anos, Pudico estreava num clube de futebol, o Sport Club Amazonense, no qual jogou ao lado de outros craques como Cícero Costa, Benévolo, Soeiro e Althberto. Já no ano seguinte, em 1913, passou a fazer parte do quadro da nascente equipe do Nacional, embora fizesse parte do time reserva do clube.
Depois de deixar o Nacional, Pudico se junta com um grupo de amigos, liderados pelo jovem Schinda Uchoa, e fundam, no dia 13 de novembro de 1913, uma nova agremiação futebolística: o Athletico Rio Negro Club. No Rio Negro, Pudico fazia parte do time titular. É no dia 28 de novembro de 1913 que se registra o 1º gol do pequeno atacante em sua nova equipe.
Durante um amistoso com o Vasco, realizado no Bosque, Pudico marca o gol de honra do Rio Negro na goleada que sofreu de 5 a 1.Apesar da pouca altura, motivo pelo qual era mencionado pela imprensa esportiva como um elemento pequeno e perigoso na grande área e que merecia atenção redobrada dos zagueiros adversários. Com a bola nos pés, o pequenino “player” fazia diabruras, com belíssimos dribles, passes na medida e muitos gols.
No Campeonato Amazonense de 1914, Pudico tinha como principal companheiro de ataque o hábil Anízio. A estreia dos Rio-Negrinos no certame deu-se com uma derrota de 5 a 2 frente ao Manáos Sporting. Aos 16 anos, Pudico bem que tentou, mas não conseguiu salvar sua equipe que se tornou o saco de pancadas do torneio, sofrendo grandes goleadas como de 12 a 0 para o Nacional e 10 a 0 para o Manáos Athletic.
A principal explicação para esse fracasso é que a maioria dos jogadores Rio-Negrinos eram ainda adolescentes ,com pouca experiência no futebol. Após o fim da participação do Rio Negro no campeonato, Pudico reuniu um grupos de colegas da escola em que estudava (Ginásio D.Pedro II) e fundou, em junho de 1914, o Gymnasio Football Club, na qual seus atletas costumavam treinar e jogar na praça da República (atual praça D.Pedro II).
No Estadual de 1915, o Rio Negro veio com uma equipe melhor. Apesar de ter estreado com uma derrota de 7 a 0 para o Manáos Athletic, o clube fez bons jogos, como uma vitória sobre o Luso por 3 a 0. Pudico balançou as redes adversárias várias vezes no torneio. Se Cícero Costa brilhava no Nacional, Pudico não deixava por menos no Rio Negro. Defendeu o time barriga-preta desde sua fundação,em 1913, até o ano de 1922.
Em 1921 conquistou o primeiro e único título de sua carreira, quando foi campeão amazonense, no primeiro título da história do Rio Negro, derrotando o arquirrival Nacional. Depois de encerrada sua carreira no futebol, Pudico se formou em agronomia (1921) e entrou na política. Foi deputado estadual (1935) e prefeito de Parintins.
Foi governador do Amazonas no período de 08-05-1947 a 31-01-1951. Dois anos depois de deixar o cargo, em 1953, Pudico falecia com a idade de 55 anos. Sobre seu talento e peripécias em campo, há uma curiosa história. Segundo se diz, em um amistoso do Rio Negro com o Manáos Athletic,em 1915, no Bosque, houve uma cobrança de falta em favor do time barriga-preta.
Cobrada a falta, a bola bateu na barreira e sobrou para Hermínio que, vendo Pudico sozinho na grande área, fez o lançamento. Foi aí que o pequeno artilheiro deparou-se com um gigante zagueiro inglês de quase 2 metros. Para passar pelo grandalhão, Pudico só teve uma solução :ele passou com a bola por entre as pernas do inglês, marcando assim o gol da vitória de seu time. O feito gerou muita vibração e risadas dos torcedores.
Humilhado e enfurecido, o inglês partiu em debandada carreira atrás do pequeno atrevido para agredi-lo. Felizmente, a turma do “deixa disso“interviu, acalmando os ânimos. Leopoldo Neves jogou os campeonatos amazonense de 1914 a 1921, somente por uma equipe: Athletico Rio Negro Club.
FONTES: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto